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sexta-feira, 14 de junho de 2019

RUA SÃO CLEMENTE



 
Vemos fotos da Rua São Clemente entre Rua das Palmeiras e Rua da Matriz. A primeira foto é do acervo do Correio da Manhã e as duas outras foram enviadas pela Ana Valeria de Mello Cruz, a quem o "Saudades do Rio" agradece a gentileza.
Esta região ainda mantém este aspecto de décadas atrás, com o Posto Shell de um lado e a Praça Corumbá do outro.

13 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Dia complicado, sem sinal da NET desde cedo. A Vivo está me salvando.

    A São Clemente é via de passagem entre Botafogo e Gávea. Era também para a Barra, antes de o metrô chegar. Fui em vários locais na rua, entre eles a Casa de Rui Barbosa. Recentemente abriu mais espaço cultural na rua, depois do palácio da prefeitura.

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  2. Final dos anos 50 ou início dos 60. Local próximo ao batalhão da P.M, dá para ver um deles atravessando a rua na primeira foto. As fotos não mostram mas em frente às fotos fica a "subida" da favela Santa Marta, um autêntica "cloaca de Botafogo". São prédios antigos com mais de 60 e que lamentavelmente foram desvalorizados por razões óbvias. Na rua das Palmeiras que está fora da foto e onde existem inúmeros casarões bem conservados, "há rumores" de que existe um bingo clandestino que "curiosamente" fica a uns 200 metros do batalhão. Será?

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  3. FF: sinal dos tempos; time canadense campeão da liga AMERICANA de basquete... O Trump deve ter adorado... #sqn

    É tradição o presidente americano receber o time campeão na Casa Branca. Pelo menos era na época do Obama...

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  4. Bom dia a todos.
    A primeira foto é próxima do antigo batalhão, e perto da entrada para o Santa Marta.
    O prédio que aparece na foto acredito que esteja de pé até hoje. Já tem um bom tempo que não passo por aí.

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  5. Cadê obiscoitomolhado?

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  6. Tem gente que acordou mais tarde hoje, justamente em dia de perua Buick.
    Não lembrava de ter visto uma no Rio quando assisti ao ótimo filme gastro-culinário Julie & Julia, em que o marido da Julia desembarca em Bordô (acho) um 1950 Buick Estate Wagon, com 4 buracos no capô - o que lhe conferia um status superior aos demais de 3 buracos, além de um parabrisas inteiriço - uma degrau bem acima do desqualificante apelido de perua.
    Não é o caso da nossa fotografia, que começa com um táxi Chevrolet 1940, com direito a braço de fora, seguindo um belo Chevrolet Bel-Air de 1958 (este também inferior ao superior Impala, de 3 lanternas e não duas) e o Buick Super (3 buracos) Estate Wagon, de 1952.
    A Kombi bicolor parece ser da polícia e, embora bem antiga, 59 até 61, já mostra uns parachoques reforçados. A foto deve ser de 62, 63.
    Na frente da Kombi, um antediluviano Peugeot 203, de 1948, com seu vidro traseiro bem pequeno. O carro, ao fundo, que adentra o séquito, parece ser outro Peugeot 203, só que mais moderno.
    Nas outras fotos, uma perua Dodge 51 e um Mercedes-Benz 170 branco. A Kombi envidraçada data a foto de 63 em diante.
    Interessantes as setas do Correio da Manhã apontando falhas no asfalto. Se fosse hoje, ia faltar seta...

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  7. Bom dia a todos. A foto principal é de ótima qualidade, o local pode ser comentado por diversas óticas, gostaria que fosse pela melhor situação, a educação. Lembro que nesta rua em 91 meu filho começou a estudar no Cruzeirinho que nesta época funcionava num prédio alugado na R. São Clemente, no ano seguinte se transferiu para o Centro da Cidade. Como seria bom se a qualidade de educação e do ensino no Brasil, se o nível fosse parecido com o ministrado pelos Colégios desta rua.

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  8. A São Clemente e a Voluntários da Pátria foram as últimas ruas de acesso à zona sul por onde circularam bondes entre 3 de Março e 21 de Maio de 1963. O Avenida, o Jardim Leblon, o Gávea, o Voluntários, e o Real Grandeza, sendo que essa última era uma das linhas temporárias que sugiram nos últimos tempos, sendo que existiu de Setembro de 1962 até 21 de Março de 1963. Essas linhas temporárias eram um "resumo" de antigas linhas. Em março de 1964 na zona norte um exemplo de linha "encurtada" foi o 70 Andaraí-Leopoldo. Passou a circular na rua Leopoldo entre a Barão de Mesquita e o "rodo" existente no final da rua no morro do Andaraí, e para o restante do trajeto até o centro da cidade, os usuários usavam o 68 Uruguai-Engenho Novo e desciam na Barão de Mesquita na esquina com rua Leopoldo. A linha 68 circulou pela última vez em 09 de Setembro de 1964. Essas alterações ocorreram por iniciativa do Coronel Américo Fontenele, o "plenipotenciário" diretor do trânsito na Guanabara nomeado por Lacerda.

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  9. A foto um surge como uma ricota para lambuzar o Biscoito.Concordo que a perua é fora do serio e o Bel-Air devia vir acoplado a uma bomba se gasolina.
    Impressiona a nitidez desta foto.Show.

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  10. As fotos familiares são hoje em dia o grande diferencial nos blogs do Rio antigo.

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  11. O Bel Air 58 um show à parte. Ressalto o caminhão Chevrolet Marta Rocha na última foto. A neném, uma graça.

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  12. Boa Noite! Hoje pela manhã neca de internet. Na foto um as setas indicam correção nos trilhos.

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  13. Ao ver as duas últimas imagens dá um certo saudosismo mesmo; fotos não espetaculosas, vida simples, sem complicações, enfim ambições mais factíveis que delirantes. Estamos numa neurose, que está difícil a adaptação; os meninos, a turma jovem, tiram de letra. Um vizinho adquiriu um jipão que deve valer quase trezentos mil, mais de 250 cv cv potência, para todo dia ir na padaria comprar pão...não entra na minha cabeça.

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