A terceira foto está parecendo o viaduto de Deodoro, mas não o da estação. É o viaduto que faz a ligação da Estrada São Pedro de Alcântara com a Estrada Marechal Alencastro.
Sempre que vejo essa foto do viaduto Negrão de Lima dá uma ponta de angústia pelo que se transformou o Tem-Tudo, que aparece bem à direita. Essa foi a minha região por mais de vinte anos, mesmo depois de me mudar.
Existe uma outra versão da foto que mostra um pouco mais para baixo, chegando a mostrar um trecho da rua Maria Lopes. Pode ter sido o enquadramento do scanner.
Muito do que aparece na foto não existe mais, principalmente depois do arrasamento causado pela Transcarioca. A foto tem mais de 50 anos.
Muitos viadutos foram construídos nessa época, principalmente "no subúrbio". Vale lembrar o viaduto de Pilares, o Faria Timbó, o Oscar Brito, vulgarmente conhecido como "dos cabritos", e vários outros. Existe o "viaduto das Bandeiras", mais conhecido como "ponte de Coelho Neto", mas sua construção é do início dos anos 50. Tenho algumas fotos dessa construção e da região nessa época mostrando a "inacreditável, pacata, e quase paradisíaca" de Coelho Neto". Resta a pergunta: "Aonde foi que eu errei?"
Com relação ao viaduto Negrão de lima e à Tem Tudo, a churrascaria que dá nome ao local pertencia a um português de nome Ferreira, que nos anos 70 sofreu uma curiosa ameaça de sequestro de seu filho, facilmente elucidada pelo dublê de delegado de polícia e juiz de futebol José Gomes Sobrinho. Foi somente nos anos 90 que o "complexo" foi vendido para a "Empresa" de Romildo Ribeiro Soares.
A postagem é bastante interessante.Viaduto é sinal de modernidade mas as viuvas devem gostar de vielas,paralelepípedos e pinguelas.Mesmo sendo a favor eu sou Do Contra.
Na verdade não é Cascadura e sim Cavalcante. Esse viaduto é sobre a linha auxiliar, sendo inclusive reformado no governo Cabral. A ligação se dá através das ruas Cerqueira Daltro e Sidônio Paes. Um outro viaduto foi construído na região no governo Cabral também sobre a linha auxiliar, no final da Avenida João Ribeiro em "Engenho do Mato".
Cascadura, Cavalcanti e Engenheiro Leal, para os comuns é difícil saber onde começam e onde acabam. Os endereços do comércio com "link" no Maps só criam mais confusão. Aquele padrão cinza com faixa amarela dos veículos do Estado da Guanabara era feio demais, mas provoca saudades de um tempo que tínhamos uma administração pública estadual com melhor desempenho, sem que fosse necessário "lubrificar a máquina". Pelo menos não de maneira tão escandalosa como governos mais recentes.
A primeira foto é a do Viaduto Negrão de Lima, a segunda é no Alto da Boa Vista, e a a terceira não identifiquei.
ResponderExcluirA terceira foto está parecendo o viaduto de Deodoro, mas não o da estação. É o viaduto que faz a ligação da Estrada São Pedro de Alcântara com a Estrada Marechal Alencastro.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirSempre que vejo essa foto do viaduto Negrão de Lima dá uma ponta de angústia pelo que se transformou o Tem-Tudo, que aparece bem à direita. Essa foi a minha região por mais de vinte anos, mesmo depois de me mudar.
Existe uma outra versão da foto que mostra um pouco mais para baixo, chegando a mostrar um trecho da rua Maria Lopes. Pode ter sido o enquadramento do scanner.
Muito do que aparece na foto não existe mais, principalmente depois do arrasamento causado pela Transcarioca. A foto tem mais de 50 anos.
As outras duas não faço ideia.
Em tempo: o viaduto foi inaugurado na década de 50, salvo engano em 1958.
ResponderExcluirMuitos viadutos foram construídos nessa época, principalmente "no subúrbio". Vale lembrar o viaduto de Pilares, o Faria Timbó, o Oscar Brito, vulgarmente conhecido como "dos cabritos", e vários outros. Existe o "viaduto das Bandeiras", mais conhecido como "ponte de Coelho Neto", mas sua construção é do início dos anos 50. Tenho algumas fotos dessa construção e da região nessa época mostrando a "inacreditável, pacata, e quase paradisíaca" de Coelho Neto". Resta a pergunta: "Aonde foi que eu errei?"
ResponderExcluirCom relação ao viaduto Negrão de lima e à Tem Tudo, a churrascaria que dá nome ao local pertencia a um português de nome Ferreira, que nos anos 70 sofreu uma curiosa ameaça de sequestro de seu filho, facilmente elucidada pelo dublê de delegado de polícia e juiz de futebol José Gomes Sobrinho. Foi somente nos anos 90 que o "complexo" foi vendido para a "Empresa" de Romildo Ribeiro Soares.
ResponderExcluirA primeira foto, sem dúvida, é do Viaduto Negrão de Lima. Foi publicada na revista Manchete em 1967.
ResponderExcluirA foto é de 1967, com certeza. Mas como informei o viaduto foi inaugurado em 1958, ainda no DF.
ExcluirO Decourt fez uma série de posts sobre o viaduto há quase 13 anos.
http://www.rioquepassou.com.br/2006/05/24/viaduto-negrao-de-lima-a-serie-i/
A postagem é bastante interessante.Viaduto é sinal de modernidade mas as viuvas devem gostar de vielas,paralelepípedos e pinguelas.Mesmo sendo a favor eu sou Do Contra.
ResponderExcluirA segunda foto mostra o Viaduto Santos Dias, na Avenida Edson Passos, reconstruído após as chuvas de janeiro de 1967.
ResponderExcluirA última foto é do Viaduto José Lins do Rego que substituiu a cancela ferroviária de Cascadura.
Na verdade não é Cascadura e sim Cavalcante. Esse viaduto é sobre a linha auxiliar, sendo inclusive reformado no governo Cabral. A ligação se dá através das ruas Cerqueira Daltro e Sidônio Paes. Um outro viaduto foi construído na região no governo Cabral também sobre a linha auxiliar, no final da Avenida João Ribeiro em "Engenho do Mato".
ResponderExcluirCascadura, Cavalcanti e Engenheiro Leal, para os comuns é difícil saber onde começam e onde acabam. Os endereços do comércio com "link" no Maps só criam mais confusão.
ResponderExcluirAquele padrão cinza com faixa amarela dos veículos do Estado da Guanabara era feio demais, mas provoca saudades de um tempo que tínhamos uma administração pública estadual com melhor desempenho, sem que fosse necessário "lubrificar a máquina". Pelo menos não de maneira tão escandalosa como governos mais recentes.