O texto de hoje merece uma checagem por parte de nossos especialistas como o Gustavo Lemos, o Rouen ou Obiscoitomolhado, pois fala sobre “rallies”.
De um modo geral, cada
veículo participante deve ter um piloto e um navegador – este último é o
passageiro responsável por guiar o motorista pelo percurso estipulado pela
organização da prova, informando sobre a existência de curvas, obstáculos,
buracos ou qualquer outra coisa que impacte na condução do veículo.
Há “rallies” de
regularidade e de velocidade.
Como o próprio nome já
diz, no “rally” de regularidade ser rápido não é fundamental: o objetivo é
manter-se dentro do tempo e do percurso estipulados pela organização em cada
trecho. Todas as informações estão contidas em um caderno chamado de livro de
bordo. Cada linha contém distância a ser percorrida, média horária estipulada e
caminho a ser seguido. Cabe ao navegador ler e interpretar as informações,
repassando-as ao piloto.
Os tempos são registrados em vários postos de cronometragem espalhados pelo percurso e a dupla competidora é penalizada caso passe por estes postos antes ou depois do número informado na planilha. Normalmente o odômetro do veículo é zerado a cada parada realizada. O tempo registrado é comparado com o tempo ideal e cada décimo de segundo atrasado representa a perda de um ponto. Passagens adiantadas são penalizadas com dois pontos por décimo de segundo.
Há três categorias:
novatos, turismo e master.
No “rally” de velocidade,
modalidade mais desafiadora do esporte a motor, utilizando carros de produção
preparados com todos os itens de segurança determinados pela FIA – Federação
Internacional de Automobilismo, piloto e navegador percorrem diversos trechos
em estradas vicinais chamados de especiais. Vence a dupla que completar a soma
de todos os trechos no menor tempo.
Este é um dos concorrentes de um "rally" acontecido em 1959, embora estivesse programado para ser no ano anterior, como parte das comemorações do 4º aniversário da Manchete Esportiva, em 1958.
Foi adiado, pois o homenageado, Francisco Pignatari estava na Europa na data inicialmente marcada. O percurso seria da praça em frente à redação da Manchete até o
Copacabana Motor Clube, na Barra da Tijuca.
O troféu tinha o nome de Francisco Pignatari.
A prova seria disputada
num percurso de 33.500 metros e a partida seria dada de minuto em minuto, por
carro. Haveria só uma prova para os carros de todas as categorias, sendo que a
média para cobrir todo o percurso seria de 40km/h. Haveria um posto de
controle, sendo que nenhum concorrente poderia parar um quilômetro antes do
referido posto ou da chegada, sob pena de desclassificação.
Esta foto mostra um "rally" de lambretas. Ao fundo ficava a redação da Manchete.
O percurso era: da porta
da Manchete, então à Rua Frei Caneca nº 511, Rua Neri Pinheiro, Av. Presidente
Vargas, Rua Uruguaiana, Largo da Carioca, Av. Almte. Barroso, Av. Rio Branco,
Praça Paris, Praia do Russel, Praia do Flamengo, av. Oswaldo Cruz, Praia de
Botafogo, Túnel do Pasmado, Túnel Novo, Av. Princesa Isabel, Rua Ministro
Viveiros de Castro, av. Prado Júnior, Av. Atlântica, Rua Francisco Otaviano,
Praia do Arpoador, Av. Vieira Souto, Av. Delfim Moreita, Av. Niemeyer, São
Conrado, Estrada do Juá (grafia da época), Largo da Barra, Ponta da Barra,
Circuito da Barra, seguindo em direção à praia, Av. Litorânea e, contornando o
circuito da Barra, sede do Copacabana Motor Clube.
Aspecto do "rally" de 1958/1959 com os carros na Barra da Tijuca. O controle técnico da prova, que teve por base a média horária de 40 km, foi exercido pela Comissão Esportiva do Automóvel Clube do Brasil, presidida pelo desportista Francisco Perdigão.
Esta fotografia foi
enviada pelo prezado Gustavo Lemos. Veio junto com o seguinte texto:
"O mais longo “rally”
já realizado até hoje aconteceu em 1970, comemorando a Copa do México. O jornal
Daily Mirror foi o organizador da prova. A Inglaterra na época era a campeã
mundial de futebol e os ingleses já comemoravam antecipadamente o bicampeonato.
Eu próprio constatei isso ao acompanhar a prova quando de sua passagem pelo Rio
e via a empáfia dos jornalistas ingleses. O “rally” partiu do Estádio de
Wembley, percorreu vários países da Europa e os carros foram embarcados de
navio para o Rio. A foto mostra os carros no porto. Eram 96 carros, mas somente
cerca de 30 concluíram a prova que terminou no Estádio Azteca a poucos dias do
início da Copa. A prova foi vencida por um Ford Escort inglês. Só que as coisas
não deram muito certo para eles no futebol."
Esta foto é do "Rally da Juventude", realizado em 1972. O patrocinador principal foi a fábrica de chocolates "Garoto".
Nesta mesma época J.B. Tanko realizou um filme com este nome "Rally da Juventude", com Antonio Marcos, Norma Suely, Tião Macalé e Wilson Grey.
Rally dos 1000 Km Fluminenses/1972. Meu pai e eu, Gustavo Lemos, vencemos o Prime desta prova e ganhamos um belo troféu. Este carro no Postinho era conhecido como "Viúva Negra".
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirAssunto fora da minha alçada. Vou acompanhar os comentários.
J.B. Tanko foi o principal diretor dos filmes de pornochanchada dos anos 70.
ResponderExcluirAcho que também de vários filmes dos Trapalhões.
ExcluirSim Augusto, você tem razão. Ele era croata. Faleceu em 1993.
ExcluirLendo os trajetos podemos ver algumas coisas interessantes, como a saída do túnel Novo pois a Princesa Isabel não ia até a Atlântica. E a chamada praia do Arpoador que devia ser a de Ipanema. E a chegada na Barra pela estrada do Juá e não Joá.
ResponderExcluirA Princesa Isabel só se conectou com a Avenida Atlântica em 1960.## FF: Sempre procuro respeitar as regras de escrita da língua portuguesa, mas doravante e deliberadamente vou contrariar aquela que determina que nomes próprios sejam iniciados com maiúscula quando se referir à defensoria pública, judiciário, e em alguns casos o ministério público. É uma forma singela de protestar contra o desserviço que tais instituições tem prestado à sociedade brasileira.
ExcluirCesar, foi preciso derrubar o prédio da "Boate" Vogue, depois de um incêndio, para a ligação ser efetivada.
ExcluirNunca gostei nem me liguei em rallies.
ResponderExcluirEssa foto no Porto,é no Rio?fiquei na dúvida...
ResponderExcluirNa reportagem do Correio da Manhã de fevereiro de 1964 é informado que a partida da primeira etapa aconteceria em frente ao Edifício Avenida Central.
ResponderExcluirAí fiquei curioso a respeito da idade do edifício e verifiquei que foi inaugurado em maio de 1961, lá se vão 63 anos !
O tempo passa, o tempo voa ...
Muito legal, Luiz. Os rallys fizeram parte da minha vida e do meu pai. Belas recordações. Obrigado. Gustavo Lemos
ResponderExcluirFrancisco Pignatari era o famoso "Baby Pignatari", personagem icônico do mundo industrial e da sociedade. Era filho de Francesco Matarazzo, um dos maiores industriais do Brasil.
ResponderExcluirBaby teve um caso rumoroso com a princesa Ira von Furstenberg.
O quarteto que movimentava este mundo de milionários e "playboys" no século passado incluía Baby Pignatari, Ali Khan, Porfirio Rubirosa e o então jovem Conde di Lido.
Pode-se dizer que ele despertou a Ira?
ExcluirNão sou muito chegado a ralies e a impressão é que é um potencial risco de acidentes fortes. Curto mais as corridas do Circuito da Gávea. Pelo jeito, rally hoje quem faz é a turma do Uber na Ilha do Governador. Segundo amiga moradora o novo chefe do Morro do Dendê é um garoto sanguinário que está tocando o terror. Não era o caso de intervenção militar na região? Logística fácil, e hoje com maps e outros recursos... fecham por terra e Marinha em volta. Realmente com carro quero conforto e tranquilidade. Respeito jipeiros, lama, atolação, barranco, etc. Mas viajar com calma no ar condicionado, sonzinho e boas estradas é o que me agrada.
ResponderExcluirGMA, "intervenção militar?" Não se faz mais militares como antigamente. A prova disso é o estado calamitoso em que se encontram o RJ e o Brasil.
ExcluirQuanto ao Porfirio Rubirosa , enfiou a Ferrari numa árvore no Bois de Boulogne e deixou d. Odile na viuvez, quebrada pelo esperto carioca Paulo Marinho, de forma singular.
ResponderExcluirEla faleceu em 2018 aos 81 anos.
ExcluirA Odile Rubirosa era maravilhosa!
ExcluirErick ==>08:59. Também estranhei esse porto, mas há uma outra foto um pouco mais à esquerda e dá pra identificar perfeitamente o edifício que aparece ao fundo como sendo o "A .Noite".
ResponderExcluirExatamente. O que se vê na foto é o pier, onde hoje está o Museu do Amanhã. Por isso, o edifício A Noite aparece ao fundo.
ExcluirSe for possivel postar link:https://www.youtube.com/watch?v=L6eQh5Y0Ywc
ResponderExcluirTaí o Rally da juventude!
Bom dia.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Passando para ler os comentários, não tenho o menor conhecimento sobre o tema.
ResponderExcluirNão consigo postar...
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirImpagável a foto do Gustavo Lemos, cabeludo, encostado num VW TL, com rodas de Puma.
Gustavo, você era o navegador ou o piloto?
Aproveito para desejar uma excelente semana a todos!
Compartilhando minha alegria, depois de 02 meninos (Arthur e Matheus) de minha filha, agora sou avô coruja de uma menina (Helena) de meu filho, nascida dia 31 de maio.
ResponderExcluirAgora sou tri !
Parabéns Mário! Emoção indescritível. Ao contrário da maioria, acho o envelhecimento uma fase importantíssima da vida, não só por estas experiências, como também pela sabedoria que construímos no passar do tempo.
ExcluirParabéns!
ExcluirParabéns, Mário!!!
ExcluirMaravilha, Mário, parabéns.
ExcluirAderindo aos votos! Deve ser muito bom!
ExcluirBom demais da conta !
ExcluirMuito obrigado.
Parabéns Mario, ser avô é a maior alegria da terceira idade.
ExcluirMário, parabéns pela netinha. Que seja sempre a alegria da casa.
ExcluirToda Helena não é fácil. Minha filhinha, que tem o mesmo nome , é uma sapeca. 😁
Parabéns, Mário!
ResponderExcluirObrigado, Mauro.
ExcluirJá que o tema do post de hoje envolve navegação, a seguir um comentário não tão fora de foco assim.
ResponderExcluirComprei antes de viajar um GPS da GARMIN com o mapa da Europa Ocidental pré-carregado e quando contei para meus filhos, genro/nora e amigos quase fui "crucificado", classificado de dinossauro:
"Prá que, o seu celular faz tudo, o Google Maps /Waze são fantásticos, gastou dinheiro à toa ...".
Bom, com o aparelho que custou menos de mil reais, fiquei independente da existência de sinal de internet e do celular, gastei menos no pacote de dados para o celular (de carro, na Europa Continental antes de ir para a Inglaterra foram 23 dias, 10 hotéis e dezenas de cidades visitadas, o uso foi intensíssimo), salvei antecipadamente (por coordenadas, margem de erro zero) todos os pontos da viagem como hotéis, centros históricos, lojas, restaurantes, estacionamentos, a visualização/grafia dos mapas é excelente, o tamanho da tela é adequado, existe o aviso de radares/mudança de limites de velocidade/consertos etç.
Antigo mas funciona e muito bem, poupa tempo e estresse; recomendo.
Mário, parabéns 2 vezes, primeiro pela neta, afinal ser avô é uma das poucas alegrias que só se consegue com a idade e depois pela aquisição do Garmin, tenho saudades do meu, que usava para velejar e que, além da utilidade, era uma diversão navegar pelas centenas de wayponts salvos.
ResponderExcluirMuito obrigado.
ExcluirPois é: enumerado pelo Dr.D', o nobre DI LIDO, como sendo um personagem do mundo de milionários e "playboys" do século passado, ai a coisa pega. SÉCULO PASSADO? Gostaria então que o nobríssimo Conde recontassem o seu tempo de vida e divulgasse a plateia de plebeus que somos. Das duas uma, ou o homi tá tomando garrafada de catolé com pau preto comprada na feira dos Nordestinos em São Cristovão já na sua fase totalmente contemplativa ou suas estadas no Himalaia em companhia do Dalai Lama o faz dono desse vigor atual a ponto de ver o show da Madona a distancia.
ResponderExcluirParabéns pela neta, Mário!
ResponderExcluirMuito obrigado Joel.
ExcluirParabéns, Mario!
ResponderExcluirSaúde para a netinha e para você também. Curta bastante!
Muito obrigado, Guilherme.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirChove lá fora e aqui faz (nem) tanto frio...
Será que o "Blogger" exclui por ser muito longo?
ResponderExcluirVou então dividir em duas partes para ver o que acontece.
Será que o "Blogger" o excluiu por sere longo? Vou dividi-lo.
ResponderExcluir"Não sei o motivo, mas a minha publicação de ontem - caprichada, por sinal - não foi ao ar, uma pena.
Como estou inseguro desta vez, comentarei resumidamente o que for necessário.
Na foto 1, um Plymouth Cranbrook Conversível, de 1953, raridade no Rio de então e no SDR.
Na foto 3, um Borgward Isabella Coupé TS, de 1957. O Isabella sedan 2 portas saiu em 54 e foi uma coqueluche aqui no Rio. Este cupê era ainda mais bonito, mas vieram poucos.
Atrás, um DKW 1958, Grande Sedan era como se chamava antes de virar Belcar. O emblema Vemag antes da porta não vem acompanhado do 1000. Atrás dele, outro DKW, com teto branco, também parece não ser 1000.
Um mistério está acontecendo com o texto de obiscoitomolhado. Publico e some. Vamos ver se dividindo em dois, como acima, não é excluído.
ResponderExcluirA página está com problemas. Comentários aparecem e somem a cada acesso.
ResponderExcluirA segunda parte do comentário de obiscoito já foi publicado por mim três vezes e some…
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirNem com 3 linhas sai...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirContinuam a desaparecer postagens aqui feitas.
ResponderExcluirSerá que as postagens que sumiram têm alguma característica em comum ?
ResponderExcluirProvavelmente não, mas ...
Será que o algoritmo retira postagens com determinadas palavras? O curioso é que a análise de algumas fotos feita pelo biscoito apareceram aí em cima.
ResponderExcluirÉ o Grande Irmão que tudo vê.
ResponderExcluirComo disseram, será que alguma palavra em particular bloqueia a postagem?
ResponderExcluirHoje o Reino Unido relembra os 80 anos do Dia D, com presença de ex-combatentes.
Já devem ser poucos os sobreviventes, quem tinha 18 anos (acredito que idade mínima para estar alistado) em 1944 está beirando os 100 anos.
ExcluirA visita às praias do desembarque na Normandia e ao Cemitério Militar Americano perto de Caen é emocionante.
Apareceu um com 99 anos. Tinha outros no palanque, com certeza beirando os 100 anos ou até passando. Tinha veterano com mais cabelos do que o príncipe...
ExcluirPena que não dá para tirar e tornar a colocar o blog na tomada (ato que também é conhecido pomposamente como "reset"), providência que resolve 90% dos casos de mau funcionamento de tudo....
ResponderExcluirIsso acontecia muito quando dava "tilt" nas máquinas de fliperama. A máquina travava e desligava-se da tomada para reiniciar.
ExcluirA máquina dava "tilt" geralmente com os solavancos durante o jogo. Só que algumas máquinas eram bem mais "sensíveis" do que outras (ou que a maioria).
ExcluirHoje, além do Dia do Meio Ambiente, marca também o aniversário de nascimento do Erasmo Carlos e da Wanderléa...
ResponderExcluirPor falar em tilt, sobreviventes, e nas praias da Normandia, por onde anda o José Rodrigo de alencar (ou Docastelo)? Estaria no Canadá, na Bessarábia, nas planícies do Zambeze, ou no imóvel tombado e alugado na região do Lido?
ResponderExcluirJoel, você me obrigou a pesquisar:
ResponderExcluirBessarábia é o topônimo, de origem turco-cumana/quipchaca, de uma região histórica da Europa Oriental. Seu território se divide entre Moldávia (parte setentrional) e Ucrânia (parte meridional, a Bessarábia histórica)."
Eu não tinha a menor ideia de onde era.
Bessarábia que eu lembro era uma região que chegou a ser da Romênia depois do desmantelamento do Império Austro-húngaro no fim da primeira guerra. No fim da Segunda Guerra, passou para a então União Soviética. Mas posso estar errado.
ExcluirMeu comentário está parcialmente certo. A região nada tem a ver com o Império Austro-húngaro, mas fez parte da Romênia entre as duas guerras mundiais.
ExcluirBom, confesso que copiei e colei da Wikipedia, daí..
ExcluirMinha confusão foi que parte do território atual da Romênia pertencia ao Império Austro-húngaro até a Primeira Guerra. A Bessarábia fazia parte do Império Russo.
Excluir👍
ExcluirMário, pode ser também que o José Rodrigo não esteja em nenhum dos locais citados. Pode ser que ele esteja na região do "Levante", outrora domínio de Tamerlão, mas não se pode afirmar peremptóriamente.
ExcluirBoa noite a todos!
ResponderExcluirParabéns, Mário! E viva a Heleninha!!! Saúde e Paz!
Muito obrigado, Eraldo.
ExcluirContinuo tentando: O carro 18, o Ford Escort branco, foi o vencedor, com a dupla finlandesa H. Mikkola - Gunnar Palm.
ResponderExcluirÀ frente do Escort, temos 3 Citroën DS e um Peugeot 404.
ResponderExcluirO Peugeot era um bicho-papão de rallyes na década de 60, mas em 1970, o melhor colocado ficou no 18º lugar enquanto os DS ficaram depois do 6º lugar.
ResponderExcluirFinalmente o VW TL "Viúva Negra"
ResponderExcluirSerá que desta vez os comentários de obiscoitomolhado ficarão no ar?
ResponderExcluirFinalmente as informações ficaram disponíveis
ResponderExcluir. Nova postagem amanhã.
FF: A Associação Brasileira de Advocacia Criminal ingressou no STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pedindo a anulação da Lei que acaba com a "saidinha de presos". O relator será o Ministro Edson Fachin, notório simpatizante de bandidos, seja por razões ideológicas ou por "outros motivos". Essa iniciativa é uma clara tentativa de anular uma decisão do Congresso Nacional, o que é gravíssimo, já que fere a autonomia e a independência dos Poderes da República, e se não houver uma dura resposta do Congresso à essa tentativa de usurpação de competência, será o fim da já cambaleante segurança jurídica no Brasil.
ResponderExcluirNo Brasil em todos os aspectos o que existe é insegurança, a jurídica é só infelizmente mais uma.
ExcluirO Joel está me obrigando a "estudar" geopolítica:
ResponderExcluir=> direto da Wikipédia:
"Levante é um termo geográfico impreciso que se refere, historicamente, a uma grande área que se estende desde o Oriente Médio até o sul dos Montes Tauro, sendo limitada, a oeste, pelo Mediterrâneo; a leste, pelo Deserto da Arábia setentrional e pela Mesopotâmia. O Levante não inclui a Península Arábica, o Cáucaso ou a Anatólia (embora, às vezes, a Cilícia seja incluída). Seus habitantes são chamados levantinos.
De uma forma geral, a região se resume à Síria, à Jordânia, a Israel, à Palestina, ao Líbano e a Chipre. Outras fontes definem o Levante de uma maneira mais ampla, incluindo porções da Turquia, do Iraque, da Arábia Saudita e do Egito."
=> e mais:
"A palavra "Levante" origina-se do francês médio levant, particípio presente do verbo lever, "levantar"—como em soleil levant, "sol nascente" --, através de um étimo latino do verbo levare, "levantar", "erguer" (levans). Referia-se, portanto, à direção do sol nascente, vista da perspectiva dos que originalmente cunharam a expressão, isto é, às terras na costa leste do Mediterrâneo."
Bom dia Mário e demais leitores e comentaristas! Através de seu comentário, me dei conta que as Tâmaras Medjool são produzidas nesta região. As descobri no ano passado e tentei fazer germinar suas sementes para posteriormente transplantá-las, porém, devido às baixas temperaturas, não desenvolveram nos vasos. Nesta primavera retomarei o experimento e pretendo ter êxito na formação do pomar de tamareiras.
ExcluirUm excelente dia a todos!
Mário, a história geopolítica da Europa Central e Oriental, Ásia, e Oriente Médio, é extremamente complicada e de difícil compreensão. As diferenças étnicas e religiosas daquelas regiões produziram "inimigos figadais". Vide a região dos Bálcãs e da Ásia Menor. Chame um árabe de turco e veja o que acontece.
ExcluirJoel é por isso que eu acho o sistema de justiça de alguns dos Países Árabes o melhor do mundo.
ResponderExcluirEstá viralizando o vídeo da reunião virtual da Câmara de Vereadores do Rio na qual o vereador e ex-prefeito aparece em um local insólito em plena atividade. O presidente da sessão solicita que o vereador desligue sua câmera...
ResponderExcluirNosso ex-deputado federal (2 mandatos), ex-prefeito (3 mandatos) e atual vereador desde 2013 (no terceiro mandato consecutivo) ... putz !
ExcluirUm parasita sustentado pela sociedade brasileira.
ExcluirUm parasita que em 1983 foi Secretário de Fazenda no Governo Leonel Brizola, exerceu a Governança da Cidade do Rio de Janeiro em três oportunidades, deixou "filhotes políticos como Eduardo Paes Rodrigo Maia, e foi o responsável pelo caos existente no trânsito da Cidade. Em 2008 quando era Prefeito, "exigiu" que a Polícia Militar (Leia-se Estado), então responsável pelo controle do trânsito na cidade, "repartisse com a Prefeitura os valores que eram recebidos pela aplicação de multas. A PM não só recusou como abandonou o controle do trânsito e entregou-o à Prefeitura. O resultado dessa "obra" continua fedendo até hoje...
ExcluirObrigado, Luiz!
ResponderExcluirCesar Maia, se não me engano, seria Ministro da Economia no governo Brizola, em 1989, caso fosse eleito presidente.
ResponderExcluirEm 1992, eu, estudante de Adm. de Empresas na Faculdade Souza Marques, em Campinho, assisti uma série de palestras/debates entre os principais candidatos à Prefeitura do RJ de 1992. CM fez uma palestra muito boa, tinha o dom da palavra e foi o melhor palestrante daquele evento, não apenas por dominar os números (economista), mas pela oratória e conhecimento de praticamente qualquer assunto. Dos demais participantes, Cesar Maia foi eleito disparado o melhor de todos. Não a toa conseguiu virar uma eleição praticamente perdida, batendo Benedita da Silva no 2° turno por pequena margem. Um dos candidatos na época era um tal de Sérgio Cabral Filho...