sábado, 21 de janeiro de 2017
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
ATERRO DO FLAMENGO
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
LARANJEIRAS
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
FACULDADE NACIONAL DE MEDICINA
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
HUMAITÁ
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
ZEPPELIN
Em mais uma estupenda colorização do Reinaldo Elias vemos o Graf
Zeppelin em 25 de maio de 1930, há pouco mais de 86 anos, pousado no Rio. Foi a primeira viagem entre a Alemanha, de
onde decolou de Friedrichafen no dia 18 de maio, e a América do Sul. Após
pousar em Recife no dia 21, chegou ao Rio no dia 25, onde pousou no Campo dos
Afonsos. Os alemães construíram o campo de pouso de 80 mil metros quadrados em
Santa Cruz, onde edificaram um hangar de
O hangar
de Santa Cruz teve sua construção iniciada em 1934 e já em 1936 abrigava o Zeppelin. Tinha
Quem
observava de fora a silhueta elegante e inconfundível do Graf Zeppelin, não
imaginava o conforto que a gôndola proporcionava para os passageiros. Possuía
banheiros, sala de jantar e estar, cozinha, e salas de rádio e navegação. O
Graf Zeppelin, contava ainda com 10 camarotes, com dois beliches cada um, que
confirmavam a fama de "hotel voador". A passagem, na época, custava
6.590 réis. Não era permitido fumar a bordo durante toda a viagem. Era
verificado no embarque se nenhum passageiro portava isqueiros ou fósforos.
Os números da obra para a construção do aeroporto em uma área de cerca
de
Cerca de 5.000 homens trabalharam
alternadamente na construção do complexo aeroviário do hangar. Um terço da mão
de obra era de origem alemã. O brasileiro Augusto Mouzinho Filho, que esteve
presente desde o início das obras e durante todo o tempo em que o Zeppelin
frequentou o Brasil, contava que a Luftschiffbau Zeppelin pagava um tostão para
cada metro quadrado do terreno e 16 contos de réis para cada viagem que
realizasse para o Rio. Uma espécie de taxa de utilização do aeroporto,
estipulada de "pai para filho", e que servia para amortizar os 30.000
contos de réis que o governo havia adiantado à própria empresa, encarregada ela
mesma de construir o hangar via Companhia Construtora Nacional Condor.
As
novas instalações previam ainda a construção de uma usina com capacidade de
produzir
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