Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2024

LAGOA

 Continuando com as fotografias da Lagoa...


Foto de Moacyr Borchert, de 1960, mostrando o trecho entre o Corte do Cantagalo e a Curva do Calombo, com a Favela da Catacumba do lado esquerdo da foto. Mais à direita ficava a pedreira da Lagoa. Na casa que aparece no meio da foto morava um amigo do prezado Lavra. 


Esta fotografia é dos anos 50. Vemos, à direita, os dois edifícios construídos neste trecho entre as ruas Gastão Bahiana e Montenegro. À esquerda, depois da pedreira, o esqueleto de um prédio que diziam que seria um hospital, mas ficou neste estado por anos, até ser demolido. No centro da foto vemos os edifícios que ficam no alto do Corte do Cantagalo.

Nesta foto tirada a partir do terreno em frente à Favela da Catacumba, vemos as obras de construção de dois novos prédios. Foto bem do final da década de 50, pois logo em seguida eu me mudaria para o prédio em construção mais à direita.

 

Um remador passa no "single-skiff" pelo trecho da Lagoa perto do Corte do Cantagalo. Era comum os barcos dos clubes passarem por aí, treinando. Hoje em dia praticamente só treinam no espaço da raia de regatas. O que há agora neste trecho são pedalinhos e canoas havaianas.


Ontem o GMA comentou que, com frequência, saía de casa na Praça Eugenio Jardim, atravessava o Corte e ia brincar no "pier" da Lagoa. Esta fotografia comprova a afirmação.

Nesta fotografia, por volta de 1970, vemos que o esqueleto do prédio ainda está lá à esquerda, que a favela já havia sido removida, o tobogã do Ricardo Amaral ainda fazia sucesso, a casa mostrada acima continuava lá. Como ainda não haviam terminado as obras da construção do viaduto, este aterro horroroso ainda não tinha sido retirado.

24 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Sempre que aparece aquela foto dos remadores na Lagoa os frequentadores deste espaço começam a sentir abstinência. Espero que ela demore muito para aparecer. Vou acompanhar os comentários. E esperar o tempo melhorar para fazer compras. Senão, fica para segunda.

    ResponderExcluir
  2. Eu por duas vezes fui ao tobogã, mas não tive coragem de descer. Essa parte da Lagoa era bem degradada e quem não a conheceu no passado dificilmente acredita nessa transformação. Tendo em vista que a remoção da favela da Catacumba teve início em Outubro de 1970 e que na última foto o espaço ocupado por ela aparece limpo e desimpedido, a data da foto é de 1971. Os outdoors são uma prova disso. O mesmo expediente foi usado em ruas como Machado Coelho, Pinto de Azevedo, e demais ruas da "zona do Mangue".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui algumas (poucas) vezes ao Tobogã e descer para mim não era problema.
      Do que eu não gostava nem um pouco era de ficar na fila que se formava em toda a extensão da escada lateral de subida e a espera para descer, uma vez que a estrutura toda balançava um bocado; aí, dava medo.
      (lembro que correu uma história que fora colocada uma gilete entre duas seções das tábuas de escorregar, que alguém se machucara e o caso tinha sido abafado ... puro boato.)

      Excluir
    2. O saco de aniagem impregnado de parafina dava nojo. Hoje em dia a Vigilância Sanitária não permitiria.

      Excluir
  3. Muito boas as fotos. Aquela casa na encosta, uma beleza. Não tinha registro. O Barretão, que era fotógrafo do Cruzeiro, tem uma bela foto nessa área. Ando na |Lagoa com frequencia e domingo é uma área de lazer muito ocupada, por ser gratuita, assim como o Parque Lage, igualmente de graça. Ainda vou ver o transporte lacustre ecológico implantado na lagoa, com lanchas movidas por energia solar. Imagino essa paisagem paradisíaca em 1800..

    ResponderExcluir
  4. A Lagoa está muito legal sem mortandades de peixes, muitas áreas de lazer, uma recuperação extraordinária da fauna e da flora a cargo do Moscatelli e razoavelmente segura. Eu acho é que tinham que acabar com os postos de gasolina nas suas margens pois acabam poluindo.

    ResponderExcluir
  5. A primeira foto me pareceu bem profissional.
    Procurei na internet sobre o fotógrafo Moacyr Borchert e o nome é citado num decreto de 1941 como laboratorista da Fundação Osvaldo Cruz e uns 30 anos depois já aparece como presidente do Sindicato de Exibidores Cinematográficos do Rio.
    Será que é a mesma pessoa?

    ResponderExcluir
  6. Depois de muito tempo ausente em comentarios, volto para convidar o seu editor e todos seus comentaristas a visitarem o blog "Capitulos de História da Baixada de Irajá em historiabaixadairaja.blogspot.com, hoje lançado em sua apresentação e que se seguiram, assim que concluidos, os demais fasciculos da obra a ser em breve publicados. Saudações a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui achar [historiabaixadairaja.blogspot.com].

      Excluir
    2. Tenho interesse em comprar o livro assim que estiver disponível. O Portão da Casa Rosa também.

      Excluir
    3. Mário, digitei https://historiabaixadairaja.blogspot.com/ no Google e acessei o blog.

      Excluir
  7. Ampliando bem a última foto é possível ver aquela construção modernista do posto de gasolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, apareceu em https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2022/04/posto-catacumba.html

      Excluir
    2. Paulo Roberto: O livro Capitulos de História da baixada de Irajá ainda não esta publicado só postado.. O livro Portão da Casa Rosa podera ser obtivo na ediçõa gráfica em https://clubedeautores.com.br/livro/portao-da-casa-rosa ou e edição e-book em https://www.academia.edu/114821783/L_Port%C3%A3o_da_Casa_Rosa. Os outros livros: Mercadão de Madureira Caminhos de Comércio e Estação de Irajá Arraial da Encruzilhada pode ser obtido em e-book em https://www.academia.edu/114821946/Mercad%C3%A3o_de_Madureira e
      https://www.academia.edu/106656435/ESTA%C3%87%C3%83O_DE_IRAJ%C3%81_O_ARRAIAL_DA_ENCRUZILHADA

      Excluir
  8. Bom dia.

    Pelo menos não está chovendo. Temperatura agradável.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.
    De acordo com o Weather Channel, a temperatura deve permanecer "educada" e pouca probabilidade de chuva até quarta-feira.
    Já há um bom tempo, graças à enorme massa de dados permanentemente coletada através dos satélites, navios, boias e aviões comerciais, às ferramentas computacionais e também às séries históricas robustas, o nível de acerto é muito alto.
    Lembro que até uns cinquenta anos atrás se fazia piada quanto às previsões, tipo: " ih, deu no rádio que a previsão é de sol para hoje, não posso esquecer de levar o guarda-chuva..."
    Outra brincadeira a respeito do tempo, mas que não envolvia necessariamente a previsão, geralmente feita na sexta-feira:
    "Vou levar o carro para dar uma "geral" e lavar amanhã, chuva na certa no fim de semana ..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma "geral" mencionada por você atualmente é coisa do passado. O atual significado da "geral" em postos de gasolina é apenas o de uma lavagem de carroceria e aspiração. Os carros atuais dispensam lubrificação de pinos e do chassis.

      Excluir
    2. Injeção eletrônica, sistema de arrefecimento selado, baterias seladas, tratamento anticorrosivo das chapas, pneus muito mais duráveis ... além do conforto proporcionado pelo ar condicionado, direção assistida, acionamentos elétricos e da segurança das carrocerias deformáveis, múltiplos air bags, freios abs, frenagem autônoma, faróis de led, câmeras de ré, etç
      Quando lembro dos meus fuscas ...

      Excluir
  10. Há muitos anos o Repórter Esso dava previsões tipo 40% de probabilidade de chuva. Um repórter perguntou no Serviço de Meteorologia por que as previsões eram sempre 20%, 40%, 60%, 80% e 100%? A resposta foi que eram cinco meteorologistas e cada um dava uma opinião...

    ResponderExcluir
  11. LEMBRETE DA COMUNICAÇÃO DO LINO COELHO:
    Chope de final de ano marcado para dia 27/11, quarta-feira, às 19:30h, no Restaurante Degrau, Rua Ataulfo de Paiva 517, Leblon, perto da estação de metrô "Antero de Quental".
    Comandas individuais.
    Já confirmaram presença:
    - Lino Coelho
    - Luiz D´
    - Mário
    - Ana
    - GMA
    - Joel
    Se alguém mais quiser ir favor confirmar para alteração da reserva.

    ResponderExcluir
  12. FF: domingo sem série A (ontem teve jogo atrasado) com série B na penúltima rodada, com Santos campeão e todos os rebaixados definidos (Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta), faltando para a última rodada os outros três promovidos para a primeira divisão, com cinco candidatos no momento.

    ResponderExcluir