Não identifico nenhum local. Mas algumas fotos têm detalhes interessantes que podem ajudar. Espero o gabarito oficial mais tarde.
A foto 4 tem toda a pinta de centro.
PS: dia de expectativa para o Lino e outros botafoguenses. Hoje a Globo transmite o jogo, depois da novela. Só porque tem jogo do curintia para o estranho estado.
Vou mais de bairros e na base do "o importante é competir": 1) Tijuca; 2) Méier; 3) Flamengo; 4) Av. Passos; 5) Cidade Nova (será difícil confirmar); 6) Grajaú.
Ainda não identifiquei nenhuma foto. Na foto 1 percebe-se que no local existe um "rodo" e um ponto de "carros de praça". O comércio da região indica que o local pode ser centro ou zona norte. FF: A Polícia descobriu que o criminoso preso após sequestrar um ônibus na Rodoviária Novo Rio assaltou um Van na Barra da Tijuca na última Sexta-feira. Mais um crime "na sua conta". Ele foi preso ontem com uma pistola Bersa 9 mm de uso restrito.
A Foto 4 já frequentou o blog, localização polêmica, parece ser da Padaria Imperial na esquina de Voluntários com Real Grandeza mas em princípio não é, já tendo sido apontada como na Rua Visconde de Maranguape com Rua Evaristo da Veiga na antiga Lapa.
Mário, nem uma nem outra. A rua da foto mostra trilhos em linha singela, e tanto na Voluntários da Pátria, como na Real Grandeza, como na Visconde de Maranguape, as linhas eram duplas.
FOTO 3: Esta fotografia ilustra uma reportagem do jornal Última Hora sobre o calor no Rio de Janeiro em fevereiro de 1959. Na sequência de fotos publicada no jornal, a atriz Dayse May, de "Elas atendem pelo telefone", simula passar mal no meio da rua e é ajudada por um grupo de rapazes.
A vitrine da lojinha de balé que aparece ali atrás me lembrava uma cena do filme "A máquina do tempo", que passou no Rian. Como toda segunda-feira de manhã a loja aparecia com uma nova decoração na vitrine, me lembrava do Rod Taylor sentado em sua cadeira que o levava ao futuro, ao encontro da Yvette Mimieux, vendo o manequim trocando de roupa com o passar dos anos.
A lojinha de balé chamava-se "Petit Ballet" ou "Ballerina". Mais adiante, na Barão de Ipanema, à direita, fica a igreja de São Paulo Apóstolo. Na época da foto o vigário era o padre Zelindo, mas a missa de sucesso era rezada pelo padre Colombo que, com seus cabelos brancos esvoaçantes, parecia um Deus que ameaçava os fiéis com o fogo do Inferno. As beatas com a cabeça coberta por véus, com o terço na mão e com as fitas vermelhas do Apostolado da Oração no pescoço, saíam aterrorizadas da igreja, além de não entender nada da missa em latim.
O padre Colombo era famoso entre os alunos do Guido; lembro-me de outro padre da igreja que era meu xará, Mário. (alguns nomes "desaparecem", Mário é um deles)
F.F. Caso alguém se interesse, publiquei no post de ontem um comentário com a cronologia de acontecimentos entre 2019 e ontem envolvendo o sequestrador do ônibus e nosso judiciário; exemplifica perfeitamente como as coisas acontecem.
Mário, após ler seu comentário e por tudo o que já se sabe e já se viu, digo que a corrupção na SEAP é imensa, e "supõe-se" que ela "tenha laços com instâncias ocultas e muito poderosas. Some-se a isso a burocracia (?) endêmica existente na VEP que pode explicar muitas coisas. Um exemplo disso foi quando o traficante "Abelha" saiu pela porta da frente de uma penitenciária em Bangu e "de quebra na saída" apertou a mão do então Secretário da Seap, fato amplamente documentado pelas câmaras de segurança.
ANA, na foto original da Barão de Ipanema, lê-se claramente no letreiro que borrei, a palavra BALLET, na parte superior. MÁRIO, os padres dessa época na São Paulo Apóstolo chamavam-se Maffei (depois diretor do Colégio Zacharias), Paulino Bressan (provincial, que abandonou a batina, algo raro naquela época, para ser psiquiatra ou psicólogo), Henrique e Heraldo. O sacristão era o irmão Francisco). TODOS: a foto 4 é originária do acervo da Biblioteca Austríaca e a indicação é de que seria da esquina da Visconde de Maranguape com Evaristo da Veiga. A foto 7, originalmente, tem os fundos da igreja da Santa Margarida Maria aparecendo. Cortei para dificultar um pouco a identificação, mas o Mauro Marcello "matou" de cara. Na casa do muro branco morava uma moça linda, namorada do meu saudoso amigo "Chico Previdência".
Pode ser que padre Mario tenha sido um professor de religião no Guido, sem relação direta com a Igreja, ou que seja uma daquelas falsas lembranças produto do passado "criado" por mim em algum momento dos últimos 60 anos (bem provável), misturando Guido, São Paulo Apóstolo, Mario, e que passou a ser real. Já tive certezas "absolutas" de acontecimentos do passado remoto desmentidas por amigos também "testemunhas oculares da história". Obs.: Lembro da Petit Ballet na Figueiredo Magalhães, já da Ballerina não tenho registro.
Se o local da foto 4 for confirmado, seria quase impossível descobrir. No passado a Evaristo da Veiga tinha trilhos que cruzavam a Mem de Sá. Não tenho a data certa, mas no início dos anos 50 foi suspenso o tráfego de bondes em parte da Evaristo da Veiga, sem contar que grande parte da rua foi demolida, mas mesmo assim a foto "não se encaixa.
Le Petit Ballet = Rua Figueiredo Magalhães nº 122 As "tias" do SDR frequentavam, na época, as escolas de Dalal Achcar, Tatiana Leskova, Leda Iuqui, Nina Verchinina, Berta Rosanoa, Enid Sauer, a de uma russa na Travessa Frederico Pamplona, entre outras. Lojas de material para balé incluíam a Petit Ballet, a Ballerina, La Danse, A Dançarina, entre outras. O Conde di Lido é que poderia falar delas... PS: Foto 3 original publicada lá em cima junto da modificada.
A academia da Enid Sauer era frequentada só pela elite. Ocasionalmente as alunas eram levadas para excursões na Europa. No ano passado algumas antigas alunas, quase todas em idade provecta, fizeram um revival em um conhecido teatro. Muitas ainda dariam um bom caldo.
O jogo do Botafogo vai passar na Globo para o RJ e região de Bragança Paulista. O resto do país deve ver Copa do Brasil. Ontem, a Portuguesa caiu nos pênaltis para o Cuiabá. Eliminada com dois empates por 0X0.
Hoje tem Nova Iguaçu X Inter-RS, em Brasília. O time da baixada vai poupar alguns jogadores para a semifinal do domingo, contra o Vasco, em Volta Redonda, já que a dupla Fla-Flu não liberou o Maracanã...
Ontem Barça e Arsenal se classificaram para as quartas de final da Champions League. O Arsenal precisou ir para os pênaltis e dois dos brasileiros do Porto perderam as suas cobranças.
Neste momento, os dois últimos confrontos estão acontecendo.
Boa noite Saudosistas. Onde é bastante difícil hoje. Foto 1- R. Estácio de Sá - Estácio Foto 2- R. Licínio Cardoso c/ R. ana Neri Foto 3- Já foi identificada Foto 4- R. Visc. Maranguape (parte demolida) Foto 5- R. do Rocha ou Ana Guimarães Foto 6- Não Identifiquei.
Lino contente com a classificação do Botafogo para a fase de grupos da Libertadores. Agora, 75% de chance de cair em um grupo com outro brasileiro. Só não espero que seja no A...
Na Copa do Brasil, o Nova Iguaçu perdeu para o Inter por 2X0.
Na Champions, passaram Atlético de Madrid, nos pênaltis, e Borussia, se juntando a PSG, Barça, Bayern, Arsenal, M. City e Real Madrid. Sorteio na sexta-feira, dia 15.
Augusto está muito difícil assistir aos jogos do Botafogo é uma tensão e sofrimento o tempo todo, principalmente depois que o beque foi expulso, piorou depois que o Bragantino fez o gol de empate quase no final do jogo. Acabou o jogo nem quis assistir a resenha, mesmo assim fiquei rolando na cama se conseguir dormir. Ser torcedor do Botafogo, é fazer exames do coração a cada minuto do jogo. Cardiologistas deviam receitar aos seus pacientes torcedores do Botafogo, assistir a uma partida inteira por semana, se o paciente resistir, nem precisa de receitar remédios para controle.
FOTO 1 = ainda não identificada. FOTO 2 = ainda não identificada. É na Zona Norte, subúrbio da Leopoldina. FOTO 3 = Rua Barão de Ipanema esquina de Barata Ribeiro. Foto original incluída. FOTO 4 = Rua VIsconde de Maranguape com Evaristo da Veiga. FOTO 5 = ainda não identificada. Zona da Leopoldina. FOTO 6 = Rua Fonte da Saudade. Foto original incluída (se pode ver a igreja de Santa Margarida Maria.
No campeonato europeu as 4 cobranças desperdiçadas no Atlético de Madrid e Inter de Milão foram um "padrão" brasileiro de disputa de pênaltis. E como comentei outro dia, agora vai começar pra valer a Liga dos Campeões, com os mesmos favoritos de sempre, sendo o Arsenal provável meia zebra.
A etapa das quartas de final da presente edição da Champions League é a mais equilibrada das últimas temporadas, a camisa um pouco "menos pesada" é a do Borussia Dortmund, mas o time é bom e osso duro de roer. Os "levemente" favoritos para mim são, nesta ordem, o City e o Real Madrid. Vamos aguardar o sorteio dos jogos e a definição do pareamento na sexta-feira. Garantia de bom futebol já temos.
A média do Arsenal nos últimos anos não está boa no europeu, agora sofreu contra o Porto nessas oitavas e no inglês ano passado "morreu na praia". Deve sentir a pressão, claro, dependendo do sorteio. Sempre lembrando que estatísticas e teoria no futebol muitas vezes são atropeladas pela prática.
Na Europa League, que teve as oitavas de final hoje, passaram Milan, Benfica, Olympique de Marselha, Roma, Atalanta, West Ham (que eliminou o Ajax por 4X0), Liverpool (que fez 11X2 no agregado contra o Sparta Praga) e o Bayer Leverkusen (que perdia para um time do Azerbaijão até os 49 do segundo tempo e virou aos 54)... sorteio das quartas de final amanhã.
Conference League também com os classificados para as quartas de final. Fenerbaçe, Fiorentina, Lille, Brugge, Aston Villa, PAOK, Vicktoria Plsen (nos pênaltis) e Olympiakos (na prorrogação).
A foto 5, pode ser Ramos ou seu vizinho bairro de Olaria. A rua é razoavelmente larga, mão e contramão, e bem comprida. Pode ser a João Rêgo ou sua paralela Antônio Rêgo. As duas saem da Rua Uranos e vão desembocar nos morros do Complexo do Alemão. Havia uma pedreira em Olaria, chamada Pedreira Cantareira. Fui algumas vezes quando trabalhava com meu pai com transporte de material pesado de construção. A subida para a pedreira era pela Rua Ministro Moreira de Abreu. Do outro lado do morro ficava outra pedreira, em Inhaúma, que não me recordo o nome dela.
Em 1982 arranjei uma namorada que morava na Rua Dr. Noguchi. É aí perto. Ficava namorando dentro do carro até às 23:00. Era super tranquilo. Hoje em dia "nem pensar".
Perto da Estr. do Itararé, acho ainda mais perigoso esse trecho, perto da fábrica da Coca-Cola, nem me atrevo a passar mais por essas bandas. Quando tenho que passar por Bonsucesso é sempre de dia e pelas ruas principais.
Con relação a Foto 2, na Penha, pegava o 942 nesse mesmo ponto de ônibus para voltar do colégio para casa, de 1984 a 1986. Havia uma lanchonete que vendia salgados, coxinha e risoles bem graúdos, e vendia bastante, nessa hora da saída do colégio, por volta do meio-dia. Quase ao lado, havia uma lojinha bem pequena que vendia pasteizinhos de queijo, mais massa do que queijo, mas saiam quentinhos e eram uma delícia. Quase diariamente, eu e outros colegas comprávamos os pastéis, que vinham em pequenos saquinhos, vendidos em 100g ou 200g. Era baratinho.
Já em 1987 até 1988 fiz um curso de eletrônica chamado Curso Electra, mas esse era a noite. De 19h as 21h30. Aprendi a consertar rádios, soldar, trocar capacitores e transistores e fazia com um amigo do curso caixas de som potentes.
Ontem não pude entrar no SDR, pois minha mãe de 85 anos caiu em casa, de madrugada, tropeçando no tapete do quarto. Teve o pulso deslocado, bateu com a cabeça no chão e teve pequena fratura no quadril. Fez raios X e tomografia, mas por sorte e graças à Deus, não precisou internar e nem operar. Vai ficar de 30 a 45 dias sem poder andar e nem abusar de ficar em pé. Eu e minha irmã sempre tiramos os tapetes e outros obstáculos dos cômodos, mas ela, teimosinha, os colocava novamente. Fica o alerta a todos nós, independente da idade, de evitarmos os perigos de casa, principalmente na madrugada.
Obrigado, Luis D'. Até que está indo bem! Portuguesa dura na queda, só vai sentir falta de andar pelo quintal e mexer nas plantas que gosta de cultivar e tirar os figos da figueira, das couves, das vagens e das uvas.
Os cuidados para uma casa segura para idosos incluem: - utilizar pisos antiderrapantes, instalar barras de apoio dentro do boxe e próximo ao vaso sanitário; – certificar-se de que a altura do vaso sanitário esteja entre 43 a 45 cm, facilitando o sentar e o levantar; – se possível, utilizar um banco firme, feito de alvenaria ou fixado dentro do box, para que o idoso tome banho e se enxugue sentado; – os degraus das escadas devem possuir fita antiderrapante, ser iluminados e bem sinalizados; – deve-se ter corrimão dos dois lados, com início antes das escadas, para melhor apoio; – os móveis devem estar firmes e bem fixos, caso o idoso necessite se apoiar neles; – cadeiras e poltronas com braços oferecem maior apoio. Os assentos devem ter altura entre 45 a 50 cm, não devem ser muito baixos ou macios, para facilitar o sentar e levantar; – evitar as maçanetas arredondadas; prefira as que têm forma de alavanca; – as portas devem ter uma largura mínima de 80 cm, para a passagem de andadores e cadeiras de rodas; – dispor de ambiente amplo, evitando o uso de tapetes ou demais obstáculos que possam causar quedas; – caso o tapete seja indispensável, utilizar um que seja antiderrapante para evitar quedas; – as janelas devem permitir uma boa iluminação e ventilação do ambiente, sendo de fácil manuseio; – preferir mesas e demais móveis com cantos arredondados, evitando lesões por atrito, uma vez que o idoso possui a pele mais sensível; – evitar objetos, fios ou brinquedos no meio do caminho, preferindo sempre um ambiente amplo e sem obstáculos; – providenciar uma mesa de cabeceira para apoiar objetos como óculos, água, livros e chaves. Possuir um telefone próximo contendo os números de emergência.
Tenho 65 anos e já penso nas barras no boxe do chuveiro. Para chegar em casa são 18 degraus e já penso num jeito de instalar um elevador. Quem sabe um tipo gaiola igual aos de obra.
No caso, as barras no box. Também fizemos um degrau extra na calçada da rua, para não ficar muito alto para ela. Hoje quem usa é minha irmã por causa do joelho.
Contado por meu pai: O Marechal Tito, presidente "vitalício" da antiga Iugoslávia, quanto já idoso tinha uma equipe que o precedia em viagens indo aos locais aonde ele se hospedaria preparando-os para recebe-lo, removendo tapetes, reposicionando móveis, alcochoando cantos vivos que não pudessem ser eliminados, verificando a adequação de colchões, colocando rampas de acesso à chuveiros/banheiras, etc Meu pai dizia que o "mundo,: para crianças e idosos deveria ser arredondado e acolchoado.
A foto 5 é intrigante. No caso de ser a Rua João Rego (Olaria), como citou o Guilherme, seria a esquina com Rua Evangelina, mas o Morro do Alemão não é tão alto. Pode ser o Maciço da Tijuca aparecendo por cima, mas isso só à esquerda. No lado direito da foto o morro também está acima do que é possível ver. Já a Antônio Rego tem uma ladeira mais íngreme no final.
Sobre os limites de bairros, entre Olaria e Ramos tem o caso interessante da estátua do Pixinguinha, que através do link no Maps tem "endereço" na Rua João Silva, considerada como pertencente à Olaria, porém a escultura do excelente compositor fica na calçada do Bar Portuguesa, cujo endereço consta como Rua Custódio Nunes, Ramos (famílias Nunes e Rego presentes em vários logradouros da região). Sempre ouvi falar que a casa do Pixinguinha era em Olaria, mas não sei dizer a rua.
Paulo, o endereço do Pixinguinha em Olaria era na Estrada Engenho da Pedra, que vai de Olaria a Ramos. Neste link, do Instituto Moreira Sales, traz ótimas e completas informações do maestro, que também dá nome a uma escola municipal em Vila Kosmos. Quem passa pela Av. Automóvel club, antes de entrar para a Av. Meriti, é possível ver a escola.
Dependendo do endereço da Engenho da Pedra, seria um 'pulo' para o endereço do Bar da Portuguesa, de onde está a estátua, que fica na esquina da Custódio Nunes com a João Silva. A confusão é que fica no limite dos dois bairros.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirNão identifico nenhum local. Mas algumas fotos têm detalhes interessantes que podem ajudar. Espero o gabarito oficial mais tarde.
A foto 4 tem toda a pinta de centro.
PS: dia de expectativa para o Lino e outros botafoguenses. Hoje a Globo transmite o jogo, depois da novela. Só porque tem jogo do curintia para o estranho estado.
Na foto 4 aparece a placa da rua. Mas está ilegível.
ResponderExcluirA foto 3 eu sei onde é pois já apareceu no SDR. É daquele lote de fotos da Última Hora e a mulher é uma atriz ou vedete. As outras não tenho ideia.
ResponderExcluirFoto 3, esquina das Ruas Barata Ribeiro com Barão de Ipanema. No prédio com a coluna redonda funcionou a Loja Feres Sauma
ResponderExcluirVou mais de bairros e na base do "o importante é competir":
ResponderExcluir1) Tijuca;
2) Méier;
3) Flamengo;
4) Av. Passos;
5) Cidade Nova (será difícil confirmar);
6) Grajaú.
Bom dia!
ResponderExcluirA foto 3 mostra a Barão de Ipanema na esquina com Barata Ribeiro.
Na foto 2 a placa do furgão Chevrolet é 60-76-99. Caminhões e equivalentes tinham as placas começadas por 6, 7, 60, 61, 62 ou 63 (raros).
ResponderExcluirAinda não identifiquei nenhuma foto. Na foto 1 percebe-se que no local existe um "rodo" e um ponto de "carros de praça". O comércio da região indica que o local pode ser centro ou zona norte. FF: A Polícia descobriu que o criminoso preso após sequestrar um ônibus na Rodoviária Novo Rio assaltou um Van na Barra da Tijuca na última Sexta-feira. Mais um crime "na sua conta". Ele foi preso ontem com uma pistola Bersa 9 mm de uso restrito.
ResponderExcluirA placa do furgão que aparece na foto 2 indica que já vivíamos no Estado da Guanabara.
ResponderExcluirFoto 7, Rua Fonte da Saudade na altura do número 77, onde ficava a casa de muro branco. Fotógrafo fez a foto próximo a Escola Pedro Ernesto.
ResponderExcluirConcordo, Mauro. Eu achei que o fotógrafo estaria na frente da Igreja, mas realmente ele estava na Fonte da Saudade.
ExcluirEm tempo... foto 6
ResponderExcluirA Foto 4 já frequentou o blog, localização polêmica, parece ser da Padaria Imperial na esquina de Voluntários com Real Grandeza mas em princípio não é, já tendo sido apontada como na Rua Visconde de Maranguape com Rua Evaristo da Veiga na antiga Lapa.
ResponderExcluirMário, nem uma nem outra. A rua da foto mostra trilhos em linha singela, e tanto na Voluntários da Pátria, como na Real Grandeza, como na Visconde de Maranguape, as linhas eram duplas.
ExcluirUm baita desafio; será que dessa vez acontecerá a identificação?
ExcluirFOTO 3: Esta fotografia ilustra uma reportagem do jornal Última Hora sobre o calor no Rio de Janeiro em fevereiro de 1959. Na sequência de fotos publicada no jornal, a atriz Dayse May, de "Elas atendem pelo telefone", simula passar mal no meio da rua e é ajudada por um grupo de rapazes.
ResponderExcluirA vitrine da lojinha de balé que aparece ali atrás me lembrava uma cena do filme "A máquina do tempo", que passou no Rian. Como toda segunda-feira de manhã a loja aparecia com uma nova decoração na vitrine, me lembrava do Rod Taylor sentado em sua cadeira que o levava ao futuro, ao encontro da Yvette Mimieux, vendo o manequim trocando de roupa com o passar dos anos.
A lojinha de balé chamava-se "Petit Ballet" ou "Ballerina". Mais adiante, na Barão de Ipanema, à direita, fica a igreja de São Paulo Apóstolo. Na época da foto o vigário era o padre Zelindo, mas a missa de sucesso era rezada pelo padre Colombo que, com seus cabelos brancos esvoaçantes, parecia um Deus que ameaçava os fiéis com o fogo do Inferno. As beatas com a cabeça coberta por véus, com o terço na mão e com as fitas vermelhas do Apostolado da Oração no pescoço, saíam aterrorizadas da igreja, além de não entender nada da missa em latim.
O padre Colombo era famoso entre os alunos do Guido; lembro-me de outro padre da igreja que era meu xará, Mário.
Excluir(alguns nomes "desaparecem", Mário é um deles)
Lembro bem da loja Ballerina. A Petit Ballet ficava na Figueiredo Magalhães.
ExcluirF.F. Caso alguém se interesse, publiquei no post de ontem um comentário com a cronologia de acontecimentos entre 2019 e ontem envolvendo o sequestrador do ônibus e nosso judiciário; exemplifica perfeitamente como as coisas acontecem.
ResponderExcluirMário, após ler seu comentário e por tudo o que já se sabe e já se viu, digo que a corrupção na SEAP é imensa, e "supõe-se" que ela "tenha laços com instâncias ocultas e muito poderosas. Some-se a isso a burocracia (?) endêmica existente na VEP que pode explicar muitas coisas. Um exemplo disso foi quando o traficante "Abelha" saiu pela porta da frente de uma penitenciária em Bangu e "de quebra na saída" apertou a mão do então Secretário da Seap, fato amplamente documentado pelas câmaras de segurança.
ExcluirA foto 4 é na Rua do Senado.
ResponderExcluirANA, na foto original da Barão de Ipanema, lê-se claramente no letreiro que borrei, a palavra BALLET, na parte superior.
ResponderExcluirMÁRIO, os padres dessa época na São Paulo Apóstolo chamavam-se Maffei (depois diretor do Colégio Zacharias), Paulino Bressan (provincial, que abandonou a batina, algo raro naquela época, para ser psiquiatra ou psicólogo), Henrique e Heraldo. O sacristão era o irmão Francisco).
TODOS: a foto 4 é originária do acervo da Biblioteca Austríaca e a indicação é de que seria da esquina da Visconde de Maranguape com Evaristo da Veiga.
A foto 7, originalmente, tem os fundos da igreja da Santa Margarida Maria aparecendo. Cortei para dificultar um pouco a identificação, mas o Mauro Marcello "matou" de cara.
Na casa do muro branco morava uma moça linda, namorada do meu saudoso amigo "Chico Previdência".
Pode ser que padre Mario tenha sido um professor de religião no Guido, sem relação direta com a Igreja, ou que seja uma daquelas falsas lembranças produto do passado "criado" por mim em algum momento dos últimos 60 anos (bem provável), misturando Guido, São Paulo Apóstolo, Mario, e que passou a ser real.
ExcluirJá tive certezas "absolutas" de acontecimentos do passado remoto desmentidas por amigos também "testemunhas oculares da história".
Obs.: Lembro da Petit Ballet na Figueiredo Magalhães, já da Ballerina não tenho registro.
Em tempo: como era bom morar em Copacabana nos anos 60 e início dos 70 !
ExcluirSe o local da foto 4 for confirmado, seria quase impossível descobrir. No passado a Evaristo da Veiga tinha trilhos que cruzavam a Mem de Sá. Não tenho a data certa, mas no início dos anos 50 foi suspenso o tráfego de bondes em parte da Evaristo da Veiga, sem contar que grande parte da rua foi demolida, mas mesmo assim a foto "não se encaixa.
ResponderExcluirMário, fique tranquilo com sua memória. Digitei o nome dos outros padres e omiti o do Mário. Lembro dele, sim.
ResponderExcluirValeu, Luiz.
ExcluirLe Petit Ballet = Rua Figueiredo Magalhães nº 122
ResponderExcluirAs "tias" do SDR frequentavam, na época, as escolas de Dalal Achcar, Tatiana Leskova, Leda Iuqui, Nina Verchinina, Berta Rosanoa, Enid Sauer, a de uma russa na Travessa Frederico Pamplona, entre outras. Lojas de material para balé incluíam a Petit Ballet, a Ballerina, La Danse, A Dançarina, entre outras.
O Conde di Lido é que poderia falar delas...
PS: Foto 3 original publicada lá em cima junto da modificada.
Acho que La Danse ficava na Menescal.
ExcluirA academia da Enid Sauer era frequentada só pela elite. Ocasionalmente as alunas eram levadas para excursões na Europa. No ano passado algumas antigas alunas, quase todas em idade provecta, fizeram um revival em um conhecido teatro. Muitas ainda dariam um bom caldo.
ExcluirTornozeleira eletrônica é o sonho de todo presidiário. Como ninguém controla isso, equivale a liberdade total.
ResponderExcluirSó é bom para o fabricante ....
ResponderExcluirO jogo do Botafogo vai passar na Globo para o RJ e região de Bragança Paulista. O resto do país deve ver Copa do Brasil. Ontem, a Portuguesa caiu nos pênaltis para o Cuiabá. Eliminada com dois empates por 0X0.
ResponderExcluirHoje tem Nova Iguaçu X Inter-RS, em Brasília. O time da baixada vai poupar alguns jogadores para a semifinal do domingo, contra o Vasco, em Volta Redonda, já que a dupla Fla-Flu não liberou o Maracanã...
Ontem Barça e Arsenal se classificaram para as quartas de final da Champions League. O Arsenal precisou ir para os pênaltis e dois dos brasileiros do Porto perderam as suas cobranças.
Neste momento, os dois últimos confrontos estão acontecendo.
Hoje ficou bom pra mim, pouca gente identificou algum local. E bastou só um pouquinho de sambarilove.
ResponderExcluirBoa noite Saudosistas. Onde é bastante difícil hoje.
ResponderExcluirFoto 1- R. Estácio de Sá - Estácio
Foto 2- R. Licínio Cardoso c/ R. ana Neri
Foto 3- Já foi identificada
Foto 4- R. Visc. Maranguape (parte demolida)
Foto 5- R. do Rocha ou Ana Guimarães
Foto 6- Não Identifiquei.
Lino contente com a classificação do Botafogo para a fase de grupos da Libertadores. Agora, 75% de chance de cair em um grupo com outro brasileiro. Só não espero que seja no A...
ResponderExcluirNa Copa do Brasil, o Nova Iguaçu perdeu para o Inter por 2X0.
Na Champions, passaram Atlético de Madrid, nos pênaltis, e Borussia, se juntando a PSG, Barça, Bayern, Arsenal, M. City e Real Madrid. Sorteio na sexta-feira, dia 15.
O sorteio da Libertadores será na segunda-feira.
Augusto está muito difícil assistir aos jogos do Botafogo é uma tensão e sofrimento o tempo todo, principalmente depois que o beque foi expulso, piorou depois que o Bragantino fez o gol de empate quase no final do jogo. Acabou o jogo nem quis assistir a resenha, mesmo assim fiquei rolando na cama se conseguir dormir.
ExcluirSer torcedor do Botafogo, é fazer exames do coração a cada minuto do jogo. Cardiologistas deviam receitar aos seus pacientes torcedores do Botafogo, assistir a uma partida inteira por semana, se o paciente resistir, nem precisa de receitar remédios para controle.
FOTO 1 = ainda não identificada.
ResponderExcluirFOTO 2 = ainda não identificada. É na Zona Norte, subúrbio da Leopoldina.
FOTO 3 = Rua Barão de Ipanema esquina de Barata Ribeiro. Foto original incluída.
FOTO 4 = Rua VIsconde de Maranguape com Evaristo da Veiga.
FOTO 5 = ainda não identificada. Zona da Leopoldina.
FOTO 6 = Rua Fonte da Saudade. Foto original incluída (se pode ver a igreja de Santa Margarida Maria.
A foto 1 mostra ao fundo prédios antigos de apartamentos, algo inexistente no subúrbio. Pode ser no centro, Catumbi, ou na zona portuária.
ResponderExcluirConsegui ler o letreiro de Bar Ideal na foto 1. Agora é ir procurar na hemeroteca da BN.
ResponderExcluirA rua tem trilhos de bonde e calçamento de paralelepípedos.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirO maçarico está aquecendo. Os próximos dias prometem. Hoje é dia dos carecas...
"Nós, nós os carecas
ExcluirCom as mulheres somos maiorais
Pois na hora do aperto
É dos carecas que elas gostam mais"
Será?
Esse "dia dos carecas" é restrito ao Brasil e é, veja só, no dia de aniversário de nascimento do Albert Einstein... 145 anos.
ExcluirGanhou o prémio Nobel da Física em 1921, aos 42 anos, mais de 100 anos atrás.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirChama a atenção na Foto 5 a grande extensão da rua, com calçamento de paralelepípedos e enfeitada com capricho para as festas juninas.
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirFoto 2 - Tem cara de Penha, Rua José Mauricio, próximo a Plinio de Oliveira ou Rua dos Romeiros.
Foto 5 - Essa me lembra Vaz Lobo ou Vicente de Carvalho.
Isso mesmo, a esquina onde está o carrinho da Kibon é com a Rua Plínio de Oliveira. O ponto de ônibus deve ser o mesmo local até hoje.
ExcluirNo campeonato europeu as 4 cobranças desperdiçadas no Atlético de Madrid e Inter de Milão foram um "padrão" brasileiro de disputa de pênaltis.
ResponderExcluirE como comentei outro dia, agora vai começar pra valer a Liga dos Campeões, com os mesmos favoritos de sempre, sendo o Arsenal provável meia zebra.
Não considero o Arsenal como meia zebra. É o atual líder da Premier League.
ExcluirA etapa das quartas de final da presente edição da Champions League é a mais equilibrada das últimas temporadas, a camisa um pouco "menos pesada" é a do Borussia Dortmund, mas o time é bom e osso duro de roer.
ExcluirOs "levemente" favoritos para mim são, nesta ordem, o City e o Real Madrid.
Vamos aguardar o sorteio dos jogos e a definição do pareamento na sexta-feira.
Garantia de bom futebol já temos.
Nenhum time Inglês é uma zebra na disputa da Champions League, é só ver quantos times Ingleses já ganharam esta competição.
ExcluirA média do Arsenal nos últimos anos não está boa no europeu, agora sofreu contra o Porto nessas oitavas e no inglês ano passado "morreu na praia". Deve sentir a pressão, claro, dependendo do sorteio.
ExcluirSempre lembrando que estatísticas e teoria no futebol muitas vezes são atropeladas pela prática.
Na Europa League, que teve as oitavas de final hoje, passaram Milan, Benfica, Olympique de Marselha, Roma, Atalanta, West Ham (que eliminou o Ajax por 4X0), Liverpool (que fez 11X2 no agregado contra o Sparta Praga) e o Bayer Leverkusen (que perdia para um time do Azerbaijão até os 49 do segundo tempo e virou aos 54)... sorteio das quartas de final amanhã.
ExcluirConference League também com os classificados para as quartas de final. Fenerbaçe, Fiorentina, Lille, Brugge, Aston Villa, PAOK, Vicktoria Plsen (nos pênaltis) e Olympiakos (na prorrogação).
ExcluirBoa, Guilherme: Penha, Rua José Mauricio.
ResponderExcluirA fot 5 é em Ramos. Qual seria a rua?
As casas são bem antigas, o morro muito alto no lado esquerdo, vou jogar minhas fichas na Rua João Ramariz só para reabrir os trabalhos.
ExcluirRua Professor Lacê
ExcluirProfessor Lacé é a da Imperatriz Leopoldinense, meu 1° desfile de 7 de setembro foi aí, em 1984.
ExcluirA rua sendo em Ramos, não consigo chegar à conclusão de quais poderiam ser os morros ao fundo
ResponderExcluirO novo estagiário me comunicou que a foto 1 não tem legenda e a da foto 5 é apenas “Ramos”.
ResponderExcluirPartida de tênis na quadra principal em Indian Wells suspensa por “Bee Invasion”.
ResponderExcluirJogavam dois top 10.
O mundo está estranho.
Boa noite a todos!
ResponderExcluirA foto 5, pode ser Ramos ou seu vizinho bairro de Olaria. A rua é razoavelmente larga, mão e contramão, e bem comprida. Pode ser a João Rêgo ou sua paralela Antônio Rêgo. As duas saem da Rua Uranos e vão desembocar nos morros do Complexo do Alemão. Havia uma pedreira em Olaria, chamada Pedreira Cantareira. Fui algumas vezes quando trabalhava com meu pai com transporte de material pesado de construção. A subida para a pedreira era pela Rua Ministro Moreira de Abreu. Do outro lado do morro ficava outra pedreira, em Inhaúma, que não me recordo o nome dela.
Em 1982 arranjei uma namorada que morava na Rua Dr. Noguchi. É aí perto. Ficava namorando dentro do carro até às 23:00. Era super tranquilo. Hoje em dia "nem pensar".
ExcluirPerto da Estr. do Itararé, acho ainda mais perigoso esse trecho, perto da fábrica da Coca-Cola, nem me atrevo a passar mais por essas bandas. Quando tenho que passar por Bonsucesso é sempre de dia e pelas ruas principais.
ExcluirJoel, saberia me informar porquê a Rua Joaquim de Queiroz, a rua em frente a Dr. Noguchi, era chamada de Caminho do Capitão ?
ExcluirCon relação a Foto 2, na Penha, pegava o 942 nesse mesmo ponto de ônibus para voltar do colégio para casa, de 1984 a 1986. Havia uma lanchonete que vendia salgados, coxinha e risoles bem graúdos, e vendia bastante, nessa hora da saída do colégio, por volta do meio-dia. Quase ao lado, havia uma lojinha bem pequena que vendia pasteizinhos de queijo, mais massa do que queijo, mas saiam quentinhos e eram uma delícia. Quase diariamente, eu e outros colegas comprávamos os pastéis, que vinham em pequenos saquinhos, vendidos em 100g ou 200g. Era baratinho.
ResponderExcluirJá em 1987 até 1988 fiz um curso de eletrônica chamado Curso Electra, mas esse era a noite. De 19h as 21h30. Aprendi a consertar rádios, soldar, trocar capacitores e transistores e fazia com um amigo do curso caixas de som potentes.
Boas lembranças!!
O curso Electra era num sobrado nesse mesmo local do ponto de ônibus, umas 3 ou 4 lojas antes do ponto.
ExcluirOntem não pude entrar no SDR, pois minha mãe de 85 anos caiu em casa, de madrugada, tropeçando no tapete do quarto. Teve o pulso deslocado, bateu com a cabeça no chão e teve pequena fratura no quadril. Fez raios X e tomografia, mas por sorte e graças à Deus, não precisou internar e nem operar. Vai ficar de 30 a 45 dias sem poder andar e nem abusar de ficar em pé. Eu e minha irmã sempre tiramos os tapetes e outros obstáculos dos cômodos, mas ela, teimosinha, os colocava novamente. Fica o alerta a todos nós, independente da idade, de evitarmos os perigos de casa, principalmente na madrugada.
ResponderExcluirMelhoras para sua mãe.
ExcluirObrigado, Luis D'. Até que está indo bem! Portuguesa dura na queda, só vai sentir falta de andar pelo quintal e mexer nas plantas que gosta de cultivar e tirar os figos da figueira, das couves, das vagens e das uvas.
ExcluirQue a recuperação seja plena e o mais breve possível.
ExcluirMelhoras para ela. Todo cuidado é pouco nessa idade. Minha mãe se foi depois de uma queda, com fratura no fêmur.
ExcluirBom dia!
ExcluirBoa recuperação para sua mãe, Guilherme.
Obrigado, Ana, Augusto e Paulo Roberto!
ExcluirUm ótimo dia!
Bom dia Guilherme. Desejo pronta recuperação à sua Mãe.
ExcluirObrigado, Silvio!
ExcluirOs cuidados para uma casa segura para idosos incluem:
ResponderExcluir- utilizar pisos antiderrapantes, instalar barras de apoio dentro do boxe e próximo ao vaso sanitário;
– certificar-se de que a altura do vaso sanitário esteja entre 43 a 45 cm, facilitando o sentar e o levantar;
– se possível, utilizar um banco firme, feito de alvenaria ou fixado dentro do box, para que o idoso tome banho e se enxugue sentado;
– os degraus das escadas devem possuir fita antiderrapante, ser iluminados e bem sinalizados;
– deve-se ter corrimão dos dois lados, com início antes das escadas, para melhor apoio;
– os móveis devem estar firmes e bem fixos, caso o idoso necessite se apoiar neles;
– cadeiras e poltronas com braços oferecem maior apoio. Os assentos devem ter altura entre 45 a 50 cm, não devem ser muito baixos ou macios, para facilitar o sentar e levantar;
– evitar as maçanetas arredondadas; prefira as que têm forma de alavanca;
– as portas devem ter uma largura mínima de 80 cm, para a passagem de andadores e cadeiras de rodas;
– dispor de ambiente amplo, evitando o uso de tapetes ou demais obstáculos que possam causar quedas;
– caso o tapete seja indispensável, utilizar um que seja antiderrapante para evitar quedas;
– as janelas devem permitir uma boa iluminação e ventilação do ambiente, sendo de fácil manuseio;
– preferir mesas e demais móveis com cantos arredondados, evitando lesões por atrito, uma vez que o idoso possui a pele mais sensível;
– evitar objetos, fios ou brinquedos no meio do caminho, preferindo sempre um ambiente amplo e sem obstáculos;
– providenciar uma mesa de cabeceira para apoiar objetos como óculos, água, livros e chaves. Possuir um telefone próximo contendo os números de emergência.
Tenho 65 anos e já penso nas barras no boxe do chuveiro.
ExcluirPara chegar em casa são 18 degraus e já penso num jeito de instalar um elevador. Quem sabe um tipo gaiola igual aos de obra.
Aqui em casa instalamos há cinco anos, justamente por causa da minha mãe, na época com 86 anos.
ExcluirNo caso, as barras no box. Também fizemos um degrau extra na calçada da rua, para não ficar muito alto para ela. Hoje quem usa é minha irmã por causa do joelho.
ExcluirContado por meu pai:
ResponderExcluirO Marechal Tito, presidente "vitalício" da antiga Iugoslávia, quanto já idoso tinha uma equipe que o precedia em viagens indo aos locais aonde ele se hospedaria preparando-os para recebe-lo, removendo tapetes, reposicionando móveis, alcochoando cantos vivos que não pudessem ser eliminados, verificando a adequação de colchões, colocando rampas de acesso à chuveiros/banheiras, etc
Meu pai dizia que o "mundo,: para crianças e idosos deveria ser arredondado e acolchoado.
A foto 5 é intrigante.
ResponderExcluirNo caso de ser a Rua João Rego (Olaria), como citou o Guilherme, seria a esquina com Rua Evangelina, mas o Morro do Alemão não é tão alto. Pode ser o Maciço da Tijuca aparecendo por cima, mas isso só à esquerda. No lado direito da foto o morro também está acima do que é possível ver.
Já a Antônio Rego tem uma ladeira mais íngreme no final.
Sobre os limites de bairros, entre Olaria e Ramos tem o caso interessante da estátua do Pixinguinha, que através do link no Maps tem "endereço" na Rua João Silva, considerada como pertencente à Olaria, porém a escultura do excelente compositor fica na calçada do Bar Portuguesa, cujo endereço consta como Rua Custódio Nunes, Ramos (famílias Nunes e Rego presentes em vários logradouros da região).
ResponderExcluirSempre ouvi falar que a casa do Pixinguinha era em Olaria, mas não sei dizer a rua.
Paulo, o endereço do Pixinguinha em Olaria era na Estrada Engenho da Pedra, que vai de Olaria a Ramos. Neste link, do Instituto Moreira Sales, traz ótimas e completas informações do maestro, que também dá nome a uma escola municipal em Vila Kosmos. Quem passa pela Av. Automóvel club, antes de entrar para a Av. Meriti, é possível ver a escola.
ExcluirDependendo do endereço da Engenho da Pedra, seria um 'pulo' para o endereço do Bar da Portuguesa, de onde está a estátua, que fica na esquina da Custódio Nunes com a João Silva. A confusão é que fica no limite dos dois bairros.
https://pixinguinha.com.br/vida/