sábado, 24 de agosto de 2024

JOIAS DA PROPAGANDA (1)

 

JOIAS DA PROPAGANDA (1), por Helio Ribeiro

Dizem que os autores de propaganda brasileiros estão entre os melhores do mundo. Se é verdade ou não, ignoro. Mas algumas de suas criações realmente marcaram época e se fixaram na memória de milhões de pessoas. Na postagem de hoje relembro algumas. Como sempre, a lista será incompleta, ou por esquecimento meu ou para não torná-la muito extensa.

 

GOTINHAS DA ESSO


Originalmente a Esso aqui no Brasil adotou como mascote um garotinho em forma de gotinha criado por uma agência de publicidade dinamarquesa, na década de 1950. A McCann Erickson incorporou uma menina, formando um casal que ficou conhecido como Casal Gasolina.

Na animação original o jingle era em ritmo de Bossa Nova e logo a seguir repetia em ritmo de samba, porém apenas a melodia, sem a letra. Vide a versão de 1962. Animação feita pela Lynxfilm.


 CASAS PERNAMBUCANAS

Também marcou época. Quem não se lembra dessa, ano de 1962? Autor do jingle Heitor Carillo. Produção Magisom.


 PORTUGUESES DA VARIG

Dentre os muitos comerciais da VARIG, este marcou época. Ano de 1967. Criação de Archimedes Messina. Arranjo de Chiquinho de Moraes. Cantora Ilda de Castro. Produção Sonotec.


 CAMISAS US TOP

“Bonita camisa, Fernandinho” passou a ser uma frase incorporada pelo público e usada até hoje. Ano de 1985, criação de Washington Olivetto, agência Talent.



BARDAHL

Ano de 1959. O detetive Bardahl combatia a Turminha Brava, composta por Chico Válvula Presa, Zé dos Anéis Sujos, Carvãozinho e Antônio Sujo.


Posteriormente apareceu uma mulher, a Clarimunda, que servia de isca para os motoristas.


O comercial abaixo é norte-americano, ano de 1955.


BOMBRIL

A primeira da série, com o ator Carlos Moreno. Agência de propaganda DPZ.


COTONETES JOHNSON & JOHNSON

Produzido pela Start Anima, o Homenzinho Azul da Johnson & Johnson ganhou Medalha de Bronze no Festival de Cannes em 1978.



-------  FIM  DA  POSTAGEM  -----


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

ANIVERSÁRIO DO GMA

GMA, ilustre comentarista do "Saudades do Rio", é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. 

A postagem de hoje é para homenageá-lo por seu aniversário. 

GMA, por coincidência, frequentou as mesmas escolas que eu, embora muito tempo depois: o Curso Infantil Eva Levy e o Colégio Santo Inácio.

GMA é grande colaborador do "Saudades do Rio", enviando material para as postagens e muitas informações complementares sobre o que foi publicado.

Hoje veremos algumas dessas colaborações, muitas inéditas por aqui.

Ao GMA os melhores votos de muita saúde e muito sucesso.


FOTO 1: Aqui vemos o jovem GMA na Lagoa, em frente à antiga pedreira. Na época o trânsito da Av. Epitácio Pessoa era interrompido às 10h e às 16h, por cerca de 10 minutos, para as explosões.

FOTO 2: Esta foto encaminhada pelo GMA mostra o Forte do Morro da Viúva (1866-1922) em fotografia de 23 de outubro de 1920.

Esta é a localização da ‘Bateria do Morro da Viúva’ que vinha a ser uma pequena fortificação erguida em 1863 e terminada em 1866. A respeito dos motivos da construção desta "Batterie" recomendo leitura sobre o naufrágio do "Prince of Wales" e a "Questão Christie". 


FOTO 3: Esta fotografia faz parte do excelente livro "Guanabara - La Superbe". Mostra uma aquarela da Embaixada da França na Praia do Flamengo. GMA ofereceu este livro para o acervo do "Saudades do Rio".


FOTO 4: Este selo foi enviado para a seção "Do fundo do baú", mas não chegou a ser publicado. O motivo do selo é o tricampeonato mundial de futebol em 1970.


FOTO 5: Esta foto enviada pelo GMA já gerou dúvidas na Internet, mas parece ser na Lagoa Rodrigo de Freitas.


FOTO 6: Aqui vemos a turma do GMA no "pier" que existia na Lagoa, defronte ao Corte do Cantagalo.


FOTO 7: Outra foto da turma, também na Lagoa defronte ao Corte do Cantagalo, agora em um reboque de bonde, daqueles que foram colocados nas praças no final dos anos 60.


FOTO 8: Uma das especialidades do GMA é complementar postagens com novas informações. A imagem acima se relaciona com o "Beco da Música", motivo da postagem em https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2024/08/beco-da-musica.html


FOTO 9: Esta fotografia do júri do Programa Flávio Cavalcanti complementa a postagem https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2024/08/locutores-e-apresentadores.html


FOTO 10: E esta garimpada complementa a postagem em que se de quem era" Jim Marshall":
https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2024/07/quem-e.html

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

ONDE É? - BONDES

As fotos abaixo foram enviadas pelo Helio Ribeiro, que diz não saber o local exato. Vamos tentar ajudar o Helio?

FOTO 1: Poderia ser a esquina da Avenida Passos?

FOTO 2: Avenida Presidente Vargas? Em que altura?


                    FOTO 3: Poderia ser a Rua Visconde de Rio Branco?

 FOTO 4: Talvez esta entrada em curva suave possa ser uma pista.


 FOTO 5: Av. Presidente Vargas? Onde?


                                         FOTO 6: Praça Mauá.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

QUINTA DA BOA VISTA

O Rio de Janeiro tem locais fantásticos que são pouco aproveitados, pouco conhecidos e, às vezes, impossíveis de serem frequentados por questões de segurança.

Vemos hoje fotos da Quinta da Boa Vista e de alguns eventos que ali se realizaram.


FOTO 1: Esta imagem foi enviada por Lena David há muitos anos e nunca foi publicada no SDR. Um parque como este no centro da cidade é um privilégio.
CORREÇÃO: ESTA FOTO É DE BELO HORIZONTE.


FOTO 2: Foto de Dimitri Lambru, do acervo do Rouen. O Simca Chambord não existe mais, os escoteiros estão desprestigiados e o Museu Nacional ainda não se recuperou do terrível incêndio.


FOTO 3: Foto do acervo de Ana B. Nogueira, uma lembrança da  exposição americana na Quinta da Boa Vista de 4 a 6 de maio. A corrida espacial, nos anos 60, entre EUA e URSS mobilizava o mundo.


FOTO 4: Um domingo qualquer na Quinta da Boa Vista no século passado.


FOTO 5: Sob o patrocínio do Departamento de Turismo e Certames da Prefeitura do Distrito Federal, realizou-se em junho de 1955, em um dos lagos da Quinta da Boa Vista, onde está armado o grande navio de São João, uma grande festa junina dedicada às crianças. O festejo teve a participação de destacados artistas da Rádio Nacional.


FOTO 6: Na Quinta da Boa Vista  o Projeto Aquarius ganhou forma pelas concepções do jornalista Roberto Marinho, do maestro Karabtchevsky e do então gerente de Promoções de O Globo, Péricles de Barros. O projeto quebrou o tabu de que, no Brasil, a música clássica seria uma manifestação de arte reservada a pequenos nichos de apreciadores. Um público de mais de 100 mil pessoas compareceu ao espetáculo.

FOTO 7: Ir à Quinta da Boa Vista significava para as crianças visitar o zoológico, passear de barco, correr e brincar, tomar sorvete, comer pipoca e algodão doce, ganhar uma bandeirinha.


FOTO 8: Foto de Uriel Malta, do AGCRJ, do ano de 1952.