sábado, 15 de julho de 2023

COLISÕES

Qual seria a frequência das colisões de bondes com outros veículos?

O número de feridos seria significativo?

Imagino o caos no trânsito que estes acidentes ocasionavam.

Os comentaristas ficam convidados a indicar o local dos acidentes, se possível.


FOTO 1


FOTO 2


FOTO 3


FOTO 4

FOTO 5


FOTO 6


FOTO 7

FOTO 8

FOTO 9


FOTO 10

37 comentários:

  1. Bom Dia ! A foto 8 e a 9 são do mesmo acidente, vou aproveitar as posições do ônibus chassis Aclo carroceria CAIO, da Viação Universal e colocar na fila e fazer alguns.

    ResponderExcluir
  2. Neste acidente citado pelo Mauro o motorista do ônibus deve ter sofrido grandes danos, isso se não morreu; batida foi bem em cima dele.

    ResponderExcluir
  3. Claramente na maioria dos acidentes a culpa não deve ter sido dos motorneiros já que o bonde não saía dos trilhos.
    Será que o Helio sabe algo sobre as estatísticas dos acidentes?
    Os passageiros que viajavam nos estribos deviam sofrer muitos acidentes, tanto pela exposição quanto pela imprudência.
    Andei de bonde por alguns anos e nunca vi um acidente grave. Só algumas quedas de alguns que desciam do bonde em movimento.

    ResponderExcluir
  4. As fotos 2 e 3 também mostram uma mesma ocorrência. Nessas imagino ser Botafogo. Um chute ainda maior para a foto foto 5, que parece o Catete e as demais não arrisco.
    O bonde não tinha "preferência" por "encontros" com carro de passeio ou são poucos os flagrantes com esse tipo de veículo?
    Vai ver os profissionais do volante tentavam mais na base do "vai que dá"... e depois o "não deu".

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    O acervo do Última Hora está repleto de fotos de colisões de bondes, como estas. Atualmente, as colisões envolvem, no centro, o VLT, em proporções menores. Espera-se, com a inauguração do terminal Gentileza, nos próximos meses, até um aumento nesse tipo de ocorrência.

    Acho que o principal fator seja a falta de preparo de motoristas.

    ResponderExcluir
  6. A conclusão é óbvia: bondes não saíam do trilho e a culpa era sempre dos motoristas. Há pouco tempo um grave acidente entre um VLT e um ônibus no cruzamento da Avenida Passos com Marechal Floriano e que causou algumas foi causado pelo motorista.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente acordei agora e vou a um churrasco de aniversário. Senão poderia detalhar cada um desses acidentes. No caso das fotos 8 e 9, foi na esquina das ruas Conde de Bonfim e Dona Delfina, onde eu morava.

    ResponderExcluir
  8. Se não me engano, a foto 1 foi na São Francisco Xavier emfrente ao Colégio Militar, a 5 foi na rua do Catete e a última foi na Presidente Vargas. O bonde desta era um taioba.

    ResponderExcluir
  9. As oficinas deviam ficar cheias para fazer esses reparos. E o trânsito devia ficar prejudicado por muito tempo para permitir a retirada dos acidentados.
    Havia bondes para reboque? Como funcionava isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, havia bondes-guindaste e outros que podiam rebocar os acidentados. O 729 era um deles.

      Excluir
  10. Pena a postagem ter sido hoje. Senão eu poderia relatar alguns acidentes que presenciei e até um em que eu estava no bonde, linha Uruguai x Engenho Novo, quase em frente ao Hospital São Francisco de Assis, na Presidente Vargas. Alguns acidentes foram horripilantes. Esses da foto foram fichinha. Os do 2058, 1829, 1887 e 343 foram trágicos e impressionantes.

    ResponderExcluir
  11. FOTO 1: Rua São Francisco Xavier em 25/12/1954
    FOTO 2 E 3: Em 02/06/1954
    FOTO 4: Ponte dos Marinheiros em 05/05/1956.
    FOTO 5: Rua do Catete, em 05/01/1952
    FOTO 6 e 7: Av. Presidente Vargas, em 02/02/1952
    FOTO 8 E 9: Tijuca, Conde de Bonfim e Dona Delfina
    FOTO 10: Centro, Av. Presidente Vargas, em 12/04/1954

    ResponderExcluir
  12. Na foto 8 o bonde está seguindo em direção ao Engenho Novo, pois a esquina que aparece é a da Rua Itacuruçá, pois o fotógrafo está na esquina da Dona Delfina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Joel. Aquele topo de construção que aparece é um bar na esquina da Dona Delfina. O dono era um senhor que morava no numero 9 da rua. O bonde estava descendo em direção à Praça Saens Peña. O ônibus ia entrar na rua Uruguai.

      Excluir
  13. impressionante o acervo do Luiz! Imagino o trabalho em garimpar tantas fotos! Parabéns efusivos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Joel, 12:45h ==> na esquina da Itacuruçá com Conde de Bonfim existia uma grande casa térrea, estilo antigo, em que ocorreu um assassinato pavoroso por briga familiar. Na outra esquina era uma casa também antiga, num terreno enorme e cheio de árvores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei a foto no zoom e notei as palmeiras à esquerda. Elas ficavam onde existem atualmente os prédios da Rua Uruguai 380. No bar na esquina da Dona Delfina funciona atualmente uma casa de lanches. Você tem razão. Quando estudei no Colégio Fish na Rua Itacuruçá 41 na esquina da Andrade Neves, quase todo o trecho até a esquina com a Conde de Bonfim era composto de casas, mas não tenho lembrança daquela casa com árvores na frente.

      Excluir
  15. Luiz ! Sei que hoje estamos falando de bondes,mas lembrei de um acidente acontecido com ônibus em frente ao Mercadão de Madureira. A vitima foi o cobrador de mensalidades do América Futebol Clube.Figura popular que percorria toda Cidade do Rio de Janeiro em sua bicicleta de corrida indo nas casas dos sócios do clube para receber as mensalidades. O acidente foi o primeiro a acontecer daquela forma,e logo o problema foi corrigido não voltando a se repetir.

    ResponderExcluir
  16. E a loja Ao Bicho da Seda do anúncio no bonde da última foto ainda existe, com lojas na Tijuca, Copacabana ( nesta fui várias vezes quando criança acompanhando minha mãe) e em Icaraí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Copacabana fica na esquina com Constante Ramos. Do outro lado da Constante era a loja Ducal, antigamente.

      Excluir
    2. "A moda que está na moda está na Ducal."
      Pelé e Tarcísio Meira foram garotos propaganda da Ducal nos anos 70.

      Excluir
    3. Não tem uma propaganda com o grupo "The Fevers" ou eu fiz confusão?

      Excluir
    4. Você fez confusão. Quando os Fevers foram formados em 1965 os bondes já estavam praticamente extintos.

      Excluir
    5. Propaganda da Ducal, não dos bondes. Meio óbvio...

      Excluir
    6. Teve sim, em 1972.
      "The Fever's vestem Ducal"

      Excluir
  17. Em algumas fotos, a galera até faz pose para aparecer, inclusive os "pilotos" dos bondes.

    Meu saudoso pai me contava algumas histórias dos bondes, até naquelas que acabou caindo ao saltar em movimento.

    ResponderExcluir
  18. Não foi colisão, mas de manhã um VLT enguiçou simplesmente no cruzamento da Rio Branco com Sete de Setembro, afetando as três linhas. Foi removido depois de quase uma hora. Por ser sábado o movimento era menor. Se fosse dia de semana...

    ResponderExcluir
  19. FF: Ontem na TV Brasil passou um jogo da Portuguesa pela série D, na Ilha. O estádio está em reforma e a arquibancada em frente às câmeras foi derrubada. Dava para ver ou o entulho da demolição ou já as estruturas pré-moldadas para a nova arquibancada.

    Durante a transmissão foram contadas várias histórias do estádio e do clube. A Portuguesa já estava classificada para a próxima fase. Ano passado "bateu na trave" em relação ao acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que já vi em transmissões anteriores são pré-moldados.
      Sobre o campeonato, é uma disputa muito difícil e quase tudo muda na fase apelidada de "mata-mata" e muitas vezes os melhores caem diante de times que não foram tão bem na disputa por pontos.
      Coisas do futebol brasileiro.
      Mas a comunidade Luso-Brasileira poderia investir mais no clube da Ilha, agora mais "raiz", do que o outro da Colina.

      Excluir
    2. Falando em comunidade luso-brasileira, ontem também a Band passou uma reportagem sobre o centenário do primeiro título carioca do Vasco e de tudo que isso acarretou até a construção do estádio de São Januário.

      Excluir
  20. O "anônimo" anteontem atribuiu a falta de assuntos políticos à baixa audiência do "ONDE É?" de sexta-feira.

    Ontem (e hoje) o assunto rendeu... e não houve discussões políticas. Óbvio que conflitos ideológicos contribuem (ou afastam) comentaristas, mas quando o assunto traz (boas) lembranças, o ibope aumenta, mesmo quando o tópico principal dá margem a outros assuntos.

    Botafogo segue forte na busca do título. A torcida voltou aparecer em grande número pelas ruas. Hoje, FlaxFlu... boas disputas. Ontem o Vasco ganhou a taça do Carioca Sub20, contra o rival, com declarações polêmicas dos "garotos" de ambos clubes.

    Bom domingo a todos!

    ResponderExcluir
  21. O anônimo acima fui eu.

    ResponderExcluir
  22. O clube alvi-negro já poderá ser considerado o melhor do 1º. turno hoje, se Fla e Grêmio não vencerem seus jogos. Na pior das hipóteses o número de vitórias está a favor do BFR para o desempate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: hoje não, o jogo do Grêmio contra o Coríntians não tem data.

      Excluir