FOTO 1: Neste postal vemos como era o projeto para o estádio do Maracanã, que ocupou a área do antigo Derby Club, visando a disputa da Copa do Mundo de 1950. Mas, na realidade, em 1950, não havia as construções no entorno do estádio de futebol, como veremos abaixo.
FOTO 2: Na verdade era assim que estava o Maracanã em 1950. As legendas na foto mostram onde seriam construídos o Parque Aquático Julio Delamare, o Maracanãzinho e o Estádio Celio de Barros para o Atletismo.
FOTO 3: Placa comemorativa da inauguração do Maracanã.
A partida inaugural no estádio o Maracanã foi em 16 de junho de 1950, num jogo
entre cariocas e paulistas, com vitória dos paulistas. Didi, para os cariocas,
marcou o primeiro gol no novo estádio. Logo depois foi palco de um dos dias mais tristes do
futebol brasileiro, em 16 de julho de 1950, com a perda do título de campeão do
mundo para o Uruguai.
Durante muitos anos foi o maior estádio do mundo. O dia
em que recebeu maior público foi 31/08/1969, num jogo Brasil x Paraguai, pelas
eliminatórias da Copa de 70, com 183.341 espectadores. O jogo com maior público
entre dois times brasileiros foi o Fla x Flu, no qual o Flamengo sagrou-se campeão em 1963,
com 177.656 espectadores (eu espremido entre eles).
FOTO 4: Palanque montado nos terrenos do Derby Club para o lançamento da Pedra Fundamental do Estádio Municipal (Maracanã ou Estádio Mario Filho), em 20/01/1948. Fonte: AGCRJ
FOTO 5: No concurso de projetos para a construção do Maracanã, em 1947, venceu o apresentado por Waldir Ramos, Raphael Galvão, Miguel Feldman, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. O projeto de Oscar Niemeyer foi um dos derrotados.O que pouca gente sabe é que havia sido estabelecido que também deveriam ser construídos os estádios de Atletismo, de Esportes Aquáticos, o ginásio do Maracanãnzinho(para basquete, vôleis e ginástica), um velódromo, um estádio de Tênis, um estande de Tiro.
O Maracanã original foi inaugurado em 1950, o Maracanãzinho em 1954, o Parque Aquático no final dos anos 70 e o Estádio de Atletismo em 1974 (dele falaremos em outra postagem, pois funcionou uma pista para competições desde os anos 50).
O Maracanã recebeu, anos depois, o nome de Estádio Mario Filho, o Maracanãzinho o nome de Ginásio Gilberto Cardoso, o Parque Aquático o nome de Julio Delamare e o Estádio de Atletismo recebeu o nome de Celio de Barros.
FOTO 6: O Prefeito do Rio naquela época era Angelo Mendes de Moraes. Tal como nas inúmeras reformas do Maracanã, realizadas em administrações posteriores, circularam muitos rumores sobre eventuais irregularidades na prestação de contas da obra.
FOTO 7: Nesta foto vemos que o espaço destinado ao Parque Aquático era um grande estacionamento, que ficou desta forma por mais de vinte anos. À direita, na parte de baixo, vemos o prédio onde funcionou o Museu do Índio.
FOTO 8: O projeto vencedor previa um estádio para 155.250 pessoas, com 31.000 em pé, 93.000 na arquibancada, 30.000 cadeiras, 500 lugares na tribuna de honra, além de camarotes, tribuna de imprensa, 32 banheiros e 32 bares.
FOTO 9: Postal de meados dos anos 70 onde vemos o Maracanãzinho, à direita vemos a entrada da estátua do Bellini, obras no antigo estacionamento para a construção do complexo aquático Julio Delamare (que durou pouco tempo), e, à esquerda, ao lado da entrada conhecida como "do Esqueleto" ou"da Estrada de Ferro", vemos o estádio de atletismo Celio de Barros. Para terminar aí vão algumas fotos do AGCRJ sobre etapas da construção do Maracanã.
FOTO 10
FOTO 11
FOTO 12
FOTO 13
FOTO 14