Recebi do Joel Almeida o seguinte email: “Estou encaminhando para o seu arquivo uma foto do bonde 13 circulando na Rua General Polidoro entre Setembro de 1962 e Março de 1963. Como é sabido, esse trajeto alternativo foi adotado no período citado em razão da implantação dos Trolley-buses para Copacabana que circulariam no Túnel Novo. Como esse assunto causou em passado recente uma certa polêmica já esclarecida no SDR, essa é mais uma evidência daquela realidade.
Cordialmente”
Lembrei-me que a foto já tinha sido publicada no “Saudades do Rio”, no tempo do Terra, em 23/11/2011. E vale a pena ser postada novamente.
Vemos o bonde 13 fora do seu trajeto original, como apontado pelo Joel, passando em frente ao portão principal do Cemitério de São João Batista. Destaca-se o anúncio dos cigarros Mistura Fina. Aparentemente já está instalada a rede para os ônibus elétricos.
Tenho um amigo que diz que o primeiro sinal de decadência de uma empresa é ver persianas em mau estado - se esta hipótese for verdadeira as janelas da sala de administração do cemitério previam um futuro muito ruim.
Na Rua General Polidoro, que nesta época tinha mão dupla como suas paralelas
Voluntários da Pátria e São Clemente, o trânsito para Copacabana estava todo
engarrafado. Junto à entrada um solitário Dauphine (pelo sol que estava fazendo
o proprietário vai ser fritado quando sair do enterro). Na rua um Morris Oxford
e, talvez, um Fusca. Característica daqueles tempos, na falta de ar-condicionado,
o vidro aberto e o braço para fora do carro. No outro sentido o bonde segue
tranquilamente para a "cidade".
Segundo o Helio Ribeiro a foto é do dia 28/02/1963. No dia seguinte a linha Ipanema foi desativada. Como disse a tya Alcyone a foto é perfeita para o último dia da linha do bonde 13. Na porta do cemitério.