Onde
era este escritório da PANAIR, em que se compravam passagens como a que vemos
na segunda foto? Na Av. Rio Branco nº 177?
PANAIR
= Pelo Atraso Não Adianta Ir Reclamar, diziam os antigos.
A
PANAIR, fundada em 1929, foi uma das companhias aéreas que deixaram mais
saudades entre os amantes da aviação. No primeiro ano de existência da Panair
ela apenas fazia transporte de carga e correspondência. Após se estruturar,
iniciou o transporte de passageiros em 03/03/1931.
O fim da PANAIR foi conturbado e já foi discutido por aqui.
|
Pelo número de lambretas e nenhum Fusca, estamos no final da década de 50, vemos dois táxis Chevrolet 1947, um com a maçaneta bem caída, como era praxe, um Packard do final dos anos 30, um Morris Oxford e um carro claro, que parece ser Mercedes-Benz, de 54 em diante. Ah, e um Chevrolet 1949.
ResponderExcluirO Google dá um endereço, Graça Aranha, 226, mas não é o prédio da fotografia e, sem cola, fico à matroca.
Avenida Rio Branco com Franklin Roosevelt
ResponderExcluir(???)
ExcluirRetificando...troquei o nome da segunda rua: esquina de Avenida Rio Branco com Avenida Presidente Wilson.
ResponderExcluirDesculpe, Mauro, escrevi sem ver que você já tinha feito a retificação.
ExcluirFinalmente lambretas na tela embora o foco seja outro.O retorno do Voando na sessão da tarde.Vou ver o preço da passagem aqui de Vix,ida e volta sem atraso.
ResponderExcluirO Biscoito disposto a soltar algumas migalhas(1,5 milhao)para ficar com o antigo Armazém de Santa Teresa.
É o Armazém São Joaquim. Biscoito só entrava ali enlatado.
Excluir"Boa sorte a todos".
ResponderExcluirConforme o Dr. D' disse o fim da Panair foi conturbado e polêmico, com uma outra companhia aérea sendo claramente beneficiada com o episódio. O irônico é que anos depois esta mesma companhia foi "vítima" do mesmo expediente.
Recomendo o documentário "Nas asas da Panair". Já passou no Canal Brasil.
Dando "nome aos bois": A Viação Aérea Rio Grande do Sul foi agraciada em detrimento da Panair do Brasil pelo governo Castelo Branco por razões políticas. Na mesma época {1965} foi inaugurada em Abril a Rede Globo de Televisão, igualmente agraciada pelo governo militar com a isenção de todos os impostos de importação dos equipamentos necessários ao funcionamento da emissora. Os motivos? O apoio dado ao movimento ocorrido em 31 de Março do ano anterior.
ResponderExcluirA razão social da empresa era Viação Aérea Riograndense, Joel.
ExcluirMinha primeira viagem aérea foi num DC-8 da Panair. Criança, fiquei impressionado com tudo. Achei o máximo as refeições virem em bandejas de aço inox (de filme antigo de presídio, entregues já com a comida servida!). Hoje seria inconcebível, mas o serviço de bordo e o espaço entre as poltronas... E a iluminação não era no teto, ficava na parte de cima do encosto das poltronas, devia dar defeito toda hora. Detalhe: o vôo saiu no meio da madrugada, com umas 2h de atraso. Esperei dormindo nos bancos de madeira do antigo terminal do Galeão.
ResponderExcluirE você nem mesmo foi reclamar, já que não adiantava, não é mesmo Masc ?
ExcluirAs lambretas estariam no Obelisco?
ResponderExcluirBom dia ! Não acho que seja o local indicado pelo Mauro, pois não me lembro de nenhuma loja da Kopenhagen por ali...
ResponderExcluirFalando em Panair, diziam, na época em que trabalhei no velho Galeão, que um dos DC-8 que ela possuia então (parece que era o PP-PDS) dava, por assim dizer, rabanadas durante o vôo, o que seria algum defeito da aeronave. Verdade ou não, é o que contavam...
ResponderExcluirWalter, você trabalhou no Galeão em que época? Entre 1969 e 1968?
ExcluirEntre 60 e 68?
ExcluirO antigo predio na Ilha do Governador, junto ao antigo Galeão ainda existe e não está muito descaracterizado. As viúvas de antanho como escreve o Sr."Contra mão" é um belo passeio.
ResponderExcluirDurante alguns anos após o encerramento das atividades da Panair, ainda restavam alguns Constellations. Um deles, apesar da idade, deixou o aeroporto voando...
ResponderExcluirBoa tarde a todos. Não cheguei a voar na Panair, o máximo que conheço desta antiga companhia aérea é a bela música do Milton Nascimento.
ResponderExcluiracho que é Rio Branco com 7 de setembro. os predinhos ainda estão lá e a Kopenhagen também. Tb fiz confusão com o Edificio Brasilia, onde salvo engano tinha uma Air France depois.
ResponderExcluirO atual prédio da esquina da Pres. Wilson é parecido, porém mais comprido no sentido horizontal e tem um portal de entrada bonito, bem na esquina. Só se fizeram reformas e acréscimos, um "puxado" lateral inclusive.
ResponderExcluirLembro desse modelo de Lambreta circulando pelas ruas, mas nada como uma concentração igual a essa da foto. Será que as empresas contratavam "lambreta-boys" para o serviço de mensageiro e de entrega de encomendas?
é , parece que é o Brasilia mesmo http://www.edificiobrasilia.com.br/fotosAntigas.html
ResponderExcluirFora de foco: Há exatamente 77 anos ocorreu o ataque japonês à Pearl Harbor e tal ação fez com que os EUA entrassem abertamente na Segunda Guerra Mundial. "Tora, Tora, Tora"! O Vice-Almirante Nagumo comandando uma frota composta de seis porta-aviões, desfechou um ataque aéreo com 353 aviões, sendo seu principal objetivo afundar os três porta-aviões americanos supondo que estivessem na base havaiana. Não encontrou nenhum deles e isso lhe foi fatal a médio prazo.
ResponderExcluirGMA, então segundo seu palpite, onde era a Panair está hoje a Di Santinni?
ResponderExcluirSó dá Lambretta. Nenhuma Vespa. Quando não valeria aquele Packard nos dias de hoje! Na época da foto não valia nada.
ResponderExcluir