tag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post3916752243127353756..comments2024-03-28T17:13:16.252-03:00Comments on SAUDADES DO RIO: LARGO DE SANTA ALEXANDRINASaudades do Riohttp://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comBlogger34125tag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-28991124488780537052022-06-22T22:07:43.789-03:002022-06-22T22:07:43.789-03:00Rio Comprido X São Salvador era a 401. Não sei a s...Rio Comprido X São Salvador era a 401. Não sei a situação atual.Augustohttps://www.blogger.com/profile/11874347551494243154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-58994190117030890242022-06-22T20:58:03.581-03:002022-06-22T20:58:03.581-03:00Sobre o padrão de numeração vigente entre 1963 e 2...Sobre o padrão de numeração vigente entre 1963 e 2010, a centena 2xx era referente, em sua maioria, a linhas ligando centro à zona norte ou oeste pelo caminho dos trilhos da Central. A centena 3xx fazia essa ligação, mas pela Leopoldina e Avenida Brasil.<br /><br />Em 2010, o atual prefeito alterou radicalmente a numeração de linhas da zona oeste, especialmente da AP4, que antes estavam em uma espécie de "limbo". Mas ficaram várias linhas com numeração divergente do "padrão ". As linhas da AP4 para o centro passaram todas para a centena 3xx, independente do caminho.Augustohttps://www.blogger.com/profile/11874347551494243154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-73974345129912821242022-06-22T20:47:40.146-03:002022-06-22T20:47:40.146-03:00Engraçado dizer que "destruíram" a CTC, ...Engraçado dizer que "destruíram" a CTC, quando foi pioneira em combustível alternativo (gás) nos ônibus, iniciativa boicotada pelas outras empresas com ajuda da família Barata.Augustohttps://www.blogger.com/profile/11874347551494243154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-57973177429957358522022-06-22T20:35:46.968-03:002022-06-22T20:35:46.968-03:00Deve ser por isso que os vagabundos dormem o dia t...Deve ser por isso que os vagabundos dormem o dia todo nas calçadas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-67418202665017183762022-06-22T19:30:07.475-03:002022-06-22T19:30:07.475-03:00A poluição sonora e atmosférica deve ser horrível,...A poluição sonora e atmosférica deve ser horrível, além do pó produzido pela fricção dos pneus. Aqui tem um artigo interessante em inglês sobre a possível coleta de pó de pneus: https://carbuzz.com/news/students-reveal-how-to-stop-tires-polluting-the-planetAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-45320593329607199552022-06-22T18:38:37.841-03:002022-06-22T18:38:37.841-03:00J Rodrigo aqui onde moro agora ficam 2 viaturas da...J Rodrigo aqui onde moro agora ficam 2 viaturas da PM até as 22:00h, mas depois deste horário os assaltos continuam, no final de semana, chegaram a derrubar as colunas de um muro de uma casa para roubarem a grade de ferro, que por sinal tinha um trabalho de serralheria bem bonito.Lino Coelhohttps://www.blogger.com/profile/03887142767641006796noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-51895796991361585082022-06-22T18:33:45.498-03:002022-06-22T18:33:45.498-03:00Os Cermavas em questão eram da linha 403, como já ...Os Cermavas em questão eram da linha 403, como já mencionaram e a empresa era a Transportes Catumbi, cujo primeiro nome era Empresa de Lotações Alípio e no seu disco de identificação, aquele que vinha abaixo do número de série, vinham as iniciais da empresa E. L. A.<br />A Catumbi veio a ser comprada pela Alpha em 72~73.<br />Suas cores eram o teto em azul clarinho, faixa amarela abaixo das janelas e saia em vermelho.Arqueobusólogonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-70969309011779085482022-06-22T17:52:55.029-03:002022-06-22T17:52:55.029-03:00O transporte público "apesar dos pesares"...O transporte público "apesar dos pesares" era no passado muitíssimo mais eficiente do que atualmente. As coisas começaram piorar quando Brizola "destruiu" a CTC. Foi nessa época que se tornaram mais evidentes as associações criminosas com os empresários de ônibus e com o tráfico de drogas. Nos anos anos 60 era possível ir para qualquer lugar da cidade e do "Estado do Rio" sem qualquer dificuldade. As criminosas privatizações empreendidas por FHC destruíram o que restou do transporte ferroviário. A tal da Supervia é um arremedo de transporte. O que era um único ramal (da Leopoldina) ligando Vila Inhomirim ao Centro do Rio só é eletrificado até Saracuruna. Daí até Vila Inhomirim os trens são a diesel, em bitola métrica, e horários incertos. São duas precárias linhas paralelas onde eram quatro (até Duque de Caxias). Na capital as linhas de ônibus são "raras, precárias, e muitas vezes inexistentes". O BRT é um monumento à ineficiência, à corrupção, e uma "ode ao fracasso", sem contar que é "uma visão do inferno". Será possível reabilitar o transporte público no Rio?Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-35697163794529088162022-06-22T15:27:18.857-03:002022-06-22T15:27:18.857-03:00Era feio e agora wsta horrível, como álias quase t...Era feio e agora wsta horrível, como álias quase tudo no Rio. Imagenem se Ipanema e leblon está perigoso o resto vcs sabem....José Rodrigo de alencarhttps://www.blogger.com/profile/06992105591899463716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-80877217851991723672022-06-22T14:31:24.048-03:002022-06-22T14:31:24.048-03:00Fontenelle também andou por São Paulo para organiz...Fontenelle também andou por São Paulo para organizar o trânsito da cidade em 1967, mas pressões políticas causaram sua demissão. Convidado para uma entrevista em uma emissora de televisão, morreu diante das câmaras vítima de um infarto fulminante.Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-52056909805128940142022-06-22T13:34:17.966-03:002022-06-22T13:34:17.966-03:00Na foto 1, os ônibus são de carroceria Cermava, mu...Na foto 1, os ônibus são de carroceria Cermava, muito comuns na linha 636 - Saens Peña - Gardênia Azul, da Viação Redentor na década 1960. A foto 3 mostra carroceria Metropolitana, uma das mais bonitas a meu ver, muito usada pela CTC. Helio Ribeironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-59789653846520117922022-06-22T13:32:28.108-03:002022-06-22T13:32:28.108-03:00Tendo em vista a primeira foto e fora dela à direi...Tendo em vista a primeira foto e fora dela à direita, há um grupo de prédios antigos construídos aparentemente no final dos anos 30 e que estavam na época de sua construção em local bastante aprazível. Atualmente estão praticamente colados à saída dos veículos do Túnel Rebouças e o barulho ali deve ser infernal..Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-71075120672631864542022-06-22T13:30:10.048-03:002022-06-22T13:30:10.048-03:00Fontenelle andou por Belém do Pará, mas lá todos e...Fontenelle andou por Belém do Pará, mas lá todos eram Centro - bairros, portanto tudo centena 200. Tinha 209 - Perpétuo Socorro, 225 - Pedreira, 244 - Mauriti, 246 - Barão do Triunfo. O Telégrafo sem Fio era 229 ou 239.Helio Ribeironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-57431353888917467602022-06-22T13:26:37.729-03:002022-06-22T13:26:37.729-03:00O Fontenelle criou uma lei de formação: de 1 a 99,...O Fontenelle criou uma lei de formação: de 1 a 99, circulares Centro; 100 a 199, Centro - Zona Sul; 200 a 399, Centro - Zona Norte; 400 a 499, Zona Norte - Zona Sul; 500 a 599, circulares Zona Sul; 600 a 799, certas áreas da Zona Norte e Oeste; 800 a 899, area de Santa Cruz, Campo Grande, etc.Helio Ribeironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-37079336767890065402022-06-22T13:18:12.121-03:002022-06-22T13:18:12.121-03:00Mas estou me referindo a 1968.Mas estou me referindo a 1968.Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-88642264105123685512022-06-22T13:16:53.828-03:002022-06-22T13:16:53.828-03:00A placa no poste diz "403 Jardim de Alá"...A placa no poste diz "403 Jardim de Alá".Helio Ribeironoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-32803916218714969922022-06-22T12:43:54.113-03:002022-06-22T12:43:54.113-03:00Joel, até os anos 60 a numeração era diferente. Po...Joel, até os anos 60 a numeração era diferente. Por exemplo, o 25, Jacaré-Ipanema, virou 125 e depois ou acabou ou mudou a numeração. O 109 era o Malvino Reis-Copacabana. Depois deve ter mudado. A centena era diferente, salvo engano.Saudades do Riohttps://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-10322544776144282532022-06-22T12:25:03.379-03:002022-06-22T12:25:03.379-03:00Esse borracheiro aí sofria pra consertar um furo, ...Esse borracheiro aí sofria pra consertar um furo, pois ainda não havia pneu sem câmara; era na base do emendo colado com "michelin". Hoje tem o tal do "macarrão" de borracha, que facilitou bastante.Wagner Bahiahttps://www.blogger.com/profile/15915904285628449561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-6351355758919687032022-06-22T12:23:29.269-03:002022-06-22T12:23:29.269-03:00Correção :Transportes CatumbiCorreção :Transportes CatumbiJOSÉhttps://www.blogger.com/profile/05829084523335551608noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-12811154339037710082022-06-22T12:07:55.078-03:002022-06-22T12:07:55.078-03:00O 403 era Praça São Salvador -Rio Comprido .O 403 era Praça São Salvador -Rio Comprido .Amaro Savaryhttps://www.blogger.com/profile/17067606096269382788noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-57834476749994871082022-06-22T11:59:07.983-03:002022-06-22T11:59:07.983-03:00Não, o número da linha era 616. O 616 e o 614 eram...Não, o número da linha era 616. O 616 e o 614 eram as linhas que eu mais utilizava. Eram da Viação Alpha. A linha 614 era Usina - Largo da Segunda-feira. Ele retornava pela São Francisco Xavier, Dr. Satamini, Professor Gabizo, Haddock Lobo, Largo da Segunda-feira, e Conde de Bonfim.Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-19122432756865283702022-06-22T11:37:01.195-03:002022-06-22T11:37:01.195-03:00Um já tinha acertado a coluna da cobertura do pont...Um já tinha acertado a coluna da cobertura do ponto e aí resolveram derrubar o resto e reformar a praça. Em ordem cronológica: a foto 3 mostra o que era antes das fotos 1 e 2.Paulo Robertohttps://www.blogger.com/profile/06312537862658696318noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-62641164473135646262022-06-22T10:53:54.723-03:002022-06-22T10:53:54.723-03:00Bom dia Saudosistas. Depois de tudo que foi pergun...Bom dia Saudosistas. Depois de tudo que foi perguntado já foi respondido, minha contribuição é que a placa do refrigerante Grapette vista na 1ª foto, permanecer lá até os anos 80, o botequim visto na foto 2 por incrível que pareça ainda permanece aberto, embora as fotos acima mostrem uma área pública mal tratada na época, era bem melhor morar ali na época das fotografias do que hoje em dia.Lino Coelhohttps://www.blogger.com/profile/03887142767641006796noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-35381971420774252642022-06-22T09:51:43.755-03:002022-06-22T09:51:43.755-03:00Inicialmente a Santa Alexandrina-Usina tinha o nº ...Inicialmente a Santa Alexandrina-Usina tinha o nº 116.Saudades do Riohttps://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-81178140684977438802022-06-22T09:46:02.250-03:002022-06-22T09:46:02.250-03:00A empresa da última foto é Viação Catumbi, incorp...A empresa da última foto é Viação Catumbi, incorporada pela Alpha. A garagem era na Rua São Miguel, Usina.JOSÉhttps://www.blogger.com/profile/05829084523335551608noreply@blogger.com