segunda-feira, 8 de outubro de 2018

COPACABANA - CIRANDINHA


 
Hoje temos duas fotos da Av. N.S. de Copacabana (lado ímpar) no trecho entre Santa Clara e Constante Ramos.
A primeira foto de hoje, uma homenagem especial ao Belletti e ao Menezes, mostra a Cirandinha, em 1972. A segunda foto é do Gyorgy Szendrodi, de 1971.
A Cirandinha ficava na Av. N.S. de Copacabana nº 719, entre as ruas Santa Clara e Constante Ramos, quase em frente à Travessa Angrense, em cuja esquina ficava a Lojas Brasileiras. Era propriedade dos donos do Grupo Windsor e foi fechada após quase 60 anos de existência. A Cirandinha, mesmo em anos recentes, vendia produtos que fizeram sucesso nos anos 50 e 60 como “milk-shakes”, camarões empanados, além de ter uma tradicional feijoada aos sábados.
Este quarteirão do lado ímpar da Av. N.S. de Copacabana, entre Santa Clara e Constante Ramos, tinha muita coisa interessante. Primeiro é um dos quarteirões mais longos de Copacabana, pois o lado ímpar da Av. N.S. de Copacabana neste trecho é diferente do lado par. Neste, começam as ruas Raimundo Correia e Dias da Rocha, enquanto no lado ímpar estas ruas não vão até a praia.
Neste cruzamento que vemos na foto tínhamos a Barbosa Freitas, na esquina da Santa Clara (em frente ao Bazar 606 e na diagonal da Joalheria Krause), que era um grande magazine, de artigos masculinos e femininos, aparelhos eletrônicos, venda de brinquedos e até uma boutique moderninha entre dois pisos (acho que a Smuggler).
Em direção à Constante Ramos havia a Cirandinha (em frente a uma agência do BEG), depois o cinema Metro, inaugurado em 05/11/1941 e demolido em 26/01/1977. O Metro ficava na Av. N.S. de Copacabana nº 749, em frente à Rua Raimundo Correia, onde na esquina havia a Casa Sloper, na mesma quadra do Rei da Voz e as Lojas Brasileiras na esquina da Travessa Angrense. A par dos grandes filmes que ali passavam e do famoso ar condicionado com clima de montanha, aos domingos de manhã havia os famosos festivais Tom & Jerry. O ar condicionado era tão potente que o frio que chegava antes mesmo de passarmos pelo porteiro. O cinema tinha uma antessala enorme, com um tapete tão espesso que os pés afundavam, além de uma "bombonnière" chique.
Neste trecho ficava, também, o ponto de bondes (direção Centro). Ali também ficavam fotógrafos ambulantes tirando fotos de casais enamorados (as fotos podiam ser encomendadas numa sala do prédio ao lado BEG, entre a Travessa Angrense e a Santa Clara, onde também ficavam expostas numa vitrine as fotos dos casamentos feitos pelo famoso fotógrafo Aszmann. Também vendedoras de maçãs caramelizadas com seus tabuleiros ficavam nas vizinhanças do Metro.
Vizinho ao Metro ficava o Cinema Art-Palácio, no nº 759-B, construído em 21/10/1950, que passava o famoso jornal “Actualités Françaises” (era rival do “Atualidades Atlântida” ou, mais tarde, do “Canal 100”) exibido antes dos “traillers” e filmes.
Nesta mesma calçada, em direção à Rua Constante Ramos, depois do Cinema Art-Palácio, tínhamos a Caixa Econômica, uma loja de tecidos, a Casa da Borracha, o Mercadinho Azul, o Cinema Copacabana (atualmente uma academia de ginástica), a loja de sapatos DNB e a Tonelux. O Mercadinho Azul ficava bem em frente à Rua Dias da Rocha, ao lado do Cinema Copacabana (hoje em dia é uma grande farmácia). Nele, se podia comprar de tudo um pouco - havia um balcão que vendia muitos tipos de macarrão e todas as formas de massa. Ali as massas eram pesadas naquelas balanças antigas em que se equilibravam os dois pratos com uma série de pequenos pesos que ficavam dentro de buraquinhos numa peça de madeira. Logo na entrada, à direita, ficava o posto de venda de café. Tanto de xícaras de cafezinho, para serem tomadas de pé, quanto de sacos de um quilo, que eram embalados na hora. Café Palheta ou D´Orviliers. As máquinas de moer, enormes, ficavam na parede colada ao Cinema Copacabana. O cheiro era inconfundível. No Mercadinho Azul havia também um posto de vendas de ingressos para jogos no Maracanã.
 

37 comentários:

  1. Copacabana mudou radicalmente nos últimos 50 anos. Não sou especialista na região mas me lembro bastante do Metro e do Art Palácio. Havia se não me engano uma espécie de "Mercadinho" desse tipo no Posto Seis entre Rainha Elisabeth e Joaquim Nabuco, em frente ao cinema Caruso. Era menor e tinha o nome de Mercadinho Amarelo. Me corrija o gerente se eu estiver errado.

    ResponderExcluir
  2. Andei muito por esta área nos anos 50, 60 e 70. Luiz, você esqueceu da Sapataria Argel que ficava entre a Cirandinha e o cinema Metro.
    E acho que você se enganou quanto ao lugar da Caixa Econômica. Ela ficava entre os Metro e o Art-Palácio e não depois do Art-Palácio, se não me engano.
    Na segunda foto a placa de Taxi estava onde era o ponto do bonde que vinha pela contramão, bem em frente à Spaghettilandia.
    Também gostaria de saber a razão das ruas Raimundo Correia e Dias da Rocha não irem até à praia.

    ResponderExcluir
  3. "Bom dia"

    Meu parco conhecimento sobre Copacabana me faz acompanhar os comentários para aprender cada vez mais. Freqüentei parte do bairro (posto 3) no início dos anos 90, fora algumas idas ao forte.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Copacabana e a sua história, esse poderia ser o título de um livro escrito com as memórias do mestre Dr. Luiz D' sobre o bairro. Também se não me falha a memória havia uma filial do Gordon nesta área.
    PS1. E o Jean Willis conseguiu se reeleger, não conseguimos impedir todos, mas este conseguiu pular a cerca.
    PS2. Nunca havia ouvido falar do surpreendente Wilson Witzel, fui pesquisar, afinal ele superou o lobo em pele de cordeiro do E. Paes, vi que é apoiado por um pastor (Everaldo) dessas religiões explora pobres, meu medo é se for eleito se transformar num Crivela também no governo do Estado.
    PS3. Até que enfim que o povo começou a combater o câncer político do País, PMDB/MDB perdeu grande parte do poder no Congresso nas próximas legislaturas. O PSDB também teve a sua máscara arrancada pelo povo, partido que sempre andou em cima do muro e ultimamente também servia como adesivo.
    PS4. O PT conseguiu prolongar a sua sobrevivência até o 2º turno, espero que também venha a morrer após isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu votei no Paes no primeiro turno por ele ter feito um bom governo na Prefeitura e porque o Witzel não tinha a menor chance. Mas agora no segundo turno votarei nele. Senhores, segundo Maquiavel, "a política é a arte de fazer alianças". Para o Estado será ótimo a eleição de Bolsonaro e Witzel, já que além da questão da segurança pública, que será dura com os marginais e com a corrupção, a situação financeira do estado será revista, já que o plano de recuperação fiscal a que foi submetido o Rio é draconiano e foi concebido para submeter o Rio por vingança e para que forçasse a bancada federal a votar a abortada reforma da previdência. Como os profissionais de segurança pública serão devidamente valorizados nesse governo, isso me interessa diretamente por razões óbvias...

      Excluir
  5. Bom Dia! Pelo que aconteceu ontem estou indo fazer um B.O. Na volta comento alguma coisa ,(se me for permitido ).

    ResponderExcluir
  6. Parece que o gerente ficou satisfeito com o segundo turno do Rio.Vamos agradecendo a homenagem e lamentando o desaparecimento do local,onde fiz boas refeições e passei agradáveis momentos conversando com os nordestinos que eram maioria ente garçons do pedaço .Comecei a frequentar o Cirandinha na metade dos anos 70 e não mais parei até que ano passado não estava mais no mapa.Ficava hospedado várias vezes num prédio próximo,O Castelnuevo,salvo engano onde moravam uns tios da madame.O resto é lamentação bem como o Ceará,indivíduo que também perdeu referência.Boas recordações.

    ResponderExcluir
  7. Parece que o Augusto ficou numa sinuca de bico.De um lado o companheiro do Bolsonaro que aparece como um fenômeno e do outro aquele que ele chama nervosinho....
    Aqui no ES os dois senadores já acostumados a "tetas" foram para o espaço,até mesmo o que poderia ter sido vice do Bolsonaro,chamado Magno Malta.Renovação beleza.Camara Federal metade dançou.Outro bom sinal,o mesmo ocorrendo com a Assembleia,mas eu torcia por mudança plena.Não aguento mais ver políticos profissionais.
    Gostei que os institutos de pesquisa em alguns lances deram tiro no pé,como na deliciosa derrota da Dilma em MG.Suplici em Sampa e o aluno do Zé Dirceu aí no Rio também dançaram.Muito bom e sem espanto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, pastor. Voto nulo para governador. Para presidente ainda há alguma esperança de evitar as trevas medievais apoiadas pela IURD e afins.

      A Globo diz que Garotinho saiu da eleição diminuído. Será? Alguém realmente acreditava que ele seria mesmo eleito governador? Estava mais para atrapalhar o Nervosinho. De lambuja ainda viu o CM quebrar a cara para o senado e não emplacar o suplente Zveiter futuramente.

      E a bancada dos Garotinhos em Brasília agora é maior do que a de três partidos...

      Apesar de boca de urna flagrada da filha... e de vários outros.

      PS: quem chama o Paespalho de Nervosinho é a Odebrecht.

      Excluir
  8. Benedita da Silva,Jandirão e Jean Willis foram reeleitos.E aí,como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fica? Eu nem digo nada. Se você procurar na net alguns projetos de lei do PT no Congresso Nacional, verão o da "poupança fraterna", onde toda a renda que ultrapassar cerca de setecentos Reais será confiscada por 7 anos e será devolvida com metade dos juros, ou o da "moradia social", onde será feito um levantamento de quantas pessoas moram na casa e colocarão morando com você um morador filiado ao MST. Essas aberrações estão no site do Congresso Nacional. Essa é uma das milhares de razões pelas quais eu não suporto partidos de esquerda e tudo que é emanado por eles. Mas nem assim os "doutrinados convictos se convencem". Nos EUA o comunismo é criminalizado. No Brasil também foi declarado "outlaw" em 1946, mas parece que é como uma doença degenerativa. Dois dos exemplos citados acima por você são típicas distorções morais e espirituais. Quanto ao primeiro eu declino de proferir qualquer qualificativo. "Vade retrum"!

      Excluir
  9. Boa tarde. Curiosidade: o ônibus da foto 1 é das Carrocerias Cermava, uma das muitas fabricadas aqui no Rio. Tinham belo design, se comparadas à concorréncia. Como tantas outras, a Cermava faliu.

    ResponderExcluir
  10. O moço do Flamengo se deu mal e devia ter escutado minhas cornetadas e só sair candidato após algum titulo mas não sabe nada de bola e fez gol contra.Romário não sabe administrar a própria vida e anda enrolado achou que os peixe iam garantir presença e melhor ficou o Bebeto outro que adora uma chance fora.Até a Leila do Voley deu uma de sabida e foi para o senado via Distrito Federal.Não gosto muito de política a não ser a de futebol do Flamengo mas para cornetar vale a ocasião.

    ResponderExcluir
  11. O Witzel é morador do Grajaú e conhece as mazelas do bairro e saberá cercar-se de bons quadros. Muitos deputados "simpáticos" ao tráfico de drogas não foram eleitos ou reeleitos, embora outros "simpáticos" tenham sido. A faxina foi geral na Alerj e novos tempos estão por vir.## As cenas mostrando uma invasão de Milícia no "Rola", em Santa Cruz são de uma crueza impressionante e estão em todos os telejornais. Os invasores praticamente não foram importunados pela Polícia Militar grande em grande parte da manha, embora pudessem ter agido inclusive com apoio de helicópteros. Segundo informações, o 27° batalhão de Santa Cruz alegou que "tinha pouco efetivo" para agir e preferiu aguardar a presença do Bope e do Choque...Essa "relutância" em agir de pronto causou estar nas forças de segurança, pois pressupõe leniência "ou algo mais". Causa também desconforto a resolução da Seseg proibindo que atiradores em helicópteros deem rajadas do alto pois "podem atingir inocentes". Só que na ação de hoje não havia inocentes, já era na mata e em situação bem semelhante à ocorrida em 2010 no Alemão. Em fatos como esse é que se "supõe" o dedo do político. Seja para pressionar as forças de segurança, seja para dificultar a ação policial, seja para "garantir a segurança" dos criminosos, ou mesmo preservar o "curral eleitoral e $eu$ dividendo$. E depois vão dizer que a polícia é a culpada.

    ResponderExcluir
  12. Em tempo: jantei algumas vezes no Cirandinha. Excelente o risoto de camarão.

    ResponderExcluir
  13. Vejam vocês as coincidências da vida: caminhando na Internet descobri que hoje, dia 8 de outubro, é o dia do nordestino. Sem palavras.

    ResponderExcluir
  14. Esta linha de ônibus era a famosa Horto-Lido (558). Nos anos 70 as linhas eram mais conhecidas pelo início/fim que apareciam nas vistas, que é o letreiro, no linguajar dos rodoviários), tais como Gávea-Leme (592-593, Via Copa e Via Jóquei); São Salvador-Leblon (573/574, Via Copa e Via Jóquei); Largo da Glória-Leblon (571-572, Via Copa e Via Jóquei); Urca-Leblon (511/512 Via Copa e Via Jóquei); Barão de Drumond-Leblon (438); Vidigal-Mourisco (521-522, Via Copa e Via Jóquei); Usina-Leblon (415); Estrada de Ferro-Leblon (132); Rodoviária-Leblon (172).

    ResponderExcluir
  15. Voltei para mostrar como pode ficar a partir de janeiro...

    https://odia.ig.com.br/brasil/2018/10/5581693-mestre-de-capoeira-e-morto-por-eleitor-de-bolsonaro-apos-declarar-voto-no-pt.html

    ResponderExcluir
  16. Com a extinção da linha 558 (Horto - Lido), da empresa Amigos Unidos, como aparece na foto, para se chegar nos dias de hoje até o aprazível bairro do Horto, só existem duas linhas, a 409 (Saens Peña - Horto), da empresa Nossa Senhora das Graças, com itinerário longo, passando por Tijuca, Estácio, Lapa, Flamengo, Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico. E a 416, da mesma empresa, que vai pelo Túnel Rebouças, com itinerário bem mais curto. As cores da carroceria da extinta 558 eram nas cores branco e azul claro.

    ResponderExcluir
  17. Não é que o candidato do Grajaú tomou um impeachment em 2021 por causa de irregularidades na época da pandemia? Aí entrou o seu vice, ficando até abril deste ano, depois de uma reeleição, causando um imbróglio institucional que dura até hoje.

    ResponderExcluir
  18. O texto cita o café moído na hora, o que não compro tem tempo.
    Meu genro compra grãos para moer em casa, o que parece ter virado moda, em maquininha elétrica
    E pensar que com 3 pés de café no quintal minha mãe colhia, colocava para secar, limpava os grãos, torrava em forno de fogão comum e moía na máquina manual da minha avó, que tinha essa máquina porque sobrinhos, dela e de meu avô, que tinham plantação, enviavam grãos torrados para ela, entre outros produtos da roça, por eterna gratidão por ter ajudado a cuidar desses sobrinhos quando doentes ou por que meus avós davam moradia provisória aos parentes que precisavam se estabelecer na cidade grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã tem moedor elétrico em casa mas já teve manual. Ela reclama da força que precisava fazer para moer os grãos. Mas ela também compra já moído (dos especiais) e em último caso o solúvel, para quando está com pressa.

      Excluir
  19. Já temos o nome do próximo governador do Rio que será preso.
    Pergunta: em quanto tempo tudo que o desembargador fez será desfeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É certa a farta distribuição de cargos com salário pago pelo contribuinte, que, acredito, seria menor com Eduardo Paes.
      Economia pode acontecer, mas só com repasses para a administração municipal da capital do estado, por pura retaliação.

      Excluir
    2. Coisas do RJ. O governador eleito queria assumir o cargo interinamente para disputar a eleição já no cargo. Agora vai fazer de tudo para poder entrar somente em janeiro e disputar a reeleição em 2030...

      Excluir
  20. E a hemeroteca digital da Biblioteca Nacional continua fora do ar.
    Esses dias estou lendo coleção de livros do Edgar McInnis sobre a 2ª. Guerra Mundial, estou no ano de 1941 e gostaria de ler o Correio da Manhã e o Jornal do Brasil daquele agitadíssimo ano, com vai e vem na África e na Grécia e Balcãs em geral e a invasão à Rússia.
    Nesses livros encontrei detalhes que ainda não tinha prestado atenção, como as vantagens econômicas imediatas do invasor e o aumento da reação (Resistência) dos oprimidos diante da extrema repressão (Gestapo e SS) nos países ocupados pela Alemanha, além da pilhagem de produtos agrícolas ou industrializados e matéria prima, mal disfarçada de pagamento do ônus da guerra.
    Autoridades locais que colaboravam com os alemães também aumentavam a vontade da resistência, que também tinha motivação através das transmissões otimistas da BBC, sobre a futura vitória dos Aliados sobre o Eixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Alemanha invadiu a Ucrânia, os soldados foram recebidos como libertadores, já que a Ucrânia havia sofrido muito sob Stalin. As tropas eram saudadas com acenos de lenços e oferecimento de flores. Mas as atrocidades cometidas contra a população logo convenceu os ucranianos que a Alemanha tinha vindo como conquistadora, e não como libertadora. E aí, como reza o ditado, "Melhor o Diabo que a gente conhece". Stalin era terrivel, mas pelo menos os russos tinham a mesma cultura, origem, costumes e língua próxima à ucraniana. Dali em diante o povo se aliou aos russos e ficou contra os alemães.

      Excluir
    2. Já perto do final da guerra, Goebbels reconheceu que tinha sido um erro o que fizeram na Ucrânia. Perderam um possível aliado.

      Excluir
    3. Além da SS e Gestapo havia o SD (Sicherheitsdienst). Não esquecendo que a SS era composta por três estruturas distintas:

      1) Waffen-SS ==> eram tropas de combate, semelhantes ao Exército regular. Tinham patentes completamente diferentes das do Exército.

      2) Totenkopfverbände ==> eram as tropas que tomavam conta dos campos de concentração.

      3) Allgemeine SS ==> era uma organização civil, composta por burocratas, politicos e admiradores do nazismo. Até mesmo empresários não-nazistas se filiavam a essa SS, o que lhes abria portas em contratos e contatos com o governo.

      Excluir
  21. Nunca esquecendo o Reinhard Heydrich, perto de quem o bigodinho era uma freira, a ponto de os Aliados temerem que ele substituísse o bigodinho no caso da morte deste. Heydrich era chefe do RSHA (Reichssicherheitshauptamt), debaixo do qual estavam a Gestapo e a SD. Conhecido como "O Carniceiro de Praga", "A Besta Loira" e "O Coração de Ferro", foi o responsável pela chamada "Solução Final", o extermínio dos presos nos campos de concentração. O filme "Conspiração", baseado nas anotações de um major presente ao ato, descreve a Conferência do Wannsee, onde se discutiu a tal solução. Vale à pena assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez comentei que em Rio Claro, RJ, tem o Distrito de Lidice, nome em homenagem a lugarejo tcheco arrasado pelos nazistas em represália pela morte de Heydrich.
      Até um tempo atrás esse distrito mantinha um intercâmbio cultural com a República Tcheca. Não sei se continua.

      Excluir
  22. Aliás no fronte Leste o invasor alemão não levou a mesma vantagem econômica do Oeste, pois os russos têm a tática de terra arrasada e os extensos territórios dificultaram o transporte e o abastecimento das tropas alemãs, cuja rapidez era sua principal tática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além das sabotagens feitas por guerrilheiros e pela diferença da bitola russa (1542mm) para a alemã (1435mm), que dificultava o transporte ferroviário.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  23. Os britânicos planejaram e executaram o atentado contra ele, em 27 de maio de 1942, resultando na sua morte em 4 de junho, em Praga. Foi a "Operação Antropoide". A retaliação foi terrível, culminando com o arrasamento até o chão das vilas de Lídice e Ležáky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já li que também teve participação de tchecos na execução do plano.
      E uma das funções dos que resistiam nos países dominados pelo nazistas era esconder pilotos da britânica RAF que conseguissem sobreviver ao abate de seus aviões.
      Guerrilheiros levavam vantagem na mobilidade e conhecimento da região.
      Consta também que a RAF utilizou pilotos de várias nacionalidades, inclusive do Brasil antes deste entrar na guerra.

      Excluir
    2. Seu comentário está 100% correto. Sim, não fui preciso no meu texto: os britânicos planejaram, porém foi a resistência tcheca que executou o atentado ao Heydrich. Ele descia da colina onde fica o Castelo de Praga e se dirigia ao centro da cidade, num carro conversível de capota arriada. A via é cheia de curvas e o atentado ocorreu numa delas. O Heydrich foi ferido mas não morreu na hora. Levado a um hospital, morreu dias após, de infecção.

      Excluir