FOTO 1 - do acervo de O Globo, de 1957, publicada pelo prezado Antolog.
FOTO 2 - do acervo do prezado Tumminelli, comprada na Praça XV.
FOTO 3 - do acervo do amigo Candeias (o galã do time do Banco Nacional). O craque deste time era o Oadyr, que brilhou no futebol profissional jogando pelo Uberaba.
FOTO 4 - do acervo do Correio da Manhã.
Por enquanto só a primeira: Cardoso de Morais em Bonsucesso.
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirA primeira pode ser Bonsucesso, como palpitou o colaborador anônimo. Mas pode ser Méier, Madureira ou outros subúrbios da zona norte ou oeste.
A segunda tem toda a cara de zona sul. Arriscaria Catete ou Flamengo. Tenho fotos similares também garimpadas na Praça XV.
A terceira eu passo.
A quarta parece ser do Ministério da Educação no centro.
A quinta, por enquanto, não tenho certeza. Mas chuto Catumbi.
Quanto à foto 4, não achei nada fácil, diria até impossível. Vai causar polêmica, vou aguardar se alguém identifica, caso contrário mais tarde explico.
ResponderExcluirTambém fiquei intrigado com esta fotografia. Como disse na legenda o ângulo é estranho, mas acho que a identificação do Correio da Manhã está correta.
ExcluirA primeira foto é em Bonsucesso na Cardoso de Morais na esquina com Praça das Nações, a segunda em alguma rua de Copacabana tendo aí fundo a Avenida Atlântica, a quinta é na Visconde do Rio Branco, e as outras ainda não identifiquei.
ResponderExcluirA foto 2 é de uma das ruas do Catete-Flamengo. Mas, certeza mesmo, é o Chevrolet Impala 1959, na última foto.
ResponderExcluirBom Dia ! Só por curiosidade, na foto 1, que fazem sentadas no meio fio aquelas senhoras, será que estão vendendo alguma coisa?
ResponderExcluirUma curiosidade que pode ser constatada "neste sítio" é existência de uma arquitetura de "estilo suburbano" que só pode ser encontrada em imóveis de subúrbios cariocas da Central, Leopoldina, e Rio D'Ouro como também dlem cidades limítrofes do "antigo Estado do Rio". Mesmo em grandes palacetes, esse estilo é de gosto duvidoso. Azulejos de cores berrantes e detalhes de estuque espalhafatosos são uma característica. Mas apesar de tudo tais imóveis tem seus atrativos e muitos são bem conservados. Há páginas do Facebook onde fotos desses imóveis são frequentes.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Não consegui identificar nenhum local de imediato, a que poderia fazer um palpite seria a foto 5, teria que pesquisar no SW, que pode ser a R. do Riachuelo ou a R. do Acre, precisaria pesquisar.
ResponderExcluirJá quanto a Foto 3- O time do Banco Nacional, que era conhecido no D.A. como Walmap, foi um dos melhores times que disputaram este campeonato amador de futebol do RJ, inclusive foi o campeão do IV Centenário da Cidade, não sei se o mestre Candeias chegou a jogar nesse timaço.
LINO, que decepção, aliás duas decepções!!!!!
ResponderExcluirA primeira não reconhecer o Candeias, o quarto em pé da esquerda para a direita. Sem dúvida o galã do time.
A segunda decepção é mais do Candeias do que minha. Ele me garantiu que você "mataria de primeira" o local em que o time está posando.
Acho que a falta de "mofadas" não lhe está fazendo bem...
Abraços
O local da foto 3 parece ser o campo da Klabin, localizado em Del Castilho e que ficava junto ao Viaduto e que desapareceu no final dos anos 70.
ResponderExcluirA foto 1 me faz lembrar Madureira, a foto 2 o Flamengo, uma das perpendiculares à praia, próxima ao Catete.
ResponderExcluirFoto 3, não tenho noção e não entendo porque um goleiro tão baixo. Ninguém mais alto queria jogar no gol?
Na foto 4 a igreja (de costas) é uma grande dica.
Sobre a foto 5, acho Rua do Riachuelo um bom palpite.
Boa tarde. Foto 2 Rua Ferreira Viana, no Flamengo/Catete. Ademais, fico na arquibancada.
ResponderExcluirChuto que a foto 2 é na rua Barão do Flamengo...
ResponderExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 - foto de 1957, do arquivo do jornal "O Globo", vemos a Rua Cardoso de Moraes, próximo da Praça Augusto Medeiros da Motta, em Bonsucesso. Local de muito movimento, teve mudanças nas fachadas das lojas, mas a maioria dos imovéis resistiu bem à passagem do tempo.
FOTO 2 - os comentaristas foram bem, pois as ruas são muito parecidas no bairro. Trata-se da Rua Ferreira Viana no Flamengo ou no Catete (bairros com fronteiras discutíveis).
FOTO 3 - Campo da Fábrica de Tecidos Nova América. A foto é de 1963. Foi neste campo, onde o Flamengo treinou durante uma época, que o Gerson torceu o joelho e teve lesão de menisco que tirou suas chances de ir à Copa de 1962.
FOTO 4 - Centro da Cidade. A igreja é a de Santa Luzia. A legenda da foto indica "Av. Franklin Roosevelt". Em primeiro plano seria a obra do edifício da ABL?
FOTO 5 - A foto é de 1961 e mostra demolições na Av. Presidente Vargas.
Então eu acertei a foto 3, pois ele ficava no local que eu mencionei, já que cheguei a jogar peladas ali nos anos 70. Esse campo era fronteiriço à sede da fábrica Nova América e ficava do outro lado da Avenida Suburbana. Na época que eu joguei futebol lá o terreno já pertencia à Fábrica Klabin, uma indústria de azulejos. A foto aérea de 1963 mostrando a construção do viaduto de Dele Castilho é bem ampla e mostra todo a região e o entorno da Fábrica Nova América. Eu enviei essa foto para o Ricardo Galeno no início desta semana. Na foto 3 do SDR de hoje o fotógrafo está de costas para a Avenida Suburbana, para a Fábrica Nova América, e para o viaduto em construção.
ExcluirJoel, não tenho certeza, mas no campo da Klabin não seria o do atual NorteShopping? Lembro que criança eu ia acompanhando alguns amigos do futebol e se não me engano havia um campo lá e outro onde é o Shopping Nova América.
ExcluirAliás, havia muitos campos de futebol na Zona Norte e no Subúrbio em geral.
Não Guilherme, o Norte Shopping fica do lado direito de quem sobe e a 1 km adiante do campo que é objeto do comentário, que ficava à esquerda de quem sobe e era paralelo ao Viaduto de Del Castilho. Na época da foto (1963) ainda não existia o Viaduto de Del Castilho, que estava em construção.
ExcluirCaro Luiz, quando eu disse que considerava a identificação do local do Rio na foto 4 impossível é porque simplesmente esse lugar não fica no Rio, trata-se da praça Franklin Roosevelt em São Paulo, e a igreja é a N.S. da Consolação. Na época da foto, a praça estava em restauração.
ResponderExcluirInformo, para os devidos fins, que o estagiário do "Saudades do Rio" foi demitido com desonra. Também o gerente do setor de Recrutamento e Seleção foi afastado, por justa causa. O advogado do SDR, Dr. Decourt, já foi acionado para pedir uma indenização por danos morais pelo ero da legenda do "Correio da Manhã".
ExcluirE o editor do "blog" foi levemente advertido, pois é meu amigo.
Foto 4 . Num primeiro momento imaginei que a ABL estaria à esquerda foto, seu prédio mais adiante, no meio ao fundo o Consulado da França. Depois supus que essa construção seria a do prédio da Vale, que dá frente para a Graça Aranha?
ResponderExcluirMelhor examinando , o que acho mais plausível, é ser o MEC!
Essa foto 4, sei não. Trabalhei no prédio da ABL e não reconheci o entorno. Tem um ónibus passando e a carroceria dele é estranha para o Rio.
ResponderExcluirVIDE A CORREÇÃO. É EM SÃO PAULO.
ExcluirAlguém me disse que Igreja com essa planta redonda nos fundos só a demolida dos Clérigos, mas creio que há uma nas imediações da Rua do Acre. Me lembro de ter visto lá de cima do prédio do TRF.
ResponderExcluirVIDE A CORREÇÃO. É EM SÃO PAULO.
ResponderExcluirLino, não cheguei a disputar o campeonato de 1965. Joguei só amistosos até 1964, preferi me dedicar ao futebol de praia. E esse goleiro não era do time, jogava futebol de salão e estava quebrando um galho no dia.
ResponderExcluirCandeias, se a foto em que você aparece é de 1963 então você deve lembrar do que eu postei em meu comentário das 16:27 sobre o que comentei sobre esse campo e confirmar o que eu postei, ou seja, o campi ficava entre a Avenida Suburbana e o Nova América, e entre os dois está sendo construído o viaduto de Del Castilho. Isso confere?
ExcluirNa Foto 1, a Casa Chic era uma boa dica da Rua Cardoso de Moraes. Loja muito famosa onde se comprava material escolar. Minha oftalmologista é ali perto.
ResponderExcluirÉ dia 12, mas hoje foi uma verdadeira 6ª. feira, 13, nos estúdios do SDR.
ResponderExcluirCabeças "rolaram".
Confere, Joel. Quando você falou sobre o viaduto me lembrei na hora. Não sabia que a Klabin tinha comprado o terreno depois. Demorei a responder porque não estou em casa e tenho que usar o celular e nem sempre consigo comentar. Coisas da idade...
ResponderExcluirEm 1974 Chagas Freitas realizou a duplicação da Automóvel Club, e com o seu prolongamento além da antiga passagem de nível da Rio D'Ouro na altura do Nova América, ela passou a ser a pista apenas de descida da Automóvel Club, que passava sob o viaduto de Del Castilho, e fazia uma curva para a esquerda em direção à Maria da Graça. Era nesse ponto que ficava o campo da Klabin. Com a construção do acesso ao Túnel Noel Rosa em 1980, novas demolição ocorreram e foi nessa época que o campo da Klabin desapareceu. A pista de descida da antiga Avenida Suburbana que passava em frente ao campo da Klabin ficou sem utilidade junto à pista de descida do Viaduto de Del Castilho e ali se formou a favela Bandeira 2 e sua crackolandia. Não é preciso acrescentar que o local é bastante degradado atualmente.
ExcluirTinha identificado mais cedo a foto 4 como o MEC, mas depois reparei em tela cheia que havia (há) no local um viaduto que eliminava a minha suspeita. Com a intervenção do colaborador anônimo a pegadinha do estagiário foi descoberta...
ResponderExcluirMaldito estagiário.
ExcluirCustei mas consegui uma foto da praça mais recente em um angulo oposto, a igreja em primeiro plano e a estrutura em forma de pentagono ao fundo.......https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLQinnvA6S98Bw-JR_i8lHHuvwNjgbFD9LqDZ8QyRcERZBwdHI7eLK7B14UeHuk6Klpmg&usqp=CAU
ResponderExcluir