quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ESQUADRILHA DA FUMAÇA





 
A Esquadrilha da Fumaça nasceu em maio de 1952, no Campo dos Afonsos.
Na época a Esquadrilha da Fumaça da FAB utilizava os T-6 (de 1952 a 1976), North American, avião que serviu ao treinamento de milhares de pilotos durante a 2ª Guerra Mundial. Tinham potência de 600 HP, velocidade máxima de 400 milhas por hora e alcance de 900 km.
Reportagens davam conta que seriam substituídos pelos aviões a jato Mach MB-326, de fabricação italiana, mas acabaram sendo substituídos pelos franceses Fouga Magister (1969 a 1972), mas estes não se adaptaram bem às acrobacias e os T-6 continuaram até 1976.
Mais tarde outros aviões foram utilizados, tais como os Neiva T-25, os Embraer EMB - 3121 Tucano e o Super-Tucano A-29.
As fotos são de exibições no Rio, nos anos 50 e 60.

15 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Nunca tive a oportunidade de ver a esquadrilha em ação ao vivo. Algumas vezes via alguns aviões voltando para a base dos Afonsos depois do desfile de 07/09. Se é que eram da esquadrilha...

    ResponderExcluir
  2. Interessante como o Fouga Magister se apagou da minha memória, lembro bem do jatinho Paris C-41(Morane-Saulnier MS 760), mas não lembro dos FM. Conhecia a história deles, entretanto, por um livro do Pierre Clostermann sobre a Argélia (Episódios da Guerra Aérea na Argélia).
    Depois, na vida real, me deparei com um FM em hangar de um museu na Flórida. O dono do museu viu meu interesse e queria que eu o comprasse por 55 mil dólares!...
    Adorava as exibições da Esquadrilha nos T-6, ronco igual nunca mais!

    ResponderExcluir
  3. Nas 4 primeiras fotos os veteranos North American.

    ResponderExcluir
  4. Pode parecer absurdo mas eu imagino esses aviões carregando "rockets" sob as asas e disparando sobre os muitos "santuários" do tráfico existentes no Rio. Morro do Além, Parque União, Nova Holanda, Jacarezinho, Mandela, Chapadão, etc. Ações absolutamente necessárias, afinal estamos em "guerra". Mas faltam "coragem" e vontade política, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel, vá me desculpar, mas o Super Tucano é mais apropriado.

      Excluir
    2. Joel. Isso já passou pela minha cabeça por diversas vezes.
      Estou rindo aqui pela coincidência.
      Quando se fala da Esquadrilha da Fumaça, lembro sempre daquele Seriado de TV nacional chamado Águias de Fogo, produzido em 1966.

      Excluir
  5. Bom dia a todos. Ainda existe a esquadrilha da fumaça hoje? Estou falando da que utiliza aeronaves, a humana essa aumenta a cada dia, inclusive utilizando aviões para seu abastecimento. Não vejo exibições da E.F. tem anos. Outra pergunta o Voando para o Rio, mudou de endereço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lino. A esquadrilha da fumaça, equipada com os super tucanos, costuma fazer exibições nas datas festivas de cidades do interior,para alegria dos moradores desses locais.

      Excluir
    2. Obrigado pela informação mestre Reginaldo, um abraço.

      Excluir
  6. Bom Dia! Lembrei do que dizia uma "burraldinha"que morava perto de minha casa. - "É bacana vê esses "avião" fazendo "piroleta".

    ResponderExcluir
  7. Lembro da esquadrilha quando criança, fascinava a todos. Passei agora há pouco no Campo dos Afonsos, vindo de Marechal Hermes para Sulacap. A outrora famosa Churrascaria Marlene, que ficava em frente da entrada do quartel, faliu. Na Av. Marechal Fontenelle, que margeia todo o campo, colocaram quebra-molas em toda a extensão da via; Uma praga, um dos símbolos da gambiarra brasileira. O pessoal dos bairros de Marechal Hermes, Deodoro, Vila Militar, Bento Ribeiro, Sulacap, Realengo, e até Ricardo de Albuquerque e Anchieta, reclamam muito da limitação dos gabaritos para novas construções, em função da presença do aeroporto militar ali. Interessante que o bairro da Vila Valqueire, ali ao lado pertinho, esse gabarito já não é tão rígido e pode-se ver prédios mais altos.

    ResponderExcluir
  8. Conforme já devo ter comentado em post anterior, aos 6 anos de idade, eu e meus pais junto com uma grande multidão testemunhamos o mergulho de um deles na Enseada de Botafogo, em um dos eventos festivos do 4°. Centenário do Rio. O povo ficou paralisado por alguns minutos, talvez esperando um milagre, e que o piloto surgisse vivo na água (só mais tarde noticiaram que também tinha um fotógrafo de jornal na cabine do avião).
    Uns 40 anos depois, minha mãe, ao ver de passagem uma "corrida" de aviões entre pinos gigantes naquele mesmo cenário com o Pão de Açúcar ao fundo, imediatamente lembrou do acontecido em 1965 e mostrou-se bastante preocupada naquele momento.

    ResponderExcluir
  9. Lembro de uma exibição aqui em Vix em alguma data comemorativa.Sempre achei muito risco nas manobras,mas....Hoje descobrimos que existe o Biscoito Voador!!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Luiz, pessoal,
    Existe um dos aviões T6 originais da esquadrilha em uma sala do Museu Aeroespacial, exatamente com o esquema de pintura da primeira foto.
    E o T6 é um velho companheiro meu.Havia um montado em um pedestal bem perto da minha casa, em frente à Igreja de NSa do Loreto, no alto da Ladeira da Freguesia. Este estava com a cor dos modelos de treinamento da FAB, fuselagem prateada e asas cor de laranja. Detalhe : havia uma metralhadora ponto 30 no capô, logo atrás do motor. Nosso sonho de infância era subir na cabine, o que não era possível, e tínhamos que nos contentar em girar a roda de bequilha com a mão...
    O que eu nunca entendi é por que o Fouga Magister durou tão pouco tempo. Era muito bonito, com a cauda em V.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite ! Assisti várias vezes às exibições da Esquadrilha da fumaça, com os T-6 e também com os super-tucanos. Volta-e-meia eles se apresentam aqui em Juiz de Fora.

    ResponderExcluir