As
fotos de hoje, para satisfação dos apreciadores, estão relacionadas com
automóveis.
Iniciamos
com três fotos do acervo do prezado Pgomes, onde carros do avô dele, Luiz, são
mostrados: salvo engano, são um Packard, um Ford 1934 Fordor (embora este
modelo usualmente não tivesse estepe no para-lama) e um Citroen 11 Legere.
As
três últimas fotos são do acervo da Julia Cunha. Ela é uma antiga comentarista do
"Saudades do Rio" e era, na ocasião, guia de turismo. As fotos
mostram a inauguração da Officina General Polidoro, que seria uma concessionária
Ford, da qual o avô dela era sócio e, curiosamente, em uma das fotos aparece o
avô do Pgomes.
|
O Pgomes foi o responsável pelo "Saudades do Rio" estar aqui neste "Blogger". Foi uma ótima indicação dada a qualidade com que as fotos aqui postadas podem ser visualizadas.
ResponderExcluirNão é Packard.
ResponderExcluirBom dia, Luiz, pessoal,
ResponderExcluirHoje é dia de ficar obervando...carros não são exatamente o meu escopo.
Mas poderia dizer : bons tempos em que uma concessionária tinha uma janela com serralheria Art Deco! Excelente padrão geométrico de retângulos.
Será um dia feliz para o Biscoito.
Hoje o Biscoito Molhado faz jus ao nome.
ResponderExcluirSó identifiquei o Citroën por causa da frente.
Onde seria a oficina na General Polidoro?
ResponderExcluirNão é Ford o carro com side mounts. É o mesmo da foto de cima. Detesto identificar aranhas, cadê o Gustavo?
ResponderExcluirJá acionei o Gustavo...
Excluir"Aranha" no meu tempo era outra coisa....
ExcluirDura a vida farinácea. Apelei para o grande consultor Gazineu, de Petrópolis. Depois do Citroën Légère (de 47 a 49, com os bancos da frente com tubos cromados aparentes) temos a inauguração da concessionária Ford, com um Lincoln 1938 e, pulando a foto do salão em 1946 (uma pena que nem no espelho dá pra ver se é 46, ou 47...), temos outros Ford 37-38, certamente no dia da inauguração.
ResponderExcluirQuando eu descobrir o carro das duas primeiras fotos, avisarei. É 1934, tem porta dianteira já não suicida... fácil não é.
Excelente qualidade das fotos.Pensei que o Biscoito fosse esfarinhar...
ResponderExcluirBom Dia! No Cachambi, tinha uma oficina especializada em Citroen.Funcionou por muitos anos nos fundos do Posto Fátima. Quando o proprietário encerrou as atividades,levou para o quintal da casa dele 13 carros iguais ao da foto. O Fusca já dominava as preferencias e os Citroen ficaram abandonados pelos proprietários. Ninguém os queria. Uns cinco anos depois ele chamou o Detran que rebocou todos para o deposito.
ResponderExcluirO problema da Tia Nalu nunca foi o carro,mas a seguradora....
ResponderExcluirGustavo disse que não consegue postar. Identificou um Chevrolet Master 1934
ResponderExcluirBom dia a todos. Dia especial para os mestres obiscoitomolhado e o Gustavo. Dia para só ler os comentários. De carro a única coisa que sei é que costumam ter 4 rodas e motor.
ResponderExcluirAvisa Gazineu: Graham-Paige, 1933. Conferi, absolutamente igual ao da foto. Ufa!
ResponderExcluirSe nas duas primeiras fotos o carro era o mesmo, então ele tinha 2 estepes.
ResponderExcluirParece que a Ford sempre teve uma tendência de fabricar carros com "cara de mau".
O Waldenir tem razão sobre a beleza da janela da concessionária.
Pois é, Paulo Roberto, se alguém souber o endereço, eu até iria ver se ainda existe.Pena que não há fotos externas, é provável que outros elementos também sejam no mesmo estilo.
ExcluirHavia uma oficina, segundo jornais da época, no número 130. Se a numeração não mudou, o que aconteceu em muitas ruas, seria perto da Rua Teresa Guimaraes. Por ali fica o Colégio Santo Amaro.
ExcluirLuiz, no número 127 existe um galpão tentando passar por "oficina". O número 130 seria mesmo a fachada do Colégio Santo Amaro. Certamente, a numeração mudou.
ExcluirCom a postagem de hoje foi lançado o Biscoito Zangado....
ResponderExcluirNotícia triste: no dia 06/01 faleceu em Nova Iorque o nosso grande Allen Morrison, o maior especialista em bondes da América Latina.
ResponderExcluirWaldenir, dificilmente seria um número par antes onde é ímpar, embora já tenha visto erros desses em alguns lugares.
ResponderExcluirMeu palpite, olhando no Street View, é que seria a construção da esquina com a Rua Teresa Guimarães, que tem jeito de que já foi um galpão, agora pertencendo ao Colégio Santo Amaro, totalmente modificado. Chance de confirmar só olhando por dentro.
O primeiro carro é um interessane e raro Grahan 1933 sedan com detalhes importantes como as rodas nos paralamas e as rodas raiadas. Tudo indica que o carro era praticamente zero km na foto.
ResponderExcluir