Localizado na Praça Mauá o “Flórida Bar”
era propriedade do Zica, uma figura polêmica do Rio. Antigo estivador e
taxista, o denominado “Rei da Praça Mauá”, chamava-se Manoel da Silva Abreu.
Em 1967 “Zica” aceitou a indenização para a desapropriação do local, através do Decreto-Lei nº 160, de 10/02/1967, que
“Autoriza o Poder Executivo a abrir, ao Ministério da Indústria e do Comércio,
o crédito especial de NCr$ 107.000 para cobrir despesas com indenizações
decorrentes de sentenças judiciais", que se referiam ao "Flórida Bar" e da "Casa Hanseática, do mesmo dono, ambos junto ao Edifício "A Noite".
Foi um bar famoso, pois à noite era frequentado por marujos, prostitutas e outras figuras do sub-mundo carioca. Era considerado o melhor local para fazer câmbio para os frequentadores do Porto do Rio.
Esta foto mostra um
horário tranquilo no “Flórida Bar”. O chão quadriculado chama a atenção.
Algumas coisas que são realmente antigas no Rio e
podem ser observadas na foto:
- Fila imensa lá fora para pegar o ônibus;
- Cartaz tipo "A Gerência" no espelho à
direita;
- A cara de "pague no caixa" do gerente,
que fez o freguês largar o copo para pagar adiantado.
- A cara- de-pau do mesmo gerente usando a máquina
registradora como porta-tudo, mas sem registrar nada (a máquina está ao
contrário).
Historinhas do "Flórida Bar", contadas pelo AG:
"Contam que um dia foi apreendido um lote com 10 mil
baralhos de plástico no Porto do Rio. Naquele tempo baralho de plástico era
coisa fina que só tinha importado. Pois bem, o lote foi a leilão e um cara
arrematou por 20 mil cruzeiros.
Nessa mesma tarde, o Zica chamou o arrematador no bar Flórida e ofereceu-lhe
500 cruzeiros pelo lote. Mas o homem riu e, por saber de quem se tratava,
disse-lhe polidamente:
- Mas se eu arrematei por 20 mil cruzeiros porque iria lhe vender por 500 ?
- Aí o Zica tirou um pacotinho do bolso e disse com a voz sedosa:
- Porque todos os ases do lote estão aqui comigo."
A outra do Flórida é com o Sivuca, policial cana
dura; o tal do "bandido bom é bandido morto".
Pois conta o Sivuca que aí pelos idos de 1954, ele estava fazendo uma
diligência na área da Praça Mauá e viu um cara no Bar Flórida com um blusão
todo estampado. Imediatamente pensou: "ou esse cara é gringo embarcadiço;
ou é malandro; ou é viado".
Explicação: naquela época sujeito respeitável não usava blusão estampado ou de
cor viva; ou era branco ou era escuro.
Pois bem, o Sivuca, que sempre se dizia "um policial educado",
resolveu investigar. Chegou perto do "blusão de fresco" e disse:
- Cavalheiro, boa tarde. Por favor, poderia apresentar seus documentos? É a
polícia.
Na hora o cara respondeu: "Ora, vá à merda".
Sivuca, agarrou o vivente pelo colarinho e aos tabefes o levou para a
delegacia. Lá, de olhos arregalados o malandro justificava:
- Mas como é que eu ia saber que o senhor era policial? Chegou me chamando de cavalheiro...”
FONTE: revistas "Manchete" e "O Cruzeiro".
Bar Simpatia as 15 horas no ano de 1963, meu avô, pajé dos Menezes, com o seu S120 acetinado engomado encontrava os amigos políticos para um bate-papo a beira da calçada da Rio Branco. Para mim, era maravilhosa a tarde pois sempre saia um Frapê de Coco para abrandar o calor. Já pela manhã cedo, meu avô acordava e pegava o amolador de navalha e lá passava uns 15 minutos amolando a navalha numa tira de sola para fazer a barba. As 14 horas em ponto pegávamos o Bonde 66 Tijuca e descíamos na esquina de Assembleia com Rio Branco. Tempos mágicos e que guardo com muito carinho. Quando raramente passo pela Rio Branco na altura do antigo Bar Simpatia fico olhando e as vezes triste como está abandonado essa avenida.
ResponderExcluirAtualmente, o Bar Florida está localizado atrás, a direita do Edifício A Noite, embaixo do prédio onde era a Boite Florida. A Casa Simpatia era minha parada obrigatória para descanso e degustar o delicioso frapê de côco em meus tempos de contínuo, quando comecei a trabalhar na empresa da família, em 1980. Andava o dia todo no centro da cidade, fazendo pagamentos diversos em bancos e empresas de navegação
ResponderExcluirPor acaso ontem, estive no centro e passei em frente da falecida Casa Simpatia e lembrei com carinho daqueles tempos. Por muitos anos neste ponto funcionou uma filial da loja masculina Borelli, que também já fechou. Dá pena ver o centro atualmente, comparado com a pujança do passado.
ResponderExcluirBoa abordagem sobre mais um personagem polêmico do Rio. A cidade sofre há décadas com gente desse tipo. Todos sabem de suas atividades criminosas mas que lavam o dinheiro com a conivência das autoridades. Às vezes vão presos e logo estão livres para continuar no crime. Triste sina dos cariocas.
ResponderExcluirMeu avô contava estórias sobre o prestígio que desfrutava na região o "Zica". No passado a Praça Mauá "fervilhava" em todos os sentidos, mas atualmente é apenas um fantasma do que foi um dia. ## José Guilherme Godinho, o Sivuca, ingressou na Polícia Civil do Estado da Guanabara no início dos anos 60 como Detetive e construiu uma carreira polêmica. No decorrer do tempo chegou ao cargo de Delegado através de ascenção funcional, algo que seria tecnicamente impossível após a promulgação C.Federal de 1988. Se elegeu Deputado Estadual graças à sua fama anterior dos tempos em que foi um dos "homens de ouro". Como deputado foi um fracasso completo, pois nada fez em prol da classe policial. ## Faço apenas uma correção no texto na data de 1954 informada no texto. Certamente a data é 1964.
ResponderExcluirA população votou em massa no Sivuca por conta da emblemática frase "bandido bom é bandido morto". Sua atuação como parlamentar foi uma decepção e a criminalidade não arrefeceu.
ResponderExcluirNunca teve o meu voto.
ExcluirA Polícia Civil atualmente não comporta mais "homens de ouro, justiceiros, ou Rambos". O perfil de Agentes e Autoridades Policiais é técnico e jurídico, e a Instituição exige nível superior para ingresso em suas fileiras, além de realizar rigorosa investigação social, e aínda assim desvios de conduta acontecem.
ExcluirNa primeira foto creio ver uma caminhonete Auto Union, um Chevrolet 1958 e talvez um Studebaker.
ResponderExcluirPerua DKW,Chevrolet 57,Chevrolet 53 e outro q não consigo identificar...
ExcluirA praça Mauá devia mesmo fervilhar na época anterior à popularização do avião. A quantidade de navios no porto era enorme. E o contrabando rolava solto com certeza.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirSó passei a ir frequentemente na Praça Mauá depois das obras "olímpicas". Fui muito ao MAR e ao Museu do Amanhã. Durante as obras fui uma vez na sede da PF com minha mãe para saber sobre a carteira de estrangeiros para ela. Não passo lá desde pelo menos 2020.
Hoje é aniversário do José Carlos Araújo, o "Garotinho". Faz 84 anos.
O profano atrai multidões... haja visto movimentações recentes em local praiano.
ResponderExcluirMas vamos trabalhar, antes que o segundo avaliador poste antes de mim.
Na foto do letreiro, um raríssima DKW Universal de 1956, com sua porta traseira abrindo como um armário. No ano seguinte, ela ganharia um friso ondulado e porta traseira abrindo metade para cima e metade para baixo.
A seguir um Chevrolet Bel-Air 1957 preto e um Chevrolet 53, ou 54, branco e mais à frente um suposto Henry J, ou Kaiser, difícil de garantir.
Na foto da garagem, um Chevrolet 46-48, saia e blusa e um preto, de 1940. À frente um Ford F-600, junto à placa de estacionamento proibido...
Na Sacadura Cabral, fora do alcance dos trilhos um Mopar do final dos anos 30, provavelmente Plymouth 1938.
Junto às observações finais o fato dos marinheiros estarem fardados na rua e muito à vontade, orgulhosos certamente do traje. Hoje isso acabou.
Em tempo: será que a DKW era da Smirnoff???
A descrição de policiais notórios me trouxe à memória o famoso detetive Nelson Duarte, jurado do Programa Flavio Cavalcanti, que combatia ferrenhamente o "tóchico". Figuraça, com seu terno e bigodinho.
ResponderExcluirEra de Mão Branca, Mariel e os Homens de Ouro. Contravenção era quase romântica comparada com a globalização do crime. Na outra po0nta, numa entrevista ao Jô Soares Castor de Andrade se qualifica como empresário, sem nenhuma ligação com o bicho.
O Rio tinha feudos, amantes, folclore e era a capital federal. Tinha o senadinho, não? Anexo do Senado na Rio Branco onde os parlamentares mantinham "garçoniéres".
Tudo isso por causa da lembrança do Nelson Duarte.
Nelson Duarte era invejado por uns e odiado por outros policiais. Durante as investigações sobre a Máfia Corsa, em 1972, tomei o depoimento de uma envolvida, chamada Helena Ferreira, cujo apartamento havia sido revistado pela equipe do Nelson Duarte. Ela os acusou de terem roubado jóias. E, sabe-se lá por que, ela foi levada para a delegacia (14a DP ou DV-Sul, não me lembro) juntamente com seu cachorrinho. Aí o delegado-substituto que me estava ditando o depoimento, ao ouvir isso, mandou que eu escrevesse:
ResponderExcluir- A depoente diz que o detetive Nelson Duarte deu voz de prisão ao cachorrinho dela.
E assim foi encaminhado à Justiça.
A Máfia Corsa era composta por uns caras perigosos. Além do Tommaso Buscetta (o chefão), tinha o Christian Jacques David (mercenário jurado de morte pelos Montoneros e Tupamaros por ter dado golpe neles), Michel Pironi, Guglielmo Santini e outros.
ResponderExcluirO pessoal da OBAN, Sergio Fleury à frente, havia dado um pau firme no Christian Jacques David, quebrando-lhe a omoplata. Trazido para o Rio para depor no DOPS, o delegado-substituto Orlando Rangel cortou um dobrado para conseguir algo dele, que se negou a dizer seu nome, dos pais e até do local de nascimento. Tive de qualificá-lo pela sua ficha na Interpol.
E ele deixou claro logo de início que não falaria nada que comprometesse pessoas inocentemente envolvidas no caso. E cumpriu o que disse.
Hélio, em Setembro de 1970 foi criado o Doi-codi, cujas atribuições eram bem conhecidas, e com isso a OBAN acabou se fundindo com ele no ano seguinte. No seu tempo de exercício no DOPS já não existia a OBAN e as ações eram do Doi-codi.
ExcluirSobre o seu comentário das 10:52, sobreviver a um interrogatório de Fleury era quase impossível. Veja o filme Batismo de Sangue para se ter uma idéia de como eram esses interrogatórios. Cássio Gabus Mendes está impecável no papel do Delegado.
ExcluirOs flagrantes da vida cotidiana do Rio Antigo são sempre interessantes.
ResponderExcluirCreio eu que atualmente o número de marinheiros da marinha mercante é bem menor do que o período áureo da Pç. Mauá, mas os navios de guerra ainda devem manter uma boa quantidade de tripulantes, porém as visitas dessas embarcações militares ao nosso porto diminuíram bastante. Não sei dizer se é no mundo todo.
Toda região portuária tem que ter um ou mais lugares para marinheiros saírem do sufoco após as viagens.
Os navios mercantes de hoje são muito automatizados e possuem pouca tripulação. Caso se aventurem nas imediações da Somália, aí precisam de armamento e atiradores.
ResponderExcluirO Biscoito Molhado "acaba" de comentar no SDR de ontem, e fica devendo o nome e endereço do dono do Packard 1941 (última foto) que já foi solicitado ao Jason Vogel.
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirÉ, acho que hoje tem muito Sambarilove. Vou almoçar e depois tirar uma soneca. Fui...
ResponderExcluirVocê é fake! Eu sou o legítimo enrolador e dono do legítimo sambarilove. Meu blablabla é único.
ExcluirJoel, é cara um que aparece com.cada alcunha.....
ResponderExcluiré cada um que aparece....
ExcluirMauro Marcello, parece que agora são dois.
ExcluirEu sou o legitimo Anônimo o Clone pois clone só existe um. No passado bem passado existiu "SDR o Clone" e era muito disputado e comentado não havendo qualquer briga com o legitimo SDR. Nessa época não existia o Fake. Então vamos para o Sambarilove. Muita paz e amor...
ResponderExcluirMauro e Joel, melhor não fazer farol, ou seja, Farol eram aqueles que ficavam junto ao Camelô querendo comprar para impressionar os passantes e com isso chamar a atenção para a mercadoria. Como só fala em Sambarilove, isso vai acabar com certeza. Utilidade pública: No Ceará, Camelô e chamado como Marreteiro.
ResponderExcluirO pessoal na fila (foto1) poderia ser para bonde?
ResponderExcluirNão, porque bondes não tinham portas. As pessoas ficavam aglomeradas aguardando o bonde, e não em fila.
ExcluirBoa lembrança, não me liguei nisso.
ExcluirComo diria Samuel Rosa: "Bola na trave não altera o placar". O PSG sentiu na pele a letra da música 4 vezes no jogo de hoje e vai ver a final da Champions pela TV. Outra vitória do Borussia, agora em Paris. Amanhã pode ter o segundo alemão classificado para a final. Um pouco mais difícil de acontecer, mas vai que...
ResponderExcluirSe der Bayern será uma revanche, no mesmo estádio de 2010.
ExcluirNa quinta, tem o Bayer Leverkusen na Europa League com um pé e meio na final. Hoje o Cleber Machado na transmissão a toda hora errava o nome do torneio nas chamadas para o jogo de quinta. O pior foi chamar de "Euroleague" (que até existe, mas de basquete).
ExcluirFF: O caos reinante no Rio Grande do Sul chegou a tal ponto que está saindo do controle. Atos de banditismo, saques, e estupros, são frequentes, e isso impõe medidas excepcionais como Estado de defesa. Se fôssemos uma nação séria já teríamos alterado a C.Federal para inserir a possibilidade da decretação de "Lei Marcial" em casos de catástrofe, na qual em casos de saques, estupros, e descontrole social, a pena seria o fuzilamento. Mas é difícil que cabeças pensantes com QI comparável ao de saguis cheguem à essa conclusão.
ResponderExcluirFF: Duas pesquisas divulgadas hoje. A da Atlas/Intel acusa melhoria de 5 pontos percentuais na avaliação do governo; a da CNT/MDA acusa piora de 5 pontos percentuais na dita avaliação. E agora?
ResponderExcluirParece aquela máxima: "Dize-me o que queres e eu farei uma pesquisa para confirmar teu desejo".
Pesquisas oriundas de elementos ligados a algumas plataformas jornalísticas como Uol, Folha, CNN, Globo, e várias outras são declaradamente parciais e por conseguinte suspeitas. A Paraná pesquisas costuma ser confiável, e na última delas o percentual de pessoas satisfeitas com o atual Governo está em 33%. É muito pouco para "tanto amor".
ExcluirE a turma de sempre começou a soltar notícias falsas sobre as doações para o RS.
ResponderExcluirFora de foco, mas acho que vale o registro: Putin, no poder desde 1999, iniciou seu quinto mandato.
ResponderExcluirTá duro de aturar a fase eterna do Flamengo-. Além de um péssimo futebol tem também o azar, mas azar só acontece com time ruim e portanto vai que somente no próximo século o jogador adversário vai ter a chance de pegar de primeira um bola pulando e acerta o ângulo do goleiro do Mengo. Ô loco...
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirHoje é a vez do Botafogo.
Hoje eu tô com disposição pra um sambarilove de responsa. Vai ter futebol e muito blablabla, porque se não tiver vou ficar em maus lençóis. Se tiver assunto complicado então vai ser o ó, mas o negócio é enrolar.
ResponderExcluirNinguém merece esse Observador de observadores, O Legitimo. É dose para cavalo manco. Vou chamar o meu amigo DI LIDO e pedir para colocar em pauta o Anonyme para conduzir os trabalhos. agora MARIO, perguntaram ao povo se querem mais um mandato do Putin? Respostas para o Sambarilove de Responsa.
ResponderExcluirBoa tarde Saudosistas.
ResponderExcluirFF. 1- Chega a ser patética a cara do TT, após o Flamengo tomar um gol na partida e ficar em desvantagem no marcador. A sua cara de desespero de não saber o que fazer é de dar dó em beato rezando para "Padim Ciço" fazer um milagre.
Enfim o OO ganhou um substituto a sua altura.
Lino, meu "Padim Pade Ciço" tá com a cota de milagre esgotada. Sem chances...
ExcluirE logo mais teremos uma verdadeira partida de futebol, daquelas que nós brasileiros tínhamos o privilégio exclusivo de assistir no Brasil até o final da década de oitenta.
ResponderExcluirBayern X Real de Madrid um verdadeiro colírio para os olhos.
Menezes,, o Putin já interferiu diretamente na minha vida.
ResponderExcluirEm 2014 fui à Russia com minha mulher, Moscou e São Petersburgo.
Fumantes que éramos ( ela continua, eu depois de fumar por 55 anos, dos 14 aos 69 anos, parei em 2022) achávamos que ia ser daquelas viagens em que poderíamos fumar em todos os lugares, afinal os russos em termos de cigarro e bebida eram conhecidos pelas quantidades cavalares, certo ?
Errado !
O Putin no máximo um mês antes de nossa viagem "baixou" uma lei proibindo terminantemente o fumo em lugares fechados e mais, estabeleceu uma distancia mínima de prédios públicos como estações de trem, aeroportos, etc para que se pudesse fumar.
Como fomos em setembro, as temperaturas eram relativamente amenas e aí fumávamos na rua sem problema.
Agora, no inverno russo o cidadão ir para a porta do hotel para fumar ...
tem que querer muito mesmo.
Abaixo o Putin.
"Dura Lex sed Lex". Em países sérios e com credibilidade as leis são respeitadas, pois em muitas delas o descumprimento acarreta a prisão do infrator. Uma delas pune com prisão a embriaguez local público, e outra pune igualmente com prisão a manifestação pública de homossexualismo. "Beijos, abraços, mãos dadas, e outros atos libidinosos, é cadeia certa". Vide o ocorrido com duas brasileiras na abertura da Copa de 2018".
ExcluirSó para variar, o Real Madrid vai à final da Champions.
ResponderExcluir14 títulos em busca do 15°.
Impressionante.
Nem precisa final, dá logo a taça. Chega a ser irritante. Empata aos 88 e vira aos 90+1. Lembrei da final do Bayern com o Manchester United quando este virou com dois gols nos acréscimos. E o Harry Kane não vai ser campeão. Ô maldição...
ExcluirO outro lado é que pode voltar o refrão: "Real Madrid, pode esperar, a tua hora vai chegar...". Isso se o Flamengo não for para a Sulamericana...
ExcluirO Kane precisa ir à Bahia urgentemente, encosto pesado ...
ExcluirO Bayern foi campeão alemão seguido nem sei mais quantas vezes; foi ele chegar e pronto ...
Falha de um dos melhores goleiros do mundo (fez pelo menos uma defesa antológica no jogo de hoje e depois entregou a rapadura), decisões discutíveis do juiz, reserva "iluminado" ... não tem jeito, o universo conspira a favor do Real Madrid.
ExcluirO nível de paranoia em alguns lugares é tanto que na copa de 2022 apreenderam uma pessoa com a bandeira de Pernambuco, achando que fazia alusão ao arco-íris GLBTQ$*&@... Mas podia ser por causa da cruz...
ResponderExcluirSó estou esquentando o sambarilove pra mandar ver no blablabla. Não entendo de futebol nem de outros assuntos, mas dou pitaco para enrolar.
ResponderExcluirÉ, em Madrid também a arbitragem também apita de acordo com o time da casa. No cruzamento para a área o jogador do Real estava em impedimento, mas não participou da jogada a jogada seguiu e aconteceu o 2º gol do Real, no final do jogo, cruzamento na área do Real, tb o jogador do Bayern estava em impedimento porém sem participar da jogada, o bandeirinha levantou a bandeira, não deixando concluir a jogada que resultou no gol do Bayern. O técnico do Bayern é discípulo dos técnico brasileiros, mexeu cedo e errado, bem feito os deuses do futebol castigam.
ResponderExcluirO Neuer era o melhor jogador em campo, até soltar a bola no chute do Vinícius Jr.
Sei não, tem jeito de entendido ... legítima.
ResponderExcluirDaqui a pouco o Botafogo entra em campo contra o Del Vale, se ganhar continua com chances, se perder está fora.
ResponderExcluirO grupo está tão embolado que o Botafogo pode acabar a rodada líder, segundo ou lanterna.
ExcluirE é contra LDU.
ExcluirEm tempos de VAR foi muito suspeito o bandeira assinalar de cara o último impedimento, sem esperar a conclusão do lance.
ResponderExcluirFlorentino Perez deve ter conversado com ele.
Mário, São Petersburgo foi uma das cidades mais incríveis que conheci.
Concordo e concordo.
Excluir- Tem vezes em que a camisa do Real Madrid pesa na arbitragem, ontem foi uma delas.
- São Petersburgo também para mim é incrível, uma das cidades a que voltaria sem pestanejar.
(o conjunto Praça + Hermitage + Rio Neva ao lado é um dos lugares mais bonitos que já conheci)
Vida de goleiro é phodda. Várias grandes defesas e falha num momento decisivo.
ResponderExcluirImagina um VAR de dez minutos em jogo da Champions.
ResponderExcluir