FOTO 1: Em 1950 o prefeito do DF
Gal. Angelo de Morais recuperou as dunas que se encontravam sem vegetação
provocando inúmeros transtornos aos moradores de Ipanema. Com essa recuperação
foram instalados os conjuntos de quiosques de sapé, em oásis dotados de
coqueiros, iluminação pública e brinquedos para crianças, projeto este do
grande urbanista Azevedo Neto, um dos melhores de sua época no Brasil e
funcionário da PDF.
Foram "sete paraísos infantis incrustados nas dunas que antes apresentavam um vago ar de desolação e abandono”, noticiava "O Cruzeiro".
Gangorras, balanços,
bancos rústicos, cabanas pitorescas de teto circular coberto de sapê. Muitas
palmeiras foram transplantadas.
FOTO 2: Logo após a inauguração, meu irmão e eu, fomos levados a brincar perto do quiosque que ficava junto ao Jardim de Alá.
A colorização é do Nickolas Nogueira.
FOTO 3: A estrutura desses quiosques eram bem rudimentar, lembrando os famosos "chiringuitos" das praias da Espanha.
FOTO 4: Em meados da década de 1950, embora os quiosques ainda estivessem com bom aspecto, a calçada de pedras hexagonais estava mal conservada e necessitava de reparos.
FOTO 6: Uma praia tranquila, com pouco movimento. Realmente lembrava um "paraíso".
FOTO 7: Uma tarde na Ipanema dos anos 50.
FOTO 8: Este canteiro central, com bancos e gramado, deixou saudades.
FOTO 9: Dos sete quiosques implantados, este próximo do Jardim de Alá se destacava.
FOTO 10: Nesses antigos Postos de Salvamento, no térreo, havia um bar. Será que continuou a funcionar dada a concorrência do quiosque?
Teste
ResponderExcluirFoto 1- um sedan Ford, de 1946 a 48, e um Chevrolet 52, chamado de Bel-Air. O estilo hardtop já existia desde 1950, o batismo de fábrica veio somente no 53, mas logo chamaram os modelos 50 a 52 de Bel-Air também. .
ResponderExcluirFoto 4- um reluzente Henry J, 1950, novinho em folha.
Foto 8- um fosco Ford 1949. Em compensação, as fotos 5 e 7 são brilhantes!
Bel-Air saiu desde 1950, garante Jason Vogel.
ExcluirOs "quiosques" de Copacabana de quiosques não têm nada, só o nome, são enormes, em grande número e interrompem a vista da areia e do mar, poluição visual e sonora também, com música alta.
ResponderExcluirAlém disso, na proverbial bagunça e falta de fiscalização de nossa cidade, caminhões param a qualquer hora e dia para abastece-los, tornando o trânsito da orla - já normalmente complicado - bem pior e ainda atraem todo tipo de gente e o comércio de "bugingangas" para turistas.
Por mim demolição já, comércio só ambulante de mate/limão e Biscoito Globo. (as vezes torço para a "mãe de todas as ressacas" varrer os quiosques da paisagem.
P.S. Apesar da postagem tratar da Praia de Ipanema, aproveitei "o embalo" para atirar contra os quiosques da orla de Copacabana.
ExcluirMário, sua observação é pertinente também a outros bairros.
ResponderExcluirAlém de feios, colocam música nas alturas e são bagunçados.
Sempre temo pela higiene e conservação dos alimentos. O calor e o sol devem exigir muito cuidado na conservação.
Além dos quiosques as grandes barracas de bebidas na areia são outro problema.
E impressiona a agressividade dos que querem conseguir clientes para aluguel de cadeiras e barracas.
Não entendi se esses quiosques tinham venda diária e fecharam em pouco tempo ou se o comércio era eventual, pois em algumas fotos estão vazios.
ResponderExcluirBoa tarde Saudosistas. A falta de conservação e fiscalização faz com que os quiosques na orla do Rio de Janeiro, vão se acabando com o decorrer dos anos, os fregueses vão se afastando a queda de faturamento leva o fechamento deste quiosques.
ResponderExcluirO mesmo poderia acontecer se os frequentadores das praias deixassem de alugar cadeiras e barracas, comprar bebidas nestas barracas. Mas a comodidade brasileira jamais deixaria isso acontecer.
Bom dia!
ResponderExcluirBem que podiam ter preservado a orla desta maneira, com o gabarito subindo à medida em que as quadras se afastavam da praia (mais um pavimento por quarteirão?). Seria inteligente.
Concordo com o Mário, ambulantes vendendo mate e limonada, mais Biscoito Globo, os quais chamávamos de "rosquinha", nos anos 60, seria suficiente. A embalagem verde indicava os salgados e vermelha os doces. Bebida alcoólica, nem pensar. Não combina com o mar, local de saúde e encontro com a natureza.
Uma ótima quarta-feira a todos!
Boa tarde a todos!
ResponderExcluirA orla da Barra, mais especificamente na Reserva e proximidades, era uma balbúrdia nas décadas de 1980/1990. Nos finais de semana estacionava-se de qualquer jeito, em qualquer lugar, trancando-se outros carros. Os traillers não primavam pela limpeza e a areia ficava superlotada por causa da quantidade de carros (mal) estacionados. Havia engarrafamentos durante quase o dia todo.
A situação mudava drasticamente (para melhor) na segunda-feira, com os traillers abrindo mais tarde, o movimento super reduzido de pessoas, a praia ficava agradável e na areia sobrava espaço para relaxar. Às vezes, nas terças também era um dia bom de curtir a praia.
Atualmente foi ordenado o estacionamento, reduzindo-se a quantidade de carros e na areia. Os quiosques ficaram mais limpos, organizados e mais caros também. Como gosto de ir bem cedo, não tenho problema com o trânsito e o estacionamento.
Atualmente ir à praia é uma atividade bastante desgastante, já que o trânsito complicado, a dificuldade de estacionar, e a questão da segurança, me fizeram desistir de ir à praia. Há uns três anos fui em um dia Primeiro de Janeiro à tarde com a minha então namorada e minha mãe à praia de Copacabana em frente ao Copacabana Palace e estacionei junto ao calçadão. Ao lado percebi que duas "Excelências" provavelmente oriundas de alguma favela da região, exigiam de uma família R$ 80,00 para estacionar. A senhora que dirigia o carro protestou e um deles tornou-se agressivo. Percebi alguns PMs de camiseta verde limão e short preto a uma certa distância, me dirigi a eles e narrei o fato. Rapidamente fomos até onde estavam os "ilustres" e os PMs deram uma "dura" na dupla, e como não portavam documentos foram levados para a 12 DP. Em toda a orla ocorrem situações idênticas. Como estou muito velho para me aborrecer, nunca mais fui à praia. É muito transtorno.
ExcluirBoa tarde, Dr. D'.
ResponderExcluirPostagem fora do horário habitual me pegou desprevenido e só vi agora.
De qualquer maneira, tema fora da minha alçada.
Hoje é aniversário de Chico Buarque (80 anos) e Sidney Magal (71 anos).
Na Eurocopa a Croácia sente o peso da idade do elenco, desta vez empatando com a Albânia em 2X2.
Aproveitando que se falou em álcool 🍸 versus praia 🌴 não me lembro do consumo de cerveja na praia nos anos 60, início dos 70.
ResponderExcluirNão havia onde comprar (era também proporcionalmente mais caro) e o "culto" à cerveja, com a propaganda maciça ainda não tinha começado.
Bebe-se muito hoje em dia, a garotada então nem se fala.
As campanhas e proibições contra o fumo existem, mas em relação ao álcool, nada ...
Fumei durante mais de 50 anos e me arrependo (muito), mas nunca soube de alguém que, depois de fumar um maço em pouco tempo, perdeu o controle do carro ou agrediu a mulher ou ficou simplesmente mais chato e inconveniente.
Falando em droga, foi apreendida uma grande carga de cigarros "eletrônicos", bem mais nocivos do que os tradicionais, em loja na Olegário Maciel. Não tenho ideia da ordem de grandeza, mas foi muita coisa. Os funcionários do local (buchas de canhão) foram levados para a cidade da polícia e autuados por contrabando.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO contrabando (ART. 334 A do CP) tem penas que variam de 2 a 5 anos e é "inafiançável".
ExcluirMário, creio que não existem propagandas contra o álcool, porque mesmo sendo uma droga cujo consumo é permitido, tem um grande apelo social, ou seja, une as pessoas e está presente em praticamente todas as confraternizações. As pessoas e os amigos se convidam: "vamos tomar uma cervejinha?" se o álcool for consumido com parcimônia, os efeitos inconvenientes, muito bem elencados por você, não acontecerão. Já o cigarro, a outra droga permitida, é totalmente anti-social. Ninguém convida ninguém para fumar. O fumo é proibido em todos os lugares fechados, até em bares e restaurantes. A fumaça incomoda os não fumantes e o consumo, mesmo com parcimônia, sempre será danoso a saúde.
ExcluirPropaganda contra o álcool geralmente é "Beba com moderação", "Se beber, nunca dirija" e coisas do gênero, além da proibição de venda para menores (aí falta é fiscalização).
ExcluirAliás, hoje a Lei Seca completa 16 anos.
A respeito das campanhas contra álcool e tabaco, acho que as direcionadas para álcool precisariam "pegar mais pesado" - como as contra tabaco já fazem há um bom tempo - com mensagens explícitas/exemplos sobre os perigos da falta de parcimônia/controle no consumo de bebidas alcóolicas para o dia a dia das pessoas.
ExcluirQuanto à Lei Seca, em boa hora tirou do papel e tornou efetiva a mensagem educativa "Se beber, não dirija".
Aquele "Anônimo" lá de cima é Obiscoito. Poule de dez.
ResponderExcluirAcertou, mas o rateio deve ter sido mixuruca.
ExcluirJogos do Grupo A:
ResponderExcluirAlemanha 2X0 Hungria e Escócia 1X1 Suíça. Alemanha joga contra a Suíça pelo empate para ser primeira do Grupo. Já está classificada. Suíça virtualmente.
Sobre os 80 anos de Chico Buarque de Holanda: apesar de suas qualidades como músico e compositor serem inquestionáveis, não simpatizo com ele por razões que não cabem aqui "neste sítio". A principal delas é a contradição existente entre suas "convicções políticas" e o tipo de vida que sempre levou. É muita hipocrisia.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirNa verdade carramchões. Simpáticos . Hoje tem um empresa ORLA RIO, de um Barreto . Algum tempo atrás um quiosque de Guaratiba ou adjacências foi queimado por não aderir ao esquema . A indústria da areia é enorme .quem anda na vieira souto domingo cedo vê kombis descarregando cadeiras, barracas, gelo, etc.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirteste
ResponderExcluirpronto! O Biscoito Molhado de volta à cena...
ResponderExcluirAssisti à pedaços de capítulos de uma série brasileira. deve ter quase uns 15 anos, chamada Preamar que retratava o comércio e jogo de interesses na Praia de Ipanema.
ResponderExcluirParecia interessante mas foi na época pré-streaming para mim, aí não consegui acompanhar.
Se não estiver errado, passou na HBO. Talvez esteja no catálogo do Max.
ExcluirPesquisei, foi HBO sim, a série é de 2012, pelo que vi não mais disponível no streaming.
ExcluirE a Inglaterra segue a risca o ditado. A teoria é uma coisa, na prática é outra coisa. Impressionante como a Seleção Inglesa não consegue fazer grandes jogos nas competições internacionais, embora tenha nos últimos anos boas seleções com grandes jogadores.
ResponderExcluirAgora me preparo para ver o jogo da Seleção da Espanha, uma seleção que se não for agora, na Copa do Mundo vai ser uma grande candidata ao título, a renovação e a safra de ótimos jogadores ainda em fase de amadurecimento neste momento.
Além do que o técnico inglês é muito fraco.
ExcluirJá a Espanha, tem colocado para jogar a garotada, ao contrário de uma certa seleção que conhecemos que tem mania de "preservar os jovens" até ficarem velhos ...
Mas alguns ainda são tratados como "menino", mesmo com 32 anos...
ExcluirÉ verdade ... eterno júnior.
ExcluirO filme não muda: a seleção inglesa sempre chega às competições internacionais, como Eurocopa e Mundial, apontada como uma das favoritas e sempre fracassa. Vamos aguardar o desfecho desta.
ExcluirNa última Euro fizeram a final - e perderam - para a Itália.
ExcluirNão ganham nada, mesmo com ótimos jogadores.
Castigo por 66 .... ?
Dizem que fizeram uma maldição para a Alemanha depois do 7X1. Já dura dez anos...
ExcluirDá pena ver a seleção italiana atualmente, uma seleção fraquíssima. Essa decadência não é de hoje, vez que não se classificou para as duas últimas Copas de Mundo, de 2018 e 2022. Mesmo assim, não mudo o que sempre falei: respeito muito duas seleções, Alemanha e Itália. Sabem jogar um torneio curto como a Copa do Mundo. São as únicas que podem empatar com o Brasil em número de títulos mundiais.
ResponderExcluirOntem um resultado de 3 x 1, que não mostrou a realidade do jogo, hoje um jogo de 1 x 0, que também não retratou a realidade do jogo.
ResponderExcluirA Espanha poderia ter ganho de 3 ou 4 x 0 tamanha a sua superioridade, fico imaginando se Yamal ou Nicho Willians, tivessem nascido no Brasil, até o Pelé perderia a sua coroa. Ambos jogam infinitamente mais que o no Endrick.
Apesar de improvável, a Itália pode ser eliminada. Para isso, tem que perder para a Croácia e a Albânia vencer a Espanha já classificada. Como disse, improvável.
ResponderExcluirNo grupo da Inglaterra, dois empates e tudo em aberto, mas com os ingleses classificados.
Essa coisa de classificar alguns terceiros colocados nivela muito por baixo. Portugal, quando foi campeão em 2016, empatou os três jogos da primeira fase, passando com saldo zero.
Bom dia.
ResponderExcluirOficialmente estamos no inverno. Nem parece...
O Z4 está pesado...
Vasco, Corinthians, Grêmio e Fluminense (só o Grêmio tem partidas atrasadas, 6 pontos a disputar) na rabeira do campeonato na altura da décima rodada é "alguma coisa", mas retrata direitinho o estado do futebol brasileiro.
ExcluirBom dia Saudosistas..
ResponderExcluirO Z4 vai chegar ao final do Brasileirão com pelo menos 2 grandes clubes brasileiros rebaixados para a 2ª divisão.
O Flamengo volta a liderança, acho que este ano teremos a troca de líderes constantemente, já tivemos um revezamento de 4 líderes até agora.
A Euro só vai esquentar quando chegar a fase do mata mata. Por enquanto só tem tido jogos como dizia meu falecido pai, jogo de pentear macaco. Não sei qual a ligação do termo, com jogos de futebol, mas sei que era muito usada na primeira metade do século passado.
Resolvi pesquisar a expressão no pai dos burros eletrônico GOOGLE.
ResponderExcluirSegundo o Google
Segundo investigações de natureza histórica, a expressão teria nascido em Portugal e não incluía o afago em nossos parentes primatas. De acordo com um registro de 1651, o provérbio português dizia que “mal grado haja a quem asno penteia”.
Vá pentear macacos - Brasil Escola
Além do "vá pentear macacos" tem também o "vá lamber sabão". Uma vez vi num livro ilustrações (charges) do início do século 20 com máquinas de produção em série executando os dois serviços.
ResponderExcluirUma gozação com as mil e uma invenções daquela época.
A expressão "vá pentear macacos" se pronunciada atualmente pode gerar "gravíssimas consequências", pois muita gente pode leva-la a sério...
ExcluirSobre o Brasileirão eu ainda acho que o campeonato só começa pra valer a partir do fim da tal "janela de transferências". Alguns clubes fazem contratações desastrosas e caem na tabela outros perdem jogadores que farão falta no esquema
ResponderExcluirE tem os que acertam com os que chegam e sobem na classificação.
Tudo isso fora as trocas de técnicos que acontecem o tempo todo, uns encaixando muito bem com a equipe, outros não conseguindo acertar seus esquemas com os jogadores disponíveis.
Com tudo isso as colocações mudam muito.
Mas a maior vantagem mesmo é para os que pouco mudam no time e mantém o técnico, como foi o São Paulo FC do Muricy, verdadeiro tri-campeão, há uns 15 anos, se não me engano o único do campeonato realmente nacional.
E já está rolando a gozação de que o Tricolor das Laranjeiras tem planos de aproveitar a janela de contratações para reforçar o seu time jurídico pensando em reverter um possível rebaixamento.
ResponderExcluirSe algum time gaúcho cair junto com o Flu fica ainda mais fácil, aproveitando a ideia do seu ex-atleta e ex-técnico, o Renato Gaúcho, que sugeriu que esse ano não deveria ter rebaixados porque a tragédia do Rio Grande prejudicou os clubes de lá.
O campeonato brasileiro deste ano é uma piada. Como pode haver 9 rodadas com os times sem os jogadores que disputam a Copa América?
ResponderExcluirSó o Flamengo tem cinco.
Isto impacta não só no próprio Flamengo, como também os adversários desta fase levam vantagem sobre os outros competidores, pois jogarão contra os reservas do Flamengo.
Agora, o Vasco dispensar um treinador após 4 jogos é uma piada. Indenizações, quebra de contrato, falta de continuidade, tudo envolvido. Como se pode julgar um técnico por 4 jogos?
Esta atitude dos dirigentes do Vasco demonstra inequivocamente a falta de gerência do negócio futebol no clube, profissionalismo zero, prejuízo na certa.
ExcluirQuanto à continuidade do campeonato brasileiro, todos os principais campeonatos nacionais na Europa estão suspensos durante a Euro, não poderia ser diferente aqui mas, estamos no sul da América ...
A Eurocopa é disputada no que seriam as férias dos jogadores, assim como a Copa América (e Copa do Mundo, exceto a última por razões climáticas).
ExcluirSobre o Vasco, há o papo de que Ramón Diaz poderia voltar, com uma redução de salário. Oficialmente ainda é contratado, mas não está recebendo.
Holanda 0X0 França (Mbappé com certeza fez falta) e a Polônia perdeu de novo. França e Holanda classificadas, mas a posição definitiva só na última rodada.
ResponderExcluirNo outro grupo, vitória da Ucrânia.
O que está havendo com o SDR? Contei 24 comentários sobre o tema de hoje e 21 sobre futebol. Já está se tornando rotina essa mistura. Quem sabe está na hora de abrir um fotolog específico sobre futebol?
ResponderExcluir