Na vida chega-se a uma época em que os planos não podem ser de longo prazo. Como não há certeza de que o "Saudades do Rio" estará no ar durante o próximo carnaval, aí vão algumas fotos de bondes "carnavalescos" em antigas postagens nos FRA-Fotologs do Rio Antigo.
O "53-São Januário", personagem de tantas fotos, com integrantes de um bloco carnavalesco.
Conta o Tumminelli que os bondes foram sempre enaltecidos em marchinhas de carnaval, assim como os seus funcionários. Alvarenga e Ranchinho comporiam a marchinha “Seu Condutor”, por exemplo, e a marchinha “Salve a Malandragem (e o Trabalhador), que falava do horário certinhos dos bondes.
Em 1951 foi composta a “O Motorneiro Chapa 13” e em 1955 foram compostas “Marcha do Condutor” e “Conduta do Taioba”. Também se pode citar a "Um Pra Light e Dois Pra Mim" e "Não Pago o Bonde".
Pode tirar os estribos, pode cercar as laterais com telas, mas no carnaval o povo queria mesmo se pendurar no bonde e ir para a farra.
Coleção: Desmond Cole
Foto de Pierre Verger, um dos melhores e mais famosos fotógrafos do mundo, já falecido.
Pelo arvoredo atrás do bonde e o itinerário da linha Cascadura, parece estar passando em frente ao Campo de Santana.O Pierre Verger foi quem trouxe, junto com Jean Manzon, a qualidade das Leicas para o Brasil. Depois ele fixou-se na Bahia onde virou uma autoridade em orixás. Seus livros são maravilhosos.
Foto gentilmente enviada por Fidelino Leitão de Menezes para o Derani.
Tempo de "repressão sessual" era isso. Chegava no carnaval e alguns "meninos" botavam uma sainha, uma blusinha e saiam pela rua soltando a franga.
Foto de Jean Manzon, do acervo da tia Milu. Mais um flagrante de foliões superlotando o bonde. A foto faz parte de um álbum chamado "O Brasil em 80 fotografias", ofertado aos médicos, como brinde de fim de ano, pelo SARSA - laboratório Silva Araújo-Roussel S.A.
Outra foto de Pierre Verger, com foliões num bonde pelo centro da cidade.
Foto publicada pelo Antolog. Seria de 1940 e o bonde seria o Piedade (não sei com foi feita a identificação).
Foto bem conhecida de mais um bonde superlotado na Av. Presidente Vargas.
Foto de 1954, de Marcel Gautherot, com um bonde todo enfeitado pelo bloco "Se você viu, cale a boca!".