Interessante e difícil; casas pequenas, repetidas, sugerem uma vila operária. nas esquinas, um estabelecimento comercial... a única dica, para mim, é a igreja na colina, com uma janela-bolota, um vitral, certamente. Mas, seria na Lagoa, seria a General Glicério, seria Bangu?? No Caju não é.
A primeira foto é na rua Alzira Brandão no "Engenho Velho". O armazém que aparece fica na esquina da rua Urbano Duarte. O fotógrafo está no ponto onde atualmente existe a Avenida Heitor Beltrão (uma delas) que foi aberta em 1982 e liga a São Francisco Xavier à Praça Saens Peña e "cortou" a Alzira Brandão pelo meio. A segunda foto é a esquina da rua Uruguai com a "rua do Andarahy", atual rua Maxwell. A terceira e a quinta foto se referem à mesma rua, a qual ainda não identifiquei. A quarta foto é de impossível identificação.
Bom dia,Luiz,pessoal, A primeira foto lembra muito o entorno da 28 de Setembro, as transversais a ela ainda têm várias residências e pequenos comércios em estilo eclético tardio, 1910-20, mais ou menos. Já a segunda, a chave para descobrir onde é deve ser a igreja sobre o morro, pelo tamanho,pode ser uma visível da Teodoro da Siva, com uma escadaria à frente.A terceira e a quinta (e quase certamente a quarta também) são no mesmo lugar, com uma ligeira mudança de ponto de vista, como se pode constatar pelas árvores.Há duas palmeiras ao fundo,que talvez sejam uma pista,indicando uma construção de maior porte e mais antiga.
O Ricardo Galeno tem razão em parte. Com exceção da segunda foto que é efetivamente a esquina da Uruguai com a Maxwell, as três fotos que eu não identifiquei podem ser na Alzira Brandão, tiradas em angulo oposto. A primeira com o fotógrafo voltado para a Conde de Bonfim ao fundo, e as restantes com o fotógrafo voltado para a Pereira de Siqueira ao fundo. Na esquina de a Alzira Brandão quase na esquina de Pereira de Siqueira existe o Colégio Estadual Euclides de Figueiredo, onde na primeira metade dos anos 70 eu namorei {em épocas diferentes} duas meninas. Eu conheço essa região profundamente.
A resposta está incompleta, pois a segunda foto é da Rua Uruguai com Maxwell. Qualquer um pode ver que os locais são completamente diferentes, e o morro e a igreja de Santo são a prova disso. Tenho a foto dessa esquina em 1934 o o prédio continua lá. São dois locais completamente diferentes.
Interessante e difícil; casas pequenas, repetidas, sugerem uma vila operária. nas esquinas, um estabelecimento comercial... a única dica, para mim, é a igreja na colina, com uma janela-bolota, um vitral, certamente. Mas, seria na Lagoa, seria a General Glicério, seria Bangu?? No Caju não é.
ResponderExcluirA primeira foto é na rua Alzira Brandão no "Engenho Velho". O armazém que aparece fica na esquina da rua Urbano Duarte. O fotógrafo está no ponto onde atualmente existe a Avenida Heitor Beltrão (uma delas) que foi aberta em 1982 e liga a São Francisco Xavier à Praça Saens Peña e "cortou" a Alzira Brandão pelo meio. A segunda foto é a esquina da rua Uruguai com a "rua do Andarahy", atual rua Maxwell. A terceira e a quinta foto se referem à mesma rua, a qual ainda não identifiquei. A quarta foto é de impossível identificação.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirMalta e as fotos das obras do DF. Os locais não sei identificar, mas parecem ser próximas.
Bom dia,Luiz,pessoal,
ResponderExcluirA primeira foto lembra muito o entorno da 28 de Setembro, as transversais a ela ainda têm várias residências e pequenos comércios em estilo eclético tardio, 1910-20, mais ou menos. Já a segunda, a chave para descobrir onde é deve ser a igreja sobre o morro, pelo tamanho,pode ser uma visível da Teodoro da Siva, com uma escadaria à frente.A terceira e a quinta (e quase certamente a quarta também) são no mesmo lugar, com uma ligeira mudança de ponto de vista, como se pode constatar pelas árvores.Há duas palmeiras ao fundo,que talvez sejam uma pista,indicando uma construção de maior porte e mais antiga.
Segundo o Ricardo Galeno são todas da mesma rua.
ResponderExcluirVou chutar longe. Praça Seca, rua Barão ou Baronesa?
ResponderExcluirParece a Rua Dionísio, na Penha.
ResponderExcluirParece a Martins Ferreira em Botafogo
ResponderExcluirA igreja lá no alto faz lembrar uma que existe no morro do Santo Cristo.
ResponderExcluirUma possibilidade seria a rua Real Grandeza, com o morro D.Marta ao fundo. Será ?
ResponderExcluirAcho que me dei mal, como de costume...
ResponderExcluirO Ricardo Galeno tem razão em parte. Com exceção da segunda foto que é efetivamente a esquina da Uruguai com a Maxwell, as três fotos que eu não identifiquei podem ser na Alzira Brandão, tiradas em angulo oposto. A primeira com o fotógrafo voltado para a Conde de Bonfim ao fundo, e as restantes com o fotógrafo voltado para a Pereira de Siqueira ao fundo. Na esquina de
ResponderExcluira Alzira Brandão quase na esquina de Pereira de Siqueira existe o Colégio Estadual Euclides de Figueiredo, onde na primeira metade dos anos 70 eu namorei {em épocas diferentes} duas meninas. Eu conheço essa região profundamente.
Vou de zona norte rsrs...
ResponderExcluirRESPOSTA: as fotos são da Rua Alzira Brandão. Fotos da Rev. Municipal de Engenharia. 1934.
ResponderExcluirObrigado, Ricardo Galeno.
Os estabelecimentos comerciais lembram os da Zona Norte. É tudo o que eu posso falar.
ResponderExcluirEntão a igreja é a de Sto. Antônio Lisboa, que no passado poderia ser vista da Rua Uruguai. Vide:
ResponderExcluirhttp://tinyurl.com/y6qzbxcs
A resposta está incompleta, pois a segunda foto é da Rua Uruguai com Maxwell. Qualquer um pode ver que os locais são completamente diferentes, e o morro e a igreja de Santo são a prova disso. Tenho a foto dessa esquina em 1934 o o prédio continua lá. São dois locais completamente diferentes.
ResponderExcluirTá mais do que provado que o nobre colega Joel é expert em Tijuca e adjacências. Parabéns!
ResponderExcluirAndarai, Uruguai com Maxwell
ResponderExcluirSe trata do alargamento das vias, o Bohemios da Uruguai e a igrejinha de Sto Antônio são testemunhas
À época, a rua Maxwell era o limite de Vila Isabel, mas hoje é Andaraí
ResponderExcluir