Dois
esportes eram muito comuns na Lagoa nos anos 50 e início dos anos 60:
motonáutica e esqui aquático. Ambos perturbavam os moradores de uma então
silenciosa Lagoa, pois os motores das lanchas faziam um barulho ensurdecedor. Hoje
em dia raramente são vistas lanchas e apreciadores destes esportes por ali.
Nesta
primeira fotografia vemos uma prova de motonáutica. À direita vemos a
embarcação de Paulo Hugo e, à esquerda, a de Heitor Costa, participando de uma
competição. O desaparecimento dali destas provas talvez tenha sido por pressão
dos órgãos de Meio Ambiente, já que o barulho dos motores perturbaria a fauna
local, embora ainda reste parte de uma estrutura para manobras de esqui
aquático nas imediações da Rua Aníbal de Mendonça.
O
“1º Circuito da Lagoa”, de motonáutica, realizou-se em 03 de julho de 1955, em
frente ao Sacopã. Participaram Paulo Hugo, Píndaro Borba, Moacyr, Homero, Dr.
Roy Claxton, Mauro Forjaz, Heitor Costa, Pinheiro Pires, Domingos Lopes, Anuar
Góis, entre outros. Havia provas para
hidroplanos de diversas classes e barcos de motor central. Em dezembro do mesmo
ano aconteceu a Prova Motonáutica “Pres. Juscelino Kubitscheck”, na Lagoa, com
transmissão pela “Emissora Continental”, sob o comando de Waldyr Amaral (de
cuja equipe faziam parte, na época, Doalcei Camargo, Jorge de Souza, Avelino
Dias, Teixeira Haizer, Geraldo Borges, Geraldo Castro, Moysés Simas, Celso
Garcia, Benjamim Wright, Zaldre Campos).
A
segunda foto, de Jader Neves, de 1956, mostra uma demonstração de esqui
aquático comandada por Mauro Forjaz. Participaram da demonstração, Moema,
Leticia Bretas, Suely, Eneida e Marilia Forjaz. Ao fundo o Clube Monte Líbano.
A
terceira foto também é de esqui aquático. Os clubes Piraquê, Caiçaras e Iate
Clube tinham departamentos de esqui aquático na época das fotos. A quarta foto é de participantes da exibição de esqui aquático.
Quanto
à Lagoa, a partir de um trabalho realizado por Mario Moscatelli, o de
recuperação do manguezal nas margens da Lagoa, houve um significativo aumento
do número de aves, com o aparecimento de biguás, garças, socós, frangos d´água,
entre outras. A recuperação prometida pelo Eike deu no que deu, como todos
sabem.
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Plenipotenciário Curador Lagunar Guanabarino, Insigne Defensor da Cultura Esportiva Sebastiana, Sagaz Velocista Litorâneo, competitivo, ativo e esportivo Dr. D',
ResponderExcluirRetornado da Serrana Urbe de Pedro onde passei um sereno e fresco mês de Janeiro no Solar Pintáfona, sito à Av. Ypiranga, cercado de diletos confrades, boa música e bons livros, ingresso respeitosa e solenemente em seu sítio internético de convívio virtual, última linha de defesa contra a negra barbárie que nos cerca, invade e ameaça nossa existência.
Congregado com seus incontáveis discípulos, pupilos, tutelados, agregados, abnegados, alunos, simpatizantes e apaixonados, unidos em um só espirito sorvemos sôfregos o nectar do saber que exsuda de seu iluminado intelecto.
Douto Confrade, mesmo sendo homem de ciências e defensor da difusão do saber a todos os seres humanos, impressiona-me sobremaneira o avanço da tecnologia nestes nossos conturbados tempos. ...
Inda outro dia andávamos a cavalo e impulsionávamos nossos navios com a força eólica. Há algum tempo vimos a descoberta do uso do vapor como força motriz e há poucos lustros veio o advento do domínio do fluxo de elétrons pelo homem. Com eles movemos maquinário, iluminamos nossas residências e falamos com pessoas em localidades distantes. Isto permite manter vivo o éter internético e os equipamentos computacionais com seus écrans iluminados, onde navegamos e falamos com outros viventes que mal conhecemos. Mesmo para mim, que me considero à frente de meus contemporâneos, é um sonho que nem nos livros de meu amigo Julio Verne poderíamos imaginar.
Agora vejo pouco a pouco chegar da Europa e do Grande irmão do Norte esta novidade do veículo movido a petróleo. Os seus defensores preconizam as maravilhas de chegar mais rápido a qualquer lugar, mas preocupa-me a cultura da pressa que se instala em nossos concidadãos.
Some-se a isto a produção de ruído e os fumos nauseabundos que saem do escape do citado veículo. Imagine nossa Sebastiana Urbe tomada por tal praga! Não estou muito optimista com o desenrolar desta história. Veremos...
Enquanto isso, sigo utilizando-me de minha caleça, que me transporta com calma e segurança a qualquer sítio.
Eminente luminar, devo retornar célere ao labor. O fiel Álvaro avisa-me que há correspondência a ser lida. Minha envolvente assistente, a eloqüente Mme. Simmons, informa que o jantar está à mesa. Hoje teremos uma sopa de nabos com pescado, legumes salteados com carne assada e um tinto Português maduro para acompanhar. De sobremesa alguns pastéis de nata e um chá digestivo para finalizar. Após mais uma sessão de estudos, uma breve leitura das Escrituras e estarei pronto para o revigorante e justo repouso.
Despeço-me Protegido, Motorizado e Acelerado.
Seu Criado,
Dr. Hermelindo Pintáfona
Boa noite, Luiz, pessoal,
ExcluirMeio atrasado, em virtude de uma rápida passagem pela "estranha cidade do sudeste",mas tenho que reconhecer que os textos do Prof.Pintáfona são realmente ótimos. O ilustre administrador do blog deveria reuni-los em um livro.
Que fevereiro no Rio. Após a tragédia de quarta-feira hoje há notícia de incêndio no Ninho do Urubu, com pelo menos dez mortos.
ResponderExcluirEu ia escrever que aquelas lanchinhas eram do tempo do Pintáfona, e não é que ele aparece? Tive uma dessas de lata, de corda. O meio ambiente cuida de ruído, mas despejo de esgoto simplesmente fecha o nariz...
ResponderExcluirLamento mais essa tragédia, mas andamos mal em prevenção e manutenção.
Assisti a muitas competições de motonáutica mas achava que depois de certo tempo de prova ficava monótono.
ResponderExcluirQuanto às tragédias precisamos mudar muito. Há tanta coisa errada e tanta impunidade que elas se repetem ad infinitum.
A Lagoa mostrada no tempo da foto já estava fadada a se deteriorar diante da omissão do poder público desde priscas eras. Se a Lagoa fosse situada em um país escandinavo ou no Japão, a água seria límpida e não haveria mortandade de peixes. Deve-se louvar a atitude do Governo Militar quando removeu "a ferro e fogo" as favelas da Lagoa. Alguém imagina a Lagoa hoje em dia com as favelas daquele tempo? Mas não se faz mais governos como nos anos 60...
ResponderExcluirDeve ser bom para quem pratica e de resto uma chatice.Curador Lagunar um tende espanto...
ResponderExcluirPreocupante a situação do Flamengo em dois dias,pois parece que a sede já estava interditada não é?
No ótimo filme "Meus Amores do Rio" , disponível na íntegra no YouTube tube., Uma cena mostra essas corridas ..
ResponderExcluirRealmente tristeza pelo acontecido no ninho. Dias antes a sede do Leblon havia sido atingida pela ventania. Há alguns meses foi a queda dos refletores na Ilha.
ResponderExcluirHoje seriam corridas de obstáculos na Lagoa.
Se às 7:19 o jantar do Dr Hermelindo já estava à mesa, fico imaginando a que horas teria sido seu café da manhã.
ResponderExcluirCafé da manhã às 5h30, almoço às 11:30, lanche às 15h, jantar por volta de 19h, ceia às 21:30.
ExcluirA corrida com barcos, a que chamávamos de "Tamanquinho" começaram na Praia da Bandeira, aqui na Ilha do Governador, nos anos 50. Seu incentivador era o Sr Hugo ( da Agência Hugo de Automóveis). Os barcos eram construidos pelo Astério e pelo Iberê de forma totalmente artesanal. Mais tarde as provas começaram a ser disputadas na Lagoa.
ResponderExcluirFF: Não bastasse a morte de 10 pessoas no "Ninho do Urubu", fato que consternou o país, agora ao ao meio-dia uma operação da PM no Catumbi deixou 13 bandidos mortos, um número incerto de feridos, alguns marginais cercados, e farto armamento pesado apreendido. Para que o Brasil se transforme em uma nação respeitável, não pode haver leniência ou qualquer tipo de piedade para com quaisquer tipos de marginais, seja na favela, no asfalto, e principalmente nos "poderes da República. Os tempos mudaram "este sítio" há muito se adequou à triste realidade que vivemos e retrata fatos nem sempre agradáveis "em tempo real".
ResponderExcluirEssas lanchas de corrida eram conhecidas como três pontos.
ResponderExcluirFF: Segundo informações "preliminares e oficiosas", a causa provável do incêndio no Ninho do Urubu teria sido um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. O mais grave é que o Certificado do Corpo de Bombeiros estava vencido, estando o clube sem uma vistoria atualizada. Portanto, caso sejam confirmadas essas informações, alguém será responsabilizado pelos 10 homicídios e 3 lesões corporais de natureza grave.
ResponderExcluirOs incêndios devido a problemas com ar condicionado sempre são iniciados na tomada, devido ao contato precário e a alta corrente exigida pelo aparelho. Não deixe cortinas ou qualquer material inflamável perto das tomadas de ar condicionado.Costumo coloca-las na parte externa, evitando possiveis incêndios
ResponderExcluirSegundo a prefeitura o terreno onde aconteceu o incêndio está descrito como estacionamento. O Flamengo informa que o local está em processo de regularização faltando "apenas" o laudo do CBERJ.
ResponderExcluirPS - podemos ter divergências em alguns assuntos, mas agradeço a mensagem do Joel no post de ontem.
Boa noite a todos. Semana triste para a Cidade do Rio de Janeiro. O incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, uma tragédia onde não só morreram 7 ou 8 crianças que tinham o sonho de se tornarem jogadores de futebol, mas também matou a esperança de famílias inteiras que tinham nestas crianças o sonho de dias melhores para o futuro delas. No Brasil acidentes não são por acaso, infelizmente em sua grande maioria ocorrem por descaso de todos, sociedade, órgãos fiscalizadores e justiça leniente.
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ResponderExcluirProvavelmente não haverá “post” hoje. Desde terça-feira a NET-Virtua está instável e desde ontem está fora do ar, desta feita TV e Internet.
O SDR voltará ao ar quando a conexão for restabelecida.
As coisas vão se complicar para o Flamengo, já que havia uma série de irregularidades no Ninho do Urubu. Se a Lei for cumprida à risca e se não houver "algum tipo de corrupção", o responsável responderá criminalmente pelos 10 homicídios por "dolo eventual", já que apesar de não ter manifestamente o "animus" de matar, a não regularização das condições físicas do local devido à sua omissão, acabou assumindo o risco produzido, que foram as 10 mortes. A administração será responsabilizada "civilmente" e as indenizações serão milionárias. O local onde os jovens morreram "não existia" para a Prefeitura e constava ser um estacionamento. Isso não aconteceria no Japão ou na Noruega, mas em países como o Brasil são corriqueiros...
ResponderExcluirFui verificar e... nada. Aqui tive problemas, mas já voltou ao normal.
ResponderExcluirBom dia! Procurando pelo nome do meu avô, eu encontrei essa página. Infelizmente apenas está o seu nome na lista dos que participaram do evento de motonáutica, porém não tem foto dele. Caso tenha algum registro, poderia me enviar, gostaria de dar para a minha mãe! O nome do meu avô era Roy Claxton. Desde já, meu muito obrigada
ResponderExcluirBom dia! Procurando pelo nome do meu avô, eu encontrei essa página. Infelizmente apenas está o seu nome na lista dos que participaram do evento de motonáutica, porém não tem foto dele. Caso tenha algum registro, poderia me enviar, gostaria de dar para a minha mãe! O nome do meu avô era Roy Claxton. Desde já, meu muito obrigada
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