Hoje temos algumas fotografias de Copacabana que estavam perdidas no acervo.
FOTO 1: Copacabana nos seus primórdios, com a igrejinha lá no alto da pedra.
FOTO 2: A Praça Malvino Reis, atual Praça Serzedelo Correa. Foi aberta pela Companhia do Jardim Botânico e era onde ficava a estação de bondes, na esquina da Rua Barroso, atual Rua Siqueira Campos.
FOTO 3: Já vemos lá na esquina da Rua Francisco Otaviano o prédio do Cassino Atlântico.
FOTO 4: Provavelmente comemorações da Semana da Asa com salto de paraquedistas.
FOTO 5: Barcos da Colônia de Pesca do Posto 6 à época da duplicação da Avenida Atlântica.
FOTO 6: Pipas tradicionais de Copacabana. Época da construção do interceptor oceânico e da duplicação da Avenida Atlântica.
Chega a causar estranheza como era estreita a calçada junto da areia até os anos 70. Lembro do pessoal assistindo aos jogos de futebol aos sábados. Sobrava pouco espaço para quem queria caminhar.
ResponderExcluirA duplicação da avenida Atlântica ficou muito boa embora na época tenha se duvidado da competência dos portugueses que foram os responsáveis pela obra.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirVou acompanhar os comentários. O dia já está diferente dos anteriores. O sol saiu, mas continua frio. A previsão para os próximos dias é de menos chuva, mas com mínima chegando a 14° na sexta e sábado.
Brasil classificado, junto com o Equador. As outras vagas diretas estão bem encaminhadas para Paraguai, Uruguai e Colômbia. A repescagem ficará entre Venezuela e Bolívia.
Hoje é dia do educador sanitário e dia do motociclismo.
ExcluirEm 1822 era criada a Marinha do Brasil.
Em 1855 começavam as obras da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Em 1986 estreava nos cinemas dos EUA o filme Curtindo a Vida Adoidado, clássico da Sessão da Tarde.
Eu me lembro do "antes e do depois" da duplicação da Avenida Atlântica, e sinceramente eu preferia o "antes. A duplicação da Avenida Atlântica foi um dos fatores que "feriram mortalmente" a Princesinha do Mar. Sobre os outros fatores comentarei oportunamente.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirFOTO 4: Aparentemente os paraquedistas pousavam no mar e eram recolhidos pelos barcos vistos na foto, é isso ?
Essa eu discordo do Joel, pois sem a duplicação da Av. Atlântica seria impossível transitar de carro pela via, que outrora era em mão e contra mão. Com o crescimento da cidade e o exponencial aumento do número de carros, como seria atualmente? e mais, com o incremento das atividades físicas da década de 70 para cá, como aquela calçadinha suportaria o número de pessoas caminhando ou correndo? impossível, seria um caos.
ResponderExcluirMauro Marcello, o Túnel Rebouças, os Elevados Paulo de Frontin e 31 de Março, a Ponte Rio-Nitéroi, a Linha 2 do Metrô, e o aumento exponencial das favelas da zona sul, foram os outros fatores "destruíram a "Princesinha do Mar". Não estou computando nesse rol os milhões de indivíduos que promoveram a migração indiscriminada que assolou o Rio o Rio de Janeiro cujas consequências são do conhecimento de todos. Com todos esses fatores, indivíduos oriundos de regiões longínquas da "Velha Guanabara e do antigo Estado do Rio em menos de uma hora acessam a Praia de Copacabana. Nem Donald Trump daria jeito nesse "imbróglio".
ExcluirA foto 2 mostra a praça quase irreconhecível. É possível ver os trilhos dos bondes na Copacabana e ao fundo a antiga igreja com sua torre.
ResponderExcluirA foto 3 é de depois de 1938 pois não há mais postes de luz no meio da Atlântica.
A foto 4 é interessante. O Mário fez uma pergunta pertinente. Onde desceriam os paraquedistas? Será que aconteceria como no último evento em Copacabana quando os paraquedistas caíram em ruas internas no Posto Seis?
E falta o Biscoito identificar os automóveis.
Em 1965, ano do quarto centenário do Rio de Janeiro, houve uma comemoração na Zonal Sul, da qual constava a apresentação de salto de paraquedistas na praia de Ipanema, creio eu, devido à faixa de areia ser maior do que Copacabana (antes do alargamento). As condições do tempo não eram ideais para o salto e alguns militares cairam no mar. Apesar das medidas de segurança, com a presença de salva-vidas, houve pelo menos uma morte devido ao fato do paraquedas ter encoberto o militar na água, impedindo-o de respirar.
ExcluirQuem compra essas pipas?
ResponderExcluirOs cariocas certamente não compram.
Os turistas comprarão considerando que dificilmente irão usar e que transportar este trambolho no avião é tarefa inglória?
Há uns negócios que são inexplicáveis para mim.
Estas pipas são de pano e, uma vez soltas da armação, podem ser facilmente enroladas. Tudo cabe numa embalagem de plástico, tal qual um guarda-chuva médio.
ExcluirEm dias de vento muito forte, uma criança pequena não consegue sustentá-la no ar. Este tipo de pipa, com pouca mobilidade, não serve para "cruzar" contra outras adversárias, assim como sua linha é mais grossa e não se usa o perigoso cerol.
Eu tentei algumas vezes empinar essas pipas tão folclóricas, mas posso dizer que são pesadas e pouco manobraveis, pois são feitas com canículas de uma espécie de junco denominado "flexa" e revestidas de pano.
ResponderExcluirAinda existem à venda estas pipas em Copacabana?
ResponderExcluirSeguindo o raciocínio de um certo comentarista os portugueses poderiam ter criado um perímetro copacabanense logo após da vinda da família real, fugida de Napoleão. Desta forma teríamos um principado imune da ralé.
ResponderExcluirTeria sido ótimo, um Mônaco tropical.
ExcluirCom cassino, família real, celebridades ... (e talvez desse para incluir Ipanema e Leblon).
A ralé, em países civilizados, é mantida à distância dos locais frequentados pela elite.
ExcluirJá aqui, no terceiro (quase quarto) mundo, não houve êxito em reproduzir esta desejada condição.
Rodin, não seja modesto. "Quase quarto mundo?" Não, ilustre, já estamos no "quinto mundo".
ExcluirTendo em vista os comentários publicados sob as alcunhas de "Rodin" e de "Pensante" às 13:50 e às 15:28 respectivamente, posso dizer que suas divagações hipotéticas do que "poderia ser o Rio de Janeiro caso suas previsões fossem reais", não seriam ruins de todo e não seriam uma má ideia. Mas saindo do "reino do faz de conta" e caindo na dura realidade, ambos hão de convir que todo o contido em meu comentário das 12:27 retrata a realidade vigente no Estado do Rio, uma realidade inegável, mas que poucos (ou muito poucos) tem coragem (ou "aquilo roxo") para admiti-la publicamente.
ResponderExcluirE complementando o comentário, falta acrescentar um única palavra: "Visse?"
ResponderExcluirFF: Ainda sobre o meu primeiro comentário de hoje, ontem, aniversário do Ancelotti, a Globo fez uma reportagem sobre ele e mostrou a "ponta" que ele fez em um dos filmes mais recentes da franquia de "Star Trek". Ele é amigo do marido da atriz Zoe Saldana, estava visitando o set e foi convidado para participar do filme...
ResponderExcluirFalando em aniversário, quando Robert Francis Prevost com 69 anos foi eleito Papa , uma amiga de minha mulher comentou que, pela primeira vez durante sua vida, um Papa eleito era mais moço do que ela.
ResponderExcluirIsso vale também para mim, minha mulher, a maioria de meus amigos e provavelmente para alguns comentaristas do blog.
O Papa Francisco foi eleito com 76 anos de idade, em 13 de março de 2013, o Papa Bento XVI foi eleito com 78 anos de idade, em 19 de abril de 2005 e o Papa João Paulo II foi eleito com 58 anos em 16 de outubro de 1978, o mais jovem papa eleito desde Pio IX, em 1846, que tinha 54 anos .
ExcluirDepois de João Paulo II vão evitar ao máximo escolher um papa tão "jovem" para não correr o risco de ter um outro papado tão longo...
ExcluirUm dos favoritos tinha cerca de 60 anos, por isso foi preterido.
Mario, também estou na sua situação, vários conhecidos (eu incluído) fizeram a mesma observação...
ExcluirEsse problema de eleger um Papa jovem, só existe porque eles querem, bastaria colocar uma idade mínima para que um Cardeal seja eleito Papa, que não seria nada de mais, visto que existe idade máxima para o Cardeal poder votar para eleger.
ExcluirHoje temos fotos da época da ampliação da av. Atlântica. Lembro bem, morava em Copa e ia muito à praia. A maior parte da areia era dragada da Enseada de Botafogo e bombeada junto com água pelo Túnel Novo. Depois que a ampliação da areia passou da região do Copacabana Palace, foi instalada uma enorme bomba "booster" para garantir que chegasse com pressão suficiente até o Posto 6. Havia também um navio que dragava perto de Itaipu, acho, e vinha até a praia para descarregar. Nos dias que demoravam para espalhar a areia, passava por cima de uma "cordilheira" para chegar à praia, como vemos nas fotos 5 e 6.
ResponderExcluirTenho as mesmas lembranças, ia à praia direto, no Posto 2, entre Rodolfo Dantas e Duvivier.
ExcluirCom 16/17 anos, morava com meus pais e irmã no 312 da Av.Copacabana.
Bons tempos !
(se bem que o aterro acabou com as ondas boas para pegar jacaré)
Tenho quase certeza de que foram postadas fotos dessa draga. Só não lembro o local. Terra, UOL ou aqui.
ExcluirAinda não achei a foto da draga, mas foi publicada aqui. Outras fotos relacionadas com esta obra apareceram em
ResponderExcluirhttp://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com.br/2018/01/obras-aterro-copacabana.html
https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/01/obras-em-copacabana.html
http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com.br/2018/01/obras-em-copacabana-ii.html
https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/01/obras-em-copacabana-iii.html
Eu me lembro muito bem dessa draga. Todas as manhãs ele iniciava seu "vai e vem diário", mas não tenho ideia de quantas viagens ela fazia diariamente.
ResponderExcluirFinal do jogo 3 das finais da NBA e Indiana desempatou a série com uma vitória por nove pontos. Próximo jogo na sexta.
ResponderExcluirMorreu Brian Wilson líder dos Beach Boys aos 82 anos.
https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/01/obras-aterro-copacabana.html
ResponderExcluirterça-feira, 2 de janeiro de 2018
OBRAS ATERRO COPACABANA
eduardofigueiredo 13 de janeiro de 2018 às 18:29
Achei essa linda foto da Trasmundum II na orla de copacabana
https://www.dredgepoint.org/dredging-database/sites/default/files/node_images/transmundum_rio_de_janeiro.jpg
O link leva a uma foto da draga.
Enviei para o Luiz uma foto de 1970 mostrando a draga em operação na praia de Copacabana.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirContinua chovendo e hoje foi registrada a mínima mais baixa do ano. Até agora, porque a previsão para a próxima madrugada foi revista para 12 graus... Hoje é dia dos namorados.
A data do dia dos namorados no Brasil foi instituída em 1949 pelo João Dória, o pai.
ExcluirEm 1986 estreava nos cinemas Top Gun.
Em 2000 acontecia a ocorrência com o ônibus 174.
Em 2014 começava a Copa do Mundo no Brasil.
https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/06/12/rio-tem-madrugada-mais-fria.ghtml
ExcluirMário, seu link leva à foto enviada pelo Joel.
ResponderExcluirTinha a mesma nos meus alfarrábios, pois havia sido publicada pelo Rouen, no “Arqueologia do Rio”.
👍
ExcluirSou eu aí acima. Depois publico aqui a foto.
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirNesse dia do crime e caos do Ônibus 174, eu estava no Ilha Plaza Shopping com minha esposa assistindo um showzinho na Praça de Alimentação do shopping, quase certeza que era do Leoni. As TVs do shopping transmitiam aquele horror em tempo real.
Augusto registrou a morte de Brian Wilson aos 82 anos, na mesma faixa de idade de muitos gênios dessa geração como Bob Dylan, Ringo Starr, Paul McCartney, Mick Jagger, Paul Simon, Roger Waters, Keith Richards, Eric Clapton, David Gilmour, Brian May e muitos outros.
Lista de respeito e, até agora, sem substitutos à altura.
ExcluirJá não vou à praia em Copacabana para um "banho de mar" há décadas.
ResponderExcluirNa última vez que fui, a faixa de areia mais próxima ao calçadão já era escura, uma imundície.
A areia da praia antes do aterro, aquela que fazia um barulho característico quando se pisava, era bem clarinha, fina e uma parte dela era permanentemente lavada pelo mar nas marés altas.
Nunca vou me acostumar aos quiosques tampando a vista da praia e do mar, poluição visual total e acho absurda a presença permanente de veículos de entrega de mercadorias, de todos os tamanhos, impedindo o trânsito na pista da direita e complicando ainda mais um tráfego já bem complicado.
Acho que a famosa draga era da firma STER.
ResponderExcluirMário 10:29 > pode ir a praia no Leme, ali bem pertinho da rocha que é uma delícia!
ResponderExcluir👍
ExcluirHoje é Dia dos Namorados. Tem Dia da Pizza, Dia do Hamburger, Dia do Amigo, Dia dos Avós, dia para todos os gostos e profissões. Mas acho que há um grande preconceito: estão faltando os dias dos noivos, dos divorciados, dos misóginos, dos adúlteros, dos feminicidas, dos polígamos, dos assexuados, etc.
ResponderExcluirSou favorável à criação do ' Dia dos Dias ', aí todo e qualquer dia ainda não criado estará automaticamente representado.
ExcluirExiste o "Dia da Piada?" Se existe, qual seria? E se não existe, por que então não cria-la?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDia da Piada é todo dia em que há expediente em Brasília.
ExcluirEu prefiro as piadas do Costinha. E por falar em piada do Costinha, me lembrei de uma bem suave. Um português levou sua mulher ao urologista, já que ela sofria de cistite. Querendo saber de mais detalhes, o médico perguntou ao português: "E então Seu Manoel, diga-me um coisa: a sua senhora urina com abundância?" Respondeu então o português: "Não sinhoire, é com a xoxotância!"
ExcluirFora de Foco:
ResponderExcluirA expressão " ..nasceu de novo" é a mais adequada para descrever o que aconteceu com o único sobrevivente do Boeig 787 Dreamliner da Air India que caiu hoje logo após decolar.
Esse indiano felizardo tem, agora, duas datas de aniversário: uma há 40 anos atrás e outra ganha no dia de hoje.
ExcluirAniversário de Philipe Coutinho e Antônio Lopes com vitória do Vasco na estranha cidade do sudeste depois de 13 anos. Só o CAM venceu como mandante e o Flamengo fica um mês como líder, mesmo não jogando, por causa da incompetência do Bragantino em casa e do pólo aquático no jogo do Cruzeiro em Salvador...
ResponderExcluir