Hoje vamos dar uma olhada naquele trecho da Lagoa perto do Túnel Rebouças, mais ou menos paralelo à Rua Fonte da Saudade. As fotos foram enviadas pelos prezados Carlos Ponce de Leon Paiva (talvez da "Manchete") e GMA (do acervo do "Correio da Manhã", hospedado no "site" do "Arquivo Nacional"), além de fotos do "site" da "Pequena Cruzada".
Nossos agradecimentos a ambos.
FOTO 1: Vemos a área perto da Igreja de Santa Margarida Maria, na Lagoa, em meados da década de 60, quando estava prestes a acontecer a abertura do Túnel Rebouças. Já vemos o primeiro grande prédio deste trecho da Avenida Epitácio Pessoa, logo após o prédio menor da Obra do Berço.
Havia na Lagoa e na Fonte da Saudade uma série de casas muito bonitas que, depois, foram substituídas por prédios de apartamentos. Bem aqui à direita, a casa da professora Heloísa, mestre de inglês de tantos alunos. As aulas eram numa sala sobre a garagem da casa dela, em pequenas turmas de cinco alunos.
Mais à direita ainda, neste trecho, funcionou durante anos a CCP - Clínica de Cirurgia Plástica do Dr. William Bonhôte, que durante anos trabalhou no Serviço de Ortopedia do Dr. Arnaldo Bonfim.
FOTO 2: Nesta foto, já da década de 70, mais edifícios já substituíam as casas. A da professora Heloísa foi das primeiras a desaparecer.
À direita vemos a "Pequena Cruzada", uma instituição católica que começou a funcionar em 1921 no Catete para apoiar a população carente. Em 1930 recebeu do Prefeito Prado Junior a doação de um terreno na Lagoa, na Epitácio Pessoa, junto à Rua Vitor Maúrtua, onde permanece até hoje.
FOTO 3: Em 1933 as obras da construção da nova sede estavam em andamento. A inauguração se deu em maio de 1935. Poucos anos depois o prédio começou a apresentar defeitos estruturais, tendo que ser demolido. As internas tiveram que ser transferidas para Petrópolis, enquanto aguardavam nova construção na Lagoa.
Em 1947 foi inaugurado parte do novo prédio e a instituição voltou a funcionar na Lagoa. Nos anos 60, para gerar renda, foi cedido parte do terreno para a construção de um posto de gasolina Esso, hoje funcionando como Ipiranga. Com o valor da locação onstruiu-se um auditório, a casa do zelador e um salão de festas com o qual se passou a obter também uma nova renda.
A "Pequena Cruzada" continua em funcionamento com o lema de " instituição que visa a inclusão social por educação em tempor integral, com a profissão de fé de sua padroeira Santa Therezinha."
FOTO 4: O prédio da "Obra do Berço", de 1937, foi o primeiro projeto executado de Oscar Niemeyer. Localizado na esquina da Rua Cícero Goes Monteiro com a Av. Epitácio Pessoa, perto da Igreja de Santa Margarida Maria, fica num quarteirão onde só haviam casas até os anos 60.
O prédio foi construído sobre pilotis em dois blocos, um de quatro pavimentos e outro com dois andares e um terraço-jardim que serve como local de recreação e se comunica com o terceiro pavimento do bloco mais alto.
Segundo nos conta L. Cavalcanti, o edifício foi projetado em estrutura de concreto armado, contendo os elementos fundamentais da gramática moderna: estrutura livre, planta livre, fachada livre, pilotis e terraço-jardim. A fachada noroeste foi protegida da insolação por "brise-soleils" móveis verticais, emoldurados por pequeno friso à sua volta.
A Obra do Berço foi fundada em 1928 por Marianna Sodré e Lysia Cezar de Andrade. Começou em Laranjeiras oferecendo serviço ambulatorial de pré-natal e puericultura, fornecendo leite e enxovais para bebês. Em 1938, inaugurou sede própria na Lagoa, onde está desde então. A creche teve, durante muitos anos, em seu grupo de diretoras, ex-alunas do Sacré-Coeur de Jésus, entre elas minha madrinha.
FOTO 5: Este trecho da Lagoa, vizinho ao prédio da "Obra do Berço", antes da abertura do Túnel Rebouças, tinha pouquíssimo movimento de veículos.
FOTO 6: Estamos em 1955. O poste à esquerda está na esquina da Epitácio Pessoa com a Fonte da Saudade, onde há décadas há um posto de gasolina.
FOTO 7: Na década de 1970 houve uma explosão de construção de edifícios na região. O trecho, atualmente, tem um trânsito caótico, sempre engarrafado, tal o número de veículos que se dirigem para o Túnel Rebouças.
Ótimas fotos para lembrar um local que já foi uma tranquilidade mas hoje tem um trânsito sempre engarrafado.
ResponderExcluirA Obra do Berço e a Pequena Cruzada são instituições de caridade centenárias e sérias. Merecem todos os parabéns e também extensivos a tantos voluntários que contribuíram nesses anos todos.
Ambas receberam os terrenos como doação, assim como vários clubes da Lagoa.
Foi uma estratégia para povoar aquele lugar afastado e deserto do Rio há 100 anos e que tinha algumas contrapartidas.
Hoje em dia a Prefeitura aumentou muito o valor do IPTU e do Rio Previdência e eu soube que alguns clubes têm dívidas altíssimas.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirDia para acompanhar os comentários porque é área fora da minha jurisdição. Hoje é dia mundial do coração.
Morreu aos 99 anos agora de madrugada a atriz Bertha Loran. Polonesa de nascimento.
ExcluirTambém foi divulgada a morte do Paulo Soares, o Amigão da ESPN, aos 63 anos...
ExcluirPaulo Soares era uma figuraça. O vídeo dele anunciando a contratação de um jogador para o São Paulo, em programa da ESPN com o Antero Grecco, é sensacional.
ResponderExcluirhttps://youtu.be/ZsH5bD626Do?si=UwPKlMBjrJsGDs0C
O Sportscenter lá de cima ficou imbatível.
ExcluirA casa de esquina na foto 1, ao lado do primeiro prédio, resistiu durante muito tempo. Foi inclusive uma bar, creio que Queen's Legs, depois Centro Pediátrico da Lagoa e recentemente foi totalmente reformado.
ResponderExcluirMinha área e não comentei. Atarefado. O Rebouças transformou um lago bucólico num anel frenético. A Lagoa pulsa, desde os helicópteros que levam e trazem figuras mais, ou menos, polêmicas, até os aniversários de domingo nos seus "parques", passando por malhadores e apressados ciclistas elétricos, sem contra com os remadores e velejadores de vários barcos. Sinto falta de transporte lacustre organizado, seria uma bela opção de lazer fim de semana e de locomoção dia de semana.
ResponderExcluirPodíamos fazer um mapa do Rio indicando em cada prédio a lei que fixou o gabarito e seu signatário. Na Gávea tem um espigão que cresceu por conta de uma lei de 1 dia de vigência, durante o qual todo o processo foi realizado.