Há muitos anos o "Saudades do Rio" teve um comentarista que se identificava como "Observador Militar". Seria muito útil para comentar esta postagem de cartões postais do nosso colecionador Klerman W. Lopes.
As legendas das fotos são do "site Navios de Guerra Brasileiros".
O Encouraçado Minas Geraes, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Estado de Minas Gerais. O Minas Geraes foi construído pelo estaleiro W.C. Armstrong Whitworth & Company em Newcastle-on-Tyne, Inglaterra. Teve sua quilha batida em 17 de abril de 1907, foi lançado em 10 de setembro de 1908, foi incorporado em 5 de janeiro de 1910. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista das Neves. O Minas Geraes fazia parte de um ambicioso plano de reaparelhamento naval iniciado pelo Ministro da Marinha Almirante Júlio César de Noronha, em 1904, e concretizado na gestão do Almirante Alexandrino Faria de Alencar. Era um dos navios mais poderosos do mundo na época de sua entrega, porém tornou-se rapidamente obsoleto devido à grande evolução da tecnologia naval no inicio do século XX.
O Cruzador-Misto Primeiro de Março, inicialmente classificado como Corveta, foi o único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem a data em que terminou a Guerra do Paraguai em 1870. Foi construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, antigo Arsenal de Marinha da Corte, segundo os planos do Engenheiro Naval João Cândido Brasil. Teve sua quilha batida em 2 de julho de 1879, foi lançada ao mar em 7 de outubro de 1881 e incorporada em 13 de julho de 1882.
A Caça-Torpedeira Gustavo Sampaio, ex-Aurora, foi o único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Oficial do Exercito Gustavo Sampaio, morto com a guarnição da peça que comandava, na Fortaleza do Lage, em 1893. Foi construído no estaleiro Armstrong de Elswick, em Newcastle-on-Tyne, Reino Unido. Foi adquirido em 1894 pelo Governo do Marechal Floriano Peixoto, com o propósito de compor a Esquadra Legalista e enfrentar as Forças Navais rebeldes, durante a Revolta da Armada.
O Transporte de Guerra Carlos Gomes, ex-Itaipú, ostentava esse nome em homenagem a Antonio Carlos Gomes, maestro brasileiro. O Paquete Itaipú foi construído na Inglaterra e pertencia à Cia. Nacional do Rio de Janeiro. Em dezembro de 1893, depois de receber armamento o Vapor Itaipú foi incorporado à Esquadra por ocasião da Revolta da Armada.
O Cruzador Torpedeiro Tupy foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do
Brasil em homenagem ao guerreiro e a nação Tupi. Recebeu o esse nome pela O.D.
n.º 219 de 29 de outubro de 1896. Foi construído pelo estaleiro Germânia,
Sttetin, em Kiel, na Alemanha, junto com o Tymbira e Tamoyo, unidades semelhantes. Foi lançado ao mar em 14 de novembro
de 1896 e submetido a Mostra de Armamento e incorporado em outubro de 1897.
O Vapor Recife, em homenagem a essa cidade, capital de
Pernambuco, foi construído no estaleiro da Ponta da Areia, no Rio de Janeiro,
para o governo. Foi lançado ao mar em 29 de setembro de 1849 e submetido a
Mostra de Armamento e incorporação em 7 de novembro de 1850. Foi seu primeiro
comandante o 1º Tenente Tomas da Cunha Vasconcelos. O Recife,
também figurou nas listas oficiais como Corveta.
O Cruzador Andrada, ex-Britânia, ex-América, teve o nome em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência. O Navio Mercante América foi construído em Bergen, Noruega e lançado em 1890. Era empregado no transporte de passageiros, Foi adquirido pelo Brasil em 1893.
O Encouraçado Aquidaban foi construído pelo estaleiro Samuda & Brothers, na Inglaterra. A fiscalização das obras, esteve a cargo do Chefe-de-Esquadra José da Costa Azevedo (Barão de Ladário). Foi lançado em 17 de janeiro de 1885, sendo submetido à Mostra de Armamento em 14 de agosto de 1885. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Custódio José de Mello.
Este postal foi enviado por alguém de nome Avany, em 11/05/1906, a partir de Petrópolis, para a Mademoiselle Charlotte Tellier, 47, rue Ménilmontant, Paris, contando o acidente ocorrido com o cruzador Aquidaban: "L'Aquidaban est le cuirassé qui a fait explosion le 21 janvier dernier, à la baie de Jacuacanga, située à peine à quelques lieues au sud de Rio de Janeiro. Ce désastre eut lieu à dix heures et demie du même jour du départ de ce bateau de Rio et quand il était nouillé depuis quelques heures déjà. Il était parti avec deux autres bâtiments de guerre, qui menaient le ministre de la marine et son frère, le chef de l'état major naval, tous deux amiraux lesquels se faisaient accompagner d'une fort grande suite d'officiers de marine de tous les grades, qui allaient vérifier les conditions de Jacuacanga pour la construction prochaine d'un port militaire et arsenal de marine. L'Aquidaban, le plus gran des trois bateaux et ayant un plus grand nombre de logements qu'il n'en fallait pour son équipage, devait servir de dortoir à la plus grande part de la suite du ministre. Et comme tous ceux qui devaient y coucher j'étaient déjà à l'heure du sinistre, il arriva que parmi ceux (...) au nombre de 200 qui y trouvèrent une mort inesperée, était l'élite de la suite (...) ainsi parmi beaucoup d'autres officier le commandant, trois amiraux, um commodore, un fils et une soeur du propre ministre."
O Encouraçado Guarda-Costas Deodoro foi encomendado em 1895 e construído pelo estaleiro Forges et Chantiers de la Mediterranée, em Toulon, na França. Foi lançado ao mar em 1898 e submetido a Mostra de Armamento e incorporado em 20/06/1898. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-de-Fragata João Batista das Neves.
O Cruzador Tiradentes foi construído no estaleiro Armstrong de Elswick, no Reino Unido, sendo lançado ao mar em 1892.
O Cruzador Tamoyo, em homenagem ao
guerreiro Tamoio, da tribo ameríndia que, no século XVI, dominava a costa
brasileira entre Cabo Frio e Ubatuba, e que deixava em continuo alarme os
povoados portugueses no litoral. Foi construído pelo estaleiro Germânia,
Sttetin, em Kiel, na Alemanha, junto com o Tupy e Tymbira, unidades semelhantes. Foi lançado ao mar em novembro de
1895 e foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado em novembro de 1896,
sendo a última unidade da classe a ser entregue.
O Cruzador Torpedeiro Tymbira, ex-Caramuru, tinha este nome em homenagem ao guerreiro Timbira, da nação indígena do Maranhão. Foi construído na Alemanha, em Kiel. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado em 1896.
O Cruzador-Escola Benjamim Constant foi construído na França e teve sua quilha batida em 1891 e foi lançado ao mar em 1892. Seu primeiro comandante foi o Capitão-de-Fragata Henrique Pinheiro Guedes.
O Encouraçado Riachuelo teve sua quilha batida em 31 de agosto de 1881, foi lançado em 7 de junho de 1883, sendo submetido a Mostra de Armamento em 15 de julho de 1884. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Eduardo Wandenkolk.