Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2018

REUNIÃO DO S.E.M.P.R.E.




 
Hoje é sábado, dia de pegar o bonde para o Alto da Boa Vista, para a tradicional Reunião de Abertura do Outono na sede campestre do S.E.M.P.R.E. – Sociedade Edificante Multicultural dos Prazeres e Rituais Etílicos.

Na primeira foto vemos o brasão do S.E.M.P.R.E., obra do conceituado artista Conde di Lido, ora exilado na Europa. A reunião se realizará sob a bênção do Bispo Rolleiflex que, após o almoço falará sobre sua próxima caminhada sobre as águas, na Lagoa.

Sobre o brasão: A casa rosa, gentilmente cedida pelo JRO e Tia Lu, é onde fica a piscina onde se realizou o famoso Ritual de Acasalamento do Panda Gigante. A garrafa de Veedol Black Label é o combustível principal de todas as reuniões. Para as moças será servido Hemo-Kola . A imagem da Praia da Saudade é homenagem aos FRA – Fotologs do Rio Antigo.

Após a palestra do Bispo Rolleiflex, o Comandante Jbandeira de Mello exibirá o novo drone modelo Zeppelin, enquanto o Dr. Nelsinho, editor d´O Pharol, recepcionará as enfermeiras da C.M.I. – Clínica de Mamoterapia de Itaipava, cujas fotos foram publicadas recentemente naquele periódico e que rivalizaram com as fotos das Rouennettes da edição anterior.

Haverá, ainda, uma apresentação versando sobre a Genealogia do Karman-Ghia. É incerta a presença do “coiffeur” Tutu La Minelli, pois sábado é dia de grande movimento no “Fleur de la Passion”.

Tia Nalu, após a sobremesa, encerrará a reunião com a palestra “Adaptação a espaços fechados de moluscos da classe Cephalopoda, subclasse Coelidea, ordem Teuthida”.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

TV EXCELSIOR



 
Na primeira foto, de 1953, vemos o Cinema Astória, em Ipanema, pertinho do Bar 20. Ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 595 e foi inaugurado em 1942. Era um dos melhores cinemas de Ipanema e chegou a ter 2429 lugares. Funcionou até 1963. A seguir foi transformado nos estúdios da TV Excelsior, canal 2.
Tinha 2 andares, além de uns balcões laterais em dois planos, um belo "hall" de entrada e passava grandes filmes. O filme em cartaz na época da primeira foto era "Bela e Bandida", acho que "Montana Belle" no original, com Jane Russell e George Brent.
Já quando era a TV Excelsior tive o prazer de assistir a alguns "shows", entre eles o "Dois da Bossa", com Elis Regina, numa noite em que apresentava um "novo cantor/compositor" - Gilberto Gil. 
As duas fotos seguintes mostram o dia seguinte a uma ação do grupo ALN, em outubro de 1969, quando, após a troca de plantão policial à porta da TV Excelsior, os soldados da PM S.D.T. e H.G.M., ambos do 2º Batalhão, foram atacados às 7h10min por 3 rapazes de pistola em punho. Após uma pequena refrega os assaltantes tomaram dos PMs as metralhadoras INA e o capacete de um dos milicianos. Os assaltantes fugiram no Volks de chapa GB 32-94-51, encontrado mais tarde na Rua Miguel Lemos, em Copacabana. Eram, também, tempos complicados.
Após a TV Excelsior encerrar as atividades em 1970, voltou a ser um cinema, o Super Bruni 70. Um filme de grande sucesso no Astória foi  "Marcelino, Pão e Vinho": interessante é que em determinado dia o filme foi interrompido, com a chegada do menino Pablito Calvo (ator), um pouquinho maior e bem mais magro que no filme, carregado nos ombros e muito assustado com a manifestação do público que superlotava o cinema. Pablito Calvo foi um fenômeno de popularidade, dando entrevistas na TV. A relojoaria mostrada na primeira foto mudou-se para a galeria que foi construída no local anos mais tarde e pertence ao filho do proprietário original. 
Bom programa na época do Astória era pegar o bonde 13 - Ipanema, cruzar uma Visconde de Pirajá de paralelepípedos, quase deserta e sob um sob senegalesco, e saltar no ponto final, ali no rodo do Bar 20. Depois do filme, descer a Visconde de Pirajá em direção a Copacabana, passando em frente à Casa Reis, e terminar a tarde com um lanche no Bob´s da esquina da Garcia D´Ávila ou com um excelente sorvete do Morais. Ou então ir comer empadas no Calípso, que ficava ao lado do Zeppelin. Embora os paralelepípedos da Visconde de Pirajá fossem bem assentados o bom mesmo era andar de carro com as rodas sobre os trilhos dos bondes para evitar a trepidação causada pelos paralelepípedos.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

ENGARRAFAMENTOS EM BOTAFOGO




 
O trânsito em Botafogo, desde muitas décadas, é caótico como podemos ver nestas fotos do Acervo do Correio da Manhã.
A primeira foto é na Voluntários da Pátria, a segunda e a terceira são daquela rua que passa sobre o túnel do Pasmado, em torno da Praça Eng. Bernardo Saião, dando na General Severiano (seria a própria General Severiano?). A quarta foto é da Lauro Sodré, na saída do Túnel Novo.
A primeira e quarta fotos são da década de 60 e segunda e terceira são da década de 80, segundo as legendas.
Os especialistas em automóveis não terão dificuldade em confirmar as datas.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

FAVELA DO PASMADO



 
A Favela do Pasmado, no Morro do Pasmado, vista nas fotos de hoje, do acervo do Correio da Manhã, pelo lado da Praia de Botafogo (a primeira é de 1959 e a última de 1964), começou a se formar no início dos anos 50. Os jornais da época cobravam uma providência da Prefeitura, antes que os 30 ou 40 barracos se transformassem em centenas.
A reportagem comentava que “o local é bom para moradia, o morro é baixo e fica, praticamente, no centro da cidade. Para os que ali constroem barracos, por certo, não interessa o embelezamento da cidade.”
Como nada foi feito, a favela aumentou de tamanho e causou uma série de problemas como o que atingiu a Policlínica de Botafogo, que teve que conviver com o “esgoto das imundícies e dejetos” que atingiam seu muro. Contava o Correio da Manhã, ainda, que o pessoal da Policlínica lutava como podia: tão depressa percebe um novo despejo, munem-se de vassouras, antissépticos e metem mãos à obra. Por mais que se faça o resultado era, obviamente, duvidoso.
Em 1959 o Correio da Manhã propunha que esta favela deveria ser a primeira a ser removida dentro da política de controle imediato das favelas da Zona Sul, dado que “do ponto de vista turístico da cidade, continua crescendo aos olhos estarrecidos dos cariocas”.
Em 1963 a Secretária dos Serviços Sociais da Guanabara, Sandra Cavalcante, comunicou aos moradores que a favela seria removida e, de início, moradores seriam levados para as casas das vilas Aliança ou Esperança, na “Avenida das Bandeiras”, na Zona Norte.
Em 1964 terminou a remoção de todos os 3.991 moradores da Favela do Pasmado para diversos locais da cidade, como Vila Kennedy, Vila Aliança, Parque Proletário do Leblon e Parque Proletário da Gávea.
Sob controle do Corpo de Bombeiros os barracos foram incendiados.

terça-feira, 3 de abril de 2018

MANIFESTAÇÕES



 
Na década de 60 houve grandes manifestações no Rio, na tentativa de mudar a situação vigente. A participação foi grande tal como na década de 80 com as “diretas já” e, mais recentemente, nas ocorridas em 2013.
Para hoje está convocada uma manifestação em Copacabana. Por que razão será em Copacabana e não no Centro?
É inegável o momento crítico por que passa o país. Nas redes sociais há grande número de comentários de um lado ou de outro. As pressões são grandes sobre o STF.
Haverá muita gente hoje defendendo a manutenção da prisão após condenação em segunda instância? Ou os que defendem a condenação somente após o trânsito em julgado serão maioria?  Ou ainda, poucos se manifestarão, comprovando a tese de que somente no carnaval, no réveillon ou nos eventos “modernosos” há muita gente?
PS: na segunda foto, bem embaixo à esquerda, o Padre Guy Ruffier, do Santo Inácio, que também participou daquela famosa missa na Candelária e que, junto com outros padres, se colocou à frente da cavalaria da PM para proteger os que saíam da missa. Sob a faixa, outros jesuítas, como Orlando e Klein.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

GRANDE HOTEL OK



 
Um dos hotéis mais importantes do Centro do Rio foi o Hotel OK, inaugurado em 1949 na Rua Senador Dantas nº 24.

Extremamente bem localizado, numa zona que décadas atrás abrigava pontos dos mais boêmios da cidade como a Cinelândia e a Lapa, este hotel, vizinho do Palácio Monroe onde funcionava o Senado Federal, recebia muitos políticos.

Aliás, é famoso o diálogo entre um senador nordestino e seu interlocutor: quando este perguntou onde o senador estava hospedado a resposta foi “no hotel zero quilômetro”!

Um dos destaques do prédio é o elegante saguão principal em mármore de Carrara e lustres de cristal. Ao fundo vemos o hall superior ao lado do qual se localizam as instalações da administração e o gabinete do Sr. Thadeu Macedo.

Por falar neste administrador, há anúncio no Jornal do Brasil de 12/01/1954, sob o título de “Documentos Perdidos: Perdeu-se no trajeto de ônibus da Lapa a Bonsucesso, uma carteira com os documentos de motorista pertencente a Thadeu Macedo. Pede-se a quem encontrar o obséquio de entregar na portaria do Grande Hotel O.K., à rua Senador Dantas 24, que será gratificado.”

Este hotel sobreviveu a estabelecimentos tradicionais como os hotéis Serrador e Ambassador, o cinema Vitória, o teatro Serrador e outros inúmeros estabelecimentos comerciais vizinhos.

domingo, 1 de abril de 2018

TURISMO NO RIO


 
Em tempos passados a Semana Sant era uma boa época para os turistas brasileiros virem visitar o Rio.
 
Podiam ficar hospedados no Copacabana Palace ou no Hotel Nacional, em São Conrado, e em ambos teriam tudo para desfrutar de uma bela estada.
 
Hoje fico me perguntando quem ainda escolheria o Rio como destino turístico.
 
PS: alguém tem informações sobre este táxi (?) na portaria do Copacabana Palace?