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sexta-feira, 28 de setembro de 2018

LOTAÇÕES



 
Hoje lembramos dos lotações com uma foto colorizada pelo saudoso Conde di Lido mostrando o ponto final do lotação Lins-Lagoa e mais duas fotos do acervo do Correio da Manhã.
O ponto final ficava em plena pista da Avenida Epitácio Pessoa, em frente à garagem de barcos do Botafogo, e era a condução ideal para ir ao Maracanã nos anos 60, partindo da Zona Sul. Melhor que o ônibus Grajaú-Leblon ou o Barão de Drummond-Leblon, que paravam mais vezes durante o trajeto. Apesar da viagem ser longa, via Botafogo, Flamengo, Centro, Presidente Vargas, Praça da Bandeira, pegávamos os lotações vazios em seu ponto final e, muito frequentemente, em alguns modelos de lotação, íamos sentados naquela cadeira única logo na primeira linha de bancos.

No para-brisas do lotação está escrito: 28 de Setembro, Estádio, Estrada de Ferro, Carioca, Avenida, São Clemente.
O tráfego, até a abertura do Túnel Rebouças na década de 60, era tão reduzido no entorno da Lagoa que os lotações ficavam parados em plena pista, deixando apenas uma faixa de rolamento para os outros veículos provenientes do Humaitá e Jardim Botânico. Isto, de certa forma, obrigava os automóveis diminuírem a velocidade antes de enfrentar a Curva do Calombo, logo adiante.
A temida curva do Calombo (atrás do fotógrafo), na época era muito mais perigosa que hoje, quando as duas únicas chances de os motoristas inábeis ou imprudentes evitarem a queda dentro d'água eram ser contidos pelo "Coração de Pai" ou pelo "Coração de Mãe", duas enormes casuarinas que ficavam no local. Recentemente foi instalado um “pardal” neste local, com limite de velocidade de 50km/h.
A segunda foto mostra uma série de lotações apreendidos pelo Depto. de Trânsito em uma fiscalização. Um deles com pneus de banda branca, uma raridade.
A terceira foto mostra lotações de muito tempo atrás. Estas fotos devem constar do acervo de Mauroxará, que consta de mais de 7000 fotografias.
Pingadinhas:
1)      No início da década de 60 a LINS-LAGOA possuía lotações MERCEDES-BENZ torpedo com carroceria METROPOLITANA, bem mais bacanas que estes bravos, porém rústicos, CHEVROLET 'Sapo' da foto. Por esta razão creio que a foto deva ser anterior a 1960.
2)      Os lotações foram banidos do transporte público na época do Lacerda e ainda sobreviveram mais um pouco como transporte escolar e em linhas em locais inimagináveis.
3)      Os lotações não eram exclusividade de apenas uma marca. Havia Chevrolet (os da primeira foto) e também Mercedes-Benz, Magirus, Ford e Fargo(Chrysler). Carroceria sim, a maioria que rodava no Rio era da Metropolitana, com motores externos. Em geral, tinham apenas uma porta para entrada e saída, com a cobrança de passagem feita pelo próprio motorista, tal como está ocorrendo atualmente, para que as empresas economizem com a mão-de-obra do trocador (como eram chamado nas décadas de 50-70).
4)      Até o início dos anos 60, não era necessário ser empresário para atuar no ramo, bastava ter apenas uma lotação e obter licença para atuar numa das linhas.

23 comentários:

  1. Os lotações da primeira foto já foram corretamente identificados e só resta ao comentador farináceo aplaudir a beleza da foto. E concordar que a foto deva ser dos anos 50.
    Na segunda foto, o lotação da bandas brancas é um Studebaker da época dos Boca de Sapo. Tinha um focinho inconfundível, mas não lembro de apelido.
    Na terceira foto, embora os carros tenham uma aparência de final dos anos 20, pode ser bem anos 50 também, pois onde hoje é o edifício do Jockey Club havia um ponto de lotação para a Zona Norte, todos em cima de longos automóveis desse tipo. Eram Packard, Cadillac, todos longos e com bancos intermediários, para caberem umas 8 pessoas. Não consegui de memória identificar o carro em primeiro plano, mas as rodas de oito parafusos não conferem com o estepe, que está ali, só para constar.

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    1. O lotação é um Chrysler Imperial 1930. Depois de muita pesquisa e a dica imprescindível do fabuloso Gazineu, de Petrópolis, conseguimos fotos suficientes na internet. Chato foi conferir que o estepe é de fabrica.

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  2. O ponto final do lotação ficava próximo ao local onde foi assassinado um médico em 2015. Mas naquele tempo a realidade era bem diferente. Por falar em "ida ao estadio" e embora nessa época a Lagoa ficasse ainda "fora de minha área de jurisdiçao", em dias de jogos não havia tumultos nos pontos de lotação e de ônibus nem arrastões. E porque era assim? A resposta eu darei mais tarde.

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  3. Quando não ia ao Maraca no lotação Lins-Lagoa pegava o 434-Grajau, via Copacabana e Tunel Velho. Ia pela Lapa.
    Ou o 433-Barão de Drummond, via Copacabana e Tunel Novo. Ia pela Praça XV.
    O 438 ia via Jockey e Botafogo.
    Como diz o Joel, eram outros tempos. Ainda adolescente levava meu radio Spica, relógio, às vezes até binóculos. Nunca me passou pela cabeça a possibilidade de assalto. Eram mais de 50 idas e 50 voltas todo ano e nunca aconteceu nada, mesmo em jogos noturnos.
    E isto desde anos antes dos governos militares. Ou seja, não atribuo esta segurança à ditadura.

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    1. Sim, não era em razão do regime militar, isso é fato. A razão era outra.## Não sou conhecedor de lotações, mas me lembro dos cinco gigantescos lotações que o Colégio São Bento utilizava para transportar os alunos. Eram incomuns pelo tamanho e eram cinco as regiões atendidas pelos lotações. Eu utilizei o lotação por dois meses e depois de conversar com meus pais, passei a ir e voltar usando o 220. Eles relutaram, tendo em vista eu ter apenas dez anos incompletos, mas acabaram concordando, mas os tempos eram outros.

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  4. "Bom dia".

    Guardando as devidas proporções, os lotações de hoje são as vans e kombis que infestam ruas e regiões da cidade abandonadas pelas empresas"convencionais" por vários motivos, incluindo descaso.

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  5. Complementando: descaso das autoridades e das próprias empresas de ônibus.

    EXTRA: O Barbieri dançou e o Dorival Jr. vai esquentar a cadeira para o Portaluppi até a eleição (pelo menos).

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  6. Lembro também de um lotação que fazia a linha Praça da Bandeira-Furnas
    pela Edson Passos era da marca Nash bem caidinho.
    Como todo Tijucano tambem torcia pelo America que terá sua antiga sede
    localizada ma Campo Sales leiloada com uma dívida trabalhista de 10 milhões segundo um americano que corre comigo na pista do Maracanã.

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    1. A sede de Campos Sales é antiga mas o campo de futebol foi desativado "naquele sítio" em 1962 quando o campo do Andarahy na rua Barão de São francisco foi comprado e funcionou até 1993. A sede de Camposa Sales foi reformada no final dos anos 70 e o velho estádio deu lugar ao condomínio "Cartier Montreal" na rua Martins Pena. Debaixo do cimento daquelas velhas arquibancadas, muitas "domésticas" eram "abatidas" ali. Não era a "minha praia" mas a noite ali fervilhava...

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  7. Bom dia a todos. Os lotações foram no passado, o que hoje são as VANS e Kombis nos dias de hoje, um péssimo meio de transporte utilizado pela população em face de uma falta de planejamento do estado do transporte urbano. Não tenho a menor esperança que ocorra alguma mudança no Brasil pelos próximos 500 anos.
    PS. Estas eleições será a eleição que irá registrar o maior número de abstenções por falta de título, só de torcedores do Flamengo serão 40 milhões.

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  8. Dado a falta de transportes coletivos, os motoristas particulares foram autorizados a transportar passageiros em seus veículos, que tinham de ter no para brisa a indicação da "linha" e nas laterais o número de passageiros a transportar . Assim nas portas a maioria tinha escrito " Lotação: 5 passageiros". Com o tempo, o termo "Lotação" passou a ser aplicado aos veículos. Houve tempo em que caminhões transportavam passageiros para a zona suburbana e eram conhecidos por "Boiada".

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  9. Os lotações estão longe na minha memória, inclusive dos tipo carro de praça que a gente ficava esperando completar 7 passageiros para sair, se não me engano. Dos modelos mostrados acima o que marcou como lembrança foi a dificuldade em conseguir entrar neles, quase sempre lotados.

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  10. Lotações fizeram uma pequena época em Vix na medida da informação de que não pertenciam a empresas,funcionando assim como pessoa física ou coisa parecidas. A lembrança que tenho é dos Boca de Sapo e de pouca segurança .
    Estou fora do país uns 10 dias e pouco acompanhando o noticiário,mas a saida do Barbieri veio muito tarde.Vamos ver o rescaldo.

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  11. Bom Dia! Verdade, já conhecia estas fotos. Na foto 1,a carroceria dos dois carros é CIRB, (Carrocerias Irmãos Barbosa). O da frente, modelo mais novo tem 19 assentos e mais uma caixa de ferramentas atrás da cadeira do motorista que era usado também para acomodar mais um passageiro. o que está atrás é mais antigo e sua capacidade é de 16 passageiros. Estes foram os últimos carros a gasolina que esta Empresa (SOFA) usou.Na transição para óleo Diesel ela optou pela marca UNIC e continuou usando a CIRB como carroceria.Na foto 2 todos os 4 carros, mesmo individuais (hoje seriam autônomos) são CIRB , com destaque para o primeiro que é Studbeker, os demais Chevrolet. Até o final dos lotações, a liderança pertenceu a CIRB seguida de perto pela Vieira. Metropolitana que era a terceira nos lotações, também não liderava as preferências nas Empresas de ônibus . Esta liderança de vendas era da CERMAVA seguida da Vieira. Só no meio dos anos 60 que começou um processo onde vários fatores foram usados na operação Come-Come e que ela chegou à liderança, que logo perdeu para a Ciferal. Hoje das 16 fabricas de Carroceria com sede no Rio de Janeiro,não resta nenhuma.

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  12. Concordo com o Lino, as vans são os lotações daquela época.
    F.F - detonaram o mosquito (como diz o Corneteiro)

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  13. Boa tarde, senhores. Lins-Lagoa era uma das poucas linhas de lotações exploradas por empresa. No caso a SOFA. Além dos Chevrolets, ela usou uma outra marca , não sei qual, com chassis menores. Algumas empresas que ainda existem, como Alpha, Tijuca e Estrela Azul, começaram com lotações.

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  14. Agora que o estrago está feito jogam Detefon no Mosquito e apostam num milagreiro de plantão ainda mas com eleição bem próxima .Está diretoria pode ser boa de organização empresarial e o escambau a quatro mas bola não sabe nada e os números estão aí para provar o que digo.Deve ter contratado mais de 50 jogadores durante a gestão e não fez um time que jogasse como o Flamengo .Os jogadores que estão aí ganham muito e não sabem o que é Flamengo e continuo cornetando que está tudo errado.

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  15. Lacerda agiu bem ao proibir os lotações mas pecou por pelo conluio que fez com as empresas de ônibus que se constituíram, já que o resultado foi funesto. Atualmente os "novos lotações" podem ser encontrados principalmente na Ilha do Governador, zona oeste, principalmente Praça Seca, Madureira, Taquara, C.D.D, e toda a região do BRT. Hoje as Vans são controladas pelo crime organizado que cobra taxas para que os proprietários possam opera-las. O fato é que são milhares e são um problema insolúvel.

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  16. O gerente deste buteco deve estar coligado com esta diretoria que nada sabe de bola e nada ganhou de efetivo.O gerente sempre comentava as patéticas dos outros presidentes mas agora parece eleitor do Bandeira Arriada e deve estar fazendo campanha para este infeliz.A minha corneta é apartidária e não refresco o gerente se ele pisar na bola e agora está com a bola da vez.

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  17. Está diretoria está perdidinha há tempos. Todascas contratações de técnicos foram equivocadas. Romulo, Geovanio, Berrio, Marlos, Uribe, Dourado, os laterais, tudo ruim. De bom só terem mandado embora o Gabriel, o Vaz e o Muralha.
    O cisca-cisca de cabelo com Gumex pouco faz.
    É totozinho prá é pra cá mas jogadas objetivas, garra e vontade de vencer não há.
    Chega a ser um milagre já ter escapado do rebaixamento a esta altura.

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  18. Fiz uma pergunta no comentário das 7:00 cuja indagação era o por que de nas filas de ônibus ou lotações que se dirigiam ao "Estádio" nunca ocorreram assaltos e arrastões. Vou responde-la e a resposta se aplica de forma ampla a todos os setores da vida cotidiana, sem qualquer ironia ou preconceito. A vida era tranquila porque "cada um conhecia o seu lugar" na sociedade estabelecida. Escolas eram para ensinar, polícia era para dar segurança à população, políticos existiam para legislar, juízes para aplicar as leis, etc. O respeito à família e às instituições eram a regra de um bom viver. Enquanto a sociedade não se pautar por esses ditames, a estabilidade do Brasil estará sempre comprometida, ainda que "arautos da desordem" insistam em compromete-la.

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