Sim, claro que lembro. Ficavam muito próximos um do outro. O TOQ ficava na calçada, logo após a Igreja e o POT, atravessando a Estrada das Canoas, ficava do outro lado da rua.
Ontem, o prezado Belletti pediu uma linha sobre a VW... Melhor pular a linha.
As fotos de hoje mostram de novo o panorama dos anos anos 70 - o Galaxie, o melhor carro brasileiro que foi fabricado até o Collor acabar com Brasília e 147 - é 1969-70 e o predomínio da VW era imenso, perto de 75% do mercado. De fato, a coisa começou a mudar em fins de 1968, com o Corcel, o Opala, o Galaxie e o Dodge Dart, e um pouco depois o Dodge 1800. Mas choque mesmo de participação de mercado só com o Chevette (1973) e o Fiat 147 (1976). Ou seja, a VW reinou no Brasil e não só eternizou o Fusca (com ajuda do Itamar) como a Kombi. E mesmo nos seus modelos mais avançados da linha Gol, Passat, Santana manteve o motor longitudinal por muito mais tempo do que seria adequado. O resultado veio, Fiat e GM ocuparam o seu lugar no começo dos anos 2000, mais ou menos. Um interessante Mercury Cougar (67-68), com sua luzes sequênciais no pisca-pisca traseiro, ao lado de um Chevrolet Malibu SS 1970 dão o Toq na foto 1 e na dois, apenas o Galaxie e o Dart destoam da paisagem VW. Essas luzes sequenciais eram algo jamais visto, até fizeram cópias no Brasil para equipar os Opala e Corcel, mas a ideia não foi longe...
Na foto 1, duas gerações de Karman Ghia. Na foto 2, uma TL 4 portas. Indignado do Sr. Biscoito Molhado não citá-los, preferindo pular a linha dos VW! kkkk
Tenho a impressão de der a primeira vez que vejo esse estabelecimento. Espero outros comentários. Inclusive do biscoito, apesar da quase onipresença dos fuscas...
Vi um fusca com placa GB, o que restringe a janela de tempo. O outro carro da segunda foto é de Santo André - SP.
Bom dia, Luiz,pessoal, Não conhecia este restaurante.Era vazado, sem paredes. Imagino a vizinhança reclamando do cheiro de fritura o dia inteiro...Inegavelmente primeira metade dos anos 70, as roupas demonstram bem.Quanto a tudo o mais,hoje é dia de observar os comentários.
Waldenir, qualquer odor de fritura gerado pelos dois estabelecimentos não era motivo de reclamação, vez que nas redondezas ainda não existiam vizinhos.
NOTA: vários comentários sobre Crivella, Witzel, Freixo, Bolsonaro, socialismo, comunismo, ideologia, evangélicos, etc, não foram publicados. Quando o blog se transforma em tribuna partidária a coisa não vai por bom caminho. Há outros blogs mais adequados para isto.
Única medida possível, parabéns. A quantidade de comentários "fora de foco" político-partidários estava tornando penosa a sempre agradável visita a este excepcional blog.
As fotos são provavelmente de 1971 ou 72, mais ou menos da época da abertura da Auto Estrada Lagoa-Barra, época em que o movimento por ela era ínfimo, já que a Barra pouco habitada e ainda sem os grandes condomínios. Nessa época muita gente ia ao "Bar Bem" e aproveitava para "dar uns amassos" ou algo mais sério". Na época da foto os assuntos mais abordados nas mesas desse restaurante deviam ser bem variados apesar das restrições impostas pelo momento político. Certamente era mais salutar conversar sobre um São Conrado ainda desabitado, sobre o vento forte no local, sobre o Campeonato Carioca, e já que era ao lado da igreja, sobre a missa, sobre o padre, ou se ele usava batina. Afinal "os tempos eram outros"...
Vou repetir o comentário que não foi publicado. Na primeira foto, atrás do corcel branco e ao lado do Opala me parece ser um Karmann Ghia TC, gostaria da confirmação ou não do mestre obiscoito.
É um Karmann-Ghia TC, um dos carros que apodrecia mais rápido no mercado nacional. Dois carros à esquerda, vemos um Karmann-Ghia normal, pré-67 com as lanternas menores, chamadas de canoa pelos neófitos do meio dos automóveis antigos. Realmente foi uma época muito sem sabor, onde ter um Karmann-Ghia representava algum status, pois eram muito caros. Para se ter uma ideia, em meados de 1972 um Fusca custava 15, o TC, 25 e o Dodge Dart, 35; tudo em mil cruzeiros. As propagandas da Ford e da VW na Quatro Rodas eram sobre o Corcel GT e o TC, dois carros que se rivalizavam no preço e no charme. Para eles.
Bom dia a todos. Não conheci este restaurante, dia de aprender com os comentários de quem conheceu. FF. Muito chato essa polarização política que vem acontecendo nas redes sociais, a cada dia venho me afastando delas, poucas vezes tenho entrado no FB, TW e grupos de WA quando parte para esse radicalismo eu me excluo do grupo.
Rapaz, nunca tinha ouvido falar nesses restaurantes. A infância na zona oeste, na época então zona rural, não nos permitia conhecer muita coisa da "cidade"; só os pontos muito conhecidos. Lembro-me desses piscas sequenciais, citado pelo Biscoito, no Opala. Achava o máximo. Hoje seria algo meio cafona.
Se o tempo estiver situado entre 71/72 o Flamengo não tinha ainda o timaço de 80/81 mas com certeza já tinha todos os juízes na gaveta e ganhava tudo na mão grande.Agora com a tecnologia é que a cousa está melhor pois compramos o passe do VAR e ele vai ser nosso maior ídolo.
Essa foto foi batida um pouco antes do "choque do petróleo" de 1973, daí a grande quantidade de carros. Depois de 1973 a gasolina ficou cara e "quase racionada" e os postos de gasolina fechavam às 17 horas. Em 1972 a Avenida das Américas terminava pouco depois do Largo da Barra e além disso eram "os sertões". Portanto esse "recreio" de São Conrado que aparece nas fotos estava com os dias contatos...
Se as fotos fossem coloridas certamente teríamos um mosaico de cores proporcionado pelos carros. Hoje em dia a diversidade de cores dos automóveis diminuiu bastante. Particularmente acho melhor assim. Quanto ao design aí já é outra conversa.
Me lembro do POT e do BEM, de anúncios na Radio JB, na qual ouvia o Pergunte ao João. Em 1965/7 a família ia à praia em São Conrado e lá passava o dia. Domingo as vezes o dia era passado no Floresta Country Clube (ainda existe?). Do outro lado da pista, onde hoje está o Condomínio Praia Guinle e a pista de aterrissagem de asa delta, durante um tempo funcionou um parque de diversões do tipo Tobogã da Lagoa, com mini kart etc.
O nome desse parque era "Diverlândia". Estive nele duas vezes em 1970. A aventura me rendeu uma queimadura no braço quando eu o encostei no cano de descarga de um kart. Esse parque foi desativado em razão das obras da Auto Estrada Lagoa-Barra no início de 1971.
O Floresta Country Clube ainda existe mas está com pouquíssimos sócios e bastante degradado face a proximidade com a comunidade do Rio das Pedras que, obviamnte não existia quando o clube era glamouroso.
GMMAA, o Floresta Country Club, do qual meus pais foram sócios desde 1973 até o falecimento do meu Pai, ainda existe sim. Entretanto, foi cercado pelo Rio das Pedras, e o acesso está bem difícil, até mesmo para os moradores daquelas ruas adjacentes, que tinham nomes de astronautas.
Um teste que está faltando para o Fla nessa arrancada que começou depois que perdeu de 3x0 para o Bahia é levar um gol primeiro para depois tentar reverter a situação. A última vez foi há quase 2 meses, contra o Botafogo. Pode parecer fácil considerando o que o time vem jogando, mas um placar adverso durante o jogo pode abalar quem está acostumado a só ficar à frente.
Sim, claro que lembro. Ficavam muito próximos um do outro. O TOQ ficava na calçada, logo após a Igreja e o POT, atravessando a Estrada das Canoas, ficava do outro lado da rua.
ResponderExcluirNão conheci,mas lembro bem dos reclames na rádio Globo.O que seria TOQ ?E POT? O Biscoito é verde amarelo...
ResponderExcluirOntem, o prezado Belletti pediu uma linha sobre a VW... Melhor pular a linha.
ResponderExcluirAs fotos de hoje mostram de novo o panorama dos anos anos 70 - o Galaxie, o melhor carro brasileiro que foi fabricado até o Collor acabar com Brasília e 147 - é 1969-70 e o predomínio da VW era imenso, perto de 75% do mercado.
De fato, a coisa começou a mudar em fins de 1968, com o Corcel, o Opala, o Galaxie e o Dodge Dart, e um pouco depois o Dodge 1800. Mas choque mesmo de participação de mercado só com o Chevette (1973) e o Fiat 147 (1976).
Ou seja, a VW reinou no Brasil e não só eternizou o Fusca (com ajuda do Itamar) como a Kombi. E mesmo nos seus modelos mais avançados da linha Gol, Passat, Santana manteve o motor longitudinal por muito mais tempo do que seria adequado. O resultado veio, Fiat e GM ocuparam o seu lugar no começo dos anos 2000, mais ou menos.
Um interessante Mercury Cougar (67-68), com sua luzes sequênciais no pisca-pisca traseiro, ao lado de um Chevrolet Malibu SS 1970 dão o Toq na foto 1 e na dois, apenas o Galaxie e o Dart destoam da paisagem VW.
Essas luzes sequenciais eram algo jamais visto, até fizeram cópias no Brasil para equipar os Opala e Corcel, mas a ideia não foi longe...
Pulou a linha com maestria.Grato.Show.
ExcluirNa foto 1, duas gerações de Karman Ghia. Na foto 2, uma TL 4 portas.
ExcluirIndignado do Sr. Biscoito Molhado não citá-los, preferindo pular a linha dos VW!
kkkk
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirTenho a impressão de der a primeira vez que vejo esse estabelecimento. Espero outros comentários. Inclusive do biscoito, apesar da quase onipresença dos fuscas...
Vi um fusca com placa GB, o que restringe a janela de tempo. O outro carro da segunda foto é de Santo André - SP.
Ficava perto do Bar Bem?
ResponderExcluirBom dia, Luiz,pessoal,
ResponderExcluirNão conhecia este restaurante.Era vazado, sem paredes. Imagino a vizinhança reclamando do cheiro de fritura o dia inteiro...Inegavelmente primeira metade dos anos 70, as roupas demonstram bem.Quanto a tudo o mais,hoje é dia de observar os comentários.
Waldenir, qualquer odor de fritura gerado pelos dois estabelecimentos não era motivo de reclamação, vez que nas redondezas ainda não existiam vizinhos.
ExcluirAinda bem! Se fosse hoje...
ExcluirNOTA: vários comentários sobre Crivella, Witzel, Freixo, Bolsonaro, socialismo, comunismo, ideologia, evangélicos, etc, não foram publicados. Quando o blog se transforma em tribuna partidária a coisa não vai por bom caminho. Há outros blogs mais adequados para isto.
ResponderExcluirÚnica medida possível, parabéns.
ExcluirA quantidade de comentários "fora de foco" político-partidários estava tornando penosa a sempre agradável visita a este excepcional blog.
Acho que o Pot ficava onde nos anos 50 existiam umas barraquinhas chamadas de Mau, se contrapondo ao Bem, do outro lado da subida das Canoas.
ResponderExcluirAs fotos são provavelmente de 1971 ou 72, mais ou menos da época da abertura da Auto Estrada Lagoa-Barra, época em que o movimento por ela era ínfimo, já que a Barra pouco habitada e ainda sem os grandes condomínios. Nessa época muita gente ia ao "Bar Bem" e aproveitava para "dar uns amassos" ou algo mais sério". Na época da foto os assuntos mais abordados nas mesas desse restaurante deviam ser bem variados apesar das restrições impostas pelo momento político. Certamente era mais salutar conversar sobre um São Conrado ainda desabitado, sobre o vento forte no local, sobre o Campeonato Carioca, e já que era ao lado da igreja, sobre a missa, sobre o padre, ou se ele usava batina. Afinal "os tempos eram outros"...
ResponderExcluirVou repetir o comentário que não foi publicado. Na primeira foto, atrás do corcel branco e ao lado do Opala me parece ser um Karmann Ghia TC, gostaria da confirmação ou não do mestre obiscoito.
ResponderExcluirAchei que tinha publicado seu comentário. Devo ter clicado errado. Abs.
ExcluirNão entendo muito de carro mas o citado parece um Volks TL.
ExcluirÉ um Karmann-Ghia TC, um dos carros que apodrecia mais rápido no mercado nacional. Dois carros à esquerda, vemos um Karmann-Ghia normal, pré-67 com as lanternas menores, chamadas de canoa pelos neófitos do meio dos automóveis antigos.
ExcluirRealmente foi uma época muito sem sabor, onde ter um Karmann-Ghia representava algum status, pois eram muito caros. Para se ter uma ideia, em meados de 1972 um Fusca custava 15, o TC, 25 e o Dodge Dart, 35; tudo em mil cruzeiros.
As propagandas da Ford e da VW na Quatro Rodas eram sobre o Corcel GT e o TC, dois carros que se rivalizavam no preço e no charme. Para eles.
Bom dia a todos. Não conheci este restaurante, dia de aprender com os comentários de quem conheceu.
ResponderExcluirFF. Muito chato essa polarização política que vem acontecendo nas redes sociais, a cada dia venho me afastando delas, poucas vezes tenho entrado no FB, TW e grupos de WA quando parte para esse radicalismo eu me excluo do grupo.
Rapaz, nunca tinha ouvido falar nesses restaurantes. A infância na zona oeste, na época então zona rural, não nos permitia conhecer muita coisa da "cidade"; só os pontos muito conhecidos.
ResponderExcluirLembro-me desses piscas sequenciais, citado pelo Biscoito, no Opala. Achava o máximo. Hoje seria algo meio cafona.
Se o tempo estiver situado entre 71/72 o Flamengo não tinha ainda o timaço de 80/81 mas com certeza já tinha todos os juízes na gaveta e ganhava tudo na mão grande.Agora com a tecnologia é que a cousa está melhor pois compramos o passe do VAR e ele vai ser nosso maior ídolo.
ResponderExcluirEssa foto foi batida um pouco antes do "choque do petróleo" de 1973, daí a grande quantidade de carros. Depois de 1973 a gasolina ficou cara e "quase racionada" e os postos de gasolina fechavam às 17 horas. Em 1972 a Avenida das Américas terminava pouco depois do Largo da Barra e além disso eram "os sertões". Portanto esse "recreio" de São Conrado que aparece nas fotos estava com os dias contatos...
ResponderExcluirSe as fotos fossem coloridas certamente teríamos um mosaico de cores proporcionado pelos carros. Hoje em dia a diversidade de cores dos automóveis diminuiu bastante. Particularmente acho melhor assim. Quanto ao design aí já é outra conversa.
ResponderExcluirMe lembro do POT e do BEM, de anúncios na Radio JB, na qual ouvia o Pergunte ao João. Em 1965/7 a família ia à praia em São Conrado e lá passava o dia. Domingo as vezes o dia era passado no Floresta Country Clube (ainda existe?). Do outro lado da pista, onde hoje está o Condomínio Praia Guinle e a pista de aterrissagem de asa delta, durante um tempo funcionou um parque de diversões do tipo Tobogã da Lagoa, com mini kart etc.
ResponderExcluirO nome desse parque era "Diverlândia". Estive nele duas vezes em 1970. A aventura me rendeu uma queimadura no braço quando eu o encostei no cano de descarga de um kart. Esse parque foi desativado em razão das obras da Auto Estrada Lagoa-Barra no início de 1971.
ExcluirO Floresta Country Clube ainda existe mas está com pouquíssimos sócios e bastante degradado face a proximidade com a comunidade do Rio das Pedras que, obviamnte não existia quando o clube era glamouroso.
ExcluirGMMAA, o Floresta Country Club, do qual meus pais foram sócios desde 1973 até o falecimento do meu Pai, ainda existe sim. Entretanto, foi cercado pelo Rio das Pedras, e o acesso está bem difícil, até mesmo para os moradores daquelas ruas adjacentes, que tinham nomes de astronautas.
ExcluirUm teste que está faltando para o Fla nessa arrancada que começou depois que perdeu de 3x0 para o Bahia é levar um gol primeiro para depois tentar reverter a situação. A última vez foi há quase 2 meses, contra o Botafogo.
ResponderExcluirPode parecer fácil considerando o que o time vem jogando, mas um placar adverso durante o jogo pode abalar quem está acostumado a só ficar à frente.
Olha,
ResponderExcluirPara ser objetivo.
Era bom demais comer um milho lá no POT.
Depois ir até a barra se aventurar na estrada do joá.
SEM preocupação
SEM cocaína
SEM ameaças
A única preocupação era passar pelo alto da estrada das canoas e dar de cara com um "presunto" de bandido, deixado pelo esquadrão da morte
Então, para mim eram só o BEM e o POT.
ResponderExcluirO BEM na esquina esquerda da subida da Estrada das Canoas e o POT na esquina da direita
A foto que parece TOQ não é.O cartaz está sendo visto atrás.É POT se prestar atenção
ResponderExcluirPerfeito. Está explicado. Obrigado pelo esclarecimento.
ResponderExcluir