Hoje
temos algumas fotos mostrando obras para a construção da Avenida Litorânea nos
anos 50. Foi um grande projeto, a partir do Leblon, com alargamento de Av.
Niemeyer, construção da atual Av. Mendes de Morais em São Conrado, seguindo
pela Barra, Recreio dos Bandeirantes, até Sepetiba.
A
descrição do "Correio da Manhã" em 1950 dizia que "A Avenida
Turística, denominada Litorânea, irá da Praia da Gávea (Hotel Leblon) a
Guaratiba. Passará pelo Joá, Bandeirantes, Lagoa de Jacarepaguá, Pontal e
entrará pelo interior para chegar a Guaratiba. Terá 26 quilômetros e ligará
Guaratiba e Sepetiba ao centro da cidade em 20 minutos".
OBS: o Hotel
Leblon ficava no próprio Leblon, na confluência da Av. Visconde de Albuquerque
com a Av. Niemeyer.
Continuava
a reportagem: “Observa-se febril atividade na construção da nova Avenida Litorânea
com cortes e aterros nas obras no trecho compreendido entre a Av. Niemeyer e o
Joá. Centenas de caminhões trafegam em todas as direções para o aterro da Av.
Oceânica, na Praia da Gávea (atual Praia de São Conrado).
Aproveitando-se
do alargamento da Av. Niemeyer novos empreendimentos surgem, tal como o
loteamento do Bairro Jardim Gavelândia, na Estrada da Gávea nº 586."
A seção de anúncios oferecia “lotes no magnífico e futuroso
bairro do Jardim Oceânico que não terá igual no Rio de Janeiro, seja pela inigualável
beleza de suas paisagens, colocado entre beira-mar, beira-rio e beira-lagoa, que o
tornarão o bairro mais chic e rico do Rio, equiparando-se ao aristocrático
bairro de Long Island, em New York.”
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"Bom dia".
ResponderExcluirAntes de tudo, parabéns para o Dr. D' e todos os seus colegas no dia do médico.
Alguns trechos dessa avenida ganharam outras denominações ao longo do tempo e o trecho de Grumari ainda parece quase intocado.
Quantos sonhos promessas e coisas tais.
ResponderExcluirEsse projeto era falho em muitas coisas, principalmente a previsibilidade. Não construiram a planejada estrada de ferro que levaria à Angra dos Reis, aproveitaram a "tripa Niemeyer, e o resultado não foi o esperado. Não explica por exemplo, como a nova avenida chegaria à Barra da Tijuca: Se através de uma "auto estrada" como atualmente, ou utilizando a Estrada do Joá. Esa Avenida Mendes de Morais não leva à lugar algum a não ser até a... Auto Estrada Lagoa Barra. Outro fato importante é que o tal "Jardim Gavelândia" de acordo o endereço mencionado, fica atualmente "no olho do furacão" e o numero 586 é um posto de gasolina. Realmente projetos de engenharia precisam de ótimos profissionais. E fazendo uma "ponte" com o tema do SDR de ontem e à proposito de um comentário não publicado, faço uma jocosa observação: Seria comparável esse projeto com o de um profissional "cotista"?
ResponderExcluirBom dia a todos. Primeiramente homenagear o mestre Dr. Luiz D', pelo dia dos médicos, bem como também aos demais comentaristas que diariamente compartilham e comentam as imagens do SDR pelo dia do médico. Já quanto a foto e o texto, só tenho a dizer, quanta diferença entre o sonho e a realidade 50 anos depois.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesta avenida Litorânea mas faço uso dela com frequência. Quando tenho que voltar daquele estranho bairro da Barra da Tijuca passo pelo Jardim Oceânico e volto pela Niemeyer até o Leblon.
ResponderExcluirA terceira fotografia é na Barra da Tijuca?
ResponderExcluirNão era por esse trecho que deveria passar a linha do metro que iria até o Recreio ?
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