ATENÇÃO: a
partir de amanhã, dia 12, no “Espaço Cultural Urbana Carioca”, na Praça XV nº
34, a exposição “Bondes do Rio de Janeiro, passado, presente e futuro”, com
mais de 150 fotos, mapas e ilustrações. Ficará em cartaz por três meses, até
fevereiro. Será que haverá alguma imagem que já não seja de nosso conhecimento?
FOTO 1: Continuando a série sobre
os abrigos de bonde hoje veremos, com muitas fotos já publicadas, o do Largo da
Lapa. Espalhados pela cidade, em sua maioria eram pontos finais de alguma
linha.
Quanto às paradas durante o trajeto, em 12/03/1907 a Cia. Jardim Botânico
instituiu pontos fixos de parada. Um “Aviso” dizia que: "Os pontos de parada dos
bondes são assinalados nos postes com uma faixa branca (às vezes havia também
uma placa pendurada em um fio que atravessava a rua). Para tomar o bonde o
passageiro deve achar-se no ponto de parada respectivo e fazer sinal a uma
distância razoável. Para sair, o passageiro deve fazer o sinal ao condutor logo
depois de passar o poste de parada anterior àquele em que quiser descer."
FOTO 2: Esta foto foi colorizada
pelo Nickolas Nogueira e foi publicada, ainda em P&B, no "Foi um Rio
que passou". Para complementá-la, nada melhor que transcrever o texto do
prezado Andre Decourt:
"A foto é de
Ferreira Júnior, fotógrafo da ABI e foi enviada por seu afilhado o amigo Sidney
Paredes Rodrigues.
A foto é muito
interessante, primeiro por mostrar a ambiência do largo. Os imóveis que vemos
no lado direito foram estupidamente derrubados nos anos 70, no primeiro governo
Chagas Freitas, para criar a árida e inútil esplanada na frente dos Arcos,
ressuscitando de forma ainda mais agressiva as demolições da natimorta Av.
Norte-Sul, sepultada no governo Lacerda.
Já os imóveis ao fundo
ainda existem, pelo menos em parte. O sobradão que vemos, que fica entre a Sala
Cecília Meireles e as ruínas do Hotel Bragança, que foram abandonadas e
destruídas por incêndios, hoje de pé a fachada, sem vários dos elementos decorativos
que vemos na foto, abriga um prédio moderno, recuado, num resultado estético
nada interessante. Pois não temos um prédio restaurado, mas apenas uma moldura
arruinada. Pelo letreiro vemos que o prédio abrigava um dos inúmeros bilhares
da região, que atraia jogadores de sinuca de toda a cidade.
Era dia de feira, vemos
algumas barracas montadas junto ao meio-fio e o típico lixo de feira-livre
perto da estação de bondes. Chama a atenção também o grande número de
militares.
Anunciando na estação
temos o Dragão, que acompanhou a estrutura do seu início até sua destruição no
final dos anos 60 como ponto de apoio para os Trolleys, mas também temos um
anúncio dos Pianos Lux e, pasmem, duas auto-escolas, ou "escolas de chauffeurs"
como se anunciavam, a Internacional, localizada
na Rua Evaristo da Veiga e a Motoram, aparentemente com dois endereços,
ambos ilegíveis. O mais curioso é que ambos os anúncios mostram lânguidas damas
dos anos 30 conduzindo automóveis, sem dúvida algo muito interessante para uma
sociedade tão machista."
FOTO 3: Vemos o bonde 29, em foto
já publicada no “Saudades do Rio” em P&B e agora muito bem colorizada pela Christiane
Wittel para A.J. Caldas. Aquele prédio no fundo, com janelas marrons na
colorização, seria o Hotel Bragança, recentemente restaurado como 55 Rio Hotel.
A elegância dos cariocas
era impressionante. Seriam policiais os dois de terno em primeiro plano, à
direita?
Destaque para os anúncios
do "Dragão da Rua Larga" (Rua Larga/Marechal Floriano nº 193) e da
"Loção Xambu" (seu anúncio dizia: “Caspa! Cabelos brancos! Use Loção
Xambú – Cabelos brancos ou grisalhos voltam à sua cor natural. Elimina a Caspa.
Êxito garantido”. Quanto ao Dragão, os anúncios diziam ser "O Rei da Rua
Larga - O Príncipe dos barateiros". A variedade de artigos era enorme, e o
povo dizia que "Barbado só Camarão - Penicos, só no Dragão"!
Vemos a estação de bondes
da Lapa, com destaque para o bonde 29 - 1º de Março, Caxias, Lapa. O trajeto deste bonde
era:
IDA: Largo da Lapa – Mem
de Sá – Gomes Freire – Constituição – Praça da República (Bombeiros e Casa da
Moeda) – Praça Duque de Caxias – Marechal Floriano – Visconde de Inhaúma – 1º
de Março (até a esquina de Buenos Aires).
VOLTA: Buenos Aires –
Praça da República (igreja de São Jorge e Casa da Moeda) – 20 de Abril – Senado
– Gomes Freire – Riachuelo – Mem de Sá – Largo da Lapa.
FOTO 4: O bonde 36 leva o anúncio
da "Liquidação Azul", do Magazin Segadaes (Rua Uruguaiana nº 23-25).
No abrigo de bondes o destaque é para o anúncio "Seu dia chegará - Loteria
Federal" e, à esquerda, ao fundo, um anúncio de "Cinzano". O
anúncio da Coca-Cola está dentro do tracejado, à esquerda.
O motorneiro posa para a
foto, enquanto o condutor responde à pergunta da jovem senhora elegantemente
vestida. Essa linha 36 - Lapa x Cancela era muito antiga, mas inicialmente
tinha o número 52.
O bonde servia os alunos
do Colégio da ACM, que ficava na Rua da Lapa nº 86, com conta o J.E. Silveira.
No lado oposto desta foto, existia um quiosque que vendia uma água mineral
gasosa servida geladíssima, que era quase um ponto de parada obrigatório nos
dias de mais calor. A água era servida naqueles copinhos cônicos iguais aos das
carrocinhas de mate ou laranjada.
FOTO 5: Tradicionais anunciantes aparecem na foto, tais como "O
Dragão", da Rua Larga, a "Loteria Federal" (o seu dia chegará),
Loção “Xambu”, “Coca-Cola”. O local está bem movimentado, mas ninguém prestigiando o vendedor da carrocinha.
FOTO 6: Uma bela panorâmica do Largo da Lapa com a Igreja de N.S. do Carmo da
Lapa do Desterro, o famoso Lampadário da Lapa e o antigo abrigo de bondes. O
anúncio das “Casas Pernambucas” era destaque no abrigo, abaixo do anúncio do “Dragão”.FOTO 7: Mais uma foto colorizada
pela Christiane Wittel. O Joel já havia me enviado em P&B e também comentou
que o abrigo de bondes da Lapa foi demolido em 1964, a circulação de algumas
linhas que acessavam o Largo da Lapa ocorreu em Julho de 64, e a presença do
ônibus da CTC da linha 207, que substituiu a linha de bondes 33, indica que
essa foto ocorreu entre julho e Dezembro de 1964. As demolições dos abrigos de
bondes no centro do Rio foram criminosas.
E aproveito, ainda, para
transcrever o comentário de um saudoso comentarista, o Etiel, sobre esta foto:
"O bilhares entre o Colonial e o Bragança era o famoso Salão Azul, berço
de uma geração sinuqueira, nos anos 40 e 50. Outro salão de sinuca que existia
no local era o Indígena, no sobradão da esquina da Mem de Sá, logo após a
Escola de Música, em cima do café de mesmo nome. Entre os imóveis, defronte a
parada dos bondes e lamentavelmente derrubados, estavam o antigo Capela e
cantinho do Hydrolitrol.
FOTO 8: Que limpeza, que tranquilidade durante o dia. Outros tempos. Bonde Lapa-Praça 11.
Uma curiosidade: o famoso
restaurante da Av. Mem de Sá, o “Nova Capela”, originalmente se chamava somente
“A Capela” e ficava pertinho do abrigo de bondes do Largo da Lapa. Quando do
seu desaparecimento na década de 60, seus frequentadores chegaram a criar um
samba: “Adeus boemia / nossas noites de alegria / agora vamos partir. / Não
adianta ficar / nem chorar. / A madrugada vem chegando / e “A Capela” ultimando
/ aquele abraço.
Conta o “Correio da Manhã”:
“Acabou-se A Capela do saboroso bife com fritas e por onde passaram
políticos famosos, intelectuais, sambistas, malandros e lindas mulheres. Agora,
as picaretas do progresso descerão sobre aquele velho reduto da boemia, que
ganhará novas linhas de uma arquitetura moderna.
O restaurante “A Capela”
foi inaugurado em 1906 e era propriedade de Olimpio Bastos, mas quem dirigia o
restaurante era seu sobrinho Hamilton Bastos. Depois, em 1948, foi vendido para
Manuel da Costa Cruz, que na década de 60 o vendeu para os empregados Aires
Figueiredo, Francisco Soares e Risolino Carvalho.
Desapareceram os
malandros como Luizinho Tiroteio, Meia-Noite, Miguelzinho, Edgarzinho, Álvaro
Mulatinho, Turquinho Pistoleiro, Tinguá, Madame Satã, que sempre andavam bem
vestidos, com camisa de seda, chapéu panamá, gravata e sapatos com saltos
carrapeta. E as mulatas como Boneca, Lili, Florinda, Leninha, Olívia, Marlene
Brasil, Dália, Juju e Maria Bonita.
Embora frequentado por
diversos tipos de gente, todos sabiam se comportar e os malandros só brigavam
se provocados."
FOTO 9: Grande movimentação na parada de bondes do Largo da Lapa. Em 1906 foi inaugurado o primeiro lampadário ornamental da cidade, na
Lapa, em cantaria e bronze construído por Bernadelli a mando de Pereira Passos,
para marcar a abertura da Av. Mem de Sá.
O “Jornal do Brasil”, em crônica de 1960, também recomendava o bife com batatas fritas do “A Capela”, que tinha um chope muito bem pressurizado. Sugeria, depois do jantar, ir ver as cabrochas que vestem colantes e esfuziantes roupas de cetim, em algum dos cabarés com excelentes orquestras, onde dançam o samba como ninguém.
FOTO 10: A "sombrinha" protegia do sol, mas o calor para quem estava de terno não tinha refresco.
FOTO 11: Vemos a demolição do
abrigo de bondes da Lapa em foto de setembro de 1964. Um funcionário desce, com
vontade, a marreta no que estrutura do abrigo. O anúncio da Farmácia Phenix,
que prometia devolver o dinheiro de quem achasse mais barato em outro local,
está por um fio. Esta farmácia ficava na esquina da Mem de Sá com Maranguape e
seu telefone era 22-4927. Ali na porta da igreja estava estacionado o
"bode velho" de JBN?
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Conta o Helio: “Quanto ao
abrigo da Lapa, na verdade ele não servia de conexão entre as linhas da Zona
Norte e Sul. Era usado como ponto terminal de muitas linhas, mas todas da Zona
Centro. Exemplos eram a famosa 29 - Lapa x Duque de Caxias x 1º de Março, a 30
- Lapa x Arsenal de Marinha, a 32 - Lapa x Gamboa, a 33 - Lapa x Praça da
Bandeira, a 36 - Lapa x Cancela.
Durante vários anos houve
realmente essa conexão na área da Lapa, mas quando o abrigo foi feito ela já
não existia mais. A conexão era feita assim:
a) para bondes que vinham
da Zona Norte e Centro (exceto Tabuleiro da Baiana) e se dirigiam para a Zona
Sul, a ligação era via ruas do Riachuelo / da Lapa / da Glória / do Catete.
b) para os que vinham em
sentido contrário, era via rua Teixeira de Freitas / avenida Mem de Sá.
Mas só havia três linhas
que faziam esse tipo de conexão: a 9 - General Polidoro x Praça Mauá, a 24
(antiga 22) - Marquês de Abrantes x Estrada de Ferro e a 60 - Muda x Marquês de
Abrantes."