Vendo as fotos de hoje
ainda fico espantado ao lembrar dos meus tempos de adolescente, quando viajava
de bonde pela Av. N.S. de Copacabana, com o sistema de mão e contramão. Na
maior parte do tempo o tráfego seguia lento, com automóveis, ônibus e lotações
se espremendo entre os bondes.
O bonde 20, “Leme-Ipanema”, na contramão, perto da esquina da Rua Paula Freitas, em foto garimpada pelo Nickolas. À
direita, o botequim com o letreiro “Café Capital” deu lugar, atualmente, ao “Café
Cultura”, que funciona no mesmo prédio visto na foto.
Segundo o Helio, nesta
época o trajeto era: Praça. Almte. Júlio de Noronha - Gustavo Sampaio - Antônio
Vieira - N. S. de Copacabana - Francisco Sá - Gomes Carneiro – Visconde de
Pirajá (até Henrique Dumont, onde existia o “rodo”).
O curioso é que, na minha
memória, o bonde 20 teria o nome “Circular”, tal como o bonde 21, mas vejo que
estava errado.
Outra foto garimpada pelo
Nickolas. Vemos o bonde da linha 20,
Leme-Ipanema, nº de ordem 1807, na mão de direção dos demais veículos. O local é perto da Av. Princesa Isabel, com os
trilhos dos bondes mostrando um desvio para a esquerda. À direita, na frente do caminhão Plus Vita, vemos a Farmácia Natal, que ficava na Av. N.S. de Copacabana nº 74, parte do Edifício Joapiranga, pertinho da Av. Princesa Isabel.
Vemos o bonde 21,
"Circular", colorizado pelo Conde di Lido. Seu trajeto era, segundo o
Helio: Praça Juliano Moreira - General Góis Monteiro - Passagem - Praia de
Botafogo - São Clemente - Largo dos Leões - Humaitá - Jardim Botânico - Praça
Santos Dumont - Bartolomeu Mitre - Dias Ferreira - Ataulfo de Paiva - Visconde
de Pirajá - Gomes Carneiro - Francisco Sá - Nossa Senhora de Copacabana -
Princesa Isabel - Túnel Engenheiro Marquês Porto - Lauro Sodré - Praça Juliano
Moreira.
Na minha memória o bonde
21, “Circular”, tinha dois trajetos: uma via Botafogo e outro via Copacabana. Tenho
certeza que meus colegas do Santo Inácio voltavam do colégio, em Botafogo, no “21”,
trajeto inverso ao descrito acima, com o bonde na São Clemente, em frente à
igreja de Santo Inácio, dirigindo-se para a Praia de Botafogo.
O bonde da foto está em frente ao
nº 162 da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Edifício Comodoro, cujo térreo
está modificado atualmente, com uma loja das Casas Pedro. Observando com
atenção, à direita, na altura do 2º andar do prédio, há uma placa branca com
letras pretas, perdurada num fio, indicando “PARADA”, ou seja, ponto de bondes.
Era bem em frente à Praça do Lido.
Bem pertinho, quase ao lado,
funcionou um dos restaurantes mais tradicionais do Rio, o " Le Bec
fin", no nº 178, esquina de Ronald de Carvalho, fechado há alguns anos. Atualmente
há a loja “Led Expert”.
Na outra esquina, a da
Belfort Roxo, na época havia uma loja de sapatos, muito antiga, substituída
atualmente pela loja “Cinto Rápido”.
Nesta foto garimpada pelo
Nickolas vemos o bonde 21 – Circular, nº de ordem 1742, trafegando pela Av.
N.S. Copacabana, quase na esquina da Rua Siqueira Campos, em direção ao Leme.
Segundo o Joel, a linha
de bonde 21 foi a última a circular na Zona Sul e circulou pela última vez em
21/05/1963.
À direita, onde vemos o anúncio da
Cinzano, está o Café Pernambuco, tradicional bar de Copacabana, que existiu do
início do século XX até a década de 60 e que tinha como endereço Rua Siqueira Campos nº 53, esquina com Av. N.S. de Copacabana.
Outra foto da mesma
esquina, garimpada pelo Nickolas. Lembro das muitas vezes em que, voltando do
colégio, o bonde 14 – General Osório descia a Siqueira Campos e dobrava na
contramão na Av. Copacabana como na foto acima e eu me espantava com o número
enorme de pessoas tomando café no balcão.
O bonde tinha acabado de
passar pelo Cinema Flórida, na Siqueira Campos. A quantidade de trilhos mostra
que este cruzamento era muito movimentado.
Vemos, na contramão, o
bonde 12, “Ipanema”, cujo trajeto era, segundo o Helio: Tabuleiro da Baiana - Senador Dantas -
Luís de Vasconcelos - Augusto Severo - Largo. da Glória - Catete – Marquês de
Abrantes - Praia de Botafogo - Rua da Passagem – Gal. Góis Monteiro - Lauro
Sodré - Túnel Novo - Prado Jr. - N. S. de Copacabana - Francisco Sá - Gomes
Carneiro – Visconde de Pirajá (até o “rodo” da Henrique Dumont).
O bonde está na altura da
Travessa Angrense (onde ficava, na esquina, as “Lojas Brasileiras), entre Raimundo
Correia e Santa Clara. À direita, encoberta na foto, a “Cirandinha”, lanchonete
querida de muitos, fechada há algum tempo. Ficava no nº 719 da Av. N.S. de Copacabana.
Obiscoitomolhado chama a
atenção para o belo carro preto, um Chrysler Windsor 1955.
Nesta foto, de 1952, vemos o bonde
13, “Ipanema”, ao lado de um ônibus 12, com o letreiro de “Leblon-Estrada de
Ferro”, e de um automóvel Austin 40. Este ônibus era o apelidado de “Camões” que, em alguma época, tinha ponto final na
Praça General Osório. Na foto “em alta”, lê-se o nome da loja atrás do Austin
A40: Sapataria Cruzeiro. Ficava na Av. N.S. de Copacabana nº 346. No local
desta loja, parte do Edifício Cruzeiro, há hoje uma loja de câmbio, a “Taviva
Turismo”. Fica logo depois da Rua Fernando Mendes, em direção ao Lido.
Outra foto do bonde 13, garimpada pelo Nickolas. Tenho dúvidas da
localização. Alguém sugeriu ser perto da Rua República do Peru.
O bonde 14, na contramão,
perto da Rua Figueiredo Magalhães. À esquerda, as “Lojas Americanas” e, num
sobrado, a “Escola Pratt”, de datilografia, onde me tornei um exímio
datilógrafo. Ficava na Av. N.S. de Copacabana nº 630 e o telefone era 37-9202.
A dona ou gerente, uma senhora idosa e baixinha, era minha vizinha na Lagoa.
Além
da datilografia havia cursos de taquigrafia e inglês. No anúncio informava usar
máquinas de escrever tipo “Concurso DASP” (Serviço Público).
As máquinas tinham
um papelão que encobria o teclado e o método era treinar começando pela fileira
de “a” até “ç”. Depois passar para a fileira de “q” a “p”, seguida da fileira inferior.
Por último a fileira superior.
O sobrado sobrevive e abriga
atualmente a “Farro Panetteria”.
PS: uma postagem longa, bem diferente dos tempos do "Terra", quando só publicávamos uma foto. Embora haja repetição de algumas fotografias, reunindo-as num só "post", podemos dar uma ideia mais clara do tema.