Total de visualizações de página

sábado, 10 de fevereiro de 2024

CARNAVAL 1

 E aí está o carnaval!!!

Esperado por tantos, odiado por outros tantos, entre os quais me incluo.

O Helio Ribeiro, gentilmente, enviou fotos mostrando como os bondes eram importantes nos festejos momescos...

Eu fui algumas vezes com o "velho" no bonde 13, até o Tabuleiro da Baiana, para ver o carnaval. Era um bom passeio, Levava um frasco de lança-perfume que, inocentemente, era atirado nos passageiros de outro bonde com o qual o nosso cruzava.

Um rolo de serpentinas também fazia parte do "equipamento".

Era divertido!

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

FOTO 6

FOTO 7

FOTO 8

FOTO 9


FOTO 10


FOTO 11
(o Mauroxará enviou este convite)

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

ONDE É?


 FOTO 1 (garimpada pelo Nickolas. Quem já viu, abstenha-se. 


FOTO 2 (Enviada pelo Helio)


FOTO 3 (Enviada pelo Helio)


FOTO 4 (Enviada pelo Helio)


FOTO 5 (Enviada pelo GMA)


FOTO 6 (Enviada pela Conceição Araujo)


FOTO 7


FOTO 8

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

TURISMO NO CENTRO HISTÓRICO DO RIO

Somos uns privilegiados por termos, desde os primórdios da cidade, governantes preocupados com a memória do Rio. Hoje propomos um passeio turístico pelo centro histórico tão bem preservado há séculos, qual seja o Morro do Castelo. Todos podem aproveitar o feriado do carnaval para este programa.

É fantástico termos a possibilidade de conhecer o Rio de antigamente, protegido, como em tantas cidades do hemisfério norte.

Além do Morro do Castelo, caso haja tempo, todos devem dar uma passada pelo Palácio Monroe, pelo Conselho Municipal em estilo manuelino na Praça Floriano, pelo prédio da Faculdade Nacional de Medicina ali na Av. Pasteur, pelo Chafariz da Carioca, pelas belas mansões da Av. Atlântica, pelo Pavilhão Mourisco, pelo Pavilhão de Regatas, pelo prédio do Elixir Nogueira, pelo Hotel Avenida, pelo Mercado Municipal (cuja estrutura abriga boxes como os do Cais da Ribeira em Lisboa, Mercado San Miguel em Madri ou a La Boqueria em Barcelona), e tantos outros lugares maravilhosos que foram preservados. 

FOTO 1: A cidade do Rio de Janeiro foi transferida para o alto do Morro do Castelo em 1567. Com uma altura de 63 metros, o Morro do Castelo ocupava uma área de 184.800 meros quadrados.

FOTO 2O Morro do Castelo estendia-se sobre a área hoje delimitada pela Av. Rio Branco (linha vermelha) e pelas ruas Santa Luzia, D. Manuel e São José. Havia três ladeiras que partiam do cume do morro, em direção às planícies que o circundavam.

Eram a Ladeira da Misericórdia, a primeira via pública da cidade; a Ladeira do Castelo e a Ladeira do Seminário.

FOTO 3Vemos a Igreja de N.S. de Bonsucesso, situada no Largo da Misericórdia, junto à Santa Casa. Ao lado vemos a Ladeira da Misericórdia.


FOTO 4A Ladeira do Castelo que descia em direção à atual Cinelandia.


FOTO 5A Igreja do Morro do Castelo.


FOTO 6Este é o interior da Igreja dos Jesuítas no Morro do Castelo.


FOTO 7Na foto de Malta, do acervo do IMS, vemos a Igreja dos Jesuítas e o Hospital São Zacharias no Morro do Castelo. O hospital teve vida efêmera neste local, menos de 10 anos. Foi reconstruído na entrada do Tunel Novo, junto à Ladeira do Leme. 


FOTO 8O altar da Igreja do Castelo em fotografia de 1921.


FOTO 9Esta foto de Malta, de 02/11/1921, os frades barbadinhos celebraram sua última missa na Igreja de São Sebastião. Mesmo sendo Dia de Finados houve grande afluência de fiéis. Entre eles o Professor Pintáfona com Mme. Simmons, o General Miranda, o Conde di Lido, o AG, etc.

A igreja de São Sebastião foi começada em 1567. Antiga Sé do Rio de Janeiro, foi elevada à Catedral em 1676. Perdeu o título em 1734 para a Igreja da Cruz dos Militares. Abandonada em 1843 foi depredada por vândalos. em 1861. Foi reocupada pelos padres capuchinhos que a reformaram.

Na capela-mor ficava a sepultura de Estácio de Sá. Na parte externa, junto ao portal, via-se implantado do chão o marco simbólico da fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Por trás do templo ficava o hospício dos frades capuchinhos, conhecidos vulgarmente por "Barbadinhos". 


FOTO 10Uma das grandes lendas referentes ao Morro do Castelo é a de que haveria espaçosos subterrâneos, grandes salas, longos corredores, vastas galerias em diversas direções e profundidade, que esconderiam, desde o século XVIII, ricos tesouros ocultos pelos jesuítas.

Alegava-se que a súbita expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, deixou para trás tesouros escondidos, entre eles uma estátua de Santo Inácio de Loyola, em tamanho natural, de ouro maciço.

É verdade, entretanto, que havia uma galeria subterrânea, uma grande obra de engenharia. No seu interior foram encontradas correntes, coleiras de ferro que prendiam escravos e outros apetrechos de suplício.



FOTO 11No Morro do Castelo funcionava o Observatório Nacional, em instalações precárias. Chamado inicialmente de Imperial Observatório do Rio de Janeiro, teve seu nome alterado em 1890 para Observatório Astronômico do Rio de Janeiro e, finalmente, ganhou o nome de Observatório Nacional a partir de 1909. No início da década de 1920 foi construído um novo Observatório no Morro de São Januário.



FOTO 12A cabine do Telégrafo Nacional no Morro do Castelo, junto à qual ficava o Posto Semafórico.



FOTO 13A partir de 1703 os comerciantes do Rio eram informados dos navios que demandavam o porto por meio de sinais convencionais, comunicados à Praça do Comércio pelo posto do alto do Morro do Castelo. As informações eram transmitidas para lá pela Fortaleza de Santa Cruz, pois era esta que fazia as perguntas aos navios que entravam na barra.


FOTO 14Os antepassados dos inesquecíveis Lulu&Dudu em sua faina diária no Morro do Castelo.


FOTO 15O Chafariz do Morro do Castelo era o único que abastecia a cidade. Na foto já aparece bastante danificado no início dos anos 1910. Situado junto à Igreja dos Barbadinhos.


FOTO 16A gruta com capela junto do Convento dos Capuchinhos.


FOTO 17O prédio com paredes brancas é a Escola Carlos Chagas.


FOTO 18: Foto da caixa d´água do Morro do Castelo.


FOTO 19:Terminamos com uma vista panorâmica do Morro do Castelo.

NOTA: a maioria das fotos é do Malta e pertencem ao acervo do Instituto Moreira Sales.