Total de visualizações de página

sábado, 15 de julho de 2017

DO FUNDO DO BAÚ - SELEÇÃO DA FMF

 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. E de lá veio uma destas fotografias “que não saem em lugar nenhum”, como dizem os locutores esportivos.
Vemos um time da FMF – Federação Metropolitana de Futebol, do Rio de Janeiro/Distrito Federal, que disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções.
Era um torneio interessante a que eu gostava de assistir. Era diferente torcer por um time da sua cidade/estado em que havia jogadores de times adversários.
Na foto de hoje, que veio sem legenda, consegui identificar com absoluta certeza a 8 jogadores, com relativa certeza outros dois e um sem certeza alguma.
O desafio para os que gostam de futebol é identificar a todos pelo nome, bem como a que time pertenciam, não valendo consultas ao Google.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

BANGU

 
Hoje temos esta foto de Bangu, de 1957, com uma interessante placa de “BENVINDOS A BANGU”.
Sobre a placa podemos dizer que o Colégio Leopoldina da Silveira foi inaugurado em 1952 e fica na Rua da Feira nº 77.
A Escola Técnica de Comércio Prof. Justo Ferreira foi obra deste residente em Bangu desde a década de 1920. O Jornal do Brasil publicou que o escritor, sociólogo, poeta, jornalista, membro de famosas academias literárias, é também o fundador e diretor do jornal “A Folha Democrática”. Refere que o professor considera a fundação do Ginásio Leopoldina da Silveira, em 1959, sua maior conquista, pois tem capacidade para mais de 150 alunos, rapazes e moças, e cobra mensalidades mínimas, pondo assim o estudo secundário ao alcance de todos.
Sobre a escola de datilografia Santa Edwiges nada encontrei.
É de se notar ainda que há mensagem de boas-vindas em português, italiano, espanhol, inglês, francês e alemão.
 

quinta-feira, 13 de julho de 2017

ONDE É?


 
Estes dois “Onde é?” dão até saudade do concurso “Sherlock Holmes”.
Hoje temos mais duas fotos fora do “circuito Elizabeth Arden” do Rio de Janeiro (Zona Sul, Tijuca, Centro, Barra da Tijuca).
Vamos ver se os especialistas conseguem descobrir o nome das ruas (tenho apenas o nome de uma delas).

quarta-feira, 12 de julho de 2017

BOB´S



 
Recebi do Gustavo Lemos a terceira foto, bem como a sugestão de fazer um “post” sobre o Bob´s, lanchonete que tanto sucesso fez no Rio de Janeiro e que, conforme vemos nesta foto, fechou a icônica loja de Copacabana (definitivamente?).
Bob Falkenburg abriu, em 1952, a primeira loja Bob's, na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, lançando no Brasil, entre outros, o hot-dog, o hambúrguer, a salada de atum, o milk-shake, o ham&eggs, a banana split e o sundae de Ovomaltine (nos primeiros tempos o Bob´s não vendia refrigerantes e sim sucos como uma laranjada não coada que desagradava a muitos). E ainda tinha a famosa “vaca preta” (sorvete de baunilha e Coca-Cola batidos no liquidificador).
Foi uma novidade e tanto naquela época e todos os adolescentes de Copacabana e adjacências “batiam ponto” naquele local. Falkenburg, em 1972, vendeu a cadeia de lojas para um grupo brasileiro.
A primeira e segunda fotos lembram a fachada da loja e o letreiro com suas especialidades.
Para os jovens de Copacabana dos anos 50 e 60 o Bob´s era programa obrigatório após sair das sessões vespertinas dos cinemas Rian ou Roxy, quase vizinhos da lanchonete. Mesmo os que iam ao Copacabana, Art-Palácio ou Metro, passavam por lá, pois distavam não mais que três quadras.
Nos últimos tempos já não fazia o sucesso de décadas passadas.
Há poucos meses já havia fechado outra famosa lanchonete de Copacabana, a Cirandinha. E assim, pouco a pouco, o bairro vai perdendo o charme das décadas de ouro embora ainda tenha muita coisa interessante.

terça-feira, 11 de julho de 2017

ONDE É?



O desafio de hoje é identificar o local exato das duas fotos e também os automóveis.
A primeira é do bairro de Cordovil e a segunda é de Cascadura.
 

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ATERRO - MONUMENTO AOS MORTOS


 
Hoje temos duas fotos do Aterro do Flamengo, nas imediações do Monumento aos Mortos. A primeira é dos anos 50, com o monumento ainda em construção e a segunda é de 1962.
O Aterro, iniciado em 1950 com o desmonte do Morro de Santo Antonio, de onde vieram as rochas do enrocamento e os aterros, só foi concluído em 1982, com as últimas construções.
A idéia do parque é atribuída à poetisa Maria Carlota de Macedo Soares, com aval de Carlos Lacerda. Ela conseguiu a promessa de Lacerda de que a área não seria apenas para os automóveis, mas uma grande praça para uso da população carioca.
 Em 1961 o Grupo de Trabalho integrado por Reidy, Jorge Machado Moreira, Helio Mamede, Luiz Emigdio de Mello Filho, Bertha Leitchic e Burle Marx, presidido por D. Lota, deu formas definitivas para o uso do terreno aterrado.
Os planos originais para o Aterro, eram muito, mas muito piores do que temos hoje em dia. Affonso Eduardo Reidy ao longo dos anos, numa turbulenta briga entre o humanismo e especulação imobiliária/politicagem, conseguiu criar algo belo e sem prédios.
Entre as brigas de Reidy houve uma com a Mitra que queria construir a Catedral de São Sebastião no terreno onde funcionou o Congresso Eucarístico. Ele destinara o local para a construção do MAM e, com a ajuda de Carmem Portinho, venceu a luta.
O Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial foi inaugurado em 1960. É construído em três planos: sub-solo (onde estão o Mausoléu, a Administração e o Alojamento da Guarda), patamar (onde estão o Museu, o Jardim, o Lago, o conjunto de mastros e painéis de cerâmica) e plataforma, acessada por uma grande escadaria (neste plano estão o pórtico, o painel metálico, o túmulo do Soldado Desconhecido com a pira, a pirâmide e o grupo escultórico, feito por Bruno Georgi, homenageando as três Forças Armadas). Venceram o concurso público para a construção deste monumento os arquitetos Helio Ribas Marinho e Marcos Konder Netto.

domingo, 9 de julho de 2017

DOMINGO NO LEME

 
Um bom programa para este domingo é ir ao Leme e aproveitar o sol de inverno.
Não há problema em estacionar e ainda se pode dar uma passada na revendedora de automóveis Anibal Sercio S.A, na Av. Atlântica nº 514-A, onde está em exposição um Ford Comet 1960, “único no Rio de Janeiro, cor bronze, 4 portas, 6 cilindros. Fabricação especial da Cia. Ford. Telefones 57-3355 ou 37-5125”.
Em 1961 esta loja mudou de endereço indo para a Rua Francisco Otaviano nº 42-A, telefone 47-6906.