Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de novembro de 2019

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

JOCKEY



 
Vemos, nas duas primeiras fotos, a sede do Jockey Club no Centro, inaugurada em 1913. Foi um projeto de Heitor de Mello. Foi demolida nos anos 70.
O Jockey Club, que se fundiria com o Derby Club em 1932, tinha suas atividades no Prado Fluminense no bairro São Francisco Xavier. Em 1919, começou a estudar a hipótese de construir um novo hipódromo para substituir o Prado Fluminense. A opção foi um terreno pantanoso, em frente ao Jardim Botânico, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, que vinha sendo aterrado com resíduos do desmonte do Morro do Castelo. O arquiteto francês André Raimbert, associado a seu colega Louis Lefranc, e por encomenda de Linneo de Paula Machado, fez o projeto original do Hipódromo da Gávea, depois alterado. As obras foram concluídas em 1926.
A última foto, da qual não me lembro a origem, mostra onde eram as quatro grandes pistas de corridas de cavalo no Rio de Janeiro, quando então sediavam o que eram os maiores espetáculos esportivos da cidade. Vemos o Hypodromo Nacional, o Derby Club que situava-se ao lado da Quinta da Boa Vista, exatamente onde hoje se encontra o Estádio do Maracanã. Mais acima, ao lado do Derby Club vem o Prado do Turf Club, e um pouco mais à direita o Prado do Fluminense Jockey Club.