Total de visualizações de página

sábado, 24 de agosto de 2019

DO FUNDO DO BAÚ: CARDÁPIO

 
Houve um tempo, talvez até os anos 70, em que voar era um prazer.
 
A foto, do acervo do Rouen, mostra um cardápio da BOAC (British Overseas Airways Corporation), empresa aérea do Reino Unido que surgiu de uma fusão da British Airways Ltd. com a Imperial Airways em 1939. 
 
Mesmo na classe econômica havia oportunidade de se escolher o que comer.
 
Lembro que nos anos 70 ia com certa frequência a Vitória em aviões da Varig e sempre tomava um gim-tônica gratuitamente. Hoje em dia somente água e uma barrinha de cereais.
 
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CROCIERA AEREA




 
Dando sequência ao “post” de ontem, temos mais fotos da façanha do General Italo Balbo que amerrissou na Baía da Guanabara. A “Crociera Aerea”, que mobilizou a Imprensa carioca, é hoje apresentada com fotos enviadas pelo JBAN, mesmo aqui não sendo o “Voando para o Rio”.
“A chegada foi num dia de luminosidade sem par, em que a belleza do ceo, azul e translucido, rivalizou com a majestade serena e glauca de nossa Guanabara, tudo se esmerando para emprestar uma marca de reino encantado á terra carioca – planou sobre o Rio o mais authentico symbolo do espirito de victoria da Italia Nova.
Os “hydros” italianos, encabeçados por uma esquadrilha negra, emblema do “fascio”, concluíram a sua ultima etapa, no maior empreendimento de aviação de todos os tempos. Nunca se exalta demais tão épico feito, em que o valor de um povo forte reponta como a própria esperança de mais brilhantes dias, para a historia da civilização.”

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

CASTELINHO NO MORRO DA VIÚVA





 
Em 02/02/2009, no Arqueologia do Rio, nosso prezado Rouen fez uma postagem muito interessante. Dizia ele:
“Castelo Medieval no Morro da Viúva (c. década de 30). Quanto ao “Mont de La Veuve” fala-se muito da casa da família Martinelli e da destruição deste belo palacete, porém havia na divisa da Av. Rui Barbosa com a Praia de Botafogo um belo castelo medieval, localizado onde hoje temos o Ed. Falcon, no nº 910.
No seu lado direito temos uma escadaria hoje em dia fechada que, paralela ao muro do castelo, nos levava até uma bela caixa d’água no topo do morro, aliás de onde a foto foi tirada.
Nos diversos documentos que pesquiso nunca encontrei nenhuma referência desta construção, porém lembro muito bem dela e inclusive assisti aos trabalhos da Sra. Picareta, creio que início dos anos 60.”
Não se descobriram maiores informações sobre o castelo, mas, graças ao JBAN, descobriu-se o evento fotografado. Observando as bandeiras o JBAN conseguiu descobrir que se tratava da chegada de Italo Balbo e sua esquadrilha de Savoia Marchetti ao Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1931. Os aviões, a multidão e a bandeira da Itália deram a pista.
Conta o "Correio da Manhã" que Balbo partiu de Orbetello, na Itália, em 17 de dezembro de 1930, chegando ao Rio menos de um mês depois. Dos 14 aviões Savoia-Marchetti S.55, apenas onze concluíram a viagem. Três acidentaram-se, causando a morte de seus tripulantes.
O Correio da Manhã assim descreveu a chegada: “A linda esquadrilha de onze aviões do General Italo Balbo apontou por detraz do Pão de Assucar, em vôo de pequena altura, vinda na direcção do sul. Fez evoluções sobre Ipanema e Copacabana e ganhou a Guanabara pela entrada da barra, passando sobre as fortalezas, amerissaram no canal que separa o morro da Viuva do Pão de Assucar, isto é, na garganta da enseada de Botafogo.”
Os aviões foram comprados pelo Brasil e o pagamento foi em café. Os aviadores retornaram no navio “Conte Rosso”.
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ILHA




Por volta de 1970 muitas obras aconteciam na Ilha do Governador e na Ilha do Fundão.
 
A cidade universitária era construída, os acessos ao aeroporto do Galeão e à Ilha eram aumentados.
 
As praias, como já vimos por aqui, tinham uma grande frequência, com águas limpas.
 
Depois tudo foi se complicando.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

MICTÓRIOS



 
A foto de Malta mostra um mictório público na Praça XV no início do século passado. Era uma construção sólida, bem feita, aparentemente limpa.
 
As duas outras fotos, do acervo do Correio da Manhã, mostram o mictório do Campo de Santana.
 
A falta de banheiros públicos sempre foi um problema no Rio, levando a população a contar com a boa vontade de donos de bares e restaurantes. Com o passar do tempo manifestou-se a falta de educação dos cariocas que passaram a urinar nas ruas, nos túneis (como os motoristas de táxi), nas praias e em todo lugar durante o carnaval (inclusive mulheres).
 
Há algum tempo o Prefeito criou a UFA (Unidade Fornecedora de Alívio - que nome!) que, entretanto, não "pegaram".
 
Os banheiros "modernos", tão comuns em cidades civilizadas, que se higienizam automaticamente mediante uma pequena quantia, não resistiram aos vândalos.
 
Assim, o problema continua. Há ainda que se investir muito em Educação.
 

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

REMO



 
As regatas no Rio tiveram como palco a Praia do Flamengo, depois a Praia de Botafogo (com a construção do Pavilhão de Regatas) e, finalmente, se deslocaram para a Lagoa.
 
As fotos mostram aspectos das obras do Estádio de Remo na década de 50, quando o esporte ainda atraía grande público em suas regatas.
 
Na última foto a guarnição do Flamengo era composta por Antenor (patrão) José Carvalho, André Richer, Lon Menezes, Carlito, José Chaves, João Neiva, Ronaldo Arantes e Buck.

domingo, 18 de agosto de 2019

PRAIA DO LEME

 
Bom programa para este domingo de inverno com temperatura agradável é pegar uma praia tranquila no Leme.
 
Estamos na década de 60.
 
Após a missa na igreja do Leme celebrada pelo Frei Marcos, uma passada na praia e depois almoçar na Cantina Sorrento, na Av. Atlântica 290 ou no Al Pappagallo, na Prado Junior.
 
À tarde assistir a um filme no Cinema Danúbio, antes que ele encerre suas atividades, como programado.