tag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post4149378217657946716..comments2024-03-28T17:13:16.252-03:00Comments on SAUDADES DO RIO: ÔNIBUS ELÉTRICOSaudades do Riohttp://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comBlogger22125tag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-28397487638465284332019-07-22T22:39:20.711-03:002019-07-22T22:39:20.711-03:00O interessante é que as empresas de ônibus já esta...O interessante é que as empresas de ônibus já estavam "à espreita"; bastou acabar os bondes que elas surgiram com as alternativas. Estranho...Wagner Bahiahttps://www.blogger.com/profile/15915904285628449561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-41233050850097726802019-07-22T20:05:06.819-03:002019-07-22T20:05:06.819-03:00Como viajei nos E-2, para ir da Faculdade Naciona...Como viajei nos E-2, para ir da Faculdade Nacional de Filosofia até o prédio anexo do CBPF para as aulas de Fisica do prof. Horácio Macedo... Os detalhes doa ônibus vieram à tona.Jaime Moraesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-86967828938246511822019-07-22T18:50:08.108-03:002019-07-22T18:50:08.108-03:00Ainda peguei o finalzinho da existência dos bonde ...Ainda peguei o finalzinho da existência dos bonde mas era muito pequeno e não posso avaliar com precisão. Mas os ônibus elétricos, sim. Em minha avaliação, foram os ônibus mais confortáveis que andei até hoje.Mauro Marcellohttps://www.blogger.com/profile/15800440606004692435noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-67304172617472643292019-07-22T18:30:51.826-03:002019-07-22T18:30:51.826-03:00A Linha do Rio da Prata foi a primeira a ser desat...A Linha do Rio da Prata foi a primeira a ser desativada em 1964, a da Pedra em 1965, e a do Monteiro foi a última erradicada, em fins de 1967. Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-77685568713998333672019-07-22T17:55:23.350-03:002019-07-22T17:55:23.350-03:00Mas há algo errado na data da terceira foto, já qu...Mas há algo errado na data da terceira foto, já que não pode ser de 1962 e sim em data posterior a 21 de Maio de 1963 por vários motivos. O primeiro é que não há trilhos e "andorinhas" na foto, o que leva a concluir que não havia mais vestígios de bondes no local e isso não poderia ter acontecido antes de Maio de 63. Retirar os cabos de sustentação, "andorinhas", e trilhos, demandaria um certo tempo. Daí situo essa foto pelo menos no segundo semestre de 1963. A segunda foto mostra o ônibus elétrico no Castelo sem qualquer faixa pintada e isso aconteceu nos primeiros meses de funcionamento, ou seja em 1962. A foto dos ônibus na garagem do Humaitá mostra que Todos estão pintados com faixa vermelha.Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-60967124951470083652019-07-22T17:51:30.272-03:002019-07-22T17:51:30.272-03:00Discordo. A Calango& Ares Resfriados é uma ref...Discordo. A Calango& Ares Resfriados é uma referencia nacional em frescura.Bellettinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-69854057928793422052019-07-22T16:19:38.718-03:002019-07-22T16:19:38.718-03:00Isso mesmo, ainda bem moleque eu lembro da pintura...Isso mesmo, ainda bem moleque eu lembro da pintura azul-amarelo dos bondes de Campo Grande. Desativaram o da Ilha em 67, e o da Pedra e Rio da Prata em 68. Não demorou muito a empresa Campo Grande (depois foi Santa Sofia) colocou a linha de ônibus 836, sainda da estação para o Rio da Prata. E a Jabour, um pouco mais tarde, colocou as linhas para a Ilha e Pedra.Wagner Bahiahttps://www.blogger.com/profile/15915904285628449561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-38463796553017301662019-07-22T16:16:41.905-03:002019-07-22T16:16:41.905-03:00Essa foi a unica coisa que poderia dar certo no Ri...Essa foi a unica coisa que poderia dar certo no Rio, mas não quiseram. Menezeshttps://www.blogger.com/profile/06600990355523864114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-56915531882922799332019-07-22T14:53:38.275-03:002019-07-22T14:53:38.275-03:00Palmeiras já não está sozinho+++
Bolsonaro diz que...Palmeiras já não está sozinho+++<br />Bolsonaro diz que não disse+++<br />Irmão de deputado acusado de agressão em Niterói+++Carlinhos Fofocanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-2681941563749717212019-07-22T12:29:58.828-03:002019-07-22T12:29:58.828-03:00Fui relar o texto e rever a foto e o Biscoito,é cl...Fui relar o texto e rever a foto e o Biscoito,é claro,tá mais que tostado de razão.Não tinha percebido bem a referencia aos dois Sinca.Sendo um Aero o com bagageiro,ficou ainda pior.Grato pelo retorno.Bellettinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-17811827251998067872019-07-22T12:25:56.335-03:002019-07-22T12:25:56.335-03:00As fotos mostram os ônibus da "primeira série...As fotos mostram os ônibus da "primeira série", que tinha as faixas laterais pintadas na cor vermelha. Mais tarde as faixas passaram a ter s cor amarela. Isso aconteceu após 31 de Dezembro de 1963, quando foi criada a CTC. A partir de então os Trolley - bus passaram a ter a pintura em azul e amarelo. Em 1965 os bondes do Alto da Boa Vista, Santa Teresa, e de Campo Grande passaram a ostentar essa pintura.Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-48046765989143279572019-07-22T12:20:06.321-03:002019-07-22T12:20:06.321-03:00A linha de ônibus elétrico para a Urca provavelmen...A linha de ônibus elétrico para a Urca provavelmente foi inaugurada em 03/09/1962Saudades do Riohttps://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-5830393348013101932019-07-22T12:11:49.479-03:002019-07-22T12:11:49.479-03:00Nada disso. Que tem o porta-bagagens no teto é um ...Nada disso. Que tem o porta-bagagens no teto é um Aero-Willys 2600. o alvorada está do lado dele. Sem dúvida alguma, qualquer acessório pós-venda enfeia um automóvel.obiscoitomolhadohttps://www.blogger.com/profile/13578032435162202092noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-87735323072633178942019-07-22T11:17:22.011-03:002019-07-22T11:17:22.011-03:00É a garagem da "Cobal". Essa foi a segun...É a garagem da "Cobal". Essa foi a segunda das garagens utilizadas, já que durante quase oito meses a garagem do Largo do Machado ainda foi utilizada para abrigar os bondes da Cia. Jardim Botânico. Os Trolley - bus só puderam utilizar a garagem da Cobal após a circulação do último bonde na zona sul, pois as cinco últimas linhas que circularam entre 2 de Março e 21 de Maio de 1963, tinham seus trajetos restritos entre o centro, Gávea, e Botafogo, incluindo-se aí as linhas provisórias Largo do Machado e Real Grandeza. A partir dessa data, pode então a CTC abrigar os ônibus elétricos na garagem do Humaitá.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-86361834734297981172019-07-22T11:12:02.616-03:002019-07-22T11:12:02.616-03:00É o que parece...o paredão do morro lá atrás parec...É o que parece...o paredão do morro lá atrás parece bastante.Waldenir Azevedohttps://www.blogger.com/profile/04848936363544203154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-49900841433094800322019-07-22T10:22:47.996-03:002019-07-22T10:22:47.996-03:00Acho que é a garagem do Humaitá, antiga garagem de...Acho que é a garagem do Humaitá, antiga garagem de bondes.Saudades do Riohttps://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-11646329799311801432019-07-22T09:03:25.795-03:002019-07-22T09:03:25.795-03:00Bom dia,Luiz,pessoal,
Hoje é dia de observar comen...Bom dia,Luiz,pessoal,<br />Hoje é dia de observar comentários. Mas uma dúvida me assalta : onde fica a garagem da terceira foto? Pelas palmeiras, parece a região do Humaitá/Jardim Botânico.Waldenir Azevedohttps://www.blogger.com/profile/04848936363544203154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-36975297457264687432019-07-22T08:37:40.313-03:002019-07-22T08:37:40.313-03:00Não me recordo de ter visto estas fotos nem mesmo ...Não me recordo de ter visto estas fotos nem mesmo na grande rede. É muito interessante ver a postura dos usuários na foto 2,observando também que hoje naturalmente iria ter a presença de um camelô na calçada.Outros tempos,como se diz aqui.<br />Acho que é o Alvorada que está com um porta bagagens de teto e que na minha opinião "matava" o carango.Será que o Biscoito é contra ou favor?Bellettinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-56861246186567480522019-07-22T08:18:08.987-03:002019-07-22T08:18:08.987-03:00A linha de bondes Praia Vermelha e a linha do Leme...A linha de bondes Praia Vermelha e a linha do Leme foram as duas primeiras linhas a serem erradicadas e uma das consequências dessas alterações foi a de não mais circularem bondes no Túnel Novo. Os 199 ônibus elétricos estavam "encalhados" em depósito desde 1956, época em que foram comprados pela prefeitura do D.Federal. Diga-se de passagem que ônibus italianos já eram ultrapassados quando foram comprados. Foram "um achado" para Lacerda em seu propósito de erradicar os bondes e esses 199 ônibus não seriam suficientes para implantar o sistema na cidade caso fosse adiante. Completando a afirmação do Dieckmann, os ônibus elétricos em Niterói funcionaram de 1954 a 1967 e coexistiram com os bondes durante dez anos, sendo um exemplo de que os dois sistemas poderiam funcionar simultaneamente.<br />Joel Almeidahttps://www.blogger.com/profile/12122002375818066385noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-60530502308074351172019-07-22T07:52:28.828-03:002019-07-22T07:52:28.828-03:00Bom dia, Dr. D'.
Ônibus desse tipo só vi ao v...Bom dia, Dr. D'.<br /><br />Ônibus desse tipo só vi ao vivo na estranha cidade. Aquela época não era a mais indicada para veículos elétricos, apesar da vasta experiência anterior com os bondes.<br /><br />Hoje existem outras opções de ônibus elétricos sem precisar do pantógrafo, que era outra parte chata. Mas a máfia da Fetranspor continua com o diesel e não abre...<br /><br />Tivemos a experiência dos ônibus a gás na CTC na década de 90, prontamente boicotada pela máfia.<br /><br />Acho que atualmente um sistema híbrido seria a melhor solução. Seja gás / diesel ou diesel / elétrico. Gás / elétrico seria pedir demais...Augustohttps://www.blogger.com/profile/11874347551494243154noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-6777149986433371192019-07-22T07:41:54.582-03:002019-07-22T07:41:54.582-03:00Eu também gostava, no início. Motorista e cobrador...Eu também gostava, no início. Motorista e cobrador uniformizados, paradas só nos pontos, bancos confortáveis. Depois, por falta de manutenção os freios faziam barulho e os chifres saíam do lugar com frequência. Saudades do Riohttps://www.blogger.com/profile/16099186743746313132noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8588481406178513345.post-13399558031836991822019-07-22T07:08:30.597-03:002019-07-22T07:08:30.597-03:00Eu gostava de ônibus elétrico. Primeiro andei nos ...Eu gostava de ônibus elétrico. Primeiro andei nos de Niteroi, tinham escrito SERVE na carroceria, e depois nos nossos cariocas. Aquele acelerador de pé inteiro me fascinava. E que suavidade e silêncio, muito melhor do que os bondes. Claro, se era bom para mim, acabaram.<br />Na última foto, dois Simca quase iguais, mas um é 1961 e o outro é mais moderno, Alvorada, o da Caixa Econômica (é o que tem apenas um friso na dianteira).<br />Na frente da carrocinha, um Gordini, facilmente identificável por sua luz de placa cromada e não pintada como no Dauphine. A "dentadura de baiano" que reveste as saídas de ar era um acessório de época.<br />Uma Vemaguet segue o ônibus e outro Gordini vai à frente de um Fusca com capô semi aberto. À frente dos ônibus, uma fileira interessante: uma camionete Chevrolet C-14 (pode ser Veraneio, mas sendo do serviço público é menos provável) um Aero-Willys 2600 e um Mercedes-Benz 200, de 66 a 68, que é o carro que melhor identifica a data da foto.<br />Muitos outros Aeros e Simca, além de Mopar sobreviventes entre táxis Chevrolet 51. E Fusca que não acaba mais.obiscoitomolhadohttps://www.blogger.com/profile/13578032435162202092noreply@blogger.com