sexta-feira, 29 de março de 2024

SEXTA-FEIRA SANTA NO CINEMA PIRAJÁ


O Cinema Pirajá, foi a primeira grande sala do Grupo Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro. Ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 303, em Ipanema e foi inaugurado em 17/09/1936. Chegou a ter 1960 lugares e foi demolido em 1975.

O jornal "Beira-Mar"assim se referiu ao prédio quando de sua inauguração: "O primor da fachada, na sobriedade de suas linhas, a suntuosidade do hall e varandas e o requintado modernismo da sala de projeção formam um admirável conjunto em que, mais uma vez, patenteia-se a boa vontade da empresa Severiano Ribeiro e a competência dos engenheiros da Companhia de Melhoramentos e Construções". 

Frequentei o Pirajá a partir da década de 50, quando ele já era um "poeira" muito querido. Acho que não tinha ar-condicionado, as cadeiras eram de madeira (mas reclinavam um pouco) e dos dois lados da plateia havia portas com venezianas, através das quais entrava a luz do dia na sala de projeção.

Mas seu dia de glória eram as Sextas-Feiras Santas, quando exibia o filme "Vida e Paixão de Jesus Cristo", que levava multidões ao cinema, com longas filas se estendendo pela Rua Visconde de Pirajá, ainda calçada com paralelepípedos.

O filme era antiquíssimo, datado do início do século, do tempo do cinema mudo. O filme acompanha Jesus desde a cidade de Belém, onde Maria o concebe na manjedoura, até sua ressurreição, com todo rigor bíblico. O público acompanhava seus milagres, a integração dos Doze Apóstolos cm busca do bem, a última ceia, seu julgamento em praça pública e sua crucificação.

Filmado no ano de 1902, este filme foi um dos primeiros filmes sobre a vida de Jesus Cristo já feito. O diretor foi Lucien Nonguet e os atores foram Monsieur Moreau,  Ferdinand Zecca, Madame Moreau, Robert Henderson-Bland, Percy Dyer, Gene Gauntier.

Até o início da década de 60 a Sexta-Feira Santa era um dia triste, com as rádios só tocando música clássica. Não havia nenhum evento esportivo, os bares e restaurantes tinham frequência mínima, boa parte dos cariocas praticava o jejum e a abstinência de carne, as igrejas católicas cobriam todas as imagens com um pano roxo.

Se bem me lembro os jornais não circulavam e todo o comércio ficava fechado. Havia pouco movimento nas ruas e era um dia em que as brincadeiras das crianças tinham que ser mais comedidas, todos procurando falar baixo.

Na TV a programação também era adaptada para o dia de respeito pela morte de Jesus Cristo. Muitos já preparavam os "Judas" que seriam malhados no dia seguinte.

À tarde havia solenidades nas igrejas, com muito incenso e um clima de tristeza. A seguir, a "Via Sacra" e o dia terminava com a procissão.

Hoje em dia é bem diferente.

114 comentários:

  1. Essa versão do filme A vida de Cristo eu assisti no Cine Santo Afonso, na Rua Barão de Mesquita. O filme era mudo e em preto e branco. Na Sexta-feira Santa não se comia carne e o clima era de velório.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia ! Como estou fora do Rio e amanheceu sem chuva, espero que finalmente de para sair de casa.

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme vida de Cristo no cinema Rin-Tin-Tin.

    ResponderExcluir
  4. Com raras exceções, atualmente a população em geral não está nem aí para o que representa a Sexta Feira Santa. O dia é encarado como mais um feriado e se tiver alguma diversão ou até um churrasco de confraternização, terá.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    Outros tempos, fruto da dominância da igreja católica. Com o aumento de influência das igrejas evangélicas, principalmente nas grandes cidades, o hábito mudou.

    No interior a tradição continua, como visto em reportagens durante esta semana. Em várias cidades, incluindo aqui, são montados autos para lembrar a Semana Santa. Amanhã é dia de malhar o "Judas".

    ResponderExcluir
  6. Falando sobre o texto, daqui a pouco vou no supermercado e na farmácia. Em outros tempos, seria impensável. As idas da minha mãe ao cinema foram para ver "A Vida de Cristo", geralmente com o meu pai.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança, a partir das 3 horas da tarde da quinta-feira era proibido gritar, fazer barulho, cantar. As rádios só tocavam músicas clássicas ou suaves.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente todos os feriados, santificados ou não, perderam seu significado. Resumem-se a um dia de descanso ou de viagem ou de churrascar. Aliás, tudo que vale à pena perdeu significado. Restaram o egoísmo, a violência, o hedonismo, a empáfia, a inveja, a desfaçatez, o cinismo, os interesses baixos, os ..., a ..., o ...

    Pensar que Jesus morreu em vão. Que diria ele vendo o que fizeram do seu espólio. Para a parte da Humanidade que acredita nele, é claro. Jesus não é ninguém para os orientais, para todos os povos indígenas, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Churrasco era sempre na Páscoa, para compensar a quaresma...

      Para alguns judeus (na falta de uma denominação mais restrita), Jesus foi um agitador subversivo.

      Excluir
  9. De acordo com a doutrina espírita, Jesus Cristo é o "Governador Espiritual do Planeta Terra". Como é de conhecimento geral, o Universo é infinito e nele existem incontáveis sistemas planetários com vida inteligente e "em diferentes dimensões". Cada um deles é governado por um "mentor espiritual" que tem a denominação de "Cristo", ou seja, existem inúmeros Cristos no Universo. Dessa forma Jesus de Nazaré, Governador Espiritual do Planeta Terra, é um dos muitos "Cristos" que existem no Universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando para lembrar: A quase 50 anos as sondas Voyager vagam pelo espaço e não houve comunicação com outras vidas "inteligentes". As únicas comunicações foram com o seres vivos da terra que hoje pela distancia e energia das sondas ficam a cada dia mais raras.

      Excluir
  10. Chevrolet Impala 58 na foto...3 lanternas,Impala!!!

    ResponderExcluir
  11. "A casa de meu pai tem muitas moradas". Interpretem como quiserem.

    O sol quer fazer graça por aqui.

    Em 1858 era inaugurada a estação original D. Pedro II, hoje Central do Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Por conta da abstinência de carne na Sexta Santa lá em casa era dia de bolinhos de bacalhau fritos em banha de porco. Pingavam gordura e a gente se lambuzava todo.

    ResponderExcluir
  13. A primitiva Igreja Católica pregava a reencarnação e permitia o casamento de seus sacerdotes. Entretanto interesses menores, muitos deles inconfessáveis, transformaram a Igreja Católica em uma poderosa organização, onde "em nome de Deus" muitos crimes hediondos foram perpetrados durante a sua existencia, sem contar que muitos de seus sacerdotes tinham vida sexual normal com mulheres, e praticas como a sodomia e a pederastia "não eram incomuns". Mas foi a partir do último quartel do Século XX que essas realidades vieram à tona e tem contribuído para o descrédito da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Saudosistas. Lembro quando ainda criança da sexta-feira santa, as rádios só tocavam musicas religiosas, lá em casa tinha um almoço onde nem bebida alcoólica tinha na mesa, sem contar a ida a igreja para assistir a missa no final da tarde, eu achava um saco.
    Já adolescente onde morava era tradição se fazer o "Judas", o escolhido era alguém que tinha alguns podres escondidos, a intensão do pessoal era que ao amanhecer o "Judas" ao ler o seu testamente fosse tomar satisfação com alguém que o tinha sacaneado, muitos deles tiveram grandes brigas. Os autores embora houvesse desconfiança de quem eram, mas nunca se deixavam revelar.
    FF. Sexta-feira Santa, o Cristão perguntou ao padre.
    Padre, é pecado comer Churrasco na sexta-feira santa?
    O padre lhe respondeu.
    Não é pecado, é milagre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas hoje pode comer piranha. A picanha fica para domingo.

      Excluir
  15. Bom dia.
    Acho que o que sobrou da "antiga Semana Santa" além do feriado de sexta-feira (em alguns casos, mais raros agora, também na quinta-feira) - que permite descanso/viagens - foi o Domingo de Páscoa, que serve para o comércio vender chocolate de quinta categoria a preços de primeira.

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo quando criança e em meio a folguedos sempre ouvia: "O último a chegar é a mulher do padre! Isso se deve ao fato de que até as crianças sabiam que "padre não era santo". Nos colégios católicos sempre se ouviam "estórias escabrosas", ou entre alunos ou mesmo entre padres. No livro "Agosto", de Rubem Fonseca, há um trecho que relata um fato desse tipo que "teria acontecido" entre dois empresários no tempo em que eram alunos do São Bento. No tempo em que estudei no São Bento nunca ouvi nenhum comentário desabonador envolvendo monges, muito pelo contrário, mas entre alunos às vezes havia um que às "vezes distoava do normal"...

    ResponderExcluir
  17. Supermercado cheio, com filas enormes nos caixas. Alguns caixas podem ser rápidos, mas as operadoras não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um supermercado perto de minha casa recém reformado instalou aqueles postos de autoatendimento que vêm se tornando comuns em muitos lugares.
      Dependendo do tamanho das filas nos caixas convencionais (inclusive os ditos "rápidos", com número de volumes limitado) e com uma quantidade de compras não muito grande, vale a pena utilizar tais postos.

      Excluir
    2. Mário, com a "habilidade digital" e o péssimo emprego da língua portuguesa da maioria da população, a espera nesses terminais pode se transformar em um martírio.

      Excluir
  18. Quantas atrocidades foram, são e serão cometidas em nome de alguma religião. O tal "Deus do Amor" é impingido a ferro e fogo goela abaixo dos "hereges".

    ResponderExcluir
  19. Pelo menos em cidades do interior eu lembro de ter visto o cartaz do filme mudo e na Sexta-feira Santa a grande fila para a sessão no cinema, mas essa versão eu não assisti. Em cinema só a do Franco Zeffirelli de 1977, e se não me em falha a memória exibida em 2 partes na época.
    Existe também a versão radiofônica da Rádio Nacional, dos anos 50, que não aparece na programação de hoje, mas até poucos anos entrava no ar. Procurei agora no Youtube, tem em partes, porém ainda não achei todas.

    ResponderExcluir
  20. O Jesus de Nazaré do Zeffirelli tinha no papel de Maria Madalena a atriz Anne Bancroft, talvez a melhor atriz americana dos anos 1960 até seu falecimento no início dos anos 2000.

    ResponderExcluir
  21. F.F Alguma surpresa? Só se for por estarem trabalhando hoje, feriado, mesmo em julgamento virtual. (Ele foi o primeiro a votar)
    "O ministro Gilmar Mendes votou nesta sexta-feira (29) para ampliar a regra do foro privilegiado de autoridades no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro propôs que, quando se tratar de crimes funcionais, o foro deve ser mantido mesmo após a saída das funções. Isso valeria para casos de renúncia, não reeleição, cassação, entre outros motivos.

    ResponderExcluir
  22. E temos uma versão brasileira para o cinema que nem se o filme foi conservado, A Vida de Jesus Cristo de 1971 com a Fernanda Montenegro no elenco.
    Meu pai assistiu e disse que em determinada cena externa, em meio a muitas pedras grandes de morro, em uma delas aparece a inscrição "Vote na Arena", justo na hora do sermão da montanha.

    ResponderExcluir
  23. O falecido pai do ex da Angela possuia alguns cinemas no interior do RJ. Às sextas-feiras santas era obrigado a passar a primeira versão da "Paixão de Cristo". Os cinemas tinham lotação total. Um ano, resolveu passar uma versão moderna do filme. Fracasso total. Ninguém foi aos cinemas. O povo queria ver mesmo a versão original. No meio do dia, desistiu da versão moderna e colocou a antiga. Os cinemas lotaram. O pessoal do interior só aceita a versãp antiga em P&B.
    Alguém aqui ainda faz restrições de carne hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faço mais, há muito tempo.

      Excluir
    2. Pois é caro DI LIDO, lá no Ceará nos idos 1950, na cidade de Pacatuba, foi inaugurado o primeiro cinema da Cidade justamente na Sexta-Feira Santa com o filme, antigo, da Paixão de Cristo. Durante uma semana uma carroça com uma Difusora rodou pela cidade anunciando a inauguração do famoso filme. No dia, tinha uma fila de quase 1 km esperando entrar na sala. Dentre os presentes, a grande maioria de mulheres, haviam alguns homens, pois essas coisas de religião eram para mulheres. Bem...Severino estava na primeira fila sentado ,calado f assistindo o Filme. Na flagelação ele ficou incomodado com o sofrimento de Cristo e em certa hora levantou-se e sacou um revolver e apontou para tela. Revoltado com a inércia das pessoas no filme disparou...tei, tei, tei e deu 3 tiros na tela bradando revoltado: Gente, esse magro véio vem apanhando e ninguém faz nada ? : Correria no interior do Cinema , suspenderam a projeção e não houve inauguração e a sala ficou semi-destruída para desgosto do Prefeito.

      Excluir
    3. Macho, que bom ouvir suas histórias. Bem como o Luiz, estava com saudades destes comentários.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Há muito tempo deixei de fazer questão de não comer carne na Sexta Santa. Hoje, comi no café da manhã. Minha mãe, de outra geração, não comia carne em nenhuma sexta da quaresma. Minha irmã atualmente é praticamente vegana...

      Excluir
  24. Quanto à Igreja Católica Apostólica Romana, muita coisa mudou depois do Concílio Vaticano II.
    Porém, como tudo na vida, os erros do passado, inclusive os mais recentes, têm que ser lembrados sempre, para evitarem a repetição, dela própria e das demais igrejas.
    Os líderes neopentecostais, por exemplo, parecem sonhar com a volta da Idade Média. Até a venda de lugar no Paraíso tem a sua versão entre alguns bispos evangélicos.
    Já o Vaticano teve seu pecado capital também há poucas décadas, na prática de pedofilia. Ratzinger, que tinha a obrigação de apurar as denúncias até contra bispos, durante o papado do polonês João Paulo II, ainda chegou a papa também, mas teve que renunciar para não acabar de afundar o Catolicismo e junto, por tabela, o faturamento do Banco do Vaticano. O alemão era péssimo em popularidade, não só por acobertar os pedófilos do clero, mas também por falta de carisma.

    ResponderExcluir
  25. Estava com saudade dos “causos” cearenses!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!

    Se minha memória não está me traindo, assisti no Cine Pirajá, "The Endless Summer" (Alegria de Verão?). Era uma época em que eu estava em contato direto com o mar, pegando minhas ondas.

    Apesar da "precariedade tecnológica" da época, as cenas de surf são muito boas (em minha opinião, superiores às atuais) e em dado momento há pessoas pegando jacaré (minha praia) e também filmagem no "paredão" de Pipeline (Hawai).

    Como disse no início, minha memória pode estar me traindo.

    Falando de religião, um livro interessante é: "O Jesus Histórico: A vida de um camponês judeu do mediterrâneo" (está esgotado). Autor: John Dominic Crossan.

    Aproveito para, após as reflexões do dia de hoje, desejar uma Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti a "The Endless Summer" no. Rian; gostei tanto que fiquei para a sessão seguinte. (na época isso era possível, a sala não era obrigatoriamente esvaziada)

      Excluir
    2. Para quem gosta, no domingo o Esporte Espetacular vai mostrar surfistas de ondas enormes em Nazaré, Portugal.

      Excluir
  27. O filme sobre a vida de Cristo mais antigo de que me lembro é o "Rei dos Reis", do início dos anos 60.

    ResponderExcluir
  28. Astrônomo, 12:13h ==> ondas eletromagnéticas se deslocam à velocidade da luz. Se as Voyager estão há 50 anos tentando captar sinais de vida extraterrestre, só conseguiriam isso se eles proviessem de astros situados a 50 anos-luz da Terra. Dentro desse raio só há 133 estrelas, das trilhões que existem.

    Se uma espécie inteligente habitando um planeta a 60 anos-luz da Terra tivesse mandado sua Voyager com o mesmo objetivo da nossa, teria chegado à mesma conclusão que você: que não existe outra vida inteligente no Universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, em dimensões mais desenvolvidas a vida é espiritual e o grande óbice para o deslocamento no universo é a matéria. A não existência dela faz com que a velocidade utilizada passe a ser a do pensamento.

      Excluir
  29. E por falar em cinemas do interior, saiu a notícia que filmes do Mazaropi serão digitalizados. O personagem caipira também era motivo de grandes filas nos poerinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes (pelo menos alguns) do Mazzaropi eram vendidos em DVDs há muitos anos. Pode ser que agora tenham remasterizado e com qualidade de vídeo superior. A partir dos originais dá até para converter em 4K ou superior.

      Excluir
    2. Claro que em relação a filmes gravados em película. Pode ter algum gravado em videotape e aí a qualidade cai drasticamente.

      Excluir
  30. Sobre o cardápio de hoje, sim, ainda mantemos aqui em casa a tradição de comer peixe hoje. Mas não deixaria de comer carne vermelha ou frango, se não tiver opção.
    Amanhã tem churrasco e domingo um desses frangos bombados, Chester ou similar. Posso até comer chocolate como sobremesa, mas não faço questão.

    ResponderExcluir
  31. Observador do observadores29 de março de 2024 às 18:50

    Hoje eu tô que nem pinto no lixo, só no sambarilove e na enrolação. Mas vai ficar melhor no campeonato brasileiro.

    ResponderExcluir
  32. A partir do ano que vem, as festas móveis (Carnaval, Páscoa, Corpus Christi) vão passar a ter datas fixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, primeiro de abril é só na segunda-feira...

      Excluir
    2. Saiu no Estadão hoje. As igrejas ortodoxas e católica querem unificar essas datas, que hoje são diferentes para tais religiões.

      Excluir
    3. É estranho porque essas datas são móveis porque dependem de fatores externos que no momento não consigo lembrar. Acho que têm a ver com o equinócio ou outros fatores astronômicos, mas provavelmente posso estar errado. O fato de católicos e ortodoxos comemorarem em datas diferentes provavelmente é por causa dos calendários diferentes. A Ucrânia, por exemplo, comemorou pela primeira vez o Natal em 25 de dezembro, para não seguir mais o calendário ortodoxo dos russos.

      Excluir
    4. A referência é: Domingo de Ramos é o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. A Páscoa é o domingo seguinte. A terça-feira de Carnaval é 40 dias antes do Domingo de Ramos. Corpus Christi é 60 dias após a Páscoa.

      Excluir
    5. Isso. Tinha a ver com equinócio e lua cheia, mas não lembrava a relação correta.

      Excluir
  33. Depois que nos mudamos de Madureira para cá era praxe até meu pai morrer a família se reunir aqui em casa na Páscoa. Eram tios, tias, primos e primas... Um dos meus tios, padrinho da minha irmã, tinha o costume de pegar um daqueles sacos enormes e distribuir bombons Sonho de Valsa...

    ResponderExcluir
  34. No Peru, os procuradores da Lava-Jato de lá estão sendo processados. Investigar corrupção é tarefa de altíssimo risco. Melhor fazer vista grossa. A moda pegou.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite a todos!

    A foto da postagem lembra até cena de filme noir, misteriosa e com ares criminais. A pessoa entre a árvore e o carro pode ser a vítima ou ser o criminoso. Aliás, o carro tem a milhar 2763 (leão), mas acho que hoje por ser sexta-feira Santa não tem jogo do bicho.

    Apesar das tradições estarem esquecidas atualmente, ainda mantenho o costume de não comer carne, hoje foi um bacalhau.

    O Vasco da Gama era um dos poucos que não funcionava nessa data Santa.

    Ontem terminei de assistir, no Globoplay, a série baseada na dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó e uma das cenas era sobre um filme do Mazzaropi.

    ResponderExcluir
  36. Qual foi o pior "poeira" que vocês frequentaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer, eu poderia cometer uma injustiça.

      Excluir
    2. Mas fora do Rio fui em um bem precário, em 1978, numa pequena cidade da Zona da Mata Mineira acompanhando um primo que nunca tinha assistido Midnight Cowboy. Só tinha um projetor, ou seja, parava toda vez que tinha que trocar rolo, situação que só conhecia de ouvir falar, contada pelos meus. E também tinha as vezes que queimava a fita. Não aguentei tanto intervalo forçado, fui embora antes do fim.

      Excluir
    3. Lembro do Cine Lux, em Marechal Hermes, onde fui uma vez para ver "A Hora do Espanto", em 1986. Havia (e ainda há) outros com "repertórios" diferentes.

      Excluir
  37. O projeto de mudar o calendário seria para atender o setor de turismo? Dizem que eles detestam quando o carnaval acontece na primeira quinzena de fevereiro, pelo pouco tempo após os feriados de Natal e Ano Novo. E a Semana Santa antes do fim de março também não pegou bem.
    Consta que no Brasil adiaram o carnaval oficial quando o Barão do Rio Branco morreu, para o Sábado de Aleluia. O povo não quis nem saber e o resultado é que teve dois carnavais naquele ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que o carnaval de 1919, depois da gripe espanhola, foi um só mas valeu por vários...

      Recentemente, em 2022, acho que oficialmente, os desfiles das escolas de samba foram fora da época, mas o resto do carnaval foi "normal", apesar da recomendação das autoridades.

      Excluir
  38. Já tentaram colocar os feriados do meio da semana nas segundas-feiras mas não deu certo.
    O curioso é que dizem que o país é laico mas tem uma porção de feriados religiosos.
    E aqui existe ainda o ponto facultativo que de facultativo não tem nada pois tudo fecha no serviço público.
    O que vale é não trabalhar como os 60 dias de férias do Judiciário e os dois ou três dias por semana do Legislativo.

    ResponderExcluir
  39. Fazendo uma correção ao que foi dito ontem, o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio é o domingo de Páscoa (a última lua cheia foi em 25/04/24).

    ResponderExcluir
  40. Até 1979 não existia feriado nacional religioso, quando decretaram um para N.S. Aparecida. Todos os demais eram municipais.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Saudosistas. Fui agora pela manhã até a zona sul, não vi um único judas pendurado nos postes.
    Alguém viu algum judas pendurado hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo ao gerente do SDR e a todos os comentaristas, uma Feliz Páscoa e a seus familiares.

      Excluir
    2. Obrigado, Lino.
      O mesmo para você e toda a sua família.

      Excluir
    3. Lino, essa tradição de malhar o Judas já acabou há muito tempo na zona sul. As crianças na minha rua e adjacências faziam isso até o final de década de 60 e início da de 70. Depois disso, nunca mais vi.

      Excluir
    4. É uma tradição ainda presente na zona norte e subúrbios, assim como a fantasia de Bate Bola, que não vemos na zona sul

      Excluir
  42. Voltei hoje ao mesmo supermercado de ontem e a diferença foi gritante. Bem mais vazio e ninguém na fila da peixaria... Ontem tinha até cordão de isolamento.

    ResponderExcluir
  43. Tendo em vista o comentário das 08:44 e subsequentes, ao assumir o Governo da Guanabara no final de 1965, Negrão de Lima cancelou o tradicional feriado da São Sebastião que seria celebrado em 20 de Janeiro de 1966. No 10 de Janeiro de 1966 desabou um temporal de dimensões catastróficas cujas consequências foram gravíssimas. No ano seguinte e ainda sem o tradicional feriado, um novo temporal de iguais dimensões novamente desabou sobre o Rio de Janeiro. Pelo sim pelo não, Negrão de Lima restabeleceu o tradicional feriado no ano seguinte. Coincidência ou um evento sobrenatural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “No creo en brujas, pero que las hay, las hay” ou, na expressão original em galego:
      “Eu non creo nas meigas mais habelas, hainas."

      Excluir
  44. "Nós somos insignificantes diante da magnitude do Poder de Deus".

    ResponderExcluir
  45. Coincidência, é claro.

    ResponderExcluir
  46. Observador de observadores30 de março de 2024 às 15:00

    Esse negócio de religião não me interessa. O meu negócio é ficar fuçando algum assunto para um sambarilove. Já que não morreu ninguém vou esperar o jogo do Flamengo. O negócio é ir enrolando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador, por favor defina o que seria sambarilove prá gente aprender....

      Excluir
  47. Flamengo com a perspectiva de não ter "Gabigol" por um bom tempo está mexendo os pauzinhos e praticamente acertou com o atacante Carlinhos, do NI. Ainda não é oficial por causa da final do estadual e o anúncio (público) melindraria algumas pessoas.

    Pelos lados do Botafogo, o clube teria se acertado com o técnico português Arthur Jorge, atualmente no Braga. Ele viria ao Brasil no meio da semana, mas sem estrear na Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um outro jogador do NI já estaria acertado com o Inter/RS, adversário da Copa do Brasil. Acho que é o goleiro. O jogador emprestado pelo Fluminense também deve retornar. Ou seja, praticamente só deixaram o bagaço da laranja da baixada para a série D...

      Excluir
    2. Se os dirigentes sabem administrar o dinheiro que estão faturando no Carioca, e sem o "quero o meu", podem contratar bons substitutos, tecnicamente falando. Agora, taticamente é outra história. Falam muito de jogadores que estão em campo mas não "entram" no jogo, não conseguem entrosamento num time que estava jogando bem com outros.
      Mas também pode até melhorar, embora difícil em campeonato de 1ª. fase curta.
      E se o técnico arrumar um outro clube que paga mais, um novo aumenta a probabilidade de piorar.

      Excluir
    3. Sempre critico o Flu pelo que fez em 2005 ao acertar a contratação de 3 jogadores do Volta Redonda nas vésperas da decisão entre os 2 times no Carioca daquele ano. Um meio-campista que nem jogou a final por dor na garganta, o lateral direito e o goleiro (esse nem passou no exame médico nas Laranjeiras). E várias vezes isso vem acontecendo pelo Brasil a dentro.
      Então tenho que ser coerente e dizer que meu clube está fazendo a mesma picaretagem agora com o Nova Iguaçu.
      Só resta torcer para que o Carlinhos faça bem a sua parte no ataque laranja e o Pedro & Cia., se puderem, que façam melhor pelo lado rubro-negro.

      Excluir
  48. "A ponta do pé do Pedro..." está impedida (segundo o VAR). O pênalti existiu, mas o jogador do Flamengo caiu depois de duas horas. Está dando a lógica.

    ResponderExcluir
  49. Observador Esportivo30 de março de 2024 às 18:40

    Esta regra do impedimento por milímetros vai mudar. A ponta do pé do Pedro não teve influência no lance.
    Vai ser liberado um espaço maior pela International Board em breve.

    ResponderExcluir
  50. O Campeonato Carioca (cariocão, segundo o ilustre narrador da Band) com um time pequeno de Nova Iguaçu na final e a Taça Rio com um time pequeno de Saquarema na final: retrato fiel do estado do futebol "carioca".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre Fla e Flu só um poderia chegar à final, o Vasco e o Botafogo é que não cumpriram com a obrigação.
      No atual regulamento a Taça Rio é torneio consolação e deveria ser só entre clubes considerados de menor investimento e que precisam de uma vaga na Copa do Brasil.
      Um time considerado grande deveria ter vergonha de comemorar a conquista dessa Taça Rio.

      Excluir
    2. Quando "essa Taça Rio" é provavelmente o único título conquistado no ano, uma discreta comemoração é permitida, nada muito acintoso.
      Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores são torneios muito difíceis...

      Excluir
    3. Esse narrador da Band é um baba ôvo do Flamengo. Torce descaradamente. Um bobalhão.

      Excluir
    4. Ele é sabidamente botafoguense. Ele tem que atrair a audiência. A flaprensa domina.

      Outros narradores não são flamenguistas, mas têm que se "empolgar" na hora do gol...

      Excluir
    5. Mário, o campeonato carioca foi pensado para os quatro "grandes" estarem na semifinal. Mas, de vez em quando, um (ou mais) clube "pequeno" se intromete. O último pequeno vice-campeão estadual foi o Madureira em 2006, em outro formato de campeonato, com "turno" e "returno".

      O "estranhão" é ainda pior, com 16 participantes e oito se classificando para as quartas de final. E ainda tem clube "grande" que não se classifica...

      Excluir
    6. Retrato da organização do atual futebol brasileiro em geral. (obs: "estranhão" é ótimo, rsr ..)

      Excluir
  51. Duas goleadas no primeiro jogo de cada torneio e pronto, acabou.

    ResponderExcluir
  52. Uma boa Páscoa a todos os que a comemoram.

    ResponderExcluir
  53. Bom Dia ! Boa pascoa para todos. Depois do almoço , pé na estrada,

    ResponderExcluir
  54. Vendo no Street View, ainda existe a mesma árvore em frente ao ex Cinema Pirajá.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia e Feliz Páscoa ao gerente e aos frequentadores deste espaço.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia! Feliz Páscoa a todos!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  58. Faz tempo que assisto futebol na TV sem som. Os locutores são péssimos, gritam muito, divulgam estatísticas inúteis, ficam lendo nomes de quem manda mensagens, descrevem o que estamos vendo, etc. Os comentaristas falam obviedades, inventam termos para criar modismos, não criticam os jogadores, endeusam pernas de pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma raríssima exceção para mim é o Paulo Calçade da ESPN, que normalmente comenta jogos do Campeonato Espanhol; tranquilo, faz a linha do "por que" e não "como" o jogo está se desenrolando de determinada forma.

      Excluir
    2. Sim, Mário, há umas poucas exceções.

      Excluir
  59. Comentário das 09:35 do Joel foi excluído. Embora se iniciasse desejando "Feliz Páscoa para todos", prossegue com um FF sobre o ocorrido há 60 anos. Como combinado, não cabe aqui a discussão sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  60. Falando em futebol e "pernas de pau", nos anos 60 e 70 jogou pelo São Paulo um ponta esquerda chamado Paraná (Ademir de Barros).
    Em um jogo pelo São Paulo, ao bater um escanteio, errou a bola e chutou a bandeirinha.
    Paraná - acreditem - esteve na seleção brasileira de 1966 que foi à Copa da Inglaterra.
    Coisas estranhas acontecem e não é de hoje ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu fundo de baú tenho uma revista esportiva do período pré Copa de 66. Falam muito do bi de 62 e do otimismo para o tri.
      Chegaram a convocar 44 jogadores para depois fazer o filtro. Além do Pelé, dos que fariam sucesso em 70 tinha o Gérson e também oTostão. Carlos Alberto e Jairzinho a conferir.

      Excluir
    2. Sim, formaram 4 times (!) nomeados por cor, para aí fazer o filtro.
      Uma bagunça danada.
      Alguns jogadores da Copa de 62 já não tinham condição física para o tipo de jogo que prevaleceu na Inglaterra.(Garrincha, por exemplo)
      Os jogadores nomeados por você de fato jogaram como titulares a Copa de 70.
      Quando Saldanha foi indicado técnico, na primeira entrevista para divulgar a convocação puxou um pedaço de papel do bolso e leu, por posição, o seu time titular e em seguida os 11 reservas (só 2 goleiros na primeira convocação, Ado e Leão).
      E disse mais:
      "O ser humano é fera e não canarinho ...
      Acabou esse negócio de seleção canarinha, de canarinhos, quero 22 feras !"
      Aí surgiu a expressão "as feras do Saldanha."

      Excluir
    3. Isso mesmo, com o Saldanha não tinha esse negócio de experimentar jogador em seleção, sempre os onze melhores e pronto. Só o departamento médico podia vetar.
      Mesmo quando voltou a ser só colunista esportivo era só perguntarem e ele dizia de primeira quais seriam os onze, se ainda fosse técnico.

      Excluir
    4. Essa simplicidade óbvia, do treinador anunciar o time titular contemplando os melhores das posições no momento - obviamente que adequados ao esquema de jogo pretendido pelo treinador - é que faz falta, parece que tem medo de definir quem vai ser titular.

      Excluir
    5. Mesmo sendo ponta esquerda era um carniceiro, quebrou a perna do Luizinho ponta direita do Vasco, que era uma promessa na época.

      Excluir
    6. Discordo totalmente da afirmação do Mário quanto ao jogador Paraná ter sido um perna de pau. Ele era titular absoluto do São Paulo, que tinha um timaço. Era um ponteiro esquerdo polivalente, agressivo e também compunha o setor de meio campo, ou seja, naquela época já era um jogador moderno. Em 1971 estive no Morumbi num São Paulo x botafogo pelo triangular final do Brasileiro e o Paraná deu um trabalhão prá defesa alvinegra. E o mais duro foi assistir o Gérson destruir com a camisa são paulina.

      Excluir