Há 5 anos foi publicada a foto acima como sendo do Restaurante TOQ, em São Conrado. Parecia tudo certo, com os automóveis estacionados e as placas certinhas (a do fusca escuro à esquerda termina em 3475 e a do fusca escuro à direita termina em 2204).
Eu não conhecia, nem me lembrava deste restaurante. O Augusto, o Lino, o Wagner e o Waldenir também não conheciam. O Masc e o GMA lembravam do POT e do BEM, este também lembrado pelo Joel. O Anônimo disse que o BEM era na esquina esquerda da subida da Estrada da Canoa e o POT na esquina da direita.
Isto posto, não é que recebo domingo passado uma mensagem de outro "Anônimo", dizendo que o TOQ nunca existiu? E a explicação está na segunda foto de hoje.
"Espelhei" a foto para justificar a explicação. O cartaz que parecia "TOQ" estaria sendo visto pela parte traseira. Assim, "espelhando" a foto, vemos que seria "POT" mesmo.
Existiu ou não existiu o "TOQ"?
A foto é "no mínimo" de 1972, já que a Variant de frente baixa e o Karmann-guia TC comprovam isso. Na época da foto o movimento ali já era uma intenso em razão de o Túnel do Joá já ter sido inaugurado.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirParabéns ao Mário, com atraso.
Se existiu o Pot, não sei, porém, a foto espelhada, mostra as placas invertidas, logo, é Top mesmo o escrito no muro.
Uma ótima terça-feira a todos!
Não me lembro de algum bar chamado Toq mas acho que havia um chamado Top que era Pot ao contrário.
ResponderExcluirAo bar Bem fui muitas vezes e também nos boliches Pé de Vento e num outro que acho que se chamava Meu Boliche.
Sugiro ao Luiz uma postagem sobre o São Conrado dos anos 60, antes do túnel.
Aquele São Conrado onde se ia comer milho e onde a maioria das moças aceitava ir. O difícil era aceitarem subir a estrada do Joá e ir até a Barra a “terra do pecado” para uma noitada na boate Macumba.
Na direção do Karmann-Ghia, dois carros americanos, um Cougar (que era o Mustang da Mercury) e um de frente, de quatro farois, que espero que alguém identifique, pois vai dar trabalho.
ResponderExcluirFoi fácil, o outro carro é um Chevelle Malibu SS, de 1970. Duas particularidades sobre os dois automóveis, uma para cada:
ResponderExcluirO Cougar tinha um pisca-pisca sequencial que ocupava toda a traseira e encantava um mundo de pessoas. Logo apareceram kits pra botar sequência de luzes em Corcel, Chevette etc.
O Chevelle durou pouco como marca, mas esses SS tinham um motorzão de 396 polegadas cúbicas, que em termos métricos equivalem a 6 litros e meio...poucos motores de fábrica iam além das 400 polegadas cúbicas!
Um bom registro de vários pontos do São Conrado pode ser visto em "Bonga", o vagabundo, um filme de 1971, mas as filmagens são de 1970. No filme aparece um São Conrado transformado em canteiro de obras. No filme aparece a estação de São Cristóvão, um trem da Leopoldina com vagões de madeira, e "de quebra" a fábrica Formiplac em Acari. O filme é estrelado por Renato Aragão (sem os trapalhões) e a beldade Maria Cláudia.
ResponderExcluirÉ Top porque o pintor letrista estava acostumado a pintar letreiros por dentro de vidraças, ou seja, algumas letras têm que ser o contrário. No caso só o "p", porque "t" e "o" não fazem diferença.
ResponderExcluirFui convincente na teoria?
Esses carros estrangeiros já eram dos tempos de muita dificudade na importação.
ResponderExcluirOu eram de diplomatas ou de milionários.
A foto do Pot é a invertida. O emblema do Fusca é na lateral esquerda do capô.
ResponderExcluirAs placas são legíveis na primeira foto se você aumenta esta foto. E o emblema, como dito acima, fica do lado esquerdo da tampa do motor dos fuscas.
ExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirChove desde ontem, ora fraco, ora moderado.
Sobre a foto, continuo acompanhando. Mas os números nas placas deveriam esclarecer se a foto está espelhada ou não.
Pelas placas, os automóveis são da Guanabara, apesar de em algumas não conseguir distinguir entre "D" e "O", apostando mais na primeira opção. Isso restringiria ainda mais a janela de tempo.
ExcluirUma outra "teoria" é que o pintor errou na última letra. Deveria ser "p" e saiu "q"...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirComo o Masc, o GMA e o primeiro anônimo lembram da existência de um POT, as placas dos carros na foto original estão corretas e o cartaz pode de fato estar sendo visto por trás, se tivesse que apostar o faria em POT.
(Na verdade o nome que faria mais sentido com as letras seria TOP, como lembrado pelo Cesar.)
Bom dia Saudosistas. Como 5 anos atrás continuo sem ter conhecido tanto o Pot quanto o Toq ou Top.
ResponderExcluirA decadência de São Conrado é diretamente proporcional ao crescimento da Rocinha.
Aliás não é uma situação específica de São Conrado, aconteceu em quase todos os bairros do Rio de Janeiro, com maior destaque para os bairros da Leopoldina, Central e Zona Oeste.
Coloquei as placas em "close" para provar que a primeira foto não está espelhada.
ResponderExcluirLá nas fotos um trecho de reportagem sobre "pegas" que ocorriam no Rio (o Conde di Lido era frequentador assíduo da turma do "Postinho"), citando o Restaurante POT.
ResponderExcluirCom mais estes dados, acredito ser assunto resolvido.
ExcluirPOT.
Da reportagem:
ResponderExcluir" ... 30 voltas nas pistas da Avenida Epitácio Pessoa e retorno à Barra.:"
30 voltas ? Isso é que é um pega ... Agora, quem contava as 30 voltas ?
Pura verdade 🙂
ExcluirCada vez mais me convenço de que o pintor fez lambança na hora de escrever o nome do restaurante...
ResponderExcluirÉ possível.... aí, já estava pronto, o TOP ficou POT mesmo.
ExcluirVai saber.
Augusto o pintor foi contratado era o que anunciava promoções no supermercado, havia acabado de ser demitido por ter feito uma propagando com o preço errado.
ExcluirHoje começa a "fase de liga" da Champions, com a estreia do Real Madrid contra o Stuttgard.
ResponderExcluirEu ia no início dos anos 70 ao Bar Bem, a um boliche em uma rua lateral que não me lembro mais qual era e uma vez a um "mafuá" onde se pagava para dar algumas voltas em um kart em uma pequena pista.
ResponderExcluirNo kart inutilizei uma calça novinha, que usava pela primeira vez, com a graxa que besuntava os eixos do kart; não voltei mais.
Vários anos depois andei frequentando o motel Colonial com uma namorada que morava no recém inaugurado Condomínio Village São Conrado.(incorporação e vendas Sérgio Dourado).
A praia de São Conrado tem um trecho com alguns prédios muito bons, apartamentos enormes e vista deslumbrante. ( e muito caros).
O Presidente Figueiredo tinha um apartamento nesse condomínio. Foi vendido após sua morte por sua filha.
ExcluirLuiz, veja seu email. Acho que matei a charada
ResponderExcluirNo Whats App. Dica: todos acertaram!
ExcluirJogo do Real Madrid é como receita de bolo. Sofre no primeiro tempo e resolve no segundo...
ResponderExcluirCourtois dá até raiva...
Enquanto isso, em Munique, o Bayern fez 9X2 no Dinamo Zagreb.
ExcluirO Real Madrid é o time mais previsível da Champions League ...
ExcluirO Endrick fez gol.
Ah, li que o Endrick (18 anos) casou-se com a namorada, uma "modelo & influencer" (20 e pouquinhos) para desgosto da mãe dele, que disse " eles são muito novinhos para casar".
Bom, a vida da "modelo & influencer" está resolvida, agora é só aguardar o herdeiro.
Definitivamente o GMA matou o ofídeo e mostrou a borduna. Que o POT existiu não havia nenhuma dúvida. Mas sobre o TOQ, quase ninguém conheceu, exceto o Mauro Marcello que o citou na postagem de cinco anos atrás. E o estagiário do Correio da Manhã estava certo, confirmado que foi pela foto publicada no "Jornal do Brasil" e enviada pelo GMA que publiquei agora lá no alto.
ResponderExcluirParabéns ao GMA, garimpagem de primeira.
ResponderExcluirMeio fora do horário do expediente, mas vale um comentário. Lembro de ir a esse local com meus pais, no final dos anos 50. Olhando para o início da estrada das canoas: do lado direito ficava o Bem, que durou até os anos 80, do lado esquerdo ficavam várias barraquinhas que muitos chamavam de "mau". Essas barraquinhas ficavam mais à esquerda da primeira foto, onde comíamos salsichão no espeto. Olhando desse restaurante em direção à praia, em frente ficava um parquinho de diversões.
ResponderExcluirO time do SDR é muito bom pois raramente uma dúvida deixa de ser esclarecida. Parabéns ao GMA.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirHoje é aniversário do AFC.
Toq e poT são a mesma coisa se olhada no espelho. Dependendo da fonte usada, claro.
Bom dia.
ExcluirQuando ouço falar do AFC lembro sempre do Achilles Chirol e da mesa-redonda em que ele participava junto com o Luiz Mendes, Sérgio Noronha e José Inácio Werneck.
Sempre serenao, torcedor declarado do América, Chirol era equilíbrado e claro em suas análises.
Seu irmão, Adimildo Chirol foi figura importante do futebol brasileiro, preparador físico da Copa de 70 e técnico dos principais times cariocas.
Meu tio, Reginaldo Brooking, era torcedor do América. Meu pai não gostava de futebol. Então eu ia a quase todos Fla x AFC. Cansei de ver Badeco, Mareco, Alex, Eduzinho etc
ResponderExcluirEdu e Antunes jogavam muita bola.
ExcluirO jornalista José Trajano, muitos anos na ESPN, é outro americano. O Chico Anísio também era.
ResponderExcluirNo CEFET, no final dos 60, início dos 70 tive 2 colegas de turma que eram torcedores do América mas já naquela época a torcida minguava.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. O América cai pelas tabelas no futebol, mas vai estrear este ano como escola de samba. Como morei muitos anos próximo ao América, inclusive tenho um título de sócio proprietário, meu filho durante muitos anos frequentou a escolinha de futebol de salão do América com o prof. Charles era filho do jornalista Zarani (já falecido) escrevia no JS e JB.
ResponderExcluirO atual terreno da sede, aguarda o início da construção de um Shopping Center, mas por enquanto somente são colocadas placas anunciando a construção, mas as obras não começam.
Boa tarde a todos!
ResponderExcluirQuanto a postagem, parce estar definida. Graças, principalmente, ao GMA.
Quanto ao América, carinhosamente chamado de "Méquinha", meu tio era torcedor do Clube, mais pelas cores parecidas com a do Benfica, de Portugal.
Torcedores ilustres do América
ResponderExcluirFonte: Wikipedia
Sobral Pinto, (advogado)
Alvaro Valle, político
Técio Lins e Silva, jurista
Marcelo Cerqueira, político e jurista
Edson Santos, político e ex-ministro
Henrique Bonnard (Tarugs, guitarrista brasileiro)
Tim Maia, cantor
Marcelino Rodriguez, escritor
Noel Rosa, compositor e musico
Ismael Silva, musico e compositor
Heitor Villa-Lobos, maestro
Lamartine Babo, compositor
Mario Reis, cantor
Dona Ivone Lara, compositora e cantora
Monarco, compositor e cantor
Oscarito, comediante
Gilberto Braga, novelista
Max Nunes, diretor de tv e cardiologista
Dalto, compositor e cantor
Mauro Diniz, cantor e compositor
Dorina, cantora
Jorge Perlingeiro, apresentador de tv
Aerton Perlingeiro, apresentador de tv
Virginia Lane, vedete
Marcelo Aceti, escritor, poeta e contista
Tico Santa Cruz, cantor e compositor
Leandro Hassum, comediante
Thalma de Freitas, atriz
Cássia Linhares, atriz
Reinaldo Gonzaga, ator
Ermelinda Rita (repórter da Rádio Globo)
Antônio Carlos (apresentador da Rádio Globo)
Gontijo Teodoro (Repórter Esso)
Alex Escobar, jornalista
José Trajano, jornalista
Charles Gavin, cantor
Sílvio Caldas, cantor
Carlos Galhardo, cantor
Francisco Alves, cantor
Zagallo, técnico e jogador de futebol
Gabriel Kauffman (ator)
Nicole Puzzi (atriz)
Felipe Miguel (ator)
Ari Fontoura (ator)
Doalcei Camargo (radialista)
Paulo Celestino (comediante)
Mário Tupinambá (comediante)
João Cabral de Melo Neto (escritor e poeta).
Além de:
Luciana Sargentelli,
Ari Peixoto (repórter),
Romário,
Marcos Sabino (cantor)
Não foi o Lamartine Babo o autor dos hinos dos clubes de futebol do Rio ?
ExcluirO do América não é dos melhores....
Acho o Hino do América um dos mais bonitos, pelo menos o trecho inicial até... Hei de torcer, torcer, ... toda torcida cantará esta canção". A segunda parte do hino não sei como é.
ExcluirDe acordo!
ExcluirApesar de tudo eu sou torcedor do América e fui testemunha do quanto ele foi seriamente prejudicado no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirJoel, já ouvi dizer (não me lembro de qualquer detalhe) que o Giulite Coutinho "ajudou" a acabar com o futebol do América.
ExcluirSabe de alguma coisa?
Uma grande "facada nas costas" que o América recebeu foi ter sido excluído do Grupo dos 13, que definiu os times que iriam participar da Copa União, aquela que o Sport foi declarado como "Campeão Brasileiro de 1987".
ExcluirO América tinha por direito estar por ter sido semi-finalista do Brasileiro de 1986.
Com certeza.
ExcluirMário, acho difícil. Mas boatos e ilações não faltaram.
ExcluirVolnei Braune é um nome que me soa familiar ao América..
ResponderExcluirCometi um erro "terrível" e me desculpo com todos os americanos:
ResponderExcluirconfundi o hino do América com o do Bangu (... e a torcida reunida até parece a do Fla- Flu ..).
O hino do América é bonito e faz todo sentido se-lo, composto que foi por um ilustre torcedor.
Fora de foco:
ResponderExcluirLi agora uma notícia do Anselmo Góis que o Colégio São Paulo em Ipanema, que já apareceu várias vezes no blog, vai fechar as portas ao final de 2024.
O hino do América é um plágio de música norte-americana, fato reconhecido pelo próprio Lamartine.
ResponderExcluirDomingo passou na TV Brasil um episódio de uma série sobre futebol, abordando a família Antunes Coimbra. Vários fatos interessantes, entre eles o suposto motivo do veto ao nome de Zico na olimpíada de Munique, em 1972, que teria a ver com o América e outro irmão dele (sem ser o Edu).
Nem com o presidente atual entrando em campo o time saiu da segundona.
Ouvi de manhã que a Tia Ruth seria eternizada...
Um outro jogador que fez relativo sucesso no América foi o Ivo, depois treinador quando incorporou o sobrenome Wortmann...
ExcluirSobre o Trajano, deu pena escutar ele comentando o fiasco do América na segunda divisão na Band.
ResponderExcluirda Wikipedia:
ResponderExcluir"O hino do America Football Club tem sua melodia considerada plágio por alguns estudiosos da música, como João Vidal, professor da Escola de Música da UFRJ. Lamartine Babo, possivelmente, havia se "inspirado: na canção estadunidense de 1912 "Row, Row, Row", de William Jerome e Jimmie V."
Eu não tinha a menor ideia.
ExcluirMas "faz sentido" o hino do América ser plágio de música americana....
ExcluirVerdade...
ExcluirSegundo dia da primeira rodada da Champions. Principais resultados: empate de 0X0 entre City e Inter de Milão, vitória do Borussia por 3X0 e do PSG em cima do Girona, nos acréscimos, por 1X0. Amanhã ainda tem mais jogos, como o do Barcelona e o do Benfica.
ResponderExcluirO gol do PSG foi um frango clássico, goleiro se abaixa para encaixar a bola que chega lenta, ela "escorrega" entre as pernas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPlágio ou não, o hino do América é bonito.
ResponderExcluirGiulitte Coutinho era grande torcedor do América.
Eu estava no Maraca em 1960 vendo o América sendo campeão.
Em 1974 o América tb teve um bom time. Não era e época do Tadeu, Flecha, Bráulio, Ivo?
O goleiro do Girona tinha salvado o time segundos antes de tomar o “frango”. Talvez o desvio da bola ao bater no zagueiro tenha atrapalhado, além da moda de molhar muito o campo.
Este aumento do número de times na Champions realmente aumentou o número de jogos ruins.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu primeiro jogo no Maracanã foi America 4x1 Vasco, em 1974, logo após o Vasco ganhar o 1° Brasileiro, vencendo o Cruzeiro. Eu tinha quase 7 anos de idade e lembro da imensidão que era o Estádio do Maracanã.
ResponderExcluirAmérica: Rogério, Orlando, Alex, Geraldo e Álvaro; Renato, Ivo e Edu; Flecha, Luisinho e Gilson Nunes.
Vasco: Carlos Henrique, Fidélis, Joel, Miguel e Alfinete; Alcir, Gaúcho e Ademir; Jorginho, Roberto Dinamite e Luís Carlos.
Pelo que me lembro, o Alex era um bom zagueiro, o Orlando "Lelé" um ótimo lateral, Renato meio de campo talentoso, Edu dispensa comentários, Flecha, Luisinho "tombo" e Gilson Nunes um ataque de respeito.
ExcluirE o Fidélis era chamado de Touro Sentado, pela semelhança (?) com o personagem histórico.
ExcluirMais dois que depois de virarem técnicos adotaram sobrenome: Alcir (Portela) e Joel (Santana)...
ExcluirSobre o comentário das 21:08: Guilherme, vou discordar de você quanto à escalação, pois eu estava no Maracanã nesse jogo: Andrada foi o goleiro do Vasco nesse dia, e a escalação do América foi Rogério, Orlando, Alex, Geraldo, e Álvaro; Ivo e Bráulio; Flecha, Luisinho, Edu, e Gilson Nunes. Luisinho fez o primeiro do América, Roberto empatou ainda no primeiro tempo, Flecha marcou e segundo do América, e Luisinho e Gilson Nunes completaram a goleada.
ExcluirJoel, me baseio nas fontes consultadas, especialmente a do Blog do Marcão, que contém muitas informações. Em todas elas aparece o Carlos Henrique como goleiro do Vasco e não o Andrada. E na escalação do América não aparece o Bráulio e sim o Renato.
Excluirhttps://brfut.blogspot.com/2009/09/campeonato-carioca-taca-guanabara-1974.html
Minha única lembrança desse dia foi ficar impactado com o gigantismo do Maracanã e pensar que os jogadores no gramado pareciam bonequinhos correndo atrás da bola.
Pois é, muitas vezes esses blogs apresentam falhas, mas nesse dia eu estava no Maracanã e me lembro bem de muitos detalhes, inclusive do primeiro gol do América. O Vasco jogava à direita das cabines de rádio e o América jogava à esquerda. O Alex fez um lançamento em profundidade do meio de campo em direção à meia lua. O Luisinho matou no peito ao mesmo tempo em que tirou o Miguel da jogada ficando de frente para o gol e chutou com a direita à meia altura na saída de Andrada, entrando a bola no canto esquerdo. Isso foi há cinquenta anos e eu me lembro perfeitamente. O Andrada era uma figura inconfundível, e acabou esbravejando. Eu estava na arquibancada na altura da intermediária do Vasco.
ExcluirO Fidélis antes do Vasco foi campeão carioca em 66 pelo Bangu que tinha um timaço, com jogadores como Ubirajara, Mário Tito, Ocimar; Paulo Borges, Ladeira, Aladim.
ResponderExcluirSaldo da "Libertadores in Rio" de hoje, dois jogos e um gol. Botafogo terá grandes dificuldades na estranha cidade daqui a uma semana. Fluminense também, ainda mais se o Tiago Silva não jogar. Amanhã tem o terceiro carioca.
ResponderExcluirPara amenizar depois de dia intenso . Tive um cliente cuja empresa se chamava Xobuati. Um dia indaguei a origem do nome. Ele disse que estava no escritório do contador e tinha que dar um nome novo para a sociedade que estava criando. Sem imaginação viu xobuatI no espelho e sapecou. Explicação: era Itaubox que ele olhara no espelho, ao contrário.
ResponderExcluirOutra. Meu amigo Nelson Chamma tinha uma sociedade familiar, a noslen ammahc. Fácil identificar a origem...
Duas empresas tradicionais de manutenção de elevadores, "independentes" dos fabricantes, têm nomes bastante interessantes:
ResponderExcluirUma se chama SITO (OTIS <=) e outra
SALTA (ATLAS <=).