quarta-feira, 21 de agosto de 2024

ONDE É? - BONDES

As fotos abaixo foram enviadas pelo Helio Ribeiro, que diz não saber o local exato. Vamos tentar ajudar o Helio?

FOTO 1: Poderia ser a esquina da Avenida Passos?

FOTO 2: Avenida Presidente Vargas? Em que altura?


                    FOTO 3: Poderia ser a Rua Visconde de Rio Branco?

 FOTO 4: Talvez esta entrada em curva suave possa ser uma pista.


 FOTO 5: Av. Presidente Vargas? Onde?


                                         FOTO 6: Praça Mauá.

64 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    As fotos 2 e 5 mostram o mesmo local, com uma diferença sutil de ângulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diria que tem chance de ser a esquina com o Campo de Santana, perto da casa de Deodoro.

      Excluir
  2. Se o Helio não sabe muito menos eu. A maioria é na Presidente Vargas mas com poucas referências.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto é na Presidente Vargas esquina com Avenida Passos. A foto 3 é na Visconde do Rio Branco: o fotógrafo está de costas para as esquina do Campo de Santana e da Rua dos Inválidos. O prédio em primeiro plano e à esquerda da foto está em péssimo estado atualmente, quase em ruínas atualmente.

    ResponderExcluir
  4. A foto 4 pode ser da rua do Riachuelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Mem de Sá, que aparece na placa à esquerda do número de ordem, lado oposto da propaganda do calçado Oxford.

      Excluir
  5. Bom dia.
    F.F.: Citado ontem pelo Mauro Marcelo como exemplo de parque em que há parceria com empresa privada, o Parque do Ibirapuera completa hoje 70 anos.

    ResponderExcluir
  6. A foto 6, Praça Mauá, mostra a construção do prédio da futura rodoviária Mariano Procópio.

    ResponderExcluir
  7. A foto 1 foi fácil, pois mostra que os trilhos de bonde não prosseguiam e entravam à direita, pois a não havia tráfego de bondes na Presidente Vargas além da Avenida Passos.

    ResponderExcluir
  8. A foto 5 mostra o bonde da linha 75 cruzando a Presidente Vargas após sair da Rua dos Andradas. Vai virar à esquerda e seguir em direção ao canal do Mangue.

    ResponderExcluir
  9. Falando em Vasco, ontem foram sorteados os confrontos de quartas de final da Copa do Brasil e o emparceiramento até a final. O Vasco pega o Athletico-PR e o Flamengo, o Bahia. Na semifinal, pode ter confronto com o Corinthians (que pega o Juventude). O Vasco, passando para a semifinal, pega quem passar de São Paulo X Atlético-MG.

    ResponderExcluir
  10. Fotos 1 e 5 tiradas durante o carnaval, a Foto 5 mostra andando em direção ao bonde o que parece ser um grupo de mulheres fantasiadas de "arqueiras" tipo Robin Hood.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Saudosistas. Quase todas fotos já identificadas pelo Joel, somente a foto 4 ainda não identificada.
    Vou chutar a foto 4, Largo do Estácio

    ResponderExcluir
  12. As roupas das mulheres (e meninas de branco ?) da Foto 3 são de uma total inadequação para o nosso clima.
    Imagine no verão ...

    ResponderExcluir
  13. Algumas observações:

    1) durante o Carnaval as linhas de bonde podiam ter seus itinerários alterados. Por isso não podemos confiar no número dela para daí deduzir o local.

    2) foto 5 ==> o bonde está indo para a esquerda. O letreiro mostrado e o traseiro. Não podemos confiar no seu número e linha.

    3) ainda foto 5 ==> não havia travessia de bondes da rua dos Andradas cruzando a Presidente Vargas. E mesmo se o bonde for o Lins de Vasconcelos, ele não passava na Andradas. Ele cruzava a Presidente Vargas entre a Candelária e o mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil. Para cruzar "entre a Candelária e o mar" só poderia ser na Primeiro de Março ou a Visconde de Itaboraí, e ainda que fizesse isso não poderia virar à esquerda na Presidente Vargas e teria forçosamente entrar à esquerda na Visconde de Inhaúma.

      Excluir
    2. Joel, o Lins de Vasconcelos saía da Praça XV, percorria a Primeiro de Março, Visconde de Itaboraí, cruzava pela Candelária e entrava na Visconde de Inhaúma, depois Marechal Floriano, Central do Brasil, Presidente Vargas lado do metrô, e daí por diante.

      Excluir
  14. Na foto 5 aparece um poste alto, como se fosse um obelisco. Onde havia isso?

    ResponderExcluir
  15. Pensei que as fotos 2 e 5 fossem a Praca Barão de Tefé, porém as construções que são vistas desmentem a hipótese.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.

    Acho que, na foto 6, os bondes estão na Rodrigues Alves. À esquerda, o Palacete Dom João. Atrás dos bondes, vemos o terreno onde hoje está o prédio da Polícia Federal e ao fundo o Morro da Conceição.

    ResponderExcluir
  17. O cantor da música mais ouvida no país é o goiano Gabriel Ângelo Furtado de Oliveira - o Grelo.
    A gravação de Grelo da música “Só fé” chegou pela primeira vez à primeira posição entre as mais ouvidas do Spotfy Brasil no dia 12 de agosto. No domingo (18), a canção ficou entre as 35 mais ouvidas no mundo, no mesmo streaming.
    O refrão da letra:
    “Só preciso de um dinheiro pra comprar um mé
    O leitin das criança e o Modess da muié
    O resto é só fé, só fé, só fé
    O resto é só fé, só fé, só fé”
    É ou não é uma obra prima ?

    ResponderExcluir
  18. Na foto 5, pela cor do céu, pelo tamanho das sombras, pela quantidade de arqueiras e pelo número 1082 estampado no bonde, eu diria que o Botafogo não vai ser campeão brasileiro (de novo).

    ResponderExcluir
  19. Ana e Joel deram bons palpites, mas como as fotos são antigas fica difícil compará-las com as edificações atualmente existentes no locais citados.

    No caso da foto 6, realmente parece o Palacete Dom João, porém hoje ele tem 4 andares e na foto só aparecem 3. Talvez ainda estivesse em construção. Mas a quantidade de janelas entre a extremidade do prédio e o tarugo central hoje é de 7 e na foto só aparecem 5. Como pelas roupas das pessoas e pelo tipo de bonde a foto deve ser da década de 1910 ou 1920, e o palacete foi construído em 1916, há boas chances de ser ele.

    ResponderExcluir
  20. A foto 1 pode ser a avenida Passos esquina com Presidente Vargas, porém me chama atenção o par de trilhos saindo da Passos, já que na época da foto só havia mão única de bondes nela.

    ResponderExcluir
  21. Com relação às fotos 2 e 5, está bem claro que foram tiradas no mesmo local, em ângulos um pouco diferentes. Vamos partir de dois pressupostos, não necessariamente verdadeiros, para tentar descobrir o local das fotos.

    Primeiro pressuposto -- ambos os bondes estão fazendo seu itinerário normal. Pode não ser verdade, porque se trata de fotos tiradas em Carnaval e o itinerário de algumas linhas poderia estar alterado.

    Segundo pressuposto – na foto 5, o bonde está indo para o lado esquerdo e portanto estamos vendo a parte traseira do carro-motor, com o letreiro 75 – Lins de Vasconcellos. Trata-se de um carro-motor bidirecional, onde o letreiro da parte oposta à do motorneiro ficava sem controle de ninguém. Um passageiro engraçadinho poderia facilmente girar as manivelas do número e do nome da linha. Portanto, não podemos garantir que se tratava mesmo de um bonde da linha 75 – Lins de Vasconcellos. Porém, como tanto o número quanto o nome estão bem centrados no letreiro, podemos assumir que era realmente um bonde daquela linha, já que quando engraçadinhos mexiam nas manivelas resultava um samba do crioulo doido, onde o número da linha não coincidia com o seu nome. Outro ponto que dá sustentação a esse pressuposto é que na foto podemos distinguir os algarismos 196 do número de ordem do carro-motor . A linha 75 era da seção Barão de Drummond e nela havia o bonde bidirecional número de ordem 1960, cujo tipo de letreiro era exatamente igual ao da foto. O reboque 1082 era da seção Méier, quando o vi na década de 1960, mas não era incomum tanto reboques quanto carros-motor mudarem de seção, e a foto é do ano de 1951. Assim, vamos partir do pressuposto que a foto mostra um bonde Lins de Vasconcelos, realmente.

    Sendo assim, temos então um bonde da linha 93 – Ramos (foto 2) passando pelo mesmo local que um da linha 75. Ora, o 93 partia da Praça Mauá e o 75 saída da Praça XV. O itinerário de ambos só coincidia na avenida Marechal Floriano, a partir da esquina com a rua Acre, e daí até a Central do Brasil e posteriormente pela pista da Presidente Vargas, junto à linha do metrô, até a ponte de travessia do canal do Mangue perto da Ponte dos Marinheiros. Ali o itinerário dos dois se separava: o 75 seguia para a Praça da Bandeira e o 93 para a Leopoldina.

    Portanto, partindo dos pressupostos acima citados, o local das fotos está situado entre a rua Acre e a Ponte dos Marinheiros, segundo o trajeto que descrevi acima. Mas onde existe aquele prédio antigo, aquele grande espaço que aparece na foto, com os edifícios ao fundo?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. E pela posição das sombras, a rua onde os bondes estão transitando parece se desenvolver no sentido aproximado leste-oeste.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde a todos!

    Apaguei este comentário para não atrapalhar a sequência do Hélio.

    Sobre a Foto 06, identificada pela Ana como sendo o prédio do Palacete Dom João, este prédio atualmente se liga ao Museu do MAR, acho difícil ter espaço atrás do Palacete para isso. Mas é apenas suposição minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deletou o comentário para não atrapalhar minha sequência. Gente fina e educada é outra coisa. Obrigado, Guilherme.

      Excluir
    2. Sim, Helio, vi que você tinha escrito 2 comentários seguidos e aguardei um pouco, pois sei que você costuma postar, às vezes, uma sequência. Aguardei dez minutos e como não veio nenhum comentário seu, resolvi colocar o meu. A Lei de Murphy não falha, pois foi só eu colocar meu comentário, atualizei a página e logo vi um comentário seu, mais longo, então apaguei o meu. Aguardei mais dez minutos e coloquei novamente o meu. Estou para te perguntar uma coisa, mas logo mais te faço a indagação. Obrigado pelo elogio. Gentileza gera Gentileza.

      Excluir
    3. Guilherme, pode perguntar quando quiser.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Hélio, na foto 1 os dois trilhos que entram à direita na Avenida Passos dão a impressão que convergem e adiante serão uma única linha.

    ResponderExcluir
  27. Chamei a Claro/Net pois estava com uns poucos canais fora do.ar. Veio o técnico e disse que o problema era na caixa de entrada do prédio. Mexeu, mexeu, e agira fiquei com TODOS os canais fora do ar, bem como sem Internet.
    Fantástico atendimento. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive o mesmo problema na semana retrasada, fiquei sem internet e TV de quinta-feira a domingo.

      Excluir
  28. Na foto 5 fiquei com a impressão de que ao fundo estava o Balança mas não Cai, por isso meu palpite da esquina do Campo de Santana. A região foi muito alterada, dificultando ainda mais a identificação.

    ResponderExcluir
  29. Então, Hélio, você conhece o cantor Udo Jürgens? Pelo que vi ele é austríaco e acho que canta em alemão.

    15 dias atrás recebi uma mensagem no zap de um conhecido e era um vídeo de uma música portuguesa chamada "Verde Vinho", do cantor Paulo Alexandre. Essa música era uma das mais ouvidas pelo meu saudoso pai. Eu também a ouvia muito com ele e a letra fala de um imigrante que sonha em retornar ao seu país, à sua aldeia, aos seus familiares, enfim, é triste, mas sempre gostei de ouvi-la com meu pai e ficávamos muito emocionados.

    Conclusão: vi esse vídeo diversas vezes nessa hora lembrando do meu pai

    Nesse mesmo dia, estava vendo o jogo de vôlei masculino nas Olimpíadas. Era França x Alemanha e em determinado momento o DJ da Arena do vôlei coloca essa música, apenas como fundo musical. Pensei: o que essa música portuguesa estaria a tocar nesse jogo. Mas, claro, minha surpresa maior era a coincidência de tê-la recebido momentos antes.

    Fui pesquisar pela música e pelo cantor Paulo Alexandre. Ele ainda está vivo, com 93 anos. Descobri que a música é uma regravação de Udo Jürgens, chamada "Griechischer Wein" (Vinho Grego).

    Nesse dia, você estava comentando sobre suas viagens pela Europa, acampamentos, alguma aventura pela Grécia e sei que você gosta muito de músicas, inclusive alemãs.

    Enfim, foi uma cadeia de eventos que, juntos, se interligaram na minha cabeça e que você estava incluído. E pintou essa curiosidade minha, se você o conhecia e da tal música, apenas isso.

    Desculpe a extensão demasiada do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, o cantor Udo Jürgens eu conheço, mas essa música nunca ouvi. A batida de fundo lembra o ritmo sincopado das músicas gregas, mas a melodia de frente não é característica da Grécia. A versão portuguesa tem relação com a alemã ao falar da saudade da terra natal.

      Aliás, esse sentimento é muito presente em músicas alemãs. O conceito de "Heimat" ("terra natal") é fortíssimo nos germânicos e a vontade de voltar "daheim" ("para casa") também é muito comum nas letras. Aliás, quando você entra em contato com as canções antigas você percebe que as letras não se fixam tanto em amor como acontece normalmente no Brasil e em outros países. Os temas muito comuns são caçadas, descrição da terra natal, saudade de casa, músicas sobre o mar e os marinheiros, sobre soldados, sobre fontes e suas águas jorrando, sobre aspectos da Natureza (montanhas, flores, estações do ano, árvores, pássaros), etc.

      Excluir
    2. Ok. Hélio, agradeço pelas explicações quanto à cultura musical alemã. Essa música original é de 1974, portanto, está fazendo 50 anos. Forte abraço!

      Excluir
  30. Hélio. Dei uma pesquisada no Palacete pelo SV e vi que, na frente, ele tem realmente 7 janelas para cada lado da parte central, mas atrás são 5 janelas para cada lado. Por outro lado, falta o quarto andar. Teria sido construído depois?

    Guilherme. Você me deixou na dúvida. Olhando a foto, não dá para ter certeza se, entre o Palacete e o Morro da Conceição, tinha espaço para o futuro prédio da Rodoviária Mariano Procópio, hoje parte do MAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua descoberta acho que matou a charada. Se você olhar no SV a casa amarela de endereço avenida Venezuela 41, vai ver que ela lembra muito a que aparece pouco abaixo da palmeira do morro, na ligação entre o reboque e o carro-motor do bonde. Do lado esquerdo dela (de quem olha a foto ou o SV) tem duas casas de 3 janelas, aproximadamente da mesma altura que ela. Do lado direito, na foto tem uma casa de 4 janelas e no SV ela tem 5, mas pode ter sido fruto de obra posterior.

      O modelo de bonde é da Cia Ferro-Carril do Jardim Botânico, que normalmente não teria nada a ver com este local, porém uma tabuleta na lateral dele consta a palavra "Especial". E aí, vale tudo.

      Excluir
    2. Você está certa, Ana. Pela posição do Morro da Conceição e da propaganda da Água Caxambu (que aparece em outras fotos antigas da Praça Mauá), só pode ser o prédio da Inspetoria dos Portos. No período em que a foto foi tirada, a fachada posterior do palacete só tinha três andares, como pode ser visto aqui mesmo no SDR na postagem de 18 de julho de 2023.

      Excluir
    3. A Ana está "absolutamente certa". Incrível como as nossas dúvidas são dirimidas pelas próprias (nem tão) antigas postagens do SDR, já que a postagem reveladora foi em 2023.

      Excluir
  31. Há muitos anos li um livro sobre “coincidências”. Não um com título com este nome e que fala de espiritualidade. Era um outro que abordava coincidência e sincronicidade. Pena que não lembre do nome.
    E agora me lembrei de outro que li na mesma época chamado o “Homem dos Dados”. Todas suas decisões dependiam do resultado dos dados. Mas todas mesmo. O autor é Luke Rhinehart. É interessante.

    ResponderExcluir
  32. Muito resumidamente:
    Sincronicidade é um conceito criado por Carl Jung que difere da coincidência.
    As coincidências são a ocorrência de dois ou mais fatos ao mesmo tempo. Por exemplo, pensar em alguém e receber uma ligação da mesma pessoa.
    A sincronicidade é um momento acompanhado de um significado ou insight. Por exemplo, quando alguém fala algo que você precisava ouvir naquele momento para entender melhor alguma coisa que estava acontecendo na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não existem coincidências!" Essa "sincronicidade" é bem mais ampla do que qualquer definição criada pelo ser humano".

      Excluir
  33. Espero que o Lino tenha sobrevivido sem maiores problemas de quase mais um deja vu... Nossa sorte é que ainda vai ter mais um jogo no final do ano.

    ResponderExcluir
  34. Que jogo!
    Que sofrimento no final.
    Há coisas que só acontecem com o Botafogo.
    Sofrer 3 gols nos minutos finais é de matar.
    Imaginem se vai para os penaltis…

    ResponderExcluir
  35. Bom dia.
    A respeito do (bom) jogo, a história ia se repetindo; se o jogo fosse para a decisão nos pênaltis, e só não foi por um detalhe, e o Botafogo perdesse, desconfio que no Campeonato Brasileiro o time iria por água abaixo, como gostam de dizer, o "emocional ficaria destruído."
    Agora, quem sabe o sufoco, dessa vez com final feliz, melhora esse lado do time?
    Veremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mais um comentário sobre o jogo: quantas e quantas vezes eu já vi um time em vantagem "afundar" em campo, permitindo que o adversário permaneça na entrada da área, jogando a bola dentro da área, no "tumulto" ? Os atacantes recuam quase para a entrada da área, o time fica espremido, sem nenhuma saída, aí é questão de tempo levar um ou mais gols.
      Acho que é possível treinar jogadas de proteção e saída de bola, evitar o "afundamento".

      Excluir
  36. Bom dia Saudosistas. Ufa, tudo com o Botafogo é com muito sofrimento, depois do jogo não conseguia dormir, acho que só adormeci perto das 3 horas da manhã. No gol anulado, soltei um PQP, que não só devo ter acordado todos os moradores do meu prédio como os moradores do prédio vizinho e os Santos da Igreja do lado.

    ResponderExcluir
  37. Fora de foco, do globo.com:
    “A população brasileira começará a diminuir em 2042, após atingir o pico de 220 milhões em 2041, segundo projeção do IBGE. Em 2070, seremos 199 milhões.
    O recuo decorre principalmente da queda na fecundidade, que saiu de 2,3 filhos por mulher em 2000 para 1,57 em 2023. Por outro lado, a expectativa de vida do brasileiro deve subir. Em 2070, homens devem viver em média 81,7 anos e mulheres, 86,1 (hoje são 72,1 e 78,8, respectivamente).
    Com menos filhos e vivendo mais, a idade média dos brasileiros vai sair dos atuais 34,8 anos para 51,2 anos em 2070.”

    Meus netos (nascidos em 2021,2023 e 2024) estarão próximos desta idade média.
    (bem alta, não ? metade da população com mais de 50 anos é um bocado.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ver que tem tanta gente dizendo que já tem 220 milhões de habitantes em 2024... Esses devem estar desapontados com esse "déficit populacional"...

      Excluir
    2. Não há seguridade social que dê conta do aumento da expectativa de vida e diminuição dos que contribuem.
      Não vai dar certo.
      Como a Natureza é sábia deverá haver uma grande epidemia ou eventos catastróficos que diminuam a população no planeta.
      Não serão tempos fáceis.

      Excluir
  38. Aviso para os amantes de carros antigos: haverá uma exposição de mais de 100 carros vintage no Recreio Shopping no sábado, dia 24. O evento acontecerá das 11h às 20h, no Estacionamento Frontal, junto à portaria principal do shopping. Boa pedida de um passeio grátis.

    ResponderExcluir
  39. Fotos 1, 2 e 5: sequência de um mesmo fotógrafo, que nem saiu do lugar, só girou, com um certo intervalo. Av. Passos com Pres. Vargas. O Hélio comentou que no carnaval até os bondes saíam do normal, mas sobre as duas linhas entrando na Av. Passos (foto1) ambas parecem encontrar em uma só.
    Foto 4: vi no acervo da Light, de informações nem sempre confiável, mas lá citaram a Av. Mem de Sá. O Augusto disse que poderia ser essa ou Rua Frei Caneca, é esquina das duas.
    Pelo número que aparece na parede esse sobrado é da Mem de Sá, o bonde está saindo da Frei Caneca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prédio alto em construção atualmente deve ser o da Universidade Estácio de Sá.

      Excluir
  40. Fotos 3 e 6: uma definida pelo Hélio e outra pela Ana e o Joel.

    ResponderExcluir