A primeira foto mostra a
prova do "Circuito da Praia de Botafogo" que aconteceu em junho de
1956, conforme conta P. Scali, numa extensão de três quilômetros. Tinha início
na Avenida Rui Barbosa e margeava a Enseada de Botafogo. Antes de chegar ao
Túnel do Pasmado era preciso virar à direita e passar em frente ao Cinema
Guanabara. Em seguida, entrava-se na Avenida Pasteur em mão inglesa, passando
sobre a ponte e chegando ao final da Praia de Botafogo, onde era feito o
retorno à esquerda. Pegava-se a mão correta do trânsito para descer em frente
ao Clube de Regatas Guanabara e regressar ao ponto de partida, do lado
contrário à entrada do túnel, onde havia uma curva de 180º.
Esta prova reuniu 30 mil
espectadores, sendo vencedor Arthur de Souza Costa Filho, com uma Ferrari.
O mapa mostra algumas
curiosidades. O cruzamento entre a Pasteur e a entrada do túnel era diferente
do que é hoje, pois os carros podiam passar da Av. Nações Unidas para a Praia
de Botafogo (ou vice-versa no caso da corrida). Outra curiosidade é que o mapa
mostra a Muniz Barreto (em parte com o nome de Barão de Itambi) chegando até a
Fernando Ferrari e a Prof. Álvaro Rodrigues, o que só ocorreu em 1980. A
própria Álvaro Rodrigues não existia ainda em 1956.
O JBAN observa que o mapa
claramente é atual e não da época. A Rua Barão de Itambi e Muniz Barreto só
tiveram esta configuração após as obras do metrô, que terminaram em 1979.Além
disso dá para ver as pistas do Aterro, logo no início do Morro da Viúva, e a
Repórter Nestor Moreira é se não me engano do início dos anos 60, quando o
Guanabara foi cortado em dois e fizeram uma passagem sob as pistas para acesso
às garagens dos barcos, assim como foi feito na Lagoa para o Flamengo.
O vencedor da prova, Arthur de Sousa Costa
Filho, filho do Ministro da Fazenda do Governo Getúlio Vargas, Arthur de Sousa
Costa, foi namorado da cantora Emília Savana da Silva Borba, mais conhecida
como Emilinha Borba, a "Favorita da Marinha", com quem teve um filho.
Arthur Costa Filho, como era conhecido, também ganhou no ano seguinte (1957) a
prova realizada na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, com o corredor Fritz
D'Orey em segundo.
Esta corrida aí foi mais
uma brincadeira, devido a disparidade de potência entre os carros. Artur
pilotava uma Ferrari Barchetta, a mesma que participou da última Corrida da Gávea
em 1954. Tinha outra Ferrari participando e o restante eram carros normais de
rua.
A terceira foto mostra o piloto
Aylton Varanda e seu MG nº 82 numa prova em Botafogo e a última mostra o local da partida/chegada.
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