segunda-feira, 17 de agosto de 2020

AEROPORTO SANTOS DUMONT






Vemos fotos do aeroporto Santos Dumont por volta de 1950.
O aeroporto foi oficialmente inaugurado, com uma pista de pousos e decolagens de 700 metros de comprimento, em 1936. 
Em 1938 iniciou-se a construção do terminal de passageiros, mesmo ano em que a pista foi ampliada de 700 para 1500 metros.
O terminal de passageiros só foi inaugurado em 1945. 
Pouco antes das fotos de hoje os voos intercontinentais foram transferidos para o Aeroporto do Galeão.
Fotos: Revista Brasil Constrói.

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Meu "début" no SDU foi em 1999, voltando da "estranha cidade". A última vez foi há 9 anos. Na primeira vez, de TransBrasil e na última de Gol.

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  2. Como eu escrevi em tempos do SDR no Terra sobre esse saudoso SDU que foi palco da chegada nos idos de 57 da família Menezes vindo do outrora longínquo Ceará a bordo do Douglas Skaymaster do Loyde depois de uma viagem de quase 8 horas. A demora foi porque tivemos inúmeras escalas: João Pessoa, Recife, Salvador e finalmente o Rio. Tudo hoje é uma saudosa lembrança e quando estou no velho SDU vem as imagens de outrora. Falam que o programa de Paulista era ir ao Aeroporto ver avião subir e descer. Nada mais falso pois o Cearense também tem esse habito(não sei hoje) e aqui no Rio em idos tempos meu pai nos levava também para a sacada do SDU ver os aviões. Depois vinha um belo sundae no restaurante local. Bons tempos...

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  3. Um aeroporto pequeno e adequado à realidade da época. O filme "Pra frente Brasil" de 1982 teve locações aí. Grande filme, grande época, outros tempos...

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    1. Concordo que era adequado à época. Hoje acho que deveriam ter encerrado as operações civis naquele incêndio de 98.

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  4. Pequeno,adorava o mural ("enorme"!), Com Ícaro,Santos Dumont, e outras asas.Aeroporto prático.

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  5. Estas fotografias são o retrato da minha infância, tanto viajando para Santos, de DC-3 da Cruzeiro e andando no cimento do pátio, quanto visitando o SDU por puro prazer, para comer misto quente.
    Era um tempo em que se viajava vestido; nada de bermudão e havaiana.
    Na foto em que aparecem os automóveis de perfil, uma peruazinha Austin A-40, 48-51, à esquerda, depois um Ford ou Mercury 41-48 e na direita, um reluzente Citroën 11 BN (o maior comprimento até permite ser um 15, aí também seria ir longe demais - uma viagem fora da lata...), já de mala saliente, de 53 em diante.

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  6. Dá para sentir a elegancia dos passageiros...Terno de linho e sapato branco entre outros,bem no estilo Ceará,individuo.Ainda hoje é o meu ponto de referencia para o Rio e considero que depois da reforma ficou bem legal.Como todo aeroporto do mundo,peca pelos preços abusivos...

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    1. Vejo que conheçe uma fatiota de fino trato. Usar um terno de linho S-120 não era "para o bico de qualquer um". Atualmente 99% das pessoas "nem sabem o que é isso". Usar linho ou cambraia de linho denota um gosto fino" e atualmente são poucas as lojas que vendem roupas dessa qualidade.

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  7. Eu gostava mais do mural do outro lado, não tinha balão, só avião de tudo que é tipo. Até um arremedo de B-47 estilizado tinha.
    Até aqui escrevi de memória.
    Fui no Google e vi a foto dos murais, com o B-47. O pintor é Cadmo Fausto (Rio de Janeiro, 1901 -- Rio de Janeiro, 1983) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes onde teve como professores Rodolfo Amoedo, Rodolfo Chambelland e Lucílio de Albuquerque. Em 1930, concorrendo ao Salão Nacional, fez por merecer o cobiçado prêmio de viagem ao estrangeiro. Assim, pode seguir para a França no ano seguinte onde, em Paris, frequentou a Académie de la Grande Chaumière.[1]
    Ficou conhecido por suas obras clássicas sobre episódios da história do Brasil. Entre elas, estão "Proclamação da República", "Abertura dos Portos", "Lei Áurea" e "Cultura Nacional". Todas foram usadas pela Caixa de Amortização para ilustrar os reversos de cédulas do cruzeiro emitidas entre 1943 e 1967. Decorou também, com grandes paineis, o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. E viva o Google!

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  8. Povo vestido e jornal, em vez de celular. Caramba, o biscoito foi buscar os carros lá fora...

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  9. Ótima reportagem. Realmente, outros tempos, em que viajar de avião era um momento de glamour, apesar do evidente desconforto e risco envolvidos. Aproveito pra compartilhar um video já postado há uns anos, mostrando aspectos da pista do SDU por volta de 1955.
    https://www.youtube.com/watch?v=JSuPJWVaB1w

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