COMERCIAIS ANTIGOS DE CARROS (1), por Helio Ribeiro
Até algumas décadas
atrás era comum serem veiculados comerciais de carros na TV. Mas há tempos não
se vê isso com tanta assiduidade. A Internet tem uma imensa variedade daqueles
anúncios antigos e ficou difícil escolher quais postar aqui e quais não. Optei
por duas postagens separadas: uma só com comerciais da Volkswagen, onde o fusca
é maioria, e outra com comerciais das outras montadoras. A de hoje é sobre a
Volkswagen.
Sem mais delongas, vamos
aos comerciais dos bólidos da época.
FUSCA
O anúncio abaixo foi bastante veiculado na TV.
Esse é bastante criativo, mas não lembro de tê-lo visto.
Também nunca vi o abaixo.
Provavelmente este só foi veiculado em São Paulo.
Um comercial norte-americano.
E um alemão. O título significa "Histórias do Volkswagen".
TODA A LINHA VW
Muito bem bolado o abaixo, porém nunca o vi. Baseado no filme “Sete Homens e um Destino” ou em inglês, que tem mais a ver com o comercial, “The Magnificent Seven”.
PASSAT 1974
Lançamento do Passat.
Nunca achei bonito esse carro, mas dirigi um modelo 1975 de um amigo, quando
fomos a Santa Catarina. Peguei o volante um pouco à frente de São Paulo e fui
até a divisa com Santa Catarina. Ele era paraplégico e o carro era adaptado. Um
pouco complicado para dirigir: tinha um conjunto de barras articuladas de metal que fazia
as vezes de acelerador, pedal de câmbio e freio. Só a alavanca de mudança de
marcha era a mesma. Para acelerar você torcia uma bola na extremidade de uma
das barras metálicas; para frear, empurrava todo o conjunto para a frente, pois
ele estava acoplado ao pedal de freio; para fazer a mudança era mais
complicado, pois precisava empurrar para cima um pedaço da barra articulada (isso
empurrava o pedal de câmbio), fazer a mudança normalmente na alavanca para
isso, depois baixar novamente o pedaço da barra.
Quando entrei num
consórcio para pegar meu Voyage 1986, a Auto Modelo me ofereceu um Passat
Village em substituição, pois não havia Voyage em estoque. Não aceitei porque
tinha ouvido falar que o Passat iria sair de linha. E o Village, se não me
engano, era mais voltado para táxis.
VARIANT_1969
Em 1974, quando
discutíamos aqui em família que carro comprar, já que éramos em número de dez,
avaliamos Kombi (mas era muito perigosa) e Veraneio (muito cara). Optamos por
uma Variant. Vimos o anúncio de uma, acho que ano 1971. Eu e meu tio fomos
vê-la. O anúncio dizia que ela havia rodado 21 mil quilômetros. Chegando no
local, em São Cristóvão, ela não estava lá e sim na Tijuca. A pessoa que nos
atendeu estranhou aquela quilometragem e disse que era mais do que isso, talvez
uns 65 mil quilômetros.
Fomos até a Tijuca. Era uma Variant azul. Meu tio pediu para dirigi-la. Macaco velho, ele notou folga no volante, pedais gastos, e outros sinais de uso intenso. Desistimos da compra. Acabamos por escolher um Chevette 1974 zero km. Não dava para todos nós e por isso minha tia comprou um fuscão. Lembro das placas: o Chevette era LB-7713 e o fuscão ED-6254. Com a fusão GB-RJ, mudaram para ZN-7713 e QP-6254.
ZÉ-DO-CAIXÃO 1969
Fracasso como carro de
família, sucesso como táxi. Quem não se lembra deles?
------ FIM
DA POSTAGEM -------
O "Saudades do Rio" agradece a colaboração do Helio Ribeiro