segunda-feira, 8 de abril de 2019

CIRCUITO DA BARRA





 
O Circuito da Barra, chamado de "Trampolim do Pecado", teve corridas de 1958 a 1965. A partir da inauguração do Autódromo em 1966 acabaram-se as corridas de rua. As fotos de hoje são do prezado amigo, grande rubro-negro e membro do S.E.M.P.R.E Roberto (Rock_rj"). Já andaram pelos fotologs do Decourt e do Tutu. Referem-se aos “500 km da Guanabara” em 1964, vencidos por Wilson Fittipaldi Junior.
A largada era na Av. Armando Lombardi, quase em frente à Igreja São Francisco de Paula, dali os carros entravam na rua Rodolfo Amoedo onde chegavam na famosa curva “Jesus está chamando” na praça do Ó. Logo depois, ainda na praça, o famoso “S” de acesso à praia. Em alta velocidade chegavam à curva do “Sobre as Ondas”, ou do “Bob’s” ou da “Esso”, para voltar à Rua Olegário Maciel até chegarem novamente no início.
Grandes nomes atuaram nessas corridas de rua , tais como os pilotos como Henrique Casini, Casari, Álvaro Varanda, Fritz D´Orey, Celso Barberis, Pinheiro Pires, Mario Olivetti, Chico Landi, Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Chico Lameirão, Piero Gancia, Bob Sharp e Artur de Souza Costa participavam desses eventos.
As provas eram perigosíssimas, com o público se aglomerando, sem proteção, nas calçadas. O nosso Conde di Lido era frequentador assíduo.
Nesta prova de 1964, a jovem de 23 anos Sonia Azevedo, que assistia a corrida ao lado do marido, foi colhida por um bólido em alta velocidade que se projetou sobre o público, vindo a falecer alguns dias depois. Foi a Alfa Giulia “77” de C.A. Lamego. Várias pessoas ficaram feridas. O Guarda da Polícia de Vigilância Mário de Jesus Juncal, de 50 anos, também faleceu, vítima de derrapagem do carro de M. Olivetti.
Tais ocorrências levaram à criação de uma Comissão Especial de Inquérito, por determinação da Confederação Brasileira de Automobilismo, para apurar tudo o que aconteceu em 18/10/1964. Patrocinava a prova a “Cassio Muniz Veículos”.
O “Correio da Manhã” acompanhou toda a celeuma, estando ainda envolvido um funcionário da Administração Regional da Barra da Tijuca e Jacarepaguá que, por ter julgado inconveniente a cobrança de ingressos, praticou atos de vandalismo, destruindo a sinalização dos perigos e controle da velocidade dos carros na competição. Desta forma o público e pilotos teriam ficado sem noção das zonas perigosas. As placas serviam para mostrar onde o público não poderia ficar. Entretanto, não sei como poderiam cobrar ingressos numa corrida de rua.
Não encontrei informações de como acabou o processo.

28 comentários:

  1. "Quem nasceu bagre jamais será bacalhau"! Essa é a mais pura verdade, já que em Mônaco ou qualquer cidade européia ocorreriam eventos com esse tipo de precariedade. A Barra nessa época era uma região quase paradisíaca e não era adequada para competições automobilísticas. FF: O Exército ontem aparentemente "deu um tiro no próprio pé" ao confundir o carro de um morador da região de Guadalupe com o carro de bandidos e fuzilar o veiculo com 80 tiros, matando o motorista e ferindo outras duas pessoas. Um fato lamentável, mas que ocorreu em razão do ataque de traficantes ocorrido pela manhã contra duas viaturas do Exército naquela região pela manhã naquela região e durante todo o dia a região, que é talvez a mais perigosa do Rio, foi alvo de operações militares. Lamentável mesmo foi a forma capciosa e desonesta como a Globo noticiou o fato como se "nada tivesse acontecido anteriormente" e a região fosse "uma parte do Éden"...

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    1. Notícia trágica.
      A cidade chegou a um ponto de tanta violência que por qualquer coisa se dispara. Uma cidade em que policiais são mortos como moscas, executados covardemente diariamente, resulta, por outro lado, em equívocos como este e outros tais como fuzilar gente com guarda-chuva ou furadeira na mão. Ou adotar snipers. Perdeu-se a noção. Uma tragédia.

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  2. Bom dia, Dr. D'.

    Vendo essa aglomeração em volta da corrida, logo vem a imagem atual dos pegas de carros, especialmente nas zonas oeste e norte da cidade. Reuniões a margem da lei com riscos sérios de atropelamentos e acidentes.

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  3. A grande favela que se tornou a cidade maravilhosa, está perdida para sempre.
    Só ha´uma solução para vivermos numa cidade com segurança. Tolerância zero.
    Será uma carnificina mas não vejo outro caminho.
    Quanto as corridas na Barra, eram para classe média alta da época,que aos poucos foi acabando.

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  4. Essa "guerra civil não declarada" é o resultado de uma ação diuturna que vem acontecendo há mais de 30 anos, ação essa que consiste em desqualificar os símbolos nacionais, as forças de segurança, e os poderes constituídos. Essa "doutrinação" ocorre nas escolas, e nas universidades, mas seu "grande público alvo" é a população das favelas, favelas essas controladas e armadas pelo tráfico de drogas cujos chefes possuem invariavelmente um mandato eletivo para se manterem sempre fora do alcance do braço da Lei. Não vou entrar no mérito do mote político dessa ação, mas o fato é que esse quadro certamente será revertido para que o Brasil saia desse "estado terminal" e volte a ser um lugar seguro para se viver, ainda que para isso muitas mortes de inocentes aconteçam até que o enorme segmento corrompido da população compreenda que "não existe lugar no território brasileiro em que o Estado não seja soberano e dono". Acabar com a aventura de bandidos incrustados em favelas que agem sob o comando de "cabeças coroadas da política" e que tornam infernal a vida de pessoas de bem, é condição "sine qua non" para que o país volte à normalidade, ainda que à custa de muitas vidas.

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  5. Pelo que está no texto estas provas deveriam ser grande espanto em termos de segurança.Creio que hoje,com toda esculhambação do país,isto não ocorreria,pois seria uma aposta perigosa.O processo citado e referente aos acidentes pode ter acabado em pizza....*** Em relação evento de ontem com o carro metralhado o que chama a atenção é como a coisa foi feita.No mínimo foram imprudentes e deu no que deu.****No futebol,o VAR está se tornando o principal assunto.Sempr5e fui a favor para lances objetivos( bola na mão,impedimentos,linha de gol) mas lances de interpretação é um espanto.Vão acabar com o restinho de gosto que ainda existe,ficando a coisa comandada pela máquina.Não dá para comemorar mais gol.Tá virando a chatice da chatice.

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  6. Assisti a essa corrida e lembro perfeitamente dos incidentes relatados. As fotos foram retiradas de um filme que pode ser encontrado no You tube. Meu pai na época atuou como comissário de box do Automóvel Clube do Brasil, organizador da prova. Na primeira foto vemos o Karmann Guia Porsche pilotado por Chico Landi. Na terceira foto vemos o Porsche acidentado de Marivaldo Fernandes e na última o Willys Interlagos do Carlinhos Erimá.

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    1. Gustavo, as fotos não são slides do Roberto?

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    2. Vc está certo, Luiz. Confundi com este filme. Sorry.https://www.youtube.com/watch?v=_LyrdaspWHc

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  7. Tenho passado pela Vila Militar para levar a minha filha no colégio Pedro II e, sinceramente, nas duas blitz da PE que preciso cruzar me dá um certo medo. Sabemos que os soldados são treinados, mas quando olhamos os seus rostos vemos meninos, alguns ainda imberbes, segurando grandes fuzis. Mas, como já foi dito aqui, são tempos de medo e a neurose é inevitável.

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  8. A Barra podia "se permitir" a sediar esse tipo de evento que apesar dos riscos, tinha "um que" de Europa. Naquele não havia linha de transporte público regular para a Barra, muitas ruas não tinham energia elétrica, e só se ia à Barra por divertimento ou veraneio, já que era um local ermo. Não existia a SEOP nem a GM para "encher o saco" ou multar quem quer que seja. Arrastões, "flanelinhas", e favelas, nem pensar, e finalizando, a educação das pessoas era incomparável.

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  9. Boa tarde a todos. Corridas de rua, as que hoje ainda sobrevivem na F1, Mônaco a mais famosa, Canadá e agora mais recentemente em um País Árabe, tiram toda a beleza deste esporte, seria a mesma coisa que jogo de Seleções de futebol jogassem no Aterro do tempo do campo de terra batida. Já quanto o automobilismo, nos dias de hoje um piloto para chegar a F-1, só carregando um grande patrocínio para a equipe, não precisa nem ser um bom piloto, mas levando dinheiro é o que interessa, por isso que hoje a F-1 deixou de ter grandes pilotos, hoje o destaque é somente o Hamilton poderemos dizer ser um grande piloto, os demais são medianos, principalmente com o abandono do Espanhol Marrentinho Fernando Alonso. Como o Brasil é um País pobre, é obvio que não teremos mais um grande piloto na F1.

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  10. SEM INTERNET FACE À CHUVA.
    SEM CONDIÇÕES TÉCNICAS DE POSTAGEM.

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  11. Também estive na corrida e o 77 saiu da pista há uns 20 metros de onde eu estava. Levou a cerca onde estávamos empoleirados e foi aquele auê.

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  12. Bom dia, Dr. D'.

    Que chuva foi essa? Vários bairros atingidos, de norte a sul, leste a oeste. Fiquei vendo a cobertura da Globo na madrugada e o Jardim Botânico parecia cenário de guerra. A Globo pode cobrir os efeitos literalmente in loco.

    Espero a normalidade o mais breve possível.

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  13. Estava sapeando a Globonews e fiquei assustado com o que vi,inclusive ligando para minha filha que aí reside .O Jardim Botânico estava o cáos,literalmente.Espero que a coisa tenha melhorado.

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  14. Sou brasiliense, mas adoro o Rio. Queria perguntar aos cariocas se vocês acham que a decadência do Rio de Janeiro teria sido evitada sem a (a meu ver) desastrosa mudança da capital federal.

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  15. Essa chuva é comparável a ocorrida em 10 de Janeiro de 1966.

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  16. Bom dia a todos.
    Interessante que o habitante desta urbe nunca está preparado para as chuvas.
    Seria essa uma típica chuva de verão fora de época?
    Na ultima foto, belo carro, porém, seria aquilo suspenso no ar um famigerado Disco Voador?

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  17. Por aqui só 4G. Sem internet e TV.
    Foi muita chuva mas a cidade está abandonada. Fui levar a filha ao Santos Dumont e vi árvores caídas, vários acidentes, muitos carros abandonados na Lagoa e Copacabana, perto da Praça Cardeal Arcoverde.
    Sobrinhos-netos que voltavam de van escolar ontem, após passarem da van para um ônibus por conta da altura da água foram resgatados em barco do Corpo de Bombeiros (passou na TV).
    A região do Jockey Club ficou com um metro de água.
    A Niemeyer está bloqueada e mais um trecho da ciclovia se foi.
    Na Lopes Quintas o asfalto rachou por mais de um quarteirão.
    Um caos.

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    1. Confesso que não sou supersticioso, porém, são essas horas que me deixo levar pela superstição.
      A sensação que tenho é que só há desgraças e mais desgraças no RJ. O inferno parece que é aqui.

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  18. Não me lembro de nenhum prefeito que tenha cuidado das entranhas da cidade e de suas encostas como deveria. O Cabral e o Paes tiveram tempo e dinheiro para fazer grandes obras na cidade mas gastaram em estádios e portos e museus,e a população
    na sua maioria aplaudiu, comandadas pela rede Globo.
    Agora é viver no alagado,

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    1. Penso da mesma forma que você, Mayc. Por diversas vezes disso aqui, inclusive até censurado já fui por isso. A população é tão ou mais canalha que a corja Política e Capitalista.
      Em 2006 todo mundo bateu palma porque o RJ sediou o Panamericano de 2007. Eu pergunto: Qual foi o legado?
      Em 2009 muito pilantra que abre a boca para falar hoje e posar de vítima, foi a praia de Copacabana bater palmas para Eduardo Paes, Sérgio Cabral, e Lula, porque o Brasil foi o escolhido para sediar Copa das Confederações, Vinda do Papa, Copa do Mundo, Olimpíadas, e Paraolimpíadas.
      O resultado hoje está aí. Por isso que não derramo lágrimas quando esse tipo de coisa acontece.
      Bem feito para quem aplaudiu no passado! Bem feito!

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  19. Quando há essas catástrofes referentes a chuvas, sempre aparece os "especialistas" com os mesmos papos: a topografia do Rio, a geografia do Rio, etc. Daí eu fico me perguntando: tudo isso não se resolveria com engenharia? Basta ver o metrô; por que não entra água, se está abaixo do nível do asfalto?

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  20. Entrevista do alcaide à Globonews no inicio da madrugada, em resposta sobre as medidas da prefeitura para casos como o de ontem: "acionamos 34 sirenes avisando a população". Sem comentários....E a culpa não é só dele, pois o descaso acumula à vários mandatos. E essa ciclovia já passou de ser caso de vergonha. Desmanchem e mandem toda a conta para o prefeito que a "construiu".

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    1. Com relação ao problema da ciclovia ,parece estar relacionado ao nome que recebeu....

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  21. OPS - "o descaso acumula HÁ vários mandatos". o número de mortos já chegou a oito !

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  22. Eu sempre disse que as leis brasileiras são um incentivo à corrupção e ao crime, e essas tragédias provocadas pelo descaso de políticos, da ausência de investimentos, e de obras mal feitas e superfaturadas, são uma prova disso. Eduardo Paes se estivéssemos em um país honesto já estaria preso, assim como grande parte do legislativo, do judiciário, e do MP. Mas depois de "baixar a poeira", tudo voltará à normalidade, pois haverá "jogo do Framengo", "Big Brodi", baile funk da Ludmilla, e churrasquinho na laje (se sobrar alguma). "É nóis".

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