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quinta-feira, 9 de novembro de 2023

LEMBRANÇAS DO ROLAND

Nosso amigo suíço Roland Bangerter nos enviou mais uma série de itens que retratam algumas de suas visitas ao Rio, do tempo em que era comissário de bordo.

Aspecto da Av. Atlântica em 1988 no trecho em frente ao Restaurante OK, na vizinhança da Praça do Lido.

Notar que havia mais árvores na areia, ainda não existia a ciclovia (cujo espaço era ocupado por um estacionamento) e os automóveis fugiam das cores atuais (preto, cinza e azul).


O Roland tinha cartão de fidelidade da Churrascaria Jardim, na República do Peru. A época é o ano de 1988.

O texto significa "Jantar na ..."

O Praia Lido Hotel, em 1999, onde suponho que o Roland se hospedou, ficava na Av. N. S. de Copacabana nº 202, pertinho da Praça do Lido. Atualmente há um Praia Lido Hotel na Rua Ronald de Carvalho.

Este guia com endereços dos anos 70 merecem muitos comentários.

O ALCAZAR foi onde o Conde di Lido, mancomunado com o Tumminelli, organizou um chope catastrófico do grupo. Menos de um real cada bolinho. Nada deu certo. 

O ALVARO´S no Leblon continua com sempre: há décadas seus pastéis e chopes, bem como seu polvo, estão excelentes.

O ANTONINO na Lagoa, com  piano do Zé Maria e o restaurante no 2º andar, brilharam por anos. Até a nova geração, como o GMA conheceu.

O ARISTON, na Santa Clara, fazia seu sucesso. Acho que o Mário era frequentador.

O BONINO´S e a CANTINA VENEZIANA não conheci.

O CABRAL 1500 era "turistão", a ser evitado pelos cariocas.

O MANOLO´S BAR, na quadra do cinema Leblon, era tipo o "Alvaro´s".

A PLATAFORMA deixo para o GMA comentar.

CIRANDINHA fica para o Menezes contar as travessuras do menino Decourt por lá. Ambos foram grandes fregueses.

O CESARE podia ser uma boa alternativa na saída de uma sessão do cinema Caruso, mas perdia para o LOPES.

AROSA acho que fechou, não tenho certeza, na Santa Clara.

O LE COIN era imperdível para um uísque (o Conde) ou um chope (demais mortais).

O MONTECARLO era um restaurante excepcional.

O NINO na Domingos Ferreira, esquina com Bolivar, era mais classudo.

Este PRÍNCIPE da Av. Atlântica seria o "Rei das Peixadas"?

O CASTELO DA LAGOA era muito bom. Certa vez cruzei com um famoso frei aos beijos com a namorada. Foi constrangedor. Tinha também apresentações de músicas bem maneiras.

Na DESGARRADA ouvia-se um bom fado.

A ADEGA DO BOCAGE, olhem só que coincidência, era o restaurante que ontem eu procurava o nome e onde comia o "Filé à Nicole".

A MAJÓRICA, até hoje. é o reduto do Menezes. Continua com boa carne.

Entre as "steak houses" é citado o "ADEGÃO PORTUGUÊS", um ícone da comida portuguesa até hoje, no Campo de São Cristóvão.

Bars e Night-Clubs deixo para o Conde di Lido comentar por ser frequentador de todas (de todos os níveis). Das mais badaladas aos piores "inferninhos", é ele quem pode dar aulas.

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

AV. ATAULFO DE PAIVA

 


Foto de Malta. Coleção Brascan. Acervo Instituto Moreira Sales. O Leblon em 1919. A praia do Leblon foi assim batizada em memória do nobre francês Emmanuel Hippolyte Charles Toussiant le Blon de Meyrach, conhecido como Carlos Leblon, proprietário de uma grande área na região entre o canal da Visconde de Albuquerque, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua General Urquiza e o mar. A Praia do Leblon fica entre o canal do Jardim de Alá e o início da Avenida Niemeyer.

No final da década de 1910, coincidindo com as obras de Paulo de Frontin e Carlos Sampaio na Lagoa, surgiu a Companhia Industrial da Gávea, dos engenheiros Adolfo del Vecchio, José Ludolf e Miguel Braga, que abriu a Praça Dr. Frontin (hoje Praça Antero de Quental), modernizada pelo Prefeito Dodsworth anos depois, e a Av. Ataulfo de Paiva. Esta avenida começa na Av. Epitácio Pessoa e termina na Praça Professor Azevedo Sodré. Decreto 1380, de 25/7/1919.

Até cerca de 1940 os edifícios de lojas e apartamentos eram raros no Leblon. Os católicos só tinham a igreja de N.S. da Paz, em Ipanema, quando, como veremos adiante, chegaram os padres agostinhos e ergueram a igreja de Santa Mônica, tendo ao lado o Colégio Santo Agostinho.

Não havia ligação entre o Leblon e Ipanema, separadas pela barra da Lagoa. Só a partir de 1918, quando foi construída a ponte sobre o canal do Jardim de Alá, é que o acesso se abriu, ligando as avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira. O bonde da linha Jardim Botânico passou então a incluir Ipanema no trajeto, depois de passar por Gávea e Leblon, chegando ao Bar 20, em Ipanema.


Foto (talvez) de José Medeiros. Acredito que a foto é dos anos 40, pois a ponte entre a Ataulfo de Paiva e a Visconde de Pirajá, construída em 1938, já está lá.

Raríssimos prédios no Leblon, vendo-se bem a Av. Ataulfo de Paiva.


Esta fotografia mostra a antiga igreja de Santa Mônica, no Leblon, na Rua José Linhares, hoje substituída por uma mais modernosa. A rua em primeiro plano, com os trilhos dos bondes, é a Ataulfo de Paiva. A primeira igreja construída ficava na esquina da Ataulfo de Paiva com José Linhares. Posteriormente, reconstruída, a sua entrada frontal passou a ser pela José Linhares (o endereço atual é José Linhares nº 96). Na Ataulfo de Paiva há o prédio da Paróquia, usado para assuntos paroquiais e para fins comerciais. Esse prédio tem como endereço Ataulfo de Paiva nº 527.

Conta o Frei Enrique González O.A.R. que na década de 1930 os Agostinianos Recoletos adquiriram uma casa localizada na Rua Acaraí (atual Rua José Linhares), no Leblon, para ali construírem sua capela. No dia 20 de junho de 1931 deu-se a inauguração solene, com a celebração da primeira missa. Em 1942, face à necessidade de mais espaço para as atividades que ali seriam desenvolvidas, se começa a construir uma nova residência. Entretanto, mesmo com esta ampliação, a capela era pequena para um Leblon que crescia cada vez mais. Assim, em 1º de abril de 1962 é colocada a primeira pedra da nova igreja, numa cerimônia presidida pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. 

A igreja foi construída em duas etapas para que não fosse interrompido o funcionamento do culto. Em meados de 1967 já se usava o presbitério e uma pequena parte do corpo da igreja. Em 1969 era aberta a segunda parte: a igreja estava completa nas suas dimensões planejadas, 46 metros de comprimento e 24 de largura. 


O Cinema Leblon, na Avenida Ataulfo de Paiva nº 391, foi inaugurado em 29/09/1951 e funcionou até 30/09/1975, quando foi substituído pelo Leblon 1 e Leblon 2. Hoje em dia, retrofitado, abriga uma loja de artigos esportivos. Chegou a ter 1294 lugares, em dois andares. Era um dos mais agradáveis cinemas da Zona Sul, sendo excelente programa assistir a um filme e, depois, bebericar em algum dos inúmeros bares da vizinhança.


Segundo o “Estado de Minas”, o filme em preto e branco é de 1949 e se passa em uma Viena desfigurada pela Segunda Guerra Mundial e se apoia na fama de Orson Welles, um dos nomes do elenco.

"O Terceiro Homem" fez sucesso no pós-guerra e recebeu a Palma de Ouro em Cannes, além do Oscar de fotografia. Em poucos anos se tornou uma obra reverenciada pelos cinéfilos.

A trilha sonora do longa-metragem, composta pelo vienense Anton Karas e quase integralmente interpretada com cítaras, vendeu dois milhões de discos em todo o mundo.

Orson Welles interpreta Harry Lime, um traficante perseguido pela polícia. Ele aparece apenas no fim do filme, depois de uma complexa investigação feita por Holly Martins (o ator americano Joseph Cotten), que viaja à Áustria para tentar encontrar o velho amigo.


Vemos um bonde trafegando pela Av. Ataulfo de Paiva, em frente à Praça Antero de Quental.

A foto, da Agência O Globo, foi conseguida na Internet. O curioso é o modo como o ciclista resolver tirar uma soneca sob o olhar da criança. O ciclista inventou um modelo bastante efetivo de tranca de bicicleta.



Vemos o supermercado Disco nº 2, na esquina das ruas João Lira e Ataulfo de Paiva. O Disco nº 1 ficava na  Rua Siqueira Campos esquina com Silva Castro, em Copacabana.  Inaugurado em 1954

Segundo um ilustre comentarista do "Saudades do Rio", presente na comemoração no "Degrau", antigo morador do Leblon, "A garotada da minha rua, a General Artigas,  ia no Disco roubar chocolates colocando-os dentro dos bolsos das bermudas, até que um dia um amigo foi pego pelo segurança e nunca mais fizemos aquela arte."


O ano é 1969, atestado pelo letreiro do Cinema Leblon, onde passava o filme “Se Meu Fusca Falasse", sucesso naquele ano. Podemos ver que a rua não era mais mão-dupla e que os trilhos do bonde e os paralelepípedos já haviam sido cobertos com uma camada de asfalto.

Alguns prédios continuam até hoje no local, como o da esquina oposta ao cinema, onde hoje reina o Bar Clipper, reduto dos boêmios de plantão. Rurais, fuscas, corcéis, Zés do Caixão completam o cenário da época. Vale notar o belo mosaico de pedras portuguesas.

Foto do acervo de J.G. Pedrosa. 


A foto é dos anos 70 quando o cinema Leblon estava sendo duplicado. Aparentemente o Leblon 1 foi inaugurado antes do Leblon 2. 

O filme em cartaz "A vingança de milady" tinha um elenco com muita gente conhecida como Charlton Heston, Raquel Welch, Cristopher Lee, Richard Chamberlain, Faye Dunaway, Geraldine Chaplin, Michael Yord, Oliver Reed, com direção de Richard Lester.


Nesta foto vemos um aspecto a Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, em 1958. A ponte que une Ipanema e Leblon, ligando a Avenida Ataulfo de Paiva à Rua Visconde de Pirajá, só foi construída em 1938. Na época da foto o tráfego na Ataulfo era em mão-dupla, aí incluído os bondes. Até o final da década de 60 havia pouco tráfego, a avenida era calçada com paralelepípedos e havia pouca sombra. O trecho é o do quarteirão do cinema Leblon.

Estacionado, enquanto o seu proprietário foi comprar papel almaço sem pauta na Papelaria Leblon Ltda., vemos um belo Citroën modelo 11Bl, e ao fundo os prédios do Conjunto dos Jornalistas.

Paradoxalmente, as mudanças até que não foram muitas, mas bem significativas. As construções baixas na esquina da rua Almirante Guilhem deram lugar ao imenso Rio Design Center, um dos maiores prédios do bairro, e no mesmo quarteirão vários outros grandes prédios comerciais foram erguidos desde os anos 70. 

O aspecto atual da rua foi criado no Rio Cidade, que implementou as jardineiras.

Esta antiga foto da Av. Ataulfo de Paiva me parece ser da esquina da Cupertino Durão.


A foto, mais uma do acervo do F. Patrício, mostra uma das fronteiras entre Ipanema e Leblon, no Jardim de Alá, estando o fotógrafo na ponte que liga a Avenida Ataulfo de Paiva com a Rua Visconde de Pirajá. Esta ponte é de 1938.

Bem à esquerda há um Fusca, depois uma Brasília, um táxi “Zé do Caixão” e um Corcel. Ao fundo há um caminhão das Casas da Banha. Para gáudio do Decourt duas luminárias Thompson resistiam bravamente à modernização do local naquela época.

Os três grandes prédios, com 15 andares cada e com 420 unidades formam o “Conjunto dos Jornalistas”, na Avenida Ataulfo de Paiva nº 50, construído pelo IPASE (ou foi pelo IAPC?) na década de 50 do século passado.  Durante muitos anos este conjunto, habitado por gente da classe média, conviveu tranquilamente com os ex-favelados oriundos da Favela da Praia do Pinto e que moravam na Cruzada São Sebastião, construída a seu lado. Em anos mais recentes, tal como aconteceu com toda a cidade, a violência urbana levou à construção de grades, acabando com a passagem de pedestres existentes na época da foto. Acabamos todos por viver atrás das grades.

O terreno existente antes da construção dos três prédios abrigava circos que faziam temporada no Rio e servia também de abrigo para cavalos e bodes que divertiam as crianças no Jardim de Alá. Em frente aos prédios ficava o Hotel Ipanema onde se hospedou o nosso prezado Rouen ao chegar da França.

Sempre tive vontade de publicar esta foto do acervo da Myrian Gewerc, garimpada pelo Decourt. Vemos o Leblon nos anos 50. Como conta o Andre Decourt, "Estamos na Av. Ataulfo de Paiva, praticamente em seu final, a primeira esquina que vemos é a da Rua General Artigas. Podemos observar um bairro praticamente horizontal, tranquilo e despretensioso, praticamente o final da cidade na época, quase uma cidade do interior.

Seria impensável nos dias de hoje a rua totalmente vazia, revestida de paralelepípedos, com calçadas ainda na terra e com residências de grandes quintais, sobrados comerciais e prédios espaçados e em grande parte com poucos pavimentos. O grande terreno ajardinado deu lugar no meio dos anos 70 a um dos grandes prédios comerciais com galerias do bairro, o Vitrine do Leblon. Já o pequeno sobrado comercial que vemos bem na esquina sobrevive até hoje, sem seus ornamentos art-déco e revestido de pastilhas, resultado de alguma reforma nos anos 60 ou 70.

O prédio de onde esta foto foi tirada, ainda existe, sendo possivelmente o que fica ao lado da Padaria Rio-Lisboa e que abriga o Talho Capixaba.

Mais à frente, após a esquina da Rua Rainha Guilhermina, o grande prédio existe até hoje, um dos pioneiros no bairro com a típica arquitetura dos bons prédios da década de 50, que é o nº 1.165.”

Leonel Salgueiro confirma a década da foto, “pois o prédio de número 1.165, foi uma incorporação feita pelo meu Pai, Leonel Nunes Salgueiro, mais o seu irmão José e outros dois sócios em 1949, sendo o 1° prédio de 8 andares do Leblon. Minha Mãe morou nele, exatamente 60 anos, de 1951, quando ficou pronto, até 2011 quando foi vendido. Acrescenta o Leonel que a casa na esquina da Rainha Guilhermina, era do Dermatologista Antar Padilha Gonçalves, colonial amarela e branca ficando ao lado da grande casa dos seus pais onde aparecem as árvores, o Sr. Manoel Gonçalves e a Dona Celina Padilha, onde hoje é a Vitrine do Leblon. No primeiro prédio de 2 andares, que ficava na esquina da General Artigas, era o da antiga sede dos Correios do Leblon”.

Continua o Decourt: “Vemos o típico urbanismo das avenidas onde passava o bonde durante as reformas viárias de Henrique Dodsworth, luminárias pendentes no centro da via, no lugar dos postes de iluminação nos canteiros centrais ou dos postes padrão Light junto as calçadas, árvores que parecem ser cássias como as que arborizavam a Visconde de Pirajá e a Av. Copacabana e que foram sendo dizimadas pela poluição dos veículos a partir dos anos 50. Um detalhe interessante é que não vemos postes de ferro fundido, todos na imagem são de concreto armado, o que atesta a agressividade da maresia que, sem a barreira de prédios, penetrava profundamente bairro a dentro.”

Depois da aula do Decourt, um comentário meu: Este era o Leblon da minha adolescência. Por aí passavam os bondes 12 (Leblon), 21 (Circular) e uma outra linha que ligava o Leblon ao Jardim Botânico. Perto daí ficava o simpaticíssimo cinema Miramar (inesquecível o final de cada sessão quando as portas se abriam para a Praia do Leblon e seu fabuloso cenário). Nesta quadra, à direita, ficava o consultório do Dr. Helio Mauricio, grande amigo do “velho”, cirurgião-geral e presidente do Flamengo. Logo ali adiante o desaparecido Colégio St. Patrick´s (na esquina da Rainha Guilhermina). Na outra esquina, a da Aristides Espínola, o triângulo da boemia da época (anos 60) com o Real Astória, a Pizzaria Guanabara e o “nosso” Portinho (Café e Bar Porto do Mar) que há tempos se sofisticou e virou o Diagonal.


Esta foto do famoso Luna Bar serve para ilustrar a notável quantidade de bares e restaurantes do Leblon boêmio.

Ainda hoje persiste esta fama tanto na Ataulfo de Paiva como, principalmente, na Dias Ferreira. Isto sem falar nas ruas perpendiculares à Ataulfo.

O da minha juventude era o "Café e Bar Porto do Mar", por nós carinhosamente chamado de "Portinho", onde tínhamos mesa cativa, sempre atendidos pelo saudoso Martinez. Era aquele garçon dos tempos antigos, que anotava nossos recados, informava quem já tinha vindo e ido embora, quem ainda era esperado. Chope e pizza, que dava de 10 x 0 no vizinho de esquina, a Pizzaria Guanabara.

Como em certa época o Real Astória, o "RA", passou a fazer muito sucesso, o "Portinho" mudou de nome para "Diagonal" e está lá até hoje, mas sem o charme daquela época.

No Real Astória havia, anexo, um barzinho chamado "Balacobar", onde o pianista Luís Reis, o "Cabeleira", se apresentava.

Os frequentadores do Leblon, comentaristas do "Saudades do Rio", poderão descrever seus casos e "causos" na Pizzaria Guanabara, no Diagonal, no Real Astória, no Clipper, no Jobi, no Luna, no Look (no 900), no Le Coin (no 658), no Mario´s, no Recreio do Leblon, no Degrau, no Manolo, no Antonino (que funcionou no nº 528), até no Garcia e Rodrigues (que tinha a melhor baguete do Rio) e em tantos outros (mas só vale se o endereço for Ataulfo de Paiva).