Fotos
do acervo do desaparecido Pgomes, mostrando o Fluminense Yatching Club.
Em
1920, a família Guinle e a família Rocha Miranda, criaram o Fluminense Yatching
Club, que funcionava nas instalações do Fluminense, em Laranjeiras,
transferido, logo depois, para a Praia da Saudade. Nesta nova sede,
frequentemente ampliada, havia cabines de banhos de mar, antes do acesso a
Copacabana ter sido facilitado. Funcionou também, durante muito tempo, um
estande de tiros, neste espaço do clube.
A
Praia da Saudade foi definitivamente aterrada em 1934/1935, quando ali foi
construída uma pista de pouso de aviões, que durou até o início da 2ª Guerra
Mundial (face a acidentes, foi descontinuada). Um projeto de ampliação para o
Fluminense Yatching Club foi feito por Niemeyer, mas o projeto não foi seguido
à risca, sendo as ampliações feitas sem um plano específico. O clube passou a
se chamar Iate Clube do Brasil e, por volta da década de 1960, Iate Clube do
Rio de Janeiro, denominação que tem até hoje
A
primeira foto mostra o Iate Clube do Rio de Janeiro, quando ainda era
Fluminense Yatching Club. Deve ser do começo dos anos 40. Sobrava espaço no
terreno para a aviação local.
A
segunda foto é de um acidente na saída da rampa do Fluminense Yachting Club,
estragou o dia do piloto e de quem mais estivesse no hidro-avião. Pelas peças
espalhadas na rampa, provavelmente o "reboque" do hidro-avião teve um
problema com as rodas, que se soltaram antes de chegar na água e acabou
travando na rampa e jogando o bico da aeronave para frente e para dentro d'água.
A
terceira foto mostra sócios do Fluminense Yacht Club, posando com a flâmula do clube
em frente à sede após um dia de pescaria. Sempre havia torneios de pesca no
clube. Pelas arandelas acesas, devia ser fim de tarde e a foto deve ser da
metade dos anos 40.
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Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirHoje é dia de aprender. Esse Iate Club é o do José Moraes, figura carimbada na política anos atrás? Estou em dúvida se era esse ou o da Ilha.
o da Ilha
ExcluirSempre tive grande simpatia pelo Fluminense, rubro-negro que sou, algo como amor do filho pela mãe. É, sem dúvida alguma, o clube mais chique do Rio de Janeiro e a criação do Yachting corrobora essa imagem de finesse que traz atrelada.
ResponderExcluirAchei, entretanto, inapropriado que, justamente hoje, a publicação tenha saído. Minhas simpatias aos torcedores tricolores.
A foto da flâmula deve ser anterior a 1943, o ano em que mudou o nome.
Bom dia, Luiz,pessoal,
ResponderExcluirHoje é dia de ficar observando. O Iate não é uma área de maior conhecimento da minha parte. Mas a foto do acidente é curiosa. Parece ter sido tirada imediatamente após o fato, algumas pessoas estão andando para a rampa, enquanto um funcionário(?) está dentro dágua recolhendo o carrinho de reboque. Este sistema de lançar hidroaviões "puros", isto é, sem trem de aterrissagem, de superfícies secas nunca deu muito certo. A melhor maneira era usar trilhos-catapulta, como se fazia nos grandes navios de guerra.
Eu acho um absurdo uma praia ser doada para um clube. Acho que foi coisa do Getúlio.
ResponderExcluirMeu amigo Pirão ia mandar ver numa moqueca com aquela fieira da terceira foto.Se tiver badejo um tanto melhor...Ontem o Flamengo mostrou vontade na metade do segundo tempo e acabou merecendo,mas está longe do que pretende com a altíssima folha de pagamento.Concordo com o Plinio que a doação da área foi um grande espanto!!!!
ResponderExcluirO Flamengo teve terrenos ultra valorizados da Zona Sul doados, o Botafogo teve o Engenhão praticamente "doado" pelo botafoguense Cesar Maia; parece que apenas o Vasco nunca teve alguma benécia de governo. E por falar em clubes, aquele zagueiro do Fluminense entregar a rapadura aos 47 do segundo tempo naquele jogo de ontem revela, definitivamente, que ele deve ser flamenguista...rs rs rs
ResponderExcluirSaiba que o Fluminense teve 1/3 do seu estádio cortado para a ampliação da Pinheiro Machado...
ExcluirAntes mesmo de ler o texto, só no título já lembrei do sumido PGomes e suas postagens desse clube, incluindo filmagens feitas pela família.
ResponderExcluirLembrei também de um empresário que disse na mídia que era melhor viajar em um pequeno iate de Niterói para trabalhar na Torre do Rio Sul do que passar pela ponte. Mesmo com tarifas para deixar a embarcação o dia inteiro num iate clube, que eu não lembro se era esse ou algum similar na Urca.
Minha família está muito ligada a este clube, que frequentei muito na infância e adolescência. a primeira foto é posterior a 1939, quando foi concluído o hangar de hidros Darke de Mattos à esquerda, construído pelo primo do meu avô Petrônio de Almeida Magalhães, que também foi presidente do Aero Clube do Brasil e comodoro do clube.
ResponderExcluirÉ um precursor do padrão Marimbás....
ResponderExcluirSobre o Fla-Flu der ontem, estou impressionado com o excesso de encaradas, empurrões e "peitadas" que jogadores dão entre eles e nos juízes, inclusive no chamado 4°. árbitro e bandeirinhas.
ResponderExcluirAssim caminha o futebol brasileiro.
Não lembro de ver isso com tanta frequência em transmissões de jogos de times estrangeiros.
Quanto ao Léo Santos do Flu, considero que ele apenas retribuiu o presente que o Arrascaeta deu ao Tricolor na semifinal da Taça GB.
Veremos agora se o Vasco retribui o gol que o Rodnei perdeu no último "Clássico dos Milhões". Sem essa gentileza do lateral do Fla, o jogo do Bangu hoje seria contra o Volta Redonda.
Boa noite !
ResponderExcluirUm detalhe interessante da segunda foto é que não havia nenhum edifício rodeando o Morro da Viúva. Ou será que tem um lá, meio escondido ?
Olhe bem para a foto. Havia sim!
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