“A repressão aos jogos de azar é um imperativo de consciência universal; a tradição moral, jurídica e religiosa do povo brasileiro é contrária à prática e exploração dos jogos de azar e, das exceções abertas à lei em geral, decorrem abusos nocivos à moral e aos bons costumes”.
Assim justificou o Presidente Dutra a extinção do jogo no Brasil, deixando desempregadas mais de 40 mil pessoas.
FOTO 1: O prédio do Cassino da Urca foi construído nos anos 20 para funcionar como um hotel-balneário. Transformou-se em cassino na década seguinte, pelas mãos de Joaquim Rolla. Com a proibição do jogo no Brasil, em 1946, perdeu sua finalidade e acabou virando a sede da TV Tupi, nos anos 50. Mais adiante, depois de muito tempo abandonado, foi ocupado pelo IED - Instituto Europeu de Design e, atualmente abriga a escola Eleva.
Foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisco Cuchet para acomodar turistas que viriam à Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Após a exposição, vegetou por alguns anos, até ser adquirido em 1935 pelo empresário dos jogos Joachim Rollas, que o converteu em cassino. As obras de adaptação foram realizadas pelo engenheiro Mário Chagas Dória, ficando a decoração interna a cargo do arquiteto Wladimir Alves de Sousa, que criou os belos salões em estilo art-déco, que ainda subsistem. Seu período áureo foi de 1938 a 1946, quando grandes nomes artísticos nacionais e internacionais e uma clientela selecionada contribuíram para que se tornasse uma das mais disputadas casas das américas. Artistas de um porte de Josephine Baker, Maurice Chevalier, Mistin Guett, Carmem Miranda, Eros Volúsia, Alvarenga e Ranchinho, Oscarito, Grande Otelo e Ankito, realizaram shows memoráveis em seus palcos.
FOTO 2: Quem brilhou no Cassino da Urca e na TV Tupi foi a vedete Virginia Lane. Atuou na TV em atrações como o programa "Espetáculos Tonelux" e, também, contando histórias infantis, fantasiada de coelhinho, no programa "Coelhinho Teco-Teco". Além disse teve uma longa carreira no cinema e, mais velha, participou de várias novelas.
FOTO 3: Esta foto e as coloridas seguintes
fazem parte de um “folder” publicitário de época do Casino Balneário da Urca. São
do acervo de Monsieur Rouen de Michelin de Mont-de-la-Veuve, remanescente das
tropas de Villegaignon no projeto da França Antarctica. M. Rouen também atende
por Claude Fondeville.
FOTO 4: Neste palco era comum a presença de grandes atrações internacionais como Bing Crosby, Toni Bennett, Amália Rodrigues, Carmen Miranda e Edith Piaf. Dos artistas nacionais tínhamos Virginia Lane, Grande Otelo, Emilinha Borba, Marlene, Linda Batista, Dircinha Batista, Heleninha Costa, e Dalva de Oliveira entre muitos outros famosos.
Neste Casino também
tivemos outros grandes nomes que se tornaram músicos e empresários como os
integrantes da orquestra de Carlos Machado, a Brazilian Serenaders onde vamos
ter a presença do simpático violinista Fafá Lemos, que depois vimos tantas
vezes em apresentações na TV-Tupi, o crooner e pianista Dick Farney que mais
tarde veríamos na película “Carnaval na Atlântida em 1952”.
Dizem que alguns músicos
também se apresentavam no mesmo dia no Casino Hotel Balneário Icaray e que para
chegar até lá saíam de barco da Urca e o grande problema era em dias de chuva e
mar agitado. Um pouco antes do Ed. Seabra, na Av. João Luiz Alves, existe o
resto de um atracador; será que era de lá que saíam?
FOTO 5: Um ambiente sofisticado, com muita música, dança, boa comida e vestimentas de luxo.
FOTO 6: Quanto custaria uma noitada no Cassino da Urca, sem considerar eventuais perdas nas roletas ou nas cartas?
FOTO 7: Todos os itens eram cuidadosamente apresentados como beleza do lugar, ar condicionado (raro em grandes áreas naquela época) , frequentadores de fino trato e, é claro, os shows.
FOTO 8: Suponho que esta imagem represente alguma festa especial, pois no dia a dia, para haver um número razoável de pessoas, as vestimentas deveriam ser mais simples.
FOTO 9: M. Rouen, gentilmente, conseguiu um convite extensivo a todos os comentaristas do "Saudades do Rio".
FOTO 10: Sorte para os que forem jogar. Que recebam muitas dessas fichas ao acertarem na roleta.
FOTO 11: Foto de Hart Preston. O palco, o fosso da orquestra (que subia e descia conforme a necessidade), a pista de dança, as mesas e os camarotes.
FOTO 12: Foto de Hart Preston. A pista de dança repleta.
FOTO 13: O ar-condicionado sempre a 21ºC era um grande diferencial do Cassino da Urca.
FOTO 14: Espetáculos circenses também faziam parte do show. Havia "matinées" e "soirées". Às vezes eram distribuídos brindes aos frequentadores.
FOTO 15: Aspecto de um dos salões de entrada, em estilo art-déco. Provavelmente foi onde se instalou o auditório da TV Tupi.
Um anúncio curioso do “Casino
da Urca” em 1940: “Conserve sua belleza. Como? Não se fatigando. Não commemore
anniversarios. Não offereça jantares. Não obsequie em sua residencia. Tudo isso
lhe dará trabalho e rugas, as rugas que não se apagam mais. Seja moderna:
pratique todos esses actos de cortezia fora de casa, num club, num casino. Que
Casino? O Casino da Urca, o mais distincto, o mais alegre, num ambiente
refrigerado com perfeição. Conserve sua belleza: a belleza reside na mocidade.”
PS: O tema dos cassinos gera muita polêmica, há muito tempo. Há vários prós e contras que, certamente, serão debatidos nos comentários.