O "Do Fundo do Baú" de hoje é uma homenagem à minha madrinha querida, Olga Costa Leite, com quem tive o privilégio de conviver por 40 anos.
Nascida em Pelotas, veio muito criança para o Rio, sendo educada no Colégio Sacré-Coeur de Jésus.
Dedicou-se à vida funcional, iniciando suas atividades do Depto de Portos, Rios e Canais do Ministério de Viação e Obras Públicas e, posteriormente, transferiu-se para a Prefeitura do Distrito Federal onde foi funcionária do gabinete de vários governos, como Mendes de Morais, Sá Freire Alvim e Negrão de Lima, além de ter trabalhado muitos anos com o Secretário de Saúde Dr. Guilherme Romano.
Aqui a vemos comigo numa tranquila Rua Barata Ribeiro. Solteira, sempre me tratou como a um filho querido. Meus filhos se tornaram os netos que não teve e tudo fazia por eles.
As fotos, na Praia de Copacabana, devem ser por volta de 1930.
É surpreendente ver como as pessoas se vestiam naquela época para ir à praia.
As duas amigas também foram juntas fazer parte das "Voluntárias da Defesa Passiva Anti-Aérea", durante a 2ª Guerra Mundial.
A foto é do dia do "Juramento à Bandeira", no Palácio Tiradentes, sendo paraninfa da turma a Sra. Darcy Vargas. Dias depois visitaram o Presidente Getulio Vargas, no Palácio do Catete. Foram apresentadas pelo Prefeito Henrique Dodsworth.
A foto mostra o almoço em homenagem a Gago Coutinho na mansão de Petronio Almeida Magalhães. Minha madrinha em primeiro plano. O almoço foi em 12/04/1939. Entre os presentes Affonso Penna Junior, Comendador Mario Guastini, General Ulisses Longo. Moura Andrade.
Finalmente vemos as amigas numa ida à "cidade" para algum evento social ou para compras.
Minha madrinha foi uma voluntária também da "Obra do Berço", da "Pequena Cruzada de Santa Terezinha do Menino Jesus" e da "Feira da Providência", às quais dedicou muito do seu tempo.
Foi uma mulher à frente de seu tempo, engajada na política (era PTB até os ossos), dona de uma personalidade forte.
Deixou muita saudade.