Hoje
vemos aspectos da greve dos aeroviários em 1959.
A
primeira foto mostra a Polícia da Aeronáutica patrulhando a área do aeroporto
Santos Dumont.
As
duas fotos seguintes mostram passageiros buscando informações nos balcões do
Lóide Aéreo.
A
quarta foto mostra uma passageira com o filho pequeno, sentados diante do belo
painel do aeroporto, aguardando uma solução.
A
última foto mostra a paciente ou impaciente espera das bagagens.
Segundo
o portal Aviação Brasil, “Em 22/12/1947 surgia em Anápolis, Goiás, uma
companhia aérea cargueira de nome TCA – Transporte Carga Aérea, fundada por Ruy
Vacani, com 3 Douglas C-47. Em agosto de 1949, após uma reorganização da
empresa, sua razão passou a Lóide Aéreo Nacional e foi autorizada a importar 9
Curtiss C-46 e realizar voos regulares do Rio e Belo Horizonte para São Luiz e
Fortaleza, com escalas em Carolina, Formosa, Bom Jesus da Lapa.
Nos
anos de 1952 e 1953 suas linhas atendiam quase todas as capitais brasileiras.
Em 22 de novembro de 1956 o Lóide Aéreo assinou um acordo de cooperação com a
Panair do Brasil por dois anos. Entre um dos assuntos do acordo estava a não
utilização de aeronaves idênticas em voos domésticos e com isso a empresa
encomendou 4 Douglas DC-6 para operação exclusivamente em voos internacionais.
Em
junho de 1959 o Lóide Aéreo começou voos cargueiros para Miami e em 1960 uma
iniciativa, que é padrão atualmente, de preços baixos em voos noturnos, neste
caso, na linha Rio – Brasília.
Ao
longo de sua história a frota do Lóide Aéreo contou com 3 Douglas C-47, 33
Curtiss C-46, 9 Douglas DC-4 e 4 Douglas DC-6.”
|
Ligeiramente desconfiado que o SDR perdeu alguma verba com a retirada do imposto sindical obrigatório. É greve,greve e mais greve.Hoje deve ter participação do chef mor do Voando....Bom o relatório sobre o Loide que lembro vagamente da existência.
ResponderExcluirJá viajei em um C-47 e apesar da lentidão, a viagem foi agradável. A Ponte Rio Niterói estava em construção e a região dos lagos era quase virgem. FF: Assisti o Bom dia Rio hoje cedo e a matéria sobre o "calote no BRT" é de assustar. Dezenas de pessoas invadindo a estação Salvador Allende mostram o nível baixíssimo de educação das pessoas em geral. É impossível que esse modal de transportes possa se manter por muito tempo. O pior é que a prefeitura do Rio nada faz, já que os guardas municipais ficam de braços cruzados. A sociedade está doente em estágio quase terminal e se nada for feito, dias piores virão. O "arrastão" de ontem que o diga...
ResponderExcluirO "Saudades do Rio" parabeniza o prezado Gustavo Lemos, um dos experts em automóveis deste sítio.
ResponderExcluirEmbora eu não acredite em horóscopos observo que os experts obiscoitomolhado, Gustavo Lemos e Zé Rodrigo são todos do mesmo signo...
E eu parabenizo o Gustavo também. Algo me diz que o Zé é do signo seguinte, ou foi registrado fora da data.
ResponderExcluirIncrível como a greve no aeroporto era tranquila.
Hoje circulou um video da exibição aérea de 23/10/1960 em Copacabana. Um espetáculo. Está entretanto com um defeito que vou tentar tirar.
É Voando para o Rio no mais alto estilo, embora o Copacabana Palace e muitos automóveis apareçam.
Bom dia a todos. Acho que o JBAN vai aparecer hoje para apresentar as reinvindicações de greve, como representante fiel da categoria. Como bom humor, será que a aeronáutica colocou os moto guardas para levar os passageiros para São Paulo?
ResponderExcluirFotos muito ricas em detalhes de um SDU de épocas áureas. Se a foto é de 1959 falo que ainda estão vivas as cenas de quando cheguei do Ceará nos idos de 57. O fato mais impactante na minha chegada foi ver o imenso painel pintado no desembarque. Majestoso mesmo e conta um história rápida da aviação mergulhando algumas vezes no imaginário do Artista Plástico. Após o pavoroso incendeio no passado recente verificamos que fizeram uma notável restauração e o que por motivo óbvios não fizeram no mobiliário extremamente sóbrio da época.
ResponderExcluirPelo visto a greve da Tia Nalu vai continuar.E bom abaixar o tom...
ResponderExcluirObrigado a todos. As motos da Aeronáutica são hoje muito valorizadas pelos colecionadores: Harley Davidson Hydra Glide 1953. Clássicas.
ResponderExcluirSaudações ao Gustavo Lemos pela data natalícia. Seu conhecimento sobre automóveis é admirável.## As fotos dos soldados motociclistas da P.A é um indicativo de que a região era patrulhada pela Força Aérea. Segundo comentários publicados em épocas passadas aqui no SDR, patrulhas da Polícia da Aeronáutica faziam a "ronda" na região pedindo documentos e combatendo desordens. Segundo comentários, em 1968 durante os "movimentos estudantis" daquele ano, soldados da Aeronáutica "foram rudes" com os manifestantes e parece que alguns deles ficaram bastante machucados. Dizem alguns jornalistas e "próceres da pós literatura" que 1968 foi "o ano que não terminou". Será?
ResponderExcluir"Boa sorte a todos".
ResponderExcluirA título de curiosidade, a empresa de aviação Transbrasil começou como um braço do serviço de distribuição via aérea dos produtos da companhia Sadia. A mudança de nome se deu em 1972. Fonte:Wikipedia.