Vila
na Rua São Clemente nos anos 70 em fotografia do JBAN (o nome da vila seria Gauy?).
Esta
é a vila citada no livro "O Cortiço", de Aluisio Azevedo. Ao fundo
havia a pedreira de Botafogo onde há, atualmente, grandes condomínios de
edifícios do final da Rua Barão de Lucena.
A
foto foi tirada de dentro da Concessionária Ford, talvez a Santo Amaro, que
havia do outro lado da rua.
Notar
os Ford Landau e, na rua, um táxi tipo "Zé do Caixão". E um ônibus da
Metropolitana.
O
casarão do lado esquerdo não existe mais e a casa à esquerda dele foi ao chão
há alguns anos, sendo substituída por um prédio horroroso.
Esta vila é aquela ruazinha com um portão entre a Barão de Lucena e a Eduardo Guinle?
ResponderExcluirSim, mas tem também a Travessa Visconde de Morais entre essa vila e a Barão de Lucena.
ExcluirNunca entrei mas sempre vi o portão. Vilas do Rio muito interessantes. Tive um colega de Santo Inácio , Eduardo Nagib Gaui, hoje cardiologista. As vilas seriam prédios deitados ? Creio que esse é o conceito de uma feita por arquiteto de nome na Av. Niemeyer ,perto do Vidigal.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirApesar de o número de ordem do ônibus não estar muito legível, parece ser da Vila Isabel, talvez da linha 438 extinta alguns anos atrás.
Meu território. Bem anos 70. Até o motorista do táxi com o braço na porta.
ResponderExcluirO ônibus é da Vila Isabel 27...
ResponderExcluirEm 1965 eu morei em Botafogo e vilas e casarões eram bastante encontrados, mas a com modernidade, muitos vieram abaixo. Há cerca de 20 dias eu estive na Rua das Palmeiras quase esquina de São Clemente e no número 15 existe um belíssimo casarão do Século XIX. Muito bem conservado, possui "porão habitavel" no "rés" da rua", coisa que eu não via há muito tempo.
ResponderExcluirO ônibus é da Vila Isabel 27...
ResponderExcluirÓtimos, o livro, romance naturalista de Aloísio Azevedo e o filme com elenco de qualidade, participações especiais e música.
ResponderExcluirFaz jus ao livro. Nunca o vi exibido na televisão. Talvez pelo ótimo desempenho de Mário Gomes e Betty Faria (?).
Tudo (grátis) na NET. O livro no Domínio Público.
Li O Cortiço e ele retrata fielmente a sordidez da sociedade humilde de antanho, com mulheres mal educadas, fedorentas, e cabeludas. O filme não é fiel ao livro. Aliás no filme, a Betty faria não convence, e menos ainda Mario Gomes (sem a cenoura).### A vila mencionada pelo Lino Coelho era imensa. Parte dela deu lugar no final dos anos 60 aos blocos de apartamentos da rua Ubaldino do Amaral, 70 e 80. Restou um imenso matagal murado que somente no Século XXI deu lugar ao complexo da Petrobrás. No inicio dos anos 90 era possível ver bandos de "biquinhos de lacre" sobrevoando o matagal. Quanto aos traficantes homiziados nos cortiços daquele entorno, são em número infinitamente menor do que seus "colegas" da região da Central do Brasil, onde são uma "extensão" do tráfico do morro da Providência. Só para refrescar a mente de vocês, lembrem-se que o Brasil se tornou o maior consumidor de drogas do mundo ocidental após o fim do regime militar. A "Nova República" trouxe com ela os planos de saúde, os fuzis automáticos, os "narcocurrais eleitorais", a imunidade parlamentar, o foro privilegiado, o rombo da previdência, os tiriricas, as beneditas, e os Jean Willys, além de um elenco de desgraças que ocuparia "infinitas laudas neste sítio"...
ExcluirEmbora muitos o considerem um bairro "de passagem",vejo Botafogo como um local interessante.Ainda existem casas antigas bem conservadas e novo prédios bem transados.Ainda vejo uma harmonia entre épocas diferentes.As ruas internas são bem interessantes e ainda se desfruta de certa calmaria.
ResponderExcluirBotafogo ainda tem bons locais interessantes do Rio Antigo.
ResponderExcluirVilas como essa devem ser da categoria condomínios horizontais.
Já morei em Botafogo, não muito longe dali. As vilas são, em geral, uma preciosidade. Lembrei de uma, em frente ao Santo Inácio, onde na época morava uma senhora, D. Maria, que fazia os melhores biscoitos que já provei. Éramos fregueses da D. Maria, que também fazia os bolos mais deliciosos. Bolos de verdade, com manteiga de verdade, ovos, açúcar, ingredientes que tendem a cair em desuso...
ResponderExcluirTia Nalu me prometeu um bolo de laranja e de laranja ela entende muito.
ExcluirExiste um belíssimo documentário sobre demolição em Botafogo com alguns simbolismos importantes considerados pelo autor.
ResponderExcluirTentei comprar e não encontrei. Difícil achar documentários.
Pouca procura. Decerto não interessa à mídia. Pena!
Boa tarde a todos. O bairro de Botafogo é como o time do Botafogo, sustenta um passado glorioso, nos dias de hoje ambos passam por uma transformação. Conheci inúmeras pequenas Vilas pela Tijuca e Centro da Cidade, sendo que na Tijuca ainda sobrevivem algumas delas, talvez por serem ocupadas por famílias até de classe média alta, com belos casarões. Já no centro da cidade, quase todas foram demolidas e algumas poucas ainda existem, sendo que a maioria delas as casas estão em estado lastimável de conservação e muitas servindo de abrigo a traficantes, como a que existe na R. do Lavradio quase ao lado do Fórum. A maior Vila residencial do centro e também do Rio de Janeiro era a Vila Rui Barbosa, abrangia as Ruas dos Inválidos, Senado, Ubaldino do Amaral e Henrique Valadares, onde hoje está construído o complexo administrativo da Petrobras. Numa cidade com o alto índice de violência como o Rio de Janeiro, as Vilas substituíram as casas residenciais de frente de rua de antigamente, muito procuradas por famílias, que desejam se livrar dos altos custos de condomínio dos edifícios de hoje em dia.
ResponderExcluirHá ainda muitas vilas fantásticas pela cidade. Outro dia passei por varias em Ipanema, algumas que nem sabia que existiam.
ResponderExcluirExiste uma bela vila em Icaraí onde todas as unidades foram vendidas para um Grupo. Exceto uma. O dono se recusa a aceitar. Difícil quebra de braço. Mas... um dia o dono morre. E os herdeiros....
ResponderExcluirAí a conversa muda. Espero que ele viva, viva, muito.
Quase todas as histórias possuem o mesmo enredo. Pena, de novo.
Informa o Rouen que "Essa concessionária era a São Clemente Veículos S.A, na Rua São Clemente, 179 com o telefone central 266-3737."
ResponderExcluirAlguém sabe a respeito daquela vila cuja entrada é na Santa Clara à altura da 5 de Julho??
ResponderExcluir