Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de julho de 2025

SAUDADES DOS FRA - FOTOLOGS DO RIO ANTIGO













 


31 comentários:

  1. Peguei o final desse tempo. Era uma peregrinação pelos vários fotologs que muitas vezes se completavam. Foi uma pena ter desaparecido o imenso acervo construído.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. D' e demais comentaristas e leitores!

    Eu aqui, no desjejum em frente ao computador, ouvindo Zélia Duncan, junto a Nilze Carvalho e Hamilton de Holanda interpretando de Sérgio Bittencourt, "Naquela Mesa", aos prantos, me deparo com esta postagem. Um tempo sadio de camaradagem e muito aprendizado.

    Que venham os citados abrilhantar esta postagem!

    Aproveito para desejar uma excelente sexta-feira.

    ResponderExcluir
  3. Ali estão o Luiz D´, o enigmático Administrador Desconhecido, o francês Rouen, o zeppeliniano JBAN, a Milu, o saudoso Richard, o gozador Derani, o cantor Candeias, o Conde di Lido, o sempre presente Augusto, o Jaime duas vezes, o Tumminelli e o mestre Decourt. O gerente esqueceu alguns como o Celso do Mapas mas não dava mesmo para lembrar de todos. Foram tempos muito interessantes como citado pelo Silvio. Lembro do Moisés, o garçon que recolhia as cadeiras do bar e trazia as "mofadas" do Lino.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Nossa, bateu uma saudade... obrigado pela lembrança do "Rio para Sempre".

    Lembranças também dos saudosos Richaaaaaard, Etiel e do pastor que era outro frequentador assíduo.

    Teria que fazer uma postagem sobre as inúmeras páginas autodestruídas do Lavra. Menção honrosa para as páginas da Lyscia, especialmente a da "Mamãe Maluquinha".

    Anteontem morreu aos 90 anos o ex-repórter policial Nelio Bilat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: havia também o fotolog da Zona Norte, algo raro na época.

      Excluir
    2. Corrigindo, Nelio Bilat morreu ontem.

      Excluir
  5. Bom dia!!!
    Saudades dessa época. Era muito bom ficar passeando pelos fotologs. Aprendi muito, ri muito.

    ResponderExcluir
  6. Hoje é dia do operador de telemarketing, uma das classes mais xingadas da atualidade.

    Em 1776 as treze colônias inglesas no continente americano declaravam a sua independência.

    Em 1893 era fundada a ACM no Brasil, versão da YMCA (famosa por causa do Village People).

    Em 1948 morria Monteiro Lobato.

    Em 1994 o Brasil vencia nas oitavas de final a seleção americana por 1 a 0 na Copa do Mundo.

    Em 1997 pousava em Marte uma sonda da NASA.

    Em 2003 morria Berry White.

    ResponderExcluir
  7. Quando conheci o SDR o ano era 2007. Dali em diante virei frequentador diário. Alguns dos FRA's mostrados são desconhecidos para mim. Só o Outstandings eu visitava também, porém normalmente os temas eram fora do meu mundo e por isso raramente eu comentava algo.

    Mas acho que o Conde di Lido tinha um outro fotolog, que não me patece estar na relação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, algumas pessoas tinham mais de um fotolog no Terra, como o Conde o o professor Jaime. O Lavra era ponto muito fora da curva...

      Das páginas mostradas, somente a do Decourt não estava hospedada no Terra. A página antiga tinha várias limitações de postagem que o fizeram mudar para a "atual".

      Excluir
    2. Lyscia e Derani também tinham pelo menos dois fotologs no Terra.

      Excluir
  8. Compreendo que manter um fotolog sobre assunto específico é muito difícil, pois o material começa a rarear com o tempo. A migração de alguns para FB e Instagram não sei se compensou. Aos poucos foram morrendo, saindo do ar ou ficaram parados.

    Mantenho meu site por teimosia. Como não é algo que exige atualização frequente e é muito específico, o número de visitantes diários é extremamente baixo, muitas vezes zero. Mas está lá, de qualquer forma. Quando eu morrer, ele irá junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha dúvida é quando parar com o "Saudades do Rio" o que fazer com ele? Deixar "trancado" ou apagar tudo?
      Ando pensando nisso, pois estou planejando escrever um livro de crônicas, que me tomaria muito tempo.

      Excluir
    2. Grande dúvida. Se for hospedagem paga, teria de manter os pagamentos para o site ficar no ar. É o caso do meu. Quando eu morrer, no máximo em seis meses vai sair do ar.

      Dos sites bem específicos sobre bondes e que não se limitam a postar fotos deles, o do Emídio Gardé sumiu por morte dele; o do Luiz de Lucca sumiu por migração para o You Tube, em outras condições; o do Allen Morrison ainda esta no ar mesmo após sete anos de seu falecimento, não sei quem o está mantendo, embora sem atualizações. Restam o do Marcelo Almirante e o meu. Este, não sei até quando, dado os convites do vermelhinho que estou recebendo.

      Excluir
  9. O Conde di Lido tinha um fotolog sob a alcunha de Tertuliano Delacroix, mas "suicidou-se" rapidamente.
    O Lavra tinha vários fotologs. Um era "secreto" onde publicava o rascunho, outro era reserva, pois comumente apagava todo o fotolog, outro publicava amanhã o "post" de hoje por garantia, outro publicava o de ontem depois de amanhã, mas não sei o motivo. Grande Lavra, grande figura.
    Os Anônimos tinham nomes como Tijucano Empedernido, Josafá Pederneiras, Frei Henrique Boaventura, Karina, General Miranda, Eleutério Miranda, Dra. Psicóloga, Creuza, Manitu, Plinio, Euzinha, Beatrice Portinari, AD, Mente, etc.

    ResponderExcluir
  10. Dizem que um homem não deve morrer enquanto não tiver um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. A primeira exigência cumpri em 1987, a segunda em 1992 e a terceira em 2007, com meu site. Estou pronto para o vermelhinho.

    ResponderExcluir
  11. Creio que faz uns 20 anos eu procurava imagens do Colégio onde estudei no primário, o Curso Infantil, já fechado em Copacabana, e dei de cara com uma publicação do SdR. Daí em diante foi vício na 1ª dose. Procuro fotos garimpando acervos nacionais e estrangeiros e as vezes aparece uma surpresa. Essa semana mesmo mandei uma para o Luiz. Tenho meu arquivo pessoal, organizado em pastas por bairros. Depois descobri que Luiz eu estudamos nos mesmos colégios. Esse acervo é histórico e se presta melhorar o Rio, o que os governantes parecem não querer. Vida longa ao SdR e aos que curtem esse espaço.

    ResponderExcluir
  12. Na lina das curiosidades, peço licença para trazer o Catálogo do LEILÃO DE COLECIONISMO, CURIOSIDADES, ARTE e ANTIGUIDADE: https://br.ernanileiloeiro.com.br/catalogo.asp?Num=52368&Nav=lista&Sec=Catalogo&Pag=1&Srt=0

    ResponderExcluir
  13. Grandes nomes dos Fotologs desfilaram no SDR. Ainda bem que tive oportunidade de conhece-los. Dr.D', Manitu, Lavra, Conde Di Lido, JBAN, Candeias. Posso ter esquecidos alguns mas a saudade por todos é imensa. Obs: Ontem o Dr.D' mencionou que estou sumido, mas sinto falta do DI LIDO, por onde anda?

    ResponderExcluir
  14. Eram muitos fotologs, mas só resta o SDR. Eu peço ao Luiz a gentileza de enviar para o meu email a edição do SDR publicada entre 10 e 20 de Fevereiro de 2017 (possivelmente dia 17) cujo tema era Copacabana e Avenida Atlântica, e nele há o comentário no qual eu fiz alusão à fala polêmica de Stanislaw Ponte Preta. Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Entre os fotologues acima comecei pelo Arqueologia do Rio, mas lembrei de um da mesma época, cujo administrador se apresentava como Flávio M, ou algo assim.
    Demorei a ter coragem para palpitar.
    Da Ilha também tinha um do tipo ontem e hoje, do Álvaro Botelho, que fazia dupla com o Mestre Jaime. Inclusive aparece como um dos favoritos, à direita nos fotologues do professor.

    ResponderExcluir
  16. FlavioM é membro efetivo do S.E.M.P. R.E.
    Grande figura, está em Teresópolis. Também foi aluno do Santo Inácio.

    ResponderExcluir
  17. O Augusto, junto com o Luiz e alguns outros, também migrou para o UOL, mas encerrou os trabalhos antes mesmo do SDR mudar para o endereço atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o meu fotolog do UOL foi implodido involuntariamente por mim, quando chegou ao limite de postagens gratuitas.

      Excluir
  18. Dra. Psicóloga é esposa do JBAN e Beatrice Portinari, uma comentarista que vez ou outra aparece.

    Por que ninguém até o presente momento comentou sobre o vovô Rafael? Houve alguma rusga? Lembro de sua obsessão por achar o mesmo ângulo e fotografar o presente para comparação com fotos de outrora.

    ResponderExcluir
  19. Bem lembrado, Silvio.
    Falha imperdoável não ter citado o Rafito, que vive agora no eixo Brasil-Alemanha.
    Rusga nenhuma.
    A Dra. e o JBAN são agora bons amigos.
    Beatrice é leitora assídua do SDR.
    De quem há poucas notícias é da Dra. Evelyn.

    ResponderExcluir
  20. Joel, mandei os links por email. Não sei a razão de escrever aqui e não aparecer publicado.

    ResponderExcluir
  21. Observador Esportivo4 de julho de 2025 às 17:40

    Como o City conseguiu perder do Al-Hilal?

    ResponderExcluir
  22. O fotolog do Rafael Netto, o Rafito, namorado da Giseli Loira, era o "Rio Hoje".

    ResponderExcluir