Com novas fotografias do acervo do FRA - Fotologs do Rio Antigo, do Rouen, do Decourt, do Tumminelli, além de algumas já publicadas no "Saudades do Rio", revisitamos as obras de duplicação da Avenida Atlântica e a construção do interceptor oceânico.
As principais fontes das fotografias foram as revistas "Manchete" e "O Cruziero", além do acervo do "Correio da Manhã" no Arquivo Nacional.
FOTO 1: Tudo tem inicio em 1970 na enseada de Botafogo com o trabalho de duas dragas, a Sergipe e a Ster (esta mesmo que executou o final do aterro em frente o Morro da viúva no inicio da década de 60).
Como vemos no desenho acima da Companhia Brasileira de Dragagem temos duas séries de encanamentos passando pelo Iate Clube, Av. Pasteur, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Av. Lauro Sodré, canteiro central antes do túnel, dividindo-se sendo um seguindo pelo Túnel Eng° Marques Porto e o outro pelo Túnel Eng° Coelho Cintra para depois destes seguir pela Av. Princesa Isabel.
FOTO 2: Vemos a draga Sergipe em primeiro plano fazendo o seu trabalho de sucção no fundo do mar e envio do material para Copacabana.
FOTO 4: Esta fotografia publicada pelo Rouen no "Arqueologia do Rio", também me foi enviada ontem pelo Joel. Lembra até o cargueiro "San Martin" que por ali encalhou no inicio do século (fotografado pelo avô do Tumminelli e já reproduzido por aqui.
Mas é a draga de bandeira holandesa batizada de Transmundum III que veio trazer areia. Esta embarcação carregava grande quantidade de metros cúbicos de areia em cada viagem e depositava esta carga bem perto da praia colaborando desta forma com o a ampliação da Praia de Copacabana e completando o trabalho das duas dragas estacionadas na enseada de Botafogo.
FOTO 5: Um detalhe da draga Transmundum III em Copacabana.
FOTO 5: O sistema de engorda hidráulica. Uma grande tubulação vinha de Botafogo pelo subterrâneo da avenida Princesa Isabel e desembocava na praia e onde era jogada a areia proveniente da Baía da Guanabara.
Para o aterro da praia foi usado um sistema misto - sucção e recalque para o lançamento de areia na praia, entrando em funcionamento, um mês depois a draga Hopper.
No sistema de sucção e recalque serão utilizadas duas dragas - Sergipe e Ster I, dois "boosters" flutuantes e um terrestre, 1900 metros de tubulação flutuante e 7 mil de tubulação terrestre.
Técnicos da SURSAN e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa orientaram a descarga de material arenoso.
FOTO 8: O tamanho da máquina chamava a atenção. Na época, muitos duvidaram da competência do escritório português, mas deu tudo certo.
Essa duplicação da avenida Atlântica no projeto de Lucio Costa teria 16 passarelas para pedestres, o que evitaria o risco da travessia.
ResponderExcluirJunto das passarelas haveria o que chamava de “oásis” com bates, vestiários e banheiros.
Nada disso foi feito.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirObras de engenharia sempre atraem a atenção das pessoas. Hoje algumas soluções de transporte de "areia" seriam impensáveis por afetar o visual de pontos turísticos conhecidos mundialmente.
Como era feito o retorno ou o acesso das ruas transversais com aquelas tubulações no caminho?
Não importa a época, as crianças de todos os tamanhos se arriscam para chegar perto de lugares perigosos.
https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/13/rio-de-janeiro-volta-a-registrar-a-madrugada-mais-fria-do-ano.ghtml
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPelo que me lembro, nos trechos de cruzamento com ruas & retornos a tubulação corria enterrada.
ExcluirDia de Santo Antônio. Tenho fotos, já postadas, das festividades no convento.
ExcluirEm 1808 era criado o Jardim Botânico do Rio.
Em 1917 Londres era bombardeada pela primeira vez por aviões na I Guerra Mundial.
Em 1954 nascia Rita Cadilac.
Foi uma mega obra e muito bem executada, por sinal. Passarelas não precisaram ser construídas porque a travessia na orla de Copacabana é tranquila para os pedestres, tendo praticamente um sinal de trânsito a cada esquina. Atropelamentos ali praticamente não acontecem. Quanto a banheiros, os postos de salvamento são dotados de toaletes e chuveiros onde as pessoas podem tomar banho e se trocar. A meu juízo, esta foi uma das melhores obras da cidade.
ResponderExcluirNos cruzamentos principais a tubulação eram enterradas. Nos secundários o trânsito ficou interrompido.
ResponderExcluirA quantidade de areia colocada em Copacabana fez que, em média, a distância da calçada ao mar aumentasse de 50 metros para mais de 100 metros.
O Conde di Lido já comentou que precisava de um camelo para atravessar aquele “deserto do Saara”.
Como sempre, um exagerado o nosso querido Conde.
Correção: a tubulação era enterrada.
ResponderExcluir👍
ExcluirUma obra dessas teria sérias dificuldades de conseguir licença ambiental hoje em dia.
ResponderExcluirPelo que já li os primeiros dias de lançamento de areia foi bem aos "trancos e barrancos", demorando um pouco para o sistema fluir normalmente.
ResponderExcluirOs dois sentados na areia na foto 5 são da minha idade e o valente sobre o tubo mais ou menos como o meu irmão. Portanto uma dupla que está agora com 66 anos e um marmanjo com 71, ou seja, ainda estão abaixo da média de idade de Copacabana, se moradores por lá.
Eu acompanhei essa obra, tanto da janela de minha casa como do "rés do chão", passo a passo, do início ao fim.
ResponderExcluirDepois que aprendi a nadar, bem garoto ainda, meu pai me chamava:
ResponderExcluir- vamos ver o Cristo.
No Posto 2, antes do aterro, era necessário nadar um pouco se afastando da praia para poder enxergar a estátua do Cristo Redentor atrás dos edifícios.
Depois do aterro, com calçada larga, canteiro central, 2 pistas de rolamento, calçadão e a grande faixa de areia, acho que nem é preciso nadar.
No Instituto Vasco da Gama em Lisboa há uma maquete dessa obra gigantesca. Contém um estudo de alto coturno que incluía variação de marés, de correntes, movimentação de areia, etc.
ResponderExcluirNão sei de quem foi a ideia, mas se existe um lugar mais inadequado ao serviço de abastecimento e manutenção de veículos é o canteiro central de uma das praias mais bonitas do mundo. Aqueles postos de gasolina são um absurdo. Era ali que deveriam estar os bares e restaurantes e não onde estão os quiosques que escondem a vista da praia.
E, Mauro Marcello, quanto às passarelas, a ideia inicial era a Atlântica ser um via expressa, sem sinais de trânsito, tal como no Aterro do Flamengo. Pensou-se até em fazer um túnel do Leme à Praia Vermelha para desafogar o Túnel Novo.
Sim, passarelas poderiam ser uma alternativa mas acredito que seria inviável dada a proximidade dos prédios e os apartamentos do primeiro andar ficariam devassados, ao contrário das passarelas do Aterro que ficam distantes dos prédios. Passagens subterrâneas nem pensar, haja visto a degradação destas na orla de Botafogo, que se transformaram em reduto de assaltantes, desocupados e pivetes, com fezes, poças e mau cheiro,
ExcluirLi em algum lugar que além das dragas na enseada, outras dragas removiam a areia de bancos de areia na entrada da baía e despejavam seu conteúdo além da arrebentação para o mar fazer o resto do serviço. Será mesmo que calcularam e executaram esta manobra?
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirPara quem gosta, as finais da NBA não estão desapontando. Série empatada em 2X2. Jogos garantidos até quinta-feira. Próximo depois de amanhã.
Hoje é dia mundial do doador de sangue.
Augusto, faça a sua parte, vai doar.
ResponderExcluirNão posso por causa da diabetes. Se não, iria. Problema é quem pode e não doa.
Excluiratualmente a draga Transmundum III foi renomeada "TRAN HUNG DAO" e foi comprada por uma empresa vietnamita, navegando por aquele país até a data de hoje: https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:943477/mmsi:574101378/imo:6922339/vessel:TRAN_HUNG_DAO
ResponderExcluirLi hoje que vão criar uma Zona Sudoeste.
ResponderExcluirNão entendo direito esta divisão do Rio.
Por que o litoral não é Zona Leste?
Além disso, alguém poderia me explicar a criação desses novos bairros como o "Argentino" e os dos "Ingleses" e do "Araújo"?
As fronteiras de vários bairros cariocas são muito estranhas. Onde fica o Condomínio Rio 2, por exemplo?
O Condomínio Rio 2, situado "de forma eufemistica na Barra Olímpica", faz parte de Curicica, na Freguesia de Jacarepaguá.
ExcluirO mercado imobiliário deve ter gostado um bocado do "novo" bairro (criado pela lei municipal nº 7.646, regulamentada pelo poder executivo em 2024).
ExcluirÉ mais fácil vender um imóvel (mais caro) situado na Barra Olímpica do que em Curicica ...
O que viraria a zona "sudoeste" é a atual AP4, que engloba Jacarepaguá, Barra, Recreio e todos os sub-bairros da região. Uma clara tentativa de se distinguir da AP5, que muitos chamam de zona oeste "pobre" ou "ocidental". Toda essa palhaçada porque o "centro" fica no leste da cidade...
ExcluirSobre a "Barra Olímpica", pessoal entusiasta vai começar a se arrepender (se já não começou) quando ver o boleto do IPTU, entre outros...
Só para esclarecer, diferente do que muitos pensam, o Rio 2 era Jacarepaguá mesmo. Curicica é delimitado ao sul pela Estrada dos Bandeirantes. Qualquer Google Maps mostra isso, além dos mapas da própria prefeitura.
ExcluirA questão mais delicada, por assim dizer, era a do Cidade Jardim, bem mais afastado da Abelardo Bueno...
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirTendência de ao longo dos dias ficar menos frio na madrugada, mas ainda na faixa abaixo de 20 graus. A máxima volta aos níveis em torno de 30 graus. Aí não tem organismo que aguente...
É verdade. Há um aumento significativo dos casos de gripe complicada por conta do virus Influenza, além de muitos casos de pneumonia. Cuidem-se!
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluir#O Anônimo de 14 de junho de 2025 às 12:46 pediu uma explicação da criação desses novos bairros como o "Argentino" e os dos "Ingleses" e do "Araújo"?
Pois bem, do "Bairro Argentino" posso tentar "colocar os pingos nos is".
Esse local começou a ser povoado nos meados dos anos 60. A história é mais ou menos assim: Havia um argentino (Sr. Lamas) que tinha ou representava quem era o proprietário dos lotes que foram vendidos nessa época. Meu pai adquiriu alguns lotes em 1964/1965 e construiu algumas casas. Eu nasci em 1967, e meus pais já moravam numa dessas casas. Até os primeiros anos de 1970 havia poucas casas e muitos terrenos baldios que, aos poucos, foram sendo ocupados. O nome "Bairro Argentino" já era conhecido pelos habitantes do local e das redondezas.
Corta para os anos 1980: essas ruas tinham como CEP o bairro da Vila da Penha, mas eram bem próximas ao bairro de Brás de Pina. Em algum momento do final dos anos 80 para os 90, houve uma reorganização dos CEPs e esse "Bairro Argentino" passou para Brás de Pina.
Começou a escalada da violência nessas regiões e algumas ruas foram fechadas com cancelas móveis e segurança "bancada" pelos próprios moradores.
Corta para os anos 2010, o "Bairro Argentino" passou a se organizar internamente, como se fosse um condomínio, mas ligado ao Bairro de Brás de Pina e sendo (mal) atendido pelos serviços públicos. A violência, guerra de facções, roubos em geral passaram a dominar as regiões vizinhas.
Reuniões foram feitas entre a Associação dos Moradores e membros da política e o resultado foi esse: não tendo como retornar para Vila da Penha, foi criado o Bairro Argentino na tentativa de sermos melhores atendidos, inclusive pelos serviços de entrega, uber e afins, que se recusavam a nos atender.
Guilherme, você quis dizer "para sermos melhor atendidos", e não "melhores atendidos". No caso específico, "melhor tem a função de advérbio de modo, que nesse caso não varia nem em gênero nem em número, ou seja, trata-se de uma incoerência ortográfica.
ExcluirData venia, não seria "mais bem atendidos"?
ExcluirNesse caso não, Anônimo. "Mais bem atendidos" mostra um advérbio de intensidade, e em "melhor atendidos" o advérbio é de modo.
ExcluirO "Bairro Araújo" é um pouco parecido com o "Bairro Argentino", a diferença é que fica localizado no bairro de Vista Alegre e tem um grupamento de ruas maiores que do "Bairro Argentino", mas são quase da mesma época, início dos anos 1970. O "Bairro Araújo" já está fechado como condomínio há mais tempo, anos 1990, por aí. Não sei dizer o real motivo de querer sua "independência" de Vista Alegre.
ResponderExcluirDo "Bairro dos Ingleses" nada sei, apenas da sua existência antiga.
Fora de foco:
ResponderExcluirIsso é que é inaugurar uma rota ....
"Na segunda-feira (09) e na quinta-feira (12), dois voos da Azul do Recife para Madri tiveram que voltar à capital pernambucana, por causa de problemas técnicos. Era a primeira vez que a rota direta para a Espanha era realizada saindo da cidade.
Nas duas tentativas, a Azul usou uma aeronave da empresa portuguesa Euroatlantic: um Boeing 767-300, com capacidade para transportar 267 passageiros."
A terceira tentativa, na sexta-feira (13), foi bem-sucedida. Dessa vez, a Azul usou uma aeronave própria: um Airbus A330-941, que pode levar até 467 pessoas.
ExcluirInformações do site G1 Recife
ExcluirBoa noite Saudosistas. Disseram que os times Europeus iriam para os USA só para curtir as férias, que não estavam interessado no torneiro da FIFA, o Bayern meteu 10 X 0, o PSG meteu 4x0 no Atlético de Madri, fico imaginando se eles fossem para os USA para jogar futebol.
ResponderExcluirNo jogo desta tarde o PSG deu um baile no time do Simeone e não foi mais porque os santos ajudaram.
E como tudo acontece com o Botafogo, ele foi parar justamente nesta chave.
Já o joguinho de ontem foi uma porcaria, só serviu para me deixar acordado até tarde.
Daqui a pouco teremos Palmeiras X Porto, o time Português não é nenhuma Brastemp, acho que existe a possibilidade do Palmeiras ganhar fácil.
Depois tem o jogo do Botafogo X Seattle Sounders, tem que ganhar de qualquer maneira, para jogar a sorte contra o Atlético de Madri.
Lino, o Botafogo vai ter que jogar muito melhor de vem jogando até agora.
ResponderExcluirO jogo com o Seattle Sounders é o único em que o time adversário não é franco favorito e acho que já vai ser difícil, pode acontecer qualquer coisa.
Agora, contra os outros dois, não vejo chance, estão em patamar muito superior.